0273 – Tudo Se Resume no Amor

 

0273 – Tudo Se Resume no Amor

 


Introdução

O amor é a ideia mais maravilhosa da parte de Deus para nós. Deus é amor.

Duvidar do amor de Deus é duvidar do que Ele é.

Você foi criado por Deus, e, portanto, é o produto do amor. Isto significa que você foi feito do amor.

Você não foi feito para o ódio nem para o medo.

Você foi feito para a vida, não para a morte.

Você foi feito para a saúde, não para a enfermidade.

Você foi feito para o sucesso, não para o fracasso.

Você foi feito para coisas boas, não para coisas ruins.

O amor de Deus não pode ser compreendido pela razão, apenas pelo coração. Esse amor só pode ser definido em Cristo. A dimensão desse amor não pode ser captada pelos sentidos naturais, apenas pelo espírito e revelado ao nosso coração pela fé.

Jesus veio porque Ele mesmo nos ama. Não apenas o Pai nos ama, mas Jesus nos ama. O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo. O Espírito Santo nos ama, Ele não quer ninguém triste. Deus Pai, Filho e Espírito Santo nos amam.

O amor é o MAIOR FUNDAMENTO para uma vida bem-sucedida.

É através do amor que a fé opera e que a esperança não se frusta. O Amor é a expressão da maturidade de alguém, porque ele é o vínculo da perfeição.

O amor só pode ser experimentado no relacionamento com Deus e uns com os outros. Perguntaram-me como será nos céus, se nós lembraremos de nossos filhos e os amaremos como aqui. Eu respondi que nos céus não haverá limites para nosso amor, creio que eu não amarei mais meus filhos do que a você. Creio que você me amará como ama seus filhos. Lá o amor não estará restrito ao conhecimento ou à afeição da alma, mas todos seremos iguais, filhos amados que se amam, com o ÚNICO AMOR: o amor de Deus Pai, de Jesus e do Espírito Santo.

Certo dia, um leproso chegou até Jesus. Os discípulos disseram: Mandem-no embora. Ele é impuro. Mas Jesus disse: Não, deixe-o vir. Ele tem fé. Todos os que se aproximaram de Jesus foram tocados por seu amor.

Jesus não veio condenar o mundo, mas salvá-lo.

Ele sempre estende a mão.

O amor de Jesus por você não depende de suas obras e nem de suas escolhas, porque esse amor foi demonstrado antes mesmo de você nascer. Ele amou você, antes de seus próprios pais. Que tremenda verdade é estar seguro no amor Eterno do Pai!

Jesus nunca julga você, Deus nunca condena você. Certa vez trouxeram uma mulher pega no ato do adultério. As pessoas diziam: vamos matá-la a pedradas. Jesus lhes disse: esperem ai, Deus não veio condenar, Ele veio salvar. O Senhor a perdoou, não a condenou, o Senhor a purificou e a dignificou. Hoje, Ele não mudou, Ele não muda. Seu amor lhe garante todas as coisas boas para a vida e paz. Ele cuida de você como filho amado.

Mesmo que você enfrente as tempestades, Ele sempre estará com você. Ele cura você por causa de Seu amor. Você pode confiar nesse amor.

Um cego à beira do caminho, filho de um homem impuro, mendigava, na entrada de Jericó, uma cidade amaldiçoada. Ele clama por Jesus. Jesus o curou de sua cegueira. Jesus é bom, sempre. Tiago diz: “não vos enganeis toda boa dádiva, todo bom presente, todo dom de vida vem lá do alto”. Muitos estão enganados, inseridos num evangelho que os condena, que os impede de compreender o amor de Deus.

Deus é amor e você foi escolhido por Ele. Jesus veio por você. Ele perdoou seus pecados, não os Dele, Ele nunca pecou. Ele se fez pecado por nós, para recebamos a Sua Justiça. Ele se entregou ao escárnio e vergonha, para te livrar da vergonha. Ele é amor em ação. Ele é tudo o que o Pai é. Ele nunca rejeitou uma única pessoa. Ele sempre demonstrou aceitação incondicional a todos os que necessitavam.

