0341 – Deus Não Vê Como o Homem Vê

 

0341 – Deus Não Vê Como o Homem Vê

Introdução

1 Samuel 16:7b ...porque o SENHOR não vê como vê o homem...

            A maneira como você enxerga cada situação sua vitória ou não. Deus não vê como o homem vê. A visão natural gerada pelos cinco sentidos não é a visão de Deus.

Deus transmite Sua Visão pelo Espírito Santo

Você deve ver as coisas como Deus vê. Isso é possível porque o Espírito Santo habita em você e lhe transmite a visão espiritual

1Co 2.9  mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. 10  Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus.

Como Deus vê isso?

Precisamos em cada circunstância perguntar: “Como Deus vê isso”?

Como Deus vê meu casamento?

Como Deus vê essa situação?

O Homem da Mão Ressequida

Quando Jesus viu o homem com a mão ressequida, Ele não viu apenas a mão atrofiada, Ele viu que havia graça mais do que suficiente para que aquela mão ficasse completamente curada. Jesus disse ao homem: “Estende a mão!” O homem obedeceu e sua mão foi completamente restaurada e curada como a outra mão.

Marcos 3:1–5 lemos:

1 De novo, entrou Jesus na sinagoga e estava ali um homem que tinha ressequida uma das mãos. 2  E estavam observando a Jesus para ver se o curaria em dia de sábado, a fim de o acusarem. 3  E disse Jesus ao homem da mão ressequida: Vem para o meio! 4  Então, lhes perguntou: É lícito nos sábados fazer o bem ou fazer o mal? Salvar a vida ou tirá-la? Mas eles ficaram em silêncio. 5  Olhando-os ao redor, indignado e condoído [tristeza intensa] com a dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a mão. Estendeu-a, e a mão lhe foi restaurada. 6  Retirando-se os fariseus, conspiravam logo com os herodianos, contra ele, em como lhe tirariam a vida.).

Você não diz “estenda a mão” para alguém cuja mão está completamente ressequida, mirrada, a menos que você veja de forma diferente. Jesus vê de forma diferente de nós. É por isso que precisamos voltar à Palavra de Deus e aprender a ver o que Ele vê.

Quando Jesus vê uma doença, uma carência ou alguém preso no medo, na culpa, no vício e no pecado, Ele não vê apenas o problema. Ele vê a cura, a graça e o poder de Deus superabundantes nessa área de fraqueza.

Você também pode mudar o que acredita vendo além do que seus olhos naturais veem. Esforce-se para ver o que Deus vê. Na sua própria área de necessidade, luta ou desafio, veja Sua graça superabundante em toda a sua situação atual.

Veja provisão e não escassez! Veja possibilidades e não dúvidas. Veja o impossível se tornando possível. Deus não vê como o homem vê.

Você pode não ser capaz de impedir que pensamentos negativos passem por sua mente ou surjam emoções negativas, como o medo que toma conta de seu coração, mas você pode definitivamente ancorar seus pensamentos e emoções na inabalável Palavra de Deus.

Como Jesus viu um cego de nascença?

“1 Caminhando Jesus, viu um homem cego de nascença. 2  E os seus discípulos perguntaram: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? 3  Respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus. 4  É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. 5  Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. 6  Dito isso, cuspiu na terra e, tendo feito lodo com a saliva, aplicou-o aos olhos do cego, 7  dizendo-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que quer dizer Enviado). Ele foi, lavou-se e voltou vendo.” (João 9:1-7 RA)

Por que um bebê nasce cego? De quem é a culpa? Os discípulos questionaram ao Senhor. Sempre que olharmos como homem natural buscaremos o culpado.

Deus não vê como o Homem vê. Deus vê o problema como uma oportunidade para manifestar Sua glória, Seu poder. Deus quer curar nossa visão natural, quando eliminarmos o barro da visão natural com a água da Palavra de Cristo (Siloé é enviado e aponta para a Palavra de Cristo), enxergaremos da maneira de Deus.

