0191 – A Visão Celestial

 0191 – A Visão Celestial

Introdução - hb 4.2 (sempre que ouvir a palavra de deus misture fé)

Atos 26:19  Pelo que, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial.

Existe uma visão celestial para sua vida. Tal visão determinará o seu caminhar. Sua vida é limitada pela sua visão. Quando assistimos um filme, nem imaginamos o que está por trás das cenas! Porque a visão limita nosso alcance. Você é um espírito, tem uma alma e habita num corpo. Seu homem interior (seu espírito) tem olhos espirituais, assim como, seu homem exterior tem olhos naturais. Deus é quem “abre nossos olhos espirituais”.

O apóstolo Paulo recebeu uma visão celestial, sem ela sua vida e ministério jamais teriam alcançado o propósito de Deus. Todos precisamos de uma visão celestial. “Sem visão o povo perece”. É através da visão celestial que nosso propósito de vida é delineado.

Cada filho tem olhos espirituais que precisam “estar abertos” enxergando o sobrenatural nas coisas naturais. Paulo orou: “iluminados os olhos de nosso coração”. Quando vemos no sobrenatural, o natural é influenciado, ajustado e transformado.

o chamado começa com a visão

Estamos num ano de consagração ao Senhor. Deus não espera obediência cega, Ele deseja transferir ao seu coração o ardor do Espírito, o clamor da noiva e a força do guerreiro. Nossa consagração é fruto da VISÃO dada por Deus. Consagração sem olhos aberto tem pouco valor. É necessário termos o entendimento espiritual aguçado e olhos abertos para uma verdadeira consagração.

Sempre que alguém recebe a visão celestial sua vida é impactada. Veja Saulo (futuro apóstolo Paulo), ele era um fariseu extremamente zeloso e, tão convicto das tradições judaicas, que perseguiu a todos os que invocavam o Nome de Jesus (Atos 22.3-11). Nunca poderíamos persuadir a Saulo a se tornar um cristão, muito menos amedrontá-lo. Ele “...respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote”. Saulo era cruel em seu zelo. Somente a visão celestial poderia mudá-lo. Em Gálatas, ele declarou: “aprouve a Deus revelar seu Filho em mim”. Quando Deus revelou Jesus, Saulo nasceu de novo e sua visão foi mudada. A visão celestial é uma revelação de Cristo.

É a visão celestial que aquece nosso coração para o propósito eterno. 

Precisamos orar pela visão celestial.

VOCÊ TEM QUE SER FIEL à visão celestial

Assim como Paulo foi fiel à visão celestial, você tem a responsabilidade de ser fiel. Essa visão é a sua carreira. Envolve o seu chamado. É o que você nasceu para ser e fazer. Em Hebreus 12.1 diz: “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta”. É sua responsabilidade correr a carreira proposta. Você tem que se desembaraçar de tudo e todos que tentam impedir você de correr. Deus espera que você complete esta carreira: Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé (2 Timóteo 4:7).

Certamente é o Espírito Santo quem o guiará em vitória sobre vitória. Ele fará as escolhas por você, à medida que aprender a ouvir a sua voz. Entretanto, não pense que todo o caminho será fácil, existirão entulhos e pedras de tropeço enquanto espera em Deus, mas a vitória é garantida.

A fidelidade é o caminho do justo, “o justo viverá por fé”. A palavra no original é pistis, a mesma palavra utilizada para fidelidade, logo, é esperado que seu caminhar, seus relacionamentos e compromissos envolvam a fidelidade. Poderíamos ler o texto: “O justo viverá pela fidelidade”. Deus espera fidelidade da nossa parte.

Penso que você também espera fidelidade por parte de todos, não é? Você espera que seu chefe pague seu salário, seus clientes honrem os compromissos, seus empregados trabalhem corretamente, o governo cumpra seu papel, seu cônjuge honre os votos do casamento. A fidelidade envolve todas as áreas. Não podemos viver para com Deus sem a fidelidade. Ela é a base de nosso caminhar.

A visão governa a maturidade espiritual

Somos transformados de glória em glória ao CONTEMPLARMOS a imagem de Jesus. A imagem é uma visão. Contemplar fala de “ver o Senhor”. É isto que diz 2Co 3.18: “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito”.

Sempre que você “vê a glória” você cresce em glória.

Aquele que recebe visão espiritual

Desejo terminar esta mensagem com um caso de um homem que teve uma visão espiritual de Jesus, está em Atos 8.26-40.

Precisamos considerar três pessoas: o Eunuco, o Espírito Santo e Filipe.

O etíope

Este homem era alguém cego para a visão celestial, embora religioso. Suas palavras: “Como poderei entender, se alguém não me explicar”? revelam “cegueira espiritual”. Ele não tinha os olhos do coração iluminados, mas o que é esperançoso nele é que ele reconheceu que era cego. 

Jesus disse aos judeus que o interpelaram: “... Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos. Alguns dentre os fariseus que estavam perto dele perguntaram-lhe: Acaso, também nós somos cegos? Respondeu-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado algum; mas, porque agora dizeis: Nós vemos, subsiste o vosso pecado” (Jo 9.39-41). Mesmo diante da verdade (que é Cristo) eles não o reconheceram, porque eram cegos para a visão celestial. 

Outro aspecto deste Etíope é que apesar de ser alguém importante neste mundo, um homem de considerável responsabilidade e influência ele demonstrou um coração humilde, disposto a aprender. É natural do ser humano manifestar o orgulho através do conhecimento. “O conhecimento incha, mas o amor edifica” diz a Palavra.