Ele foi chamado de amigo dos pecados! Imagine se te chamassem assim? Como você se sentiria, Ele não se importou, Ele continuando anunciando o plano de amor de Deus para todo aquele que desejava.

Deus nunca fica zangado com você! Isso não é impressionante? Ele nunca se aborrece com você. Ele não pensa diferente sobre você. Você foi criado para Ele, para a grandeza, para a paz e não para a guerra, para a felicidade não para a tristeza, para desfrutar de abundância e não de escassez. Você tem que conhecer o amor, porque Deus é amor.

Em 1Coríntios 13, Paulo define as características do amor. Esse é o amor divino. É o amor de Deus para com você.

O amor é paciente. Deus é paciente com você. Ele espera seu arrependimento, sua mudança, dia a dia Ele aguarda você olhar para Ele. Ele nunca deixa de falar com você. Ele nunca perde a calma com você!

O amor é Gentil e bondoso. Deus é bondoso. Ele guia você pelos caminhos de paz, porque é o único caminho que Ele conhece. Ele não guia você para o caminho da guerra, da inquietação ou da preocupação. Deus é tão bom que resolveu cercar você de bondade. Você tem uma blindagem de bondade ao seu redor. Onde você chega a bondade de Deus chega e produz milagres.

O amor não arde em ciúmes. Deus se alegra com sua prosperidade. O amor nunca deseja tirar o que você tem, Ele se alegra com suas conquistas. Deus se satisfaz com a tua prosperidade.

O amor não é soberbo. Deus é humilde de coração. O amor não se orgulha. O amor é humilde. O amor acredita no próximo. Ele tudo sofre. Ele tudo crê. Deus continue te servindo e lavando seus pés com sua maravilhosa Palavra de amor.

O amor não é arrogante. Deus não é arrogante. O amor sempre sorri para você. Sempre é bondoso e compreende você no nível que você estiver. Deus nunca o ofende.

O amor não é inconveniente, não maltrata, não agride. Deus nunca maltrata você. Ele nunca está zangado com você. Nada do que você fez foi uma surpresa para Ele. Ele nunca invade seu coração. Ele bate à porta. Ele espera até você responder. Ele é gentil.

O amor nunca busca seus próprios interesses. Deus busca os nossos interesses. Tudo o que Ele fez, toda a história que escreveu, não foi por si mesmo, mas foi por você,  para buscá-lo. Ele sempre procurou você.

O amor não se exaspera, ele não se irrita. Deus não se irrita com você. Ele é o amor perfeito. Ele sempre se alegra com você. Ele nunca perde a cabeça com você, Ele nunca se cansa de você. Ele nunca se cansa de ouvir o seu pedido.

O amor não se ressente do mal. Deus nunca fica ressentido com você. Mesmo que o tenhamos negligenciado, desprezado, mesmo que tenhamos desobedecido e até não acreditado, Ele não está ressentido, magoado, chateado com você. Ele sempre está feliz com você.

O amor não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade. Deus se alegra com a verdade que você é filho amado, escolhido, destinado ao trono.

O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba. Deus nunca deixará de amar você. Ele pode sentir dor no coração quando você não o ouve, mas jamais desistirá de você. Ele espera, Ele aguarda. Ele suporta qualquer atitude contra Ele e nunca muda a opinião a seu respeito. Ele não se altera Seus pensamentos sobre você.

Deus é o maior interessado em seu bem-estar. Jesus enfrentava tempestades para se encontrar com uma única pessoa. Havia um homem selvagem, preso por milhares de demônios, rejeitado, abandonado, escravizado. Jesus enfrentou uma tempestade, porque se importava com ele. Ninguém se importava com aquele endemoniado, exceto Jesus. Tudo se resume no amor. Ele nunca deseja que alguém viva na vergonha, medo, ou na desgraça.

O amor foi revelado em Cristo Jesus. O amor continua atuando e libertando todos aqueles que creem nele. Creia no amor de Deus por você. Nada lhe faltará. Ele deseja curar plenamente seu corpo, suas emoções, sua solidão, seu lar, seus filhos.