Deus Sempre Vê a Fé

Lucas 5:17-20

17 Ora, aconteceu que, num daqueles dias, estava ele ensinando, e achavam-se ali assentados fariseus e mestres da Lei, vindos de todas as aldeias da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E o poder do Senhor estava com ele para curar. 18  Vieram, então, uns homens trazendo em um leito um paralítico; e procuravam introduzi-lo e pô-lo diante de Jesus. 19  E, não achando por onde introduzi-lo por causa da multidão, subindo ao eirado, o desceram no leito, por entre os ladrilhos, para o meio, diante de Jesus. 20  Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Homem, estão perdoados os teus pecados.

Por que tantos fariseus e mestres da lei vieram ver Jesus? Porque antes disso, Jesus purificara um leproso e essa fora a primeira vez, na história de Israel, que um leproso judeu fora purificado.

Deus ama e se deleita em quem pergunta com confiança. Ouse pedir grandes coisas a Deus, crendo! Repito ouse pedir crendo. O leproso não se intimidou em perguntar com confiança: “Senhor se quiseres, bem podes me curar” (Lc 5.12).

Jesus não se concentrou na interrupção que os homens causaram – Ele viu a fé deles. Porque eles viram Jesus em Sua graça, Jesus os viu em sua fé.  No momento em que você acreditar na mensagem da graça, que seus pecados foram perdoados, sua fé se manifestará.

O justo viverá pela fé. É o justo e não o condenado, não é o culpado, é o justo que viverá pela fé. Ao ver a justiça de Cristo em você e sua fé se manifestará.

Quando você encontrar uma pessoa que precisa da intervenção de Deus, traga a provisão de Deus para a situação.  Ore pela pessoa. Traga provisão às pessoas.  Você é o bom depósito de Deus.

1 Pedro 4:10  Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.

 

A Mulher Encurvada

Lucas 13.10-17

10 Ora, ensinava Jesus no sábado numa das sinagogas. 11  E veio ali uma mulher possessa de um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; andava ela encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se. 12  Vendo-a Jesus, chamou-a e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade; 13  e, impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glória a Deus. [...].

A mulher que estava curvada não conseguia ver o rosto das pessoas e só conseguia reconhecê-las pelos pés.

Quando você pensa que ninguém se importa, Jesus te vê.

A mentalidade do governante da sinagoga é que os homens devem trabalhar, enquanto a mentalidade de Jesus é que a mulher deve ser curada. Esse milagre aconteceu no sábado, a maioria dos milagres de Jesus aconteceram no sábado, por quê? Enquanto você descansa, Deus trabalha.

Deus opera no descanso da fé.

Sempre que surgem os problemas surge o desespero, a ira, a aflição no coração. Para Deus surge o descanso. Deus não vê como o homem vê.


Romanos 8:9 – Deus não o vê na carne

9  Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

 Deus não nos vê na carne, mas no espírito nascido de novo. Se você se vê como Deus, você vence.

O que Deus vê está além das limitações humanas. Ele vê a verdade como ela é. Os homens estão confinados aos seus cinco sentidos, no tempo e no espaço, Deus não.

Quando tendências pecaminosas surgirem em você, julgue-as e saiba que não é você (o espírito) – é a carne. E você VENCEU A CARNE.

Deus disse para Abraão: “Tome teu filho, teu único filho, Isaque...”, quando Abraão tinha na verdade dois filhos: Ismael e Isaque. Deus só vê o que nasce do espírito. Ismael nasceu segundo a carne, mas Isaque nasceu segundo o espírito.

Ver Como Deus Vê, nos Acrescenta as Virtudes da Graça

2 Pedro 1:5-6
Por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento. 

Virtude é uma conduta virtuosa de pensamento, sentimento e ação, qualquer excelência moral.

Muitos acreditam que precisam guardar a lei para ter uma conduta moral correta e vencerem os pecados sexuais, as discórdias, as brigas e intrigas. Mas o que Pedro diz?

2 Pedro 1:9 - Pois aquele a quem estas coisas não estão presentes é cego, vendo só o que está perto, esquecido da purificação dos seus pecados de outrora.