Este homem, não se protegeu no seu próprio conhecimento, não fugiu da realidade, ele confessou que NÃO ENTENDIA, em outras palavras, ele confessou que não tinha luz espiritual. E, por isso, o Espírito Santo pode iluminar seu coração.

Pessoas que sempre querem ter razão, perdem a capacidade de aprender com outros. Esse Etíope sabia em seu coração que não entendia e não deu outra impressão, pelo contrário, deixou ser conhecido exatamente onde estava, e isso proporcionou ao Senhor um caminho plenamente aberto para alcançá-lo.

Toda mudança, transformação ou libertação na sua vida COMEÇAM com a luz, o reconhecimento sincero de onde você está e do que precisa. Quando você justifica seu comportamento, perde a chance de mudar.

Esse Etíope manifestou um coração honesto o que fez Deus encontrá-lo. Deus não se revelou em favor a todos, existem marcas no coração que atraem o favor de Deus. Nos dias de Elias apenas uma viúva foi sobrenaturalmente suprida. 

Você sabia que existem tipos de pessoas que Deus busca?

2 Crônicas 16:9  Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele...

João 4.23 Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.

Deus busca!

São os corações sinceros que o atraem. “Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus” (Sl 51.17).

O terceiro aspecto na vida desse Etíope é que ele era um homem “que levava Deus a sério”. Gosto disto! Ele recebeu luz do Espírito e, como sempre acontece, nova medida de luz exigirá nova medida de resposta. Quando seus olhos se abrem, um novo desafio de fé aparecerá. O Etíope lia o profeta Isaías, quando “viu Jesus” prontamente ele se ofereceu para o batismo nas águas. Ele disse: “Eis aqui água; que me impede de ser batizado”? 

Ele teve plena obediência à luz recebida. Ele, em outras palavras, “levava as coisas de Deus a sério”. Vivemos dias difíceis, onde os valores da família são constantemente bombardeados, há uma nova ordem mundial, um reset para uma nova civilização contrária à Palavra de Deus. Observe o casamento! Alguns não levam a sério que ele é uma aliança!

Obediência imediata à Palavra é resultado de uma visão celestial. 

O Espírito Santo

 O Espírito Santo é a razão de todo este acontecimento na vida do Etíope. Ele tinha consciência de tal homem, sabia onde ele estava, conhecia seu coração. 

Uma pergunta que paira em nossos pensamentos é: por que alguns saltam para a luz e progridem enquanto outros recuam? Uma possível resposta é porque o “coração deles” está fechado para Deus. Coração fechado, impede a luz de entrar. Eles ainda não viram o amor perfeito do Pai, não se relacionam com Ele, não o adoram em espírito e verdade, não comem da Palavra, não compreendem o Espírito. 

O Senhor não vai coagir ninguém. Se estamos voltados para nós mesmo, ocupados conosco, girando ao nosso redor, centralizados em nós, então o Espírito Santo não tem chance. Temos que chegar ao fim de nós mesmos, esta é a dificuldade de muitos.

O Espírito Santo tem um caminho livre, quando saímos da frente. Ele sabe exatamente onde estamos, nas tradições que nos apoiamos, e que tipo de fé professamos. Ele quer nos iluminar.

Saulo era zeloso no que acreditava, Paulo também o era!

Leve o “Senhor a sério”.

Filipe

Filipe foi usado para um despertamento em Samaria, Atos 8:6 registra: As multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo os sinais que ele operava. Num ambiente deste, quando milhares estão querendo ouvir você, o Espírito lhe disse: “... Dispõe-te e vai para o lado do Sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza; este se acha deserto. Ele se levantou e foi”.

Pense por um pouco, um homem pode ter grandes questionamentos quando está envolvido em tal circunstâncias. Mas Filipe estava disponível para o Espírito Santo, sem qualquer hesitação. Ele saiu da “fama” para o deserto. Esse é o tipo de homem cheio de luz, que é fiel à visão celestial. Ele não está preso à glória dos homens. Ele quer ser fiel à visão celestial. Ele não está preso a esta terra.

Filipe poderia ter dito: “Mas Senhor, veja o que está acontecendo aqui em Samaria”! “Senhor envia outro”. “Não posso abandonar esta grande porta que o Senhor abriu em Samaria”. Ele nem fez menção disso, apenas obedeceu.

Quando o Espírito lhe diz algo, você não saberá tudo. Ele nunca explica antecipadamente, ele nunca diz de antemão como será feito e o que irá fazer, ele sempre coloca diante de você um novo desafio de fé.

Fé é obedecer.

Conclusão

Esta é uma história fantástica! A Bíblia apresenta a Etiópia como um lugar de trevas, mas aqui as trevas foram transformadas em luz. 

A história relata que este Etíope iluminou todo o seu país, com a glória de Cristo. ele foi um homem cuja história está nos relatos dos Atos do Espírito. Não sabemos seu nome, mas conhecemos sua história. 

Ele revelou completa obediência à luz recebida. Ele, como Paulo, FOI OBEDIENTE À VISÃO CELESTIAL.

Oremos para que o Senhor encontre em nós um coração semelhante. 

Diga comigo: “Senhor, eu serei obediente à visão celestial, pela graça de Cristo, amém”.

Amém.


Comentários

Postar um comentário