0349 – Avançando Diante de Ventos Contrários

 

0349 – Avançando Diante de Ventos Contrários



Introdução

Em situações críticas de tempestades e ventos contrários, devemos aprender a planar nas asas do Espírito.

Considere um barco veleiro. Ao posicionar as velas de forma correta, os ventos contrários impulsionam o veleiro! É algo incrível. Você vê o barco contra os ventos e quanto mais intenso for o vento mais eles avançam. Posicionar as velas a fim de avançar envolve a sua fé no coração, sua atitude de fé. O leme é sua língua! Sua língua dá a direção correta!

Vamos tomar as asas do vento e subir mais alto rumo ao nosso destino glorioso preparado por Deus, em Cristo Jesus, nestes dias de ventos contrários.

Deus Toma As Asas do Vento

Salmos 104:3  Pões nas águas o vigamento da tua morada, tomas as nuvens por teu carro e voas nas asas do vento.

 

Deus caminha nas asas do vento, isso significa que Ele caminha no Espírito. A palavra hebraica para vento é ruwach que é traduzida como Espírito. É o sopro de Deus. É o Espírito da Vida.

Em Gênesis encontramos o Espírito Santo pairando sobre as águas do abismo. Ele estava aguardando a semente da Palavra. Ele estava preparando o caminho para o Criador. Ele estava no caos, no abismo!

Tenho uma boa notícia para você? O Espírito Santo está “nos ventos”, no ar, no momento que estamos, Ele está presente. E é, por isso, que podemos tomar as asas do vento e ter a liberdade de voar acima das tempestades!

Deus Nos Guia Nas Asas da Águia

Êxodo 19:4  Tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águia e vos cheguei a mim.

Deus diz que conduziu seu povo para fora do Egito nas asas da águia.

A águia sabe lidar com os ventos contrários.

A águia é uma ave fascinante. Deus a usa para ilustrar a sua forma de nos conduzir no deserto desse mundo.

Existe um ser vivente diante do Trono de Deus que tem rosto de águia, que simboliza Jesus como Aquele que veio do céu. Você também, como novo homem, veio do céu. Você não é do mundo.

Deus quer proximidade. O Espírito Santo usa os ventos contrários para nos levar PARA MAIS PERTO do Pai. Deus está ACIMA DAS TEMPESTADES. Deus quer nos guiar através das tempestades e dos ventos contrários, nesta vida na terra. Alguém disse que fé é acreditar que o sol continua brilhando acima das nuvens escuras da tempestade. Se você já teve a experiência fascinante de cruzar uma tempestade de avião durante o dia, saberá como isso é fascinante! O céu calmo e brilhante está acima da tempestade. A tempestade não toca aqueles que estão MAIS ALTOS!

Estamos no meio de ventos contrários e tempestades, tudo coopera para o bem daqueles que são filhos amados. “Suba nas asas do Espírito” e levante voo rumo aos céus, onde Cristo está. Crie um estilo de vida de proximidade. A distância é importante. Não se adora à distância, somente aos pés.

Deus quer nos mover do lugar comum, para o Seu mundo sobrenatural. Deixemos as coisas que ficam para trás e prossigamos em conhecer ao SENHOR. No mundo natural encontramos limites, no mundo espiritual não há limites.

Precisamos ver cada situação com os olhos de Deus. Precisamos viver a vida superior em nosso corpo mortal, precisamos cruzar a porta aberta por Jesus, para encontrar o Reino do Espírito. A Porta que foi aberta por Jesus encontra-se diante e acima de nós.  Olhe para cima e siga adiante.

Os filisteus continuam sendo inimigos de Israel.  Infelizmente Josué não derrotou os Filisteus. Filisteu significa povo rasteiro, que rola no pó. Você não é um incircunciso Filisteu, ó Golias! Você é um Davi, o amado. O nome de Davi significa “amado”. Somente os amados vencem os Filisteus.

Mire para o Sol quando se Sentir Ameaçado

Algo interessante na águia é que ela possui uma pele que é acionada para proteger seus olhos, quando ela mira em direção ao Sol e quando enfrenta uma tempestade! Quando um predador vem atrás da águia, ela sobre em direção ao Sol e seus olhos são protegidos, enquanto o predador que vem atrás, se torna “cego”. Quando você se comporta como uma águia você mira o Sol da Justiça que é Cristo e o diabo fica cego, ele não pode te enxergar, aleluia!

Quanto Mais Próximo do Sol, mais Luz você tem

Salmos 139:12  até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa.

Deus não vive nas trevas. Se VOCÊ SE APROXIMAR DELE terá a luz perfeita. Quando mais perto, mais luz. Quanto mais Luz, mais Vida, mais Poder.

