0177 – Eu Creio Em Milagres – Quando a Fé é Tudo

 0177 – Eu Creio Em Milagres – Quando a Fé é Tudo

Introdução

Uma imagem contendo mulher, quarto, homem, deitado

Descrição gerada automaticamente

Estamos compartilhando sobre os milagres de Jesus. É estranho que um filho(a) de Deus não tenha desejo pelo sobrenatural. Nascemos de um Pai sobrenatural e temos sua natureza.

Milagres não se referem apenas a curas, mas a qualquer intervenção dos céus na terra. Paulo teve um encontro sobrenatural com Jesus, sua vida foi mudada num instante. Encontros sobrenaturais causam isto, você ou seus filhos podem ser transformados num momento. Cadeias são quebradas e corações incendiados para um novo propósito.

Jesus operou três milagres de ressurreição registrados nos evangelhos. Gostaria de compartilhar alguns princípios sobre a ressurreição da filha de Jairo.

Leiamos Mc 5.21-25 e 35-43.

não se importe com aparências

Não se importe com as aparências, Deus não se importa!

Jairo não se importou com o pensamento comum de pessoas comuns. Ele agiu segundo seu coração. Sua necessidade era maior que seu protocolo. Sua reputação poderia ser jogada no chão, desde que ele pudesse experimentar um milagre.

O orgulho se veste da justiça própria. Ela tem uma característica interessante, ela é meio hipócrita. Digo meio, porque sempre vem inserida de uma “algo” espiritual. Alguns não gostam de pedir oração para os irmãos da igreja porque têm receio de serem expostos, como se algo em sua vida estivesse errado. Jairo não se importou com isto, ele queria encontrar um milagre.

Jairo foi o único fariseu que obteve um milagre. 

Nenhum fariseu obteve milagres de Jesus, apenas Jairo. Isto é muito significativo. Os Fariseus eram cheios de orgulho, viviam de aparência e jamais buscariam ajuda em Jesus. Eles o invejavam. Lembra de Nicodemos? Ele foi de noite falar com Jesus, porque tinha receio que os outros fariseus o vissem. 

A reputação e títulos não significam nada para Deus. O que importa é um coração sincero. Cornélio temia a Deus, orou e foi ouvido, mesmo sendo gentil (ele não orou em nome de Jesus)! 

cuidado com o que você aceita

Marcos 5:36  Mas Jesus, sem acudir a tais palavras, disse ao chefe da sinagoga: Não temas, crê somente.

Três Aceitações...

Perceba comigo que três aceitações estão em jogo aqui. A primeira é que Jesus “não acudiu a tais palavras”. Não acudir é não aceitar. Ele não permitiu que elas atingissem seu coração. 

A segunda e terceira foram alertas de Jesus para com Jairo. Jairo não deveria aceitar o medo, o medo é um espírito e o que você teme você atrai. O apóstolo João disse: “Na caridade, não há temor; antes, a perfeita caridade lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, [...]” (1 João 4:18 RC). O medo tem consigo a pena (penalidade, a punição). Se você aceitar o medo, ele trará consigo o que você teme. Você sofrerá a pena. 

A terceira coisa é que Jairo deveria CRER SOMENTE, ou em outras palavras, aceitar somente a FÉ. 

Repetindo: 1) não aceitar tais palavras; 2) não aceitar o medo; 3) somente aceitar a fé. Nos desafios teremos que lidar com estas três aceitações. 

Guarde o seu coração

Você é responsável por guardar seu coração. Jesus alertou a Jairo sobre o que ele deveria aceitar. Jesus mesmo para operar tal milagre não podia aceitar as palavras (que eram fatos) contrários ao milagre.

Seu coração é um depósito de imagens criadas pelas palavras que você ouve. É você quem abre ou fecha a porta de seu coração. É você quem define o que ACEITARÁ.