O amor nunca aumenta ou diminui, porque Deus não muda.

Quando Jesus, o Filho amado, foi revelado ao mundo, após seu batismo nas águas. O céu foi aberto. O Espírito foi visto, o Pai foi ouvido. A voz do Criador do Universo bradou como trovão: “Este é meu filho amado, em que me comprazo”. Jesus é filho amado e você é filho como Jesus para Deus. Ele ama você na mesma intensidade que ama Jesus.

As mais profundas raízes da graça existem quando tocamos nas águas do amor de Deus por nós. Tudo de fato se resume no amor. Se você souber e crer o quanto é amado, então sua fé será livre.

João, discípulo de Jesus, era o mais jovem de todos. Ele se autodenominou como “o discípulo que Jesus amava”. Ele viu mais do que os outros a respeito do amor de Jesus por ele. Ele foi o último dos apóstolos a partir desta terra. Ele viu o Apocalipse, Ele entrou na eternidade, viu a Cristo como Deus Eterno. Porque João cria que era amado, Ele soube dos últimos acontecimentos dessa grande história da vida humana. A compreensão de quanto somos amados produz revelações únicas de Cristo. Apocalipse é a revelação do Soberano Jesus.

Jesus toma a ceia com os discípulos e lhes diz: “de agora em diante, nunca mais beberei deste fruto da videira, até aquele dia que o beberei de novo com vocês, no reino de meu Pai”. Então cantaram um hino e foram para o Monte das Oliveiras. Jesus lhes disse: “essa noite vocês se escandalizarão comigo”. Pedro prontamente responde: “Ainda que sejas um tropeço para todos, nunca o será para mim”. Pedro demonstrou seu amor pelo Senhor. Ele estava firmado neste amor, era intenso, era sincero, mas instável. Pedro não sabia disso. Então Jesus lhe responde: “hoje mesmo, antes que o galo cante, três vezes me negarás”. Pedro reafirma: “ainda que seja necessário morrer contigo, de maneira alguma o deixarei” e todos os discípulos disseram o mesmo.

Na cruz, o único discípulo que não abandonou a Jesus, foi o discípulo amado, João, porque é o quanto Ele me ama que me faz vencer qualquer coisa. Firmar-se no seu amor por Jesus o afastará dele nos momentos de tremenda tribulação, somente a revelação do quanto sou amado me manterá próximo dEle.

O quanto eu o amo é um requisito da lei. O quanto Ele me ama é o desfrute da graça.

O Apóstolo do Amor

Após todos os apóstolos de Cristo serem martirizados, restou João, o ancião João. Quando escolhido era o mais jovem, no final, era o mais velho.  Cheio de experiências e revelações, do Senhor, João escreveu as cartas sobre o amor. Ele disse:

3 João 1:4  Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade.

Que verdade é essa? É a verdade que Deus é amor. Precisamos urgentemente andar firmados nessa verdade.

O Caminho da Perfeição

E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele. Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo. No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor. Nós amamos porque ele nos amou primeiro. 1Jo 4.16-19.

Neste texto encontramos 6 princípios sobre o amor de Deus por nós. Vamos considera-los:

1) Conhecer e crer no amor que Deus tem por nós.

É necessário ter revelação no espírito sobre o quanto Deus te ama. Tal revelação surge pela intimidade com a Palavra de Deus e pela ação do Espírito Santo. Você pode conhecer o presidente da República, mas ter intimidade é outra coisa. O conhecimento que transforma nossos pensamentos vem do coração e não da razão. Ele é produzido pela luz do Espírito mediante a Palavra de Deus.

Todos precisamos de uma experiência com o Amor do Pai. Infelizmente muitos seguidores de Cristo, não o conhecem, assim como os doze discípulos que disseram: “Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem”? (Lc 7.49). Eles andavam com Jesus, entretanto não o conheciam.

Em João 21 encontramos Jesus na beira da praia falando com os discípulos que estavam cansados de uma pescaria frustrada que durara a noite toda. Somente João o identificou. Quem ama conhece a voz do ser amado.