Quero te ensinar uma atitude prática, um hábito saudável que frequentemente pratico. Quando você se sentir ameaçado por algo. Olhe para cima, olhe para os céus. Levante sua cabeça para o alto e enxergue o Sol da Justiça brilhando sobre você.

Jesus fazia isso:

João 17:1  Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, [...].

Estevão fez isso, quando estava cheio do Espírito:

Atos 7:55  Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita,

Você não verá a glória de Deus olhando para as coisas naturais. Por isso, levante a cabeça. “Olhe para o Sol”, Cristo continua brilhando como vencedor.  Dos céus vem o nosso socorro! Quando você se enche do Espírito Santo, falando em outras línguas, você sobe em direção ao sol.

O Ninho da águia

Deuteronômio 32.11,12  Como a águia desperta a sua ninhada e voeja sobre os seus filhotes, estende as asas e, tomando-os, os leva sobre elas, assim, só o SENHOR o guiou,...

Na versão NTLH diz: Como a águia ensina os filhotes a voar e com as asas estendidas os pega quando estão caindo, assim o SENHOR Deus cuida do seu povo.

 

O ninho da águia é uma obra de engenharia natural. Feito em lugares altos, ele dá o conforto e segurança para os filhos. Formado de galhos pontiagudos no exterior e “coisas” macias no interior é um ambiente de tranquilidade. Alguns ninhos, de precipício, medem 2,5 a 3 m de diâmetro por 1 a 1,20 m de espessura.

Quando a mamãe águia percebe que está na hora dos filhotes voarem, o treinamento mais bizarro começa! Ela começa a gerar um desconforto no ninho. Virando até alguns galhos pontiagudos para o ninho. E então começa a empurrar, de um em um dos filhotes, para a beira do ninho até empurrar para fora do ninho! O filhote começa a cair e cair... Quando o filhote está a milhares de metros e, ainda não conhece o poder de suas asas, a mamãe águia mergulha rasante e se põe por debaixo do filhote, amparando-o sobre suas asas e o devolve para o ninho. E o processo se repete, até que o filhote começa a perceber que precisa abrir suas asas e subir!

Precisamos andar no Espírito e avançar nas realidades de Cristo ao nosso favor. O Senhor está nos ensinando fé na graça, descanso na tempestade, alegria em meio às necessidades e esperança em meio ao caos. Ele mesmo nos fortificará, edificará, fundamentará e consolará. A Ele a glória para sempre, amém.

Por que existe o abalo? Porque Deus deseja remover as coisas abaláveis de nós. A principal coisa errada em nós é a confiança na carne.

Hebreus 12.27,28  ... 27  Ora, esta palavra: Ainda uma vez por todas significa a remoção dessas coisas abaladas, como tinham sido feitas, para que as coisas que não são abaladas permaneçam. 28  Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor.

 

Não Morra No Seu Ninho

O ninho fala do lugar de conforto. Quando Deus vê que chegou a ora de você voar, Ele sacode o seu ninho. Ele sacode a poeira do comodismo, Ele renova o odre, Ele abre a janela de seu quarto para uma nova visão, Ele traz luz nas trevas de seu caminho. Ele não fica quieto, Ele agitará seu ninho. “Não vos conformeis com o presente século...”.

Jó pensava em morrer no seu ninho. Jó estava num lugar de conformo, de prosperidade e sucesso. Tudo lhe ia bem. Ele queria morrer no seu ninho. Jó conhecia a Deus de “ouvir falar”, mesmo sendo um conhecimento superficial, Deus em sua Bondade, lhe dava prosperidade. Mas Deus queria algo mais. Deus queria Jó mais perto da luz. Jó se alegrava na terra, Deus queria ele se alegrando nos céus.

Muitos conhecem a Deus de ouvir falar. São superficiais, distraídos, incrédulos. A semente que colhem está à beira do caminho. É o conhecimento da multidão que segue Jesus pelos milagres. Existem aqueles que nunca sobem mais alto. Mas o Senhor permite ventos contrários para SUBIRMOS mais alto, nas asas do vento de Seu Espírito.

Jó 29:18  Eu dizia: no meu ninho expirarei, multiplicarei os meus dias como a areia.

Depois de seu ninho ter sido destruído, Ele disse: Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem (Jó 42:5).

Jó olhou para cima! Você não encontra Deus embaixo, somente em cima!

Não foi Deus quem destruiu o ninho de Jó, foi o diabo, está escrito. Deus permitiu porque sabia que Jó alçaria voos mais altos e não morria em seu ninho. Deus usará a tempestade promovida pelo diabo, para derrotar o diabo e mudar a sua direção para o alto.

O Amor de Deus é perfeito. Ele não castiga seus filhos com perdas, mortes ou enfermidades. Isso não faz parte dEle. “Toda bondade vem de Deus”. Desconhecer a Deus é ser enganado pelo diabo na interpretação da Bíblia.

