0264 – O Discernimento Profético

 0264 – O Discernimento Profético

Introdução

duas árvores.jpg

O Valor da Profecia

Atos 2:17,18  E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos; 18 até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão.

Note que a profecia é mencionada duas vezes enquanto sonhos e visões apenas uma vez. Isso é assim, devido à importância da profecia em nosso meio. Quando alguém é cheio do Espírito Santo deve profetizar.

Jesus está edificando a Igreja. O Espírito está edificando a Noiva. O propósito da profecia é para edificação e crescimento em vida.

1Co 14.3  Mas o que profetiza fala aos homens, edificando, exortando e consolando. 4  O que fala em outra língua a si mesmo se edifica, mas o que profetiza edifica a igreja.

  1. A profecia Edifica: 

  • Romanos 15:2  Portanto, cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para edificação.

  • Efésios 4:12  com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo,

  1. A Profecia Exorta  (paraklesis significando consolação)

  • Atos 9:31  A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número.

  1. A Profecia Consola (qualquer discurso, seja feito com o propósito de persuadir, ou de despertar e estimular...). 

A profecia é fundamental para edificação pessoal e coletiva. Ela é uma expressão vocal inspirada pelo Espírito Santo, em português. Devemos profetizar para nos encorajarmos, para edificarmos uns aos outros e para consolação em dias de dificuldades.

As Dimensões do Espírito

Se quisermos acessar as dimensões do espírito, será necessário desenvolver as habilidades proféticas que temos agora nesta dispensação do Novo Testamento. Você as tem, você talvez não as perceba. Hebreus 5:14 RC diz que devemos exercitar tais habilidades sensoriais do espírito. 


Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.


Os Cinco Sentidos Proféticos

Quando a Bíblia fala de sentidos aqui, está falando da capacidade de discernir profeticamente. Assim como temos cinco sentidos naturais, também temos sentidos proféticos, no homem interior. 

Ao nascer de novo os céus entraram em você. A Vida Eterna já começou com a Presença do Espírito Santo. Assim, Ele despertará os cinco sentidos espirituais na sua vida.


Para operarmos no mundo invisível e sobrenatural, devemos discernir os cinco sentidos espirituais, a visão, a audição, o tato, o toque e o paladar. Assim como no natural, se algum dos sentidos naturais for interrompido ou eliminado, isso nos torna deficientes, assim no mundo espiritual.


A Visão Espiritual

Quando Natanael veio a Jesus, Jesus o surpreendeu dizendo-lhe “eu te vi”, conforme descrito em João 1:47,51:


Jesus viu Natanael aproximar-se e disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo! 48  Perguntou-lhe Natanael: Donde me conheces? Respondeu-lhe Jesus: Antes de Filipe te chamar, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira. 49  Então, exclamou Natanael: Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel! 50  Ao que Jesus lhe respondeu: Porque te disse que te vi debaixo da figueira, crês? Pois maiores coisas do que estas verás. 51  E acrescentou: Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.


Natanael era alguém sem dolo, ou seja, alguém puro de coração. Um coração puro é necessário para termos uma visão espiritual adequada. Em Mateus 5:8  está escrito: Bem-aventurados os limpos [puros] de coração, porque verão a Deus.

Ver Deus não é ir para o céu, mas a habilidade profética de discernir no mundo espiritual. O verbo “verão” a Deus, vem da palavra optomai que traz o sentido de “PERMIRTIR-SE SER VISTO”. Deus se permite ver, para os puros de coração.


Tal visão espiritual nos traz revelações do Senhor, como disse Jesus: 

Mateus 13.13  Por isso, lhes falo por parábolas; porque, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem. 14  De sorte que neles se cumpre a profecia de Isaías: Ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis. 15  Porque o coração deste povo está endurecido.

Paulo tinha visão espiritual. Ele teve a percepção espiritual dos acontecimentos futuros de sua viagem: 

Atos 27:10  dizendo-lhes: Senhores, vejo que a viagem vai ser trabalhosa, com dano e muito prejuízo, não só da carga e do navio, mas também da nossa vida.

Deus deseja que adentremos no mundo invisível de Sua Presença, através da visão profética.

A Audição Espiritual

Outro sentido profético que nos permite atuar nos reinos invisíveis é a audição. Vemos isso operando em Filipe em Atos 8:26-27. O anjo do Senhor falou e Filipe ouviu.


