0297 – A Ressurreição Foi Por Você

 

0297 – A Ressurreição Foi Por Você

 Introdução

Paulo em Romanos 4.25 diz: O qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação. Houve uma grande troca na cruz: Jesus levou seus pecados para te perdoar, Ele levou suas enfermidades para te curar, Ele levou sua pobreza para te enriquecer. E, Jesus ressuscitou para fazê-lo justo.

A justiça é um dom liberado para você quando Jesus ressuscitou.

Muito Mais Que Perdoados

Deus não apenas perdoou seus pecados. Ele o justificou. Se fossemos apenas perdoados isso nos colocaria num relacionamento “neutro” com Deus. Ele não nos culparia, porém não teríamos acesso à sua mesa de graça. Eu posso perdoar alguém, mas não ter amizade com ele. Deus nos perdoou e nos justificou para termos acesso à sua intimidade.

O que é a Justificação?

A justiça de Deus é aquilo que ele é. Deus mesmo é a referência de alguém justo. Ele é absolutamente santo, completamente justo e poderoso. Quando Deus lhe dá justiça, Ele lhe dá o Seu próprio padrão de vida. Podemos definir que: justificação é o ato de Deus APROVAR VOCÊ de acordo com o SEU PRÓPRIO PADRÃO DE JUSTIÇA que é Cristo.

Paulo menciona dois trabalhadores em Romanos 4.4,5, um tem favou o outro não. Qual a razão? É porque o favor é dado pela fé na justificação.

Ora, ao que trabalha, o salário não é considerado como favor, e sim como dívida. Mas, ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça.

Você obtém favor quando não tem méritos, mas confia na obra consumada de Cristo.

Ser justo é uma questão de natureza e não de conduta

Você é justo porque nasceu de novo como justo em Cristo. Imagine um assassino que tem seus pecados perdoados. Ele foi perdoado da condenação, todavia, continua sendo um assassino. Mas se por um milagre ele pudesse nascer de novo, então ele não seria mais um assassino. Você era um pecador, seus pecados foram perdoados e você nasceu de novo recebendo a Justiça de Cristo, agora você é justo, como Jesus.

As três pessoas mais justas da terra

            Entender a justificação é algo poderoso e transformador na sua vida. Na Bíblia existem três pessoas perfeitas, justas de natureza: a primeira foi Adão antes do pecado, a segunda Jesus Cristo e a terceira é você após o nono nascimento. Você é tão justo como Jesus, isto é receber o DOM DA JUSTIÇA. Você não será mais justo do que é agora, nem mesmo nos céus!

A Palavra diz em 1Co 1.30  Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção.

Sua justiça não pode variar, porque ela é Cristo e, Cristo não varia. Não importa o que você faça, a sua justiça não varia. Nem o pecado tira você da posição de justiça, porque ela é Cristo. Sua justiça não é dada pelo seu comportamento, mas pelo seu posicionamento em Cristo. Você é o que Ele é.

As Maravilhas da Fé na Justificação em Cristo

1)  Paz com Deus

Deus está em paz com você. 

Se a paz dependesse de nosso comportamento, estaríamos com muitos problemas! Quando eu me comportasse dentro dos padrões que julgaria serem santos estaria em paz, fora disso, estaria condenado.

Quando tenho paz com Deus, tenho paz comigo e paz com os outros!

 

Em Romanos 5:1, Paulo escreve: “Justificados, pois, pela fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”. Quando você compreende que FOI JUSTIFICADO, pela ressurreição de Cristo, não há lugar para o medo da condenação e nem da culpa. Você entenderá que sua relação com Deus nunca mais estará ameaçada, pois você tem paz com Deus. A menor confusão a esse respeito te levará a viver com medo do castigo e da rejeição por parte de Deus, cada vez que você errar. Se Deus afirma que está em paz com você com base na justificação, que direito você tem de não estar em paz com Deus? Duvidar disto é declarar que os seus próprios padrões são superiores aos de Deus, isso é negligenciar a graça, é ofender a Deus e depreciar o sacrifício de Jesus Cristo. Como alguém poderia criar sua própria justiça diante de Deus e rejeitar a de Cristo Jesus?

 

 

2)  Uma posição firme na Graça

A segunda maravilha da fé na justificação é o acesso à graça. Em Romanos 5:1,2 diz: Justificados, pois, mediante a fé, [...] de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; [...]