Ele pode ser Deus para o mundo, mas para você é Pai.

Para ter tal conhecimento, você precisa agir em fé, disse João, o discípulo amado. Ele disse: “Conhecemos e cremos”. Sem conhecimento não há fé, sem fé não há amor.

Conhecimento que não produz fé, é vão. A fé é essencial. A fé não vem por ter ouvido algo, a fé vem quando você OUVE algo. Você precisa ouvir constantemente sobre o amor de Deus por você.

O amor divino é totalmente diferente do amor natural. O amor divino, chamado de ágape, não é despertado pelo ser amado, não ama porque o outro é digno de ser amado, mas porque o deseja amar. O amor natural se move naquilo “que desejo ter, que preciso ter”. Ele depende que a pessoa amada desperte em mim sentimentos de amor. Só assim sou capaz de ter pensamentos de amor e então agir em amor.

Eu creio no amor de Deus por mim. Creio independentemente do que acontece, independente das perdas e das feridas. Creio e recebo. Creio e caminho na verdade. Creio e bebo desta água viva. Creio e me alimento deste pão vivo. Creio e declaro com ousadia: “sou amado, sempre amado e, nada, ninguém, poderá desfazer esta minha convicção”.

Porque Ele me amou, Ele deu. Você precisa de mais provas? Ele já provou dando Jesus.

1João 4.10  Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.

A substância do amor, o amor real em minha vida e não apenas teórico, está no conhecimento que Jesus foi enviado por causa do amor e fez a propiciação dos meus pecados, uma única vez e para sempre. Aleluia!

2) Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele.

Permanecer é “ficar firme”. Não sai da posição que você ocupa. Não mude. Não altere suas convicções, mesmo que as coisas não aconteceram como você desejava. Mesmo que o milagre não ocorreu, permaneça firma na convicção que você é amado. Não fique para lá e para cá, não se entre às suas emoções, apenas firme-se na confissão: “eu sou filho amado”.

O diabo tem memória curta, constantemente tenho de lembrá-lo: “Não adianta você me tentar... eu já sei, eu creio e eu permaneço no Amor de Deus por mim”.

Se eu pudesse, gritaria bem alto neste papel, “ei rapaz, ei guri, ei guria, ei moça... você é profundamente amado(a)”.

Não há altura – tome o céu como referência...

Nem profundidade – tome o profundo do mar como referência...

Ouça a poesia do Espírito pela boca de Paulo, afirmando o poder do amor:

Em todas estas coisas [nas tribulações, perseguições, doenças, escassez], porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Rm 8.37-39.

Paulo estava “bem certo”, ele estava completamente persuadido sobre o amor de Deus por ele, devido a isso, ele experimentou “ser mais que vencedor”. Somos mais que vencedores? Por quê? Por que vencemos? Não. Porque ELE NOS AMOU. Conquistar uma vitória inigualável sobre todos os desafios está firmada no saber e crer: Ele me amou e continua amando e, nada, absolutamente nada, poderá me separar deste amor.

Em João 13 está escrito: “tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim”. Desde o início até o fim, Ele te ama.

3)Sou Aperfeiçoado no Amor.

Quando permaneço firme neste amor algo maravilhoso acontece: sou aperfeiçoado neste amor. Não é lindo?

Sei e Creio que sou amado, então permaneço firme neste amor e quando surgirem os problemas em me torno mais que vencedor. E, ainda, além da vitória inigualável, eu sou aperfeiçoado neste amor. Saber e crer que sou amado me dá a vitória e me aperfeiçoa.

4)Segundo Ele é Eu Sou.

É por causa do amor de Deus por mim, que posso afirmar: “eu sou neste mundo como Ele é”. Não diz que você será no céu, mas hoje, aqui nesta terra. A vida eterna já começou para você. Na eternidade teremos outro corpo, mas não outra vida.

O maior testemunho que podemos dar nesse mundo é: “como ele é, eu sou”.