Sua vontade tem o poder de determinar o seu milagre, quando ela se recusa a aceitar as palavras de derrota. VOCÊ É O RESPONSÁVEL? Você abraçaria alguém com COVID? Você aceitaria uma mercadoria roubada? Você aceitaria que alguém entrasse em sua casa para ensinar pornografia aos seus filhos? 

Assim também, não aceite palavras que se opõe ao seu milagre.

Não aceite. Deus não fará nada, é você quem deve atuar. Jesus disse que Jairo NÃO DEVERIA ACEITAR. Assim, como Ele mesmo não aceitou. Esta é a chave deste milagre. Fé para algo impossível, deve ser guardada pelo que você OUVE.

A fé vem pelo ouvir. O que você ouve gera fé em você. Seja fé em coisas negativas ou nas promessas de Deus. O princípio é o mesmo.

VER E OUVIR

Na Palavra de Deus existem dois princípios de transformação: ver e ouvir. Transformação é um processo interior, não depende de seu esforço, não depende de habilidades, mas de EXPOSIÇÃO ao que se vê e ouve.

O Espírito Santo sempre lhe dará algo para ver e ouvir, a fim de transformá-lo.

Atos 2:33  Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis.

A intervenção divina causará uma mudança real. Se você “ver” e “ouvir” o que o Espírito mostra, terá o milagre. Sabemos que no Monte da transfiguração encontramos o princípio de “ver Jesus” para sermos transformados. Todavia quero que observe as palavras ditas pelo Pai. 

Jesus disse aos seus discípulos: “alguns não morreram até verem o Filho do Homem no seu reino” (Mt 16.28). Seis dias depois, Jesus sobe num monte com Pedro, Tiago e João e, eles veem a visão da glória do reino, Jesus brilhando na mais intensa luz e a aparição de Moisés e Elias falando com Ele. Pedro, em um ímpeto de vislumbre, quis dar o mesmo tratamento aos três! Imediatamente o Espírito os envolveu numa nuvem e o Pai falou: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi (Mateus 17.5b). Jesus lhes disse que veriam e o Pai lhes disse que deveriam ouvir

Por quê? Porque o que você OUVE transformará você assim como o que você VÊ

A fé sempre causa transformação. Quando você está crescendo em fé, está sendo transformado.

ouvir é a primeira instrução da sabedoria

Mas os tolos não ouvem.

A psicologia diferencia o ouvir do escutar. Acho uma boa definição. Muitos ouvem, mas poucos escutam. Escutar é o “ouvir” com o coração, com atenção e aceitação.

Tiago disse: “Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma”. (Tiago 1:21).

Se encontrar algum irmão abatido, pergunte-lhe o que ele tem ouvido constantemente. A vitória não é algo impraticável, nem é algo a ser conquistado, é algo que ACEITO, que RECEBO!

Se você estiver num hospital, encha seu celular de palavras de fé. Não fique vendo a novela que eles colocam na TV. O que você está ouvindo está determinando o que você terá.

A fé é o único ingrediente para o impossível. Porque Jesus disse: “Para Deus não há impossíveis, tudo é possível ao que crê”. 

Se a fé pode remover montanhas, pode remover qualquer coisa.

A fé não se apoia na razão, apenas na Palavra.

DE QUEM É A VOZ QUE VOCÊ ESTÁ OUVINDO?

Jesus prontamente alertou a Jairo sobre o que deveria aceitar. Desejo alertar-lhe também sobre o que você tem ouvido.

Três vozes falam com você: A de Deus, a sua e a do diabo.

Deus fala em seu espírito e o diabo fala em sua mente. 

Seu êxito será garantido se souber discernir de quem é a voz que fala com você. Satanás é chamado de sedutor e enganador. Creio que a forma mais efetiva de satanás ter êxito em suas intenções é fazendo-o acreditar que tudo o que você ouve vem de Deus. Senão souber discernir estará em apuros.

Provérbios 14:15  O simples dá crédito a toda palavra, mas o prudente atenta [discernir] para os seus passos.