Ora, um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: “Levanta-te e vai para o sul pelo caminho que desce de Jerusalém a Gaza”. Isso é deserto. Então ele se levantou e foi. E eis que um homem da Etiópia, eunuco de grande autoridade sob Candace, rainha dos etíopes, o qual estava encarregado de todo o seu tesouro, e tinha vindo a Jerusalém para adorar.


Filipe deixou um avivamento de milagres e conversões porque ouviu um anjo do Senhor falar. Filipe teve sua “audição espiritual” sensível. Em seguida, em  Atos 8:29,  diz que Filipe, desta vez ouviu, o Espírito de Deus: Então, disse o Espírito a Filipe: Aproxima-te desse carro e acompanha-o.


Impressionante a distinção “auditiva” de Filipe entre o anjo e o Espírito. O resultado foi que esse etíope nasceu de novo, foi batizado, e a história nos conta que teve ele foi o agente de Deus nos palácios de Candace. 


Apenas porque Filipe ouviu.


Toque ou Sensação espiritual


Lucas 8:45  Mas Jesus disse: Quem me tocou? Como todos negassem, Pedro com seus companheiros disse: Mestre, as multidões te apertam e te oprimem e dizes: Quem me tocou?. 46  Contudo, Jesus insistiu: Alguém me tocou, porque senti que de mim saiu poder.


Um toque pode conectar você às realidades espirituais. Aqui a mulher recebeu poder do Senhor quando o tocou. Um toque é diferente da “multidão que aperta”. Um toque deve incluir a fé. Hoje nós podemos ter a “sensação espiritual” do toque do Senhor, produzindo em nós paz e descanso, unção e poder.


A unção pode ser percebida! 


Lembro-me de “saber pelo Espírito” da vida de uma pessoa, no momento em que eu a toquei. A imposição de mãos opera neste âmbito espiritual. 


Tocar ou sentir é outro sentido que podemos usar para navegar pelas dimensões do reino espiritual. No Antigo Testamento, os sacerdotes colocavam as mãos no peitoral e sentiam o Urim e Tumim. Êxodo 28:30 NTLH fala do Urim e Tumim que estava sobre o coração do sacerdote.


Ponha o Urim e o Tumim no peitoral para que estejam em cima do coração de Arão quando ele estiver na minha presença. Nessas ocasiões Arão deverá usar o peitoral para que ele possa saber o que eu quero que o povo de Israel faça.


O Urim e Tumim estavam sobre o coração, em outras palavras, podemos sentir em nosso coração o desejo, a paixão, a intenção e a direção do Senhor. Este era um dos propósitos do Urim e Tumim no peitoral do sacerdote. 


Ao sentir o que estava dentro ou sobre o coração, a direção do Senhor podia ser deduzida. Esta foi claramente uma das maneiras pelas quais Deus falou e dirigiu Seu povo. Através da esfera do toque e do sentir, o desejo do Senhor podia ser discernido. Quando levamos isso para o Novo Testamento, vemos que esta é uma das maneiras pelas quais Deus, através do Espírito Santo, torna Seus desejos conhecidos. Filipenses 4:7 nos dá novo entendimento da “sensação espiritual”:


E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.


A paz é uma sensação em nosso coração. Através da paz ou da falta dela, podemos discernir o que o futuro reserva e quaisquer ajustes devemos fazer. Tal paz não pode ser produzida. Ela vem de Cristo. Essa paz não pode ser entendida¸ apenas sentida. Em outras palavras, pode não fazer sentido no natural, mas o Espírito de Deus está testificando que está tudo bem. 


Olfato Espiritual

Outro sentido que nos ajuda a funcionar nas dimensões invisíveis do Espírito é o olfato. Vemos alguns acontecimentos onde a fragrância é enfatizada. 

Quando Maria ungiu os pés de Jesus, a casa toda encheu-se do cheiro. Algo lindo é que Maria saiu dali cheirando o mesmo que Jesus. Tal cheiro ficou nas vestes de Cristo durante sua condenação. Tal perfume mostra a presença de seres angelicais ou até o próprio Cristo em sua demonstração em nosso meio.


João 12.3 Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo.


Creio que o Senhor e Sua glória vêm muitas vezes como um aroma e fragrância que podemos detectar quando somos sensíveis. 