Sou hoje como Jesus é porque sou amado da mesma maneira que Ele é. Para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim”, disse Jesus em João 17.23. O como é advérbio que significa “da mesma maneira” ou “de igual forma”.

O quanto você se considera amado é igual ao quanto você considera Jesus Amado. Se muito ou pouco, tudo depende de como você crê no amor do Pai por Jesus.

5)No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo.

O perfeito amor não é o meu amor por Deus. É o amor de Deus por mim. Quantos anos eu vivi tentando amar mais a Deus... quantas pessoas eu repreendi, ficava irritado com a falta de amor deles (ser cego é triste)! Eu me irritava, porque, para mim, eles amavam muito pouco. Sempre tive dificuldades de entender como alguém pode ser tão frio para com Jesus! O que eu não percebia é que o amor divino não se irrita... somente o meu! Hoje vejo melhor (obrigado Jesus pela luz). Não tente amá-lo com seu amor. Você se decepcionará. Ame-o com o amor que Ele mesmo te deu.

Nosso amor não é perfeito. Em algum momento perceberemos! Nosso amor por ele é como um filho pequeno segurando a mão do Pai, uma hora ele cansa ou se distrai e solta. Por outro lado, se você deixar o Pai segurar sua mão, ele nunca soltará. “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão” (João 10:28).

Perdi meu pai muito cedo, tinha 6 anos, uma das lembranças que tenho, é ele segurando minha mão para atravessarmos a movimentada rua Joaquina Ramalho em São Paulo, já faz 50 anos. Atravessamos... eu me sentia seguro e feliz. Deixe o pai segurar sua mão.

Jovens e solteiros tentam achar o “amor perfeito”. Este amor só existe em Deus Pai. Você nunca o encontrará em outra pessoa!

Existe algum medo em sua vida? Existem tempestades que atormentam sua alma? Lance sua âncora de fé no amor de Deus por você.

6)Nós amamos porque ele nos amou primeiro.

Posso amar porque sou amado.

Você não ama porque é bom. Você ama porque foi amado.

Jesus é Deus e Deus é amor. Viva Jesus... receba de graça tudo o que Ele é e fez por você.

Pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos... Atos 17.28.

Viva Jesus, Mova-se com Jesus e Exista por Jesus.

Ele já provou que ama você.

Jesus Me Ama, disso Eu Sei

*Robert Cornwall foi pastor de uma pequena igreja em Salem, Oregon. Ele foi até os diretores da instituição mental do seu estado com uma proposta de fazer aconselhamento a tempo parcial. Sua primeira tarefa foi o Edifício 37 - uma área que abrigava pacientes mentais graves.

No seu primeiro dia, o guarda o deixou entrar em uma sala cheia de pacientes enlouquecidos, seminus  o cheiro forte das fezes e urina estava em toda parte.

Quando ele tentou falar com os presos, tudo o que ele conseguiu foram gemidos e risadas demoníacas. Então o Espírito Santo lhe disse: “sente-se no meio da sala e, por uma hora inteira, cante: ‘Sim, Jesus me ama, a Bíblia assim me diz". No fim do primeiro dia, ele não viu resposta.

Durante sua segunda visita, ele se sentou novamente no chão e cantou a mesma música sobre o amor de Jesus. Na terceira semana, depois de vinte minutos cantando, uma mulher grandona começou a circundá-lo como um cão circunda sua presa. Robert continuou a cantar e finalmente a senhora começou a cantar suavemente com ele.

Ao longo das semanas um após o outro se juntou cantando esta canção do amor de Jesus. Até o final do primeiro mês trinta e seis dos pacientes haviam sido transferidos para uma enfermaria de autocuidado e, em menos de um ano, todos, com exceção de dois, foram liberados da instituição psiquiátrica.

Sim, Jesus me ama, a Bíblia assim me diz.

Eu sei e eu creio que sou amado pelo Pai, como Jesus é.

Amém.

*(Extraído de: "De quem é o amor, afinal?" Judson Cornwall e Michael Reid, Sharon Publications, 1991, p. 58-59).

 

 

 

 

 

 

 

Comentários