O simples neste texto é o ingênuo. A ingenuidade nos mantém como crianças no juízo. O Espírito Santo pelo apóstolo Paulo disse: “Irmãos, não sejais meninos no juízo; na malícia, sim, sede crianças; quanto ao juízo, sede homens amadurecidos” (1Co 14.20).

Não é a idade avançada que torna alguém maduro no Senhor, nem mesmo as experiências da vida, nada disto. A maturidade vem através da sabedoria do Senhor

Colossenses 1:28  o qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito [amadurecido] em Cristo.

Ser perfeito é obter a sabedoria dos céus que é Cristo. Quanto mais eu conheço a Jesus, mais sábio me torno.

Desejo lhe mostrar alguns exemplos bíblicos sobre a sabedoria em discernir as vozes que falam com você.

Pedro

Jesus pergunta para seus discípulos quem eles achavam que Ele era. Então em Mateus 16.16-25 temos o contexto:

Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus.  Então, advertiu os discípulos de que a ninguém dissessem ser ele o Cristo. Desde esse tempo, começou Jesus Cristo a mostrar a seus discípulos que lhe era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitado no terceiro dia. E Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá. Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens. Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á.

Pedro ouviu a voz de Deus Pai e instantes depois ouviu a voz do diabo. Não era Pedro falando, mas o diabo falando através dele. Jesus não disse: “eu te repreendo Pedro”. Ele disse: “eu te repreendo Satanás”! Impressionante, não é?

Arredar significa “sair da frente”. O diabo gosta de colocar tropeços em nosso caminho. Às vezes eles são muito sutis e precisamos ter discernimento espiritual. Sempre que você estiver perto de um milagre espere as tempestades. O diabo não é onisciente, ele não sabe tudo, mas percebe o movimento dos anjos de Deus ao teu favor e tentará se opor.

Você pode perguntar: “Como é possível Pedro falar pelo diabo”? Entenda que o diabo sempre PENSA SOBRE AS COISAS HUMANAS, ele sempre te levará a avaliar o natural em detrimento do espiritual. Sempre falará de impossibilidades e medos. Sempre falará de AUTO-PRESERVAÇÃO, sempre colocará a vontade do homem acima do propósito de Deus.

Jesus condicionou A RENÚNCIA de SI MESMO para sermos seus discípulos. Uma condição envolve a sua vontade, o seu desejo. Ninguém pode impor isto sobre você. Se você deseja a Deus, conhecerá os desejos dele. 

Perceba que o diabo não dirá apenas coisas aparentemente ruins, ele poderá te dizer coisas aparentemente corretas, MAS CONTRA O PROPÓSITO de Deus. Do ponto de vista natural, Pedro estava expressando seu “CUIDADO” pelo Senhor. Ele não disse nada de “ruim” aos olhos naturais, apenas estava tentando desviar Jesus da cruz.

Cuidado quando a voz que você ouve tenta preservar você do chamado de Deus, evitando o caminho da renúncia. Se você não renunciar algo, não existirá conhecimento completo de Cristo. Muitos dizem: “- Isto tudo dá muito trabalho”; “- Você precisa aproveitar mais a vida”. Lembre-se, Satanás sempre cogita (pensa) das coisas dos homens.

Adão

Adão se escondeu da voz de Deus após ter aceitado a voz do diabo. 

Adão não discerniu a voz do diabo através de sua esposa e comeu do fruto. Por favor... as irmãs não fiquem nervosas comigo, estou apenas afirmando o que aconteceu. Foi o diabo quem enganou a Eva. O problema é que Eva acabou acreditando nele, porque parou para escutá-lo. Ela não sabia que era o diabo quem falava através da serpente. Assim como Pedro não percebeu que era o diabo lhe falando!

Davi

Davi ouviu duas vozes e não soube julgar qual era a correta.