 

A Graça significa tudo aquilo que Deus determinou nos dar e fazer por nós completamente à parte de qualquer mérito nosso. Se a pudermos merecer de algum modo, já não nos pode ser oferecida como “graça”. Estamos firmes na graça. Isso significa que Deus não nos pode tratar de outra maneira senão segunda a graça. Ouça bem... Jamais haverá ocasião em nossa vida em que Deus venha a exigir que mereçamos ou conquistemos qualquer bênção ou favor de Sua parte.

 

Tal entendimento nos leva a andar de cabeça erguida, com júbilo no coração e louvor nos lábios.

 

3)  “Gabar-se” na Esperança e na Tribulação

Verso 2  “[...] e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.

Verso 3  “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; [verso 4] e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.

 

No que você se “gaba”? No seu time? No seu desempenho? Na sua excelência? Nós devemos nos gabar em Cristo, na declaração que somos “justos em Cristo”.

 

Quando você crê na justificação pela fé, você sabe que os problemas servem para manifestar a realidade do poder de Deus em sua vida. Os problemas e adversidades estão operando ao seu favor, eles estão tornando você numa pessoa mais estável, segura, íntegra e que não desiste. E, muito mais, você terá experiências com Deus no meio deles e, ainda, seu futuro revelado na esperança nunca será frustrado. Os problemas são agentes de aperfeiçoamento!

Você pode se gabar de Cristo no meio das tempestades da vida. Ele justificou você com o poder maior de Deus: a ressurreição. E esse poder está operando em você para lhe dar coisas maiores do que você pensa ou tem pedido.

 

Muitas pessoas são constantes, somente, quando tudo está bem. Basta uma tribulação para desistirem do propósito de Deus. A tribulação tem o propósito de nos tirar da constituição do barro (em Adão) para a constituição da rocha (em Cristo). Nos tornamos frutíferos, mais abençoados e mais abençoadores.

 

Quando estiver sendo “sacudido” pelas ondas do mar no meio da tempestade, lembre-se que DEUS ESTÁ EM PAZ com você. Ele está satisfeito com você, porque você é justo diante dele, em Cristo.

Lembre-se também que você está firme na graça. Você não precisa fazer nada além de crer. Não existe nada de errado, apenas é um momento de fortalecer sua fé.

Conhecemos a Deus pela revelação na Palavra e pelas provações da fé.

Quando perseveramos ganhamos experiência com Deus. Somos amadurecidos mais um pouco. Você não pode obter experiência com Deus sem tribulações. Tal experiência é com o poder de Deus que se aperfeiçoa na sua fraqueza. Foi o que Paulo experimentou, quando disse: “Portanto, me alegrarei nas fraquezas, nas impossibilidades, porque quando sou fraco, então sou forte”.

 

A experiência produz esperança. A esperança é o sonho em meu coração, é o desejo. É a visão dada por Deus para minha vida. É o alvo que tanto almejo e espero. A esperança é que 2023 verei GRANDES COISAS da parte de Deus, em minha casa. A esperança é que minha casa será salva. A esperança é que verei a igreja avançando e conquistando estas cidades. A esperança me motiva e impulsiona minha alegria. Posso me alegrar quando penso... imagino e pela fé confio que o MELHOR do FAVOR de Deus se manifestará a meu favor

4)   Reinar em vida

A quarta maravilha da fé na justificação é que você reinará em vida. Em Romanos 5.17 lemos: Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo. Rm. 5:17

Deus o abençoa não porque você é bom, mas porque ele é bom. A graça é baseada na bondade de Deus para com você e não no seu próprio desempenho. A graça é o favor imerecido de Deus. Ela não é um prêmio pelo quanto você é fiel.  Se a graça fosse um prêmio ela seria um favor merecido. Essa, na verdade, é a grande diferença entre a velha e a nova aliança. A velha aliança é baseada na lei. A lei é favor MERECIDO - quando você obedece perfeitamente aos mandamentos então você é abençoado. Mas a graça é favor IMERECIDO - o Senhor Jesus obedeceu perfeitamente, então você é abençoado quando crê nele.

Reinar em vida é o propósito de Deus para você. Ao crer na justificação você dá acesso ao banquete da graça.

Amém.

Perguntas para compartilhar

1)   1)   Você crê que é justo? Por quê?

2)    2)  Existem algum pensamento que te condena?

3)    3)  Você pode se gabar no meio das tribulações? Conte-nos algo sobre isso em sua experiência?

Comentários