0203 – Além dos Limites Impostos pela Vida

 0203 – Além dos Limites Impostos pela Vida

Introdução - hb 4.2 (Misture sua fé na palavra)

É maravilhoso saber que Deus não vê seus limites naturais como barreiras instransponíveis. Ele promete intervir em sua história, invadir o natural com o sobrenatural e romper com seus limites.

Por boca do profeta Isaías Deus mencionou três tipos de pessoas que nos representam em algum aspecto, elas sofriam de limitações impostas pela vida. O Senhor, entretanto, enviou Sua palavra libertadora para cada uma.


Isaías 56.3-8

Não fale o estrangeiro que se houver chegado ao SENHOR, dizendo: O SENHOR, com efeito, me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que eu sou uma árvore seca. Porque assim diz o SENHOR: Aos eunucos que guardam os meus sábados, escolhem aquilo que me agrada e abraçam a minha aliança, darei na minha casa e dentro dos meus muros, um memorial e um nome melhor do que filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará. Aos estrangeiros que se chegam ao SENHOR, para o servirem e para amarem o nome do SENHOR, sendo deste modo servos seus, sim, todos os que guardam o sábado, não o profanando, e abraçam a minha aliança, também os levarei ao meu santo monte e os alegrarei na minha Casa de Oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar, porque a minha casa será chamada Casa de Oração para todos os povos. Assim diz o SENHOR Deus, que congrega os dispersos de Israel: Ainda congregarei outros aos que já se acham reunidos.

Tais pessoas são o estrangeiro, o eunuco e o banido da sociedade (disperso no texto).

o estrangeiro 

Êxodo 12:43  Disse mais o SENHOR a Moisés e a Arão: Esta é a ordenança da Páscoa: nenhum estrangeiro comerá dela.

O estrangeiro não participava da Aliança do Senhor, da Páscoa, a menos que se circuncidasse. Israel como povo de Deus era separado das demais nações da terra. 

Um estrangeiro representa aquelas pessoas que lidam com o sentimento de exclusão, um sentimento de não pertencer, de não ser digno de possuir sua herança. Este sentimento de pertencer é uma necessidade básica de todo ser humano. 

Nós erámos como estrangeiros à Aliança de Deus com Abraão. Louvado seja o amor do Pai que abriu as portas da graça para nós. Em Hebreus 8.8 o Senhor disse pelo profeta Jeremias: “E, de fato, repreendendo-os, diz: Eis aí vêm dias, diz o Senhor, e firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá”. A aliança era com a casa de Israel e Judá, nós fomos inseridos pela bondade do Pai. 

Deus diz: “não fale o estrangeiro”. Precisamos mudar nossa confissão. Como filhos amados somos participantes plenamente da Aliança de Cristo. 

Em Cristo, você é participante de todas as promessas, você se tornou filho amado.

Em Efésios 2.11 Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas, 12  naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. 13  Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo.

Você tem o espírito de filho e não de estrangeiro.

Rm 8.15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.

eunuco 

Os Eunucos eram homens cadastros que serviam a rainha. Era completamente impossível um eunuco dar filhos. Eles representam as pessoas que possuem limitações impostas por outros. 

Os eunucos declaravam-se como árvores secas. Mas o Senhor: nem tampouco diga o eunuco: Eis que eu sou uma árvore seca (Is 56.3). 

Não diga, não confesse suas limitações, por piores que sejam. Deus virá a teu favor.  

Deus diz aos eunucos:

Isaías 56.4,5  Porque assim diz o SENHOR: Aos eunucos que guardam os meus sábados, escolhem aquilo que me agrada e abraçam a minha aliança, darei na minha casa e dentro dos meus muros, um memorial e um nome melhor do que filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.

Que amor precioso! Que promessa maravilhosa.

Eles terão um memorial e um nome melhor do que filhos e filhas, que nome alguém pode ter melhor que ser filho? Julgo que é ser pai. Acho que um filho não entende muito bem o pai, até ser um.

Deus é capaz de romper completamente com as limitações físicas ou emocionais que existem em sua vida. 

o banido 

Isaías 56. 8  Assim diz o SENHOR Deus, que congrega os dispersos de Israel: Ainda congregarei outros aos que já se acham reunidos.

O banido (disperso) era alguém que cometeu um erro, um pecador que foi banido pela sociedade. Este é o terceiro tipo de pessoa que Deus deseja intervir em sua história. Você errou? Cometeu deslizes na vida? Deus não te culpa? Ele entende sua dor. 

A unção de Cristo

Em Isaías 61.1 encontramos um paralelo para o estrangeiro (quebrantado), o eunuco (cativo) e o banido (algemado).

O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados;

A unção de Jesus vem anunciando BOAS NOVAS. Existe algo bom vindo ao seu encontro, trará satisfação e plenitude de alegria ao seu coração.

Você foi arruinado, esmagado pela vida? Decepcionaram você? Você foi traída? Algo ficou no seu coração que ainda fere você. Jesus vem ao seu encontro com uma unção nova de restauração, rompendo seus limites. 

Você foi feito cativo? Impuseram uma condição sobre você. Definiram negativamente seu futuro? Você nasceu debaixo de uma condição limitadora? Algo assusta você? Algo impede você de sonhar mais alto? Algo bloqueia você de ser a pessoa que deseja ser? Você é como um eunuco? Deus vai lhe dar algo tão bom que excederá a compreensão do ser humano. 

Ele está conduzindo você à Casa da Oração. A palavra “oração” no hebraico vem de outra que significa “intervenção”. Deus anuncia que os céus estão a seu favor. O Espírito Santo está trabalhando por você. 

Se Deus é capaz de dar algo melhor que filhos para um homem castrado, o que ele não fará por você que é seu filho amado? 

Não confesse seus limites, não confesse... Confesse a promessa de Deus sobre sua vida. 

Você está aprisionado? Você foi rejeitado? Você perdeu sua família? Deus vai te trazer para um lugar de intervenção divina. Ele restaurará sua esperança. Ele libertará você.

o seu milagre está a caminho

Deus quer conduzi-los para a Casa de Intervenção. Ele já deu ordem a teu respeito. 

Temos o privilégio de orar a Deus.

A oração traz a intervenção de Deus.

Deus romperá com seus limites. Ele diz em Isaías 35.4: Dizei aos desalentados de coração: Sede fortes, não temais. Eis o vosso Deus. A vingança vem, a retribuição de Deus; ele vem e vos salvará.

Vamos orar?

Vamos colocar os céus a teu favor?

Amém.


Comentários

Postar um comentário