Deus permitiu o abalo na igreja primitiva com perseguições, para torná-la maior.

Descubra o perfeito amor do Pai e não tenha medo das tempestades.

Águias são Notáveis pela Força

Uma águia pode descer do céu subitamente, apanhar um animal do chão que pesa tanto quanto ou mais do que ela e voar com aquele animal em suas garras.

Uma águia pesa em torno de 7Kg e com abertura de asas pode se estender por mais de 2m, o que lhe confere muita força para voar em grandes altitudes.

Ela chega a 3.000 metros de altitude e pode atingir mais de 300Km/h de velocidade.

No meio das tempestades a águia demonstra total ausência de medo face à destruição e tem habilidade para voar acima dela.

Notável pelas Grande Alturas

Jesus é representado pela águia voando no evangelho de João. Aponta para a Sua natureza divina. Você tem a natureza divina no Espírito, a mesma natureza de Cristo. Você é como Ele é neste mundo. Pensei nas coisas lá do alto, porque você ressuscitou em Cristo e sua vida está oculta nEle.

Em Cristo, estamos muito acima de todo o principado e potestade e, de todo o nome que se possa referir, neste mundo. Glórias a Deus.

Notável Por Não fugir das Tempestades

Uma pessoa cheia do Espírito Santo é uma águia. Ela não está presa à terra. Ela é destemida diante dos problemas.

Tempestades lhe dão força.

Veja Calebe:

Números 14:9  Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR e não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR é conosco; não os temais.

Que declaração poderosa, que homem valoroso foi Calebe!

Ele confiou no Senhor quando todos duvidaram!

Ele declarou que os inimigos eram como “pão”. Pão é para força e energia. Seus problemas lhe darão mais força, quando você crê no Senhor.

Calebe teve suas forças renovadas, como a da águia (vou explicar isso a seguir), aos 85 anos ele se sentia tão forte como aos 40 anos de idade. Ele foi renovado em sua juventude! Que milagre! Aos 85 anos, ele venceu, somente com os homens de sua casa, os maiores gigantes de Israel. Foi mais destemido do que Davi ao enfrentar Golias.

Escolha subir mais alto nas tempestades em vez de fugir delas. Alinhe seu coração e sua boca na palavra da fé. Não confesse as obras do diabo. Não “visualize” suas tragédias, senão o algoritmo vai considerá-lo importante e aumentará seus seguidores!

Os demais homens da geração de Calebe se virão como gafanhotos, Calebe e Josué se viram como águias. As águias devoram sua presa.

Como você se vê? Como você se comporta diante desses ventos contrários?

Gafanhotos não alcançam grandes alturas, eles são da terra.

Os homens naturais são todos como gafanhotos diante de Deus, mas você é águia como Cristo. Em Isaías 40:22 O Senhor diz: ... cujos moradores são como gafanhotos; [...].

Você não é deste mundo, creia e confesse sua verdadeira origem. Águias simbolizam aquele que veio do céu.

A Águia é Notável pela Renovação de Sua Juventude

Quando as águias ficam velhas, elas encontram uma montanha bem alta e um lugar para estarem sozinhas. Elas começam a bater seu bico envelhecido contra a rocha até que ele caia. Elas batem suas asas envelhecidas contra a rocha até que elas caiam. Elas batem suas unhas velhas e curvadas contra a rocha até que elas caiam. Então, ela espera... ela espera... ela espera, até que algo novo começa a acontecer. Seu bico é renovado, suas penas são renovadas e suas unhas são renovadas. Ela está pronta, novamente, para caçar a presa e voar mais alto.

Espere no SENHOR

Isaías 40. 30 Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, 31  mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.

Esperar é descansar em fé. Não significa passividade. Esperar é uma atividade dirigida pelo Espírito Santo.

Não Te Esqueças...

Davi aprendeu a renovar suas forças.

Ele escreveu o Salmos 103. Um belo cântico de gratidão ao SENHOR que nos ensina a NÃO ESQUECER os feitos de Deus.

Quando você louva a Deus pelos seus benefícios, você subirá mais alto em seu espírito. Sua alma será transformada na glória de Cristo.

Em Provérbios encontramos a afirmação: “Assim, como você se imagina em sua alma você é”. Imagine-se em Cristo, veja-se em Cristo. Louve a Deus pelos seus feitos, pela verdade da Palavra e suba, suba bem alto, até que os inimigos fiquem ofuscados pela luz de Cristo.

Salmos 103:5  quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia.

 

Aleluia!

Deus cerca você de graça e misericórdia, Ele te perdoou todos os pecados. Ele cura todas as suas enfermidades. Ele livra você da morte e RENOVA SUAS FORÇAS como a da águia. Dê a Ele o louvor e a gratidão.

Bendito seja o SENHOR.

Amém.

 

Comentários