O óleo sagrado da unção despertava o sentido do olfato. Sentir uma fragrância dos céus pode ser o resultado de uma unção vinda do céu. Pois a unção “tem perfume”: Disto farás o óleo sagrado para a unção, o perfume composto segundo a arte do perfumista; este será o óleo sagrado da unção (Êxodo 30:25).


Nossas ofertas também causam um aroma agradável a Deus. Elas podem ser discernidas pelo “olfato” espiritual. Vemos em Filipenses 4:18  Recebi tudo e tenho abundância; estou suprido, desde que Epafrodito me passou às mãos o que me veio de vossa parte como aroma suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus.

Quando você oferta, Deus pode despertar o seu sentido espiritual para sentir o “aroma suave”, a plena satisfação em “dar”.


Como crentes, carregamos um aroma no espírito. Em II Coríntios 2:15-16 vemos isso: Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem. 16  Para com estes, cheiro de morte para morte; para com aqueles, aroma de vida para vida. Quem, porém, é suficiente para estas coisas?


Nossas vidas emitem um aroma espiritual. 


Paladar Espiritual

Em I Pedro 2:1-3 diz que devemos provar [saborear] da graça do Senhor.


1 Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências, 2  desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação, 3  se é que já tendes a experiência [testar o sabor, saborear] de que o Senhor é bondoso.


A palavra “experiência” significa literalmente “saborear”. Quando comemos da doçura e graça do Senhor, crescemos e amadurecemos. Precisamos comer consistentemente de Sua doçura. Apocalipse 10:8-11 nos fala de um anjo instruindo João a comer um livrinho (observe, no texto, o discernimento sensorial do “paladar”):


8 A voz que ouvi, vinda do céu, estava de novo falando comigo e dizendo: Vai e toma o livro que se acha aberto na mão do anjo em pé sobre o mar e sobre a terra.

9  Fui, pois, ao anjo, dizendo-lhe que me desse o livrinho. Ele, então, me falou: Toma-o e devora-o; certamente, ele será amargo ao teu estômago, mas, na tua boca, doce como mel.

10  Tomei o livrinho da mão do anjo e o devorei, e, na minha boca, era doce como mel; quando, porém, o comi, o meu estômago ficou amargo.

11  Então, me disseram: É necessário que ainda profetizes a respeito de muitos povos, nações, línguas e reis.


Enquanto João come o livro é doce em sua boca. Isso ocorre porque a palavra de Deus é doce e cheia de prazer. Mas quando enche seu estômago, ela é amarga! Um estômago amargo pode causar vômito pela boca. Quando você come do doce, você “não contém” em seu interior, você profetizará. Como disse o profeta Amós: Rugiu o leão, quem não temerá? Falou o SENHOR Deus, quem não profetizará? (Amós 3.8).

O rugido está dentro de você, então sairá pela sua boca. Quando você se enche da Palavra, você profetizará.

Quando há uma agitação em nosso espírito, ela não pode ser aliviada a menos que profetizemos essa palavra. Isto é o que significa quando a doce palavra que provamos torna-se amarga em nosso estômago. Do nosso ser interior liberamos a palavra do Senhor. 

Oramos para que o Senhor desperte em você o paladar profético.


Davi conheceu esse “sentido espiritual”. Ele disse no Salmos 34:8  Oh! Provai [saboreai] e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia.


Esse provar não é examinar ou testar, mas saborear. Como fazemos com uma comida ou sobremesa. Devemos ter o Senhor como pão da vida, devemos comer do Senhor. A Palavra é melhor alimento. Precisamos ter paladar para comer da Palavra do Senhor.


Esses são os cinco sentidos no reino espiritual que nos ajudam a navegar nas dimensões espirituais para as quais podemos nos mover por meio da oração e adoração. Quanto mais exercitarmos, maior será a manifestação deles. Devemos aguardar no Senhor quando o Espírito Santo está se movendo em uma reunião. Não devemos ser precipitados e nem impulsionados pela carne. 


Operar no reino do sobrenatural deve se tornar o nosso comum. 


Discernimento Espiritual

Voltemos ao nosso texto de Hebreus 5:14 


Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir [separar, fazer distinção] não somente o bem, mas também o mal.


A sabedoria é a capacidade de discernir as diferenças, entre o sim e o não, entre o que devo escolher ou rejeitar, entre a boa atitude e a má, entre a pessoa certa ou errada. 


Oremos neste momento para que Deus desperte em nós o discernimento espiritual das realidades do reino dos céus, em Nome de Jesus.


Vamos orar.


Comentários