0343 – Alegria Nas Fraquezas

 

0343 – Alegria Nas Fraquezas


Introdução

Precisamos aprender a reconhecer nossas fraquezas diante de Deus. Somente os humildes a reconhecem. A graça de Cristo é atraída pela humildade. Deus resiste aos soberbos, mas concede graça aos humildes. E na graça o poder de Deus se mantém sobre nós.

2Co 12.9  Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade [muitíssimo alegre], pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.

10  Pelo que sinto prazer [satisfação, achar bom...] nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.

Paulo pede por três vezes que o Senhor o livrasse do espinho da carne, um mensageiro de Satanás que o esbofeteava, provavelmente referindo-se às perseguições e ciladas em cada cidade.

Esse “espinho na carne de Paulo” foi-lhe dado para que ele não se orgulhasse das tremendas revelações que tivera.

Se permitirmos o orgulho teremos um “espinho na carne” para nos limitar. Onde há orgulho, haverá espinho na carne.

Prefira a graça em vez do espinho.

A doce revelação que Paulo recebeu de Cristo foi: “o poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Devido a isso, Paulo “se alegrava muitíssimo” em suas incapacidades! Esse poder é o mesmo poder descrito em Atos 1.8 “E recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo”.

Você recebe poder pelo Espírito Santo, mas é na graça que ele é aperfeiçoado. Aperfeiçoar, no texto, é torná-lo completo e maduro. E a palavra repousar significa fixar habitação.

Minha ênfase nesta mensagem é na expressão “de boa vontade” que significa “muitíssimo alegre”. Como o apóstolo Paulo podia ser alegrar sobremaneira nas fraquezas e tribulações? Ele descobriu que: “quando somos fracos, então é que somos fortes”. Essa é a chave do poder permanente.

Veja em que Paulo disse que tinha “muitíssima alegria”.

Fraquezas [asthéneâ]  = de 23 ocorrências no Novo Testamento (NT), 10 referem-se a enfermidades físicas;

Injúrias = [húbris] = ocorre 3 vezes no NT e duas referem-se a “dano” (Atos 27, dano do navio);

Necessidades = refere-se a finanças, “falta de dinheiro”;

Perseguições = perseguições das mais variadas, entre familiares, irmãos, chefes, governo;

Angústias = “extrema aflição”.

Ouvindo o apóstolo Paulo parece que muitos são feitos de “gelatina”! Quem de nós se alegra muito nesses problemas?

Veja que ele diz que se alegrava por “passar por eles”, não “por eles”. A verdade é que se alegrar nas tribulações promove perseverança e poder.

Tiago diz “alegre-se por passar por várias provações”. Alegria em meio a prova, alegria em meio às necessidades, alegria quando não sou adequado para cumprir o propósito de Deus.

Eu me alegrarei!

Mude a sua Abordagem

A maneira correta de “abordarmos o Senhor é através do louvor”. A adoração indique que reconhecemos a Soberania de Cristo. Observe a história da mulher Cananéia:

Mateus 15.21 Partindo Jesus dali, retirou-se para os lados de Tiro e Sidom. 22  E eis que uma mulher cananéia, que viera daquelas regiões, clamava: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada. 23  Ele, porém, não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, aproximando-se, rogaram-lhe: Despede-a, pois vem clamando atrás de nós. 24  Mas Jesus respondeu: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.

Veja que Jesus não lhe respondeu na primeira abordagem. Ela tentava se passar por uma filha de Israel, mas era Cananéia. Quando alguém se aproxima de Deus, dizendo ser “algo que não é”, Deus não lhe responde! Orgulho é achar que você é alguém que não é! Fraqueza é reconhecer quem você é.

Os fariseus eram orgulhosos, pois diziam coisas, mas não eram verdadeiros, eram hipócritas. Jesus os repreendia por isso. Gostam de aparências e dos elogios das pessoas. Eram ocos por dentro!

A mulher pediu por compaixão, mas Jesus não lhe atendeu! Isso é algo que não combina com Cristo. O que está por trás? Primeiro o Senhor queria que ela reconhecesse que era Cananéia, por isso, disse que tinha vindo para os judeus. A mulher tentou impressionar Jesus chamando-o de Filho de Davi. Palavras falsas não impressionam Jesus, somente a sinceridade do coração, somente quando reconhecemos as nossas fraquezas obtemos graça.

Ela se humilhou e mudou sua abordagem:

25  Ela, porém, veio e o adorou, dizendo: Senhor, socorre-me! 26  Então, ele, respondendo, disse: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. 27  Ela, contudo, replicou: Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. 28  Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã.

Quando ela apenas reconheceu ao SENHOR e o adorou, Ele respondeu. Quando entramos pelas portas do Senhor com ações de graças, louvor, alegria, adoração, a graça ser manifesta e o poder se aperfeiçoará em nós.

Veja Jairo:

Marcos 5.21 Tendo Jesus voltado no barco, para o outro lado, afluiu para ele grande multidão; e ele estava junto do mar. 22  Eis que se chegou a ele um dos principais da sinagoga, chamado Jairo, e, vendo-o, prostrou-se a seus pés 23  e insistentemente lhe suplicou: Minha filhinha está à morte; vem, impõe as mãos sobre ela, para que seja salva, e viverá. 24  Jesus foi com ele.

Jesus foi com ele prontamente, porque Jairo louvou em meio à dor.

A origem da Palavra graça no NT:

Graça vem de Chairo [rrêiro] que significa: regozijar-se! Estar contente! Ficar extremamente alegre.

Receber graça é receber alegria! Quando você se alegra você reconhece o favor imerecido de Deus. Você reconhece como verdade o que a Palavra diz e louva a Deus. Foi isso que Paulo descobriu. Que a alegria é a força do Senhor, que a alegria manifesta a graça e o poder se torna residente.

Temos poder, aqui e acolá, mas precisamos da manifestação constante, residente deste poder, a alegria faz isso.

A Herança é para quem se Alegra

Romanos 9:7  nem por serem descendentes de Abraão são todos seus filhos; mas: Em Isaque [riso] será chamada a tua descendência.

Isaque significa riso. Quem ri de alegria, terá a herança de Abraão. Abraão é herdeiro do mundo (Romanos 4.13).

Ame a Justiça e Odeie o Pecado

Existe uma unção de alegria. Existe um bálsamo do Espírito Santo que nos dá alegria.

Salmos 45:7  Amas a justiça e odeias a iniquidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria, como a nenhum dos teus companheiros.

Isaías 61:3  e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória.

Hebreus 1:9  Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros.

Nesses três versos você descobre que existe uma unção de alegria reservada para aqueles que amam a justiça (trata-se da posição que temos de justos em Cristo) e odeiam o pecado. Quem ama a justificação pela fé, separa-se do pecado.

Deus promete um óleo de alegria. Que tirará o luto de seu coração, que removerá o pranto e o espírito angustiado. É a alegria do Senhor. Alegre-se no SENHOR. Alegre-se porque a Palavra é a verdade. Alegre-se porque você é salvo. Alegre-se porque você é filho amado. Alegre-se pelas promessas que dizem a teu respeito.

Não exalte os problemas, não murmure, não reclame, aprenda a se alegrar pela Palavra de Deus em sua vida.

Amém.

 

Comentários