Quando você esquece que é uma pessoa perdoada, faltará a excelência moral e os frutos do Espírito Santo. Estar consciente do perdão fará com que você viva uma vida santa.

Apenas pregar a moralidade não produzirá moralidade.
Pregar o Evangelho de Jesus Cristo produzirá a mais elevada forma de excelência moral. O caráter de Cristo será visto em você.

A cegueira existe quando você esquece que é perdoado dos pecados.

Quando Deus olha para um crente nascido de novo, Ele não vê pecado, mas a justiça de Cristo JesusDeus identifica você em seu espírito justo e renascido, não na carne pecaminosa!

Deus Nunca Muda Sua Visão Sobre Você

Deus não muda sua visão sobre você porque Ele vê Jesus, o cordeiro.

Existe um exemplo no Velho Testamento que nos mostra a visão de Deus sobre seu povo. Balaão é contratado por Balaque para amaldiçoar a Israel, o qual estava acampado. Isso ocorreu por três vezes, em diferentes visões do povo acampado. Em Números 23:

Na Primeira Vista do Povo, ele disse:

v.8   Como posso amaldiçoar aquele que Deus não amaldiçoou? Como posso condenar aquele que o SENHOR não condenou?

 

            Na Segunda Vez que olhou através do monte Pisga:

NTLH 19  Deus não é como os homens, que mentem; não é um ser humano, que muda de idéia. Quando foi que Deus prometeu e não cumpriu? Ele diz que faz e faz mesmo. 20  Recebi ordem para abençoar; ele abençoou, e eu não posso mudar nada. 21  Vejo que no futuro do povo de Israel não há desgraça nem sofrimentos. O SENHOR, seu Deus, está com eles, e o povo está gritando que o SENHOR é o seu Rei. 22  Deus os tirou do Egito; ele tem a força de um touro selvagem. 23  A feitiçaria e a adivinhação não valem nada contra o povo de Israel. Agora todos dirão a respeito desse povo: ‘Vejam só o que Deus tem feito!’

 

Na Terceira Vez:

Veja o verso 27:

27  Disse mais Balaque a Balaão: Ora, vem, e te levarei a outro lugar; porventura, parecerá bem aos olhos de Deus que dali mo amaldiçoes.

 

Então Balão olhou e viu TODO o acampamento de Israel e profetizou:

24.2  Levantando Balaão os olhos e vendo Israel acampado segundo as suas tribos, veio sobre ele o Espírito de Deus. 3 Proferiu a sua palavra e disse: Palavra de Balaão, filho de Beor, palavra do homem de olhos abertos; 4  palavra daquele que ouve os ditos de Deus, o que tem a visão do Todo-Poderoso e prostra-se, porém de olhos abertos: 5  Que boas são as tuas tendas, ó Jacó! Que boas são as tuas moradas, ó Israel! 6  Como vales que se estendem, como jardins à beira dos rios, como árvores de sândalo [madeira nobre, que vieram junto com ouro e pedras preciosas de Ofir, Hirão, Salomão as usou para fazer colunas e harpas para os músicos, nunca se viu uma madeira como essa em Israel (1Rs 10.11,12)] que o SENHOR plantou, como cedros junto às águas. 7  Águas manarão de seus baldes, e as suas sementeiras terão águas abundantes; o seu rei se levantará mais do que Agague, e o seu reino será exaltado. 8  Deus tirou do Egito a Israel, cujas forças são como as do boi selvagem; consumirá as nações, seus inimigos, e quebrará seus ossos, e, com as suas setas, os atravessará. 9  Este abaixou-se, deitou-se como leão e como leoa; quem o despertará? Benditos os que te abençoarem, e malditos os que te amaldiçoarem.

O que Balão Viu, Ele Viu a Visão do Todo-Poderoso: A CRUZ de Seu Filho Jesus! Aleluia!

Veja essa imagem que mostra a visão de Deus sobre Seu Povo:

 


Comentários