2 Samuel 24:1  Tornou a ira do SENHOR a acender-se contra os israelitas, e ele incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, levanta o censo de Israel e de Judá. 3  Então, disse Joabe ao rei: Ora, multiplique o SENHOR, teu Deus, a este povo cem vezes mais, e o rei, meu senhor, o veja; mas por que tem prazer nisto o rei, meu senhor? 4  Porém a palavra do rei prevaleceu contra Joabe e contra os chefes do exército; saiu, pois, Joabe com os chefes do exército da presença do rei, a levantar o censo do povo de Israel. [...] 10 Sentiu Davi bater-lhe o coração, depois de haver recenseado o povo, e disse ao SENHOR: Muito pequei no que fiz; porém, agora, ó SENHOR, peço-te que perdoes a iniqüidade do teu servo; porque procedi mui loucamente.

Esta mesma passagem é narrada em 1Cr 21, mas há uma diferença, lá diz que foi Satanás quem incitou a Davi! 

1Cr 21.1 Então, Satanás se levantou contra Israel e incitou a Davi a levantar o censo de Israel. 

Porque Davi não acatou a voz de sua equipe, 70 mil pessoas morreram. Quando o líder falha, seus seguidores sofrem. Ferirei o pastor, e as ovelhas ficarão dispersas (Mc 14.27).

Não fique atemorizado por causa da ira de Deus sobre o pecado, pois ela foi completamente descarregada sobre Jesus, naquela cruz. Aleluias! Ele levou suas maldições na cruz e o libertou das consequências da desobediência da lei de Deus. Você vive na nova aliança e o sangue de Jesus comprou e justificou você. Nenhum de seus erros atrairá a ira de Deus. O que desejo destacar é um princípio espiritual escrito em Provérbios 11.14:

Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança.

É fácil avaliarmos a história, pois temos as consequências. Se Davi tivesse ouvido a Joabe e aos anciãos, muitos não teriam morrido. Creio que Deus nos dá pessoas para nossa proteção. A aliança do casamento foi idealizada para nos proteger. Aprenda a ouvir a sabedoria do seu cônjuge, quando ela se alinha com a Palavra de Deus.

Precisamos nos cercar de pessoas que são sábias em Deus e amadurecidas na fé para tomarmos decisões. Em Colossenses 3.16 está escrito: Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, [...].

A palavra de Deus é nosso guia mais confiável. O Espírito Santo sempre concordará com ela. Caso não haja PAZ no que você está fazendo, não faça, para imediatamente. Vá orar. A paz é o árbitro em seu coração. Uma das maneiras de você saber se está andando na paz, é a capacidade de ter harmonia com o Corpo e ser agradecido. É o que diz Colossenses 3.15: “Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos”.

Você foi chamado à paz em um só corpo. Isto infere que a direção de Deus é confirmada com seus irmãos maduros que andam com você e, a gratidão estará em seus lábios.

Josafá

Josafá foi um rei correto diante de Deus e contemporâneo do perverso rei do Norte chamado Acabe. Josafá casou seu filho com a filha de Acabe, aparentando-se com ele, leiamos o texto:

2 Crônicas 18:1-3  Tinha Josafá riquezas e glória em abundância; e aparentou-se com Acabe. 2  Ao cabo de alguns anos, foi ter com Acabe, em Samaria. Acabe matou ovelhas e bois em abundância, para ele e para o povo que viera com ele; e o persuadiu a subir, com ele, a Ramote-Gileade. 3  Acabe, rei de Israel, perguntou a Josafá, rei de Judá: Irás tu, comigo, a Ramote-Gileade? Respondeu-lhe Josafá: Serei como tu és, o meu povo, como o teu povo; iremos, contigo, à peleja. [...]

28 Subiram [...] 29  Disse o rei de Israel a Josafá: Eu me disfarçarei e entrarei na peleja; tu, porém, traja as tuas vestes. Disfarçou-se, pois, o rei de Israel, e entraram na peleja. 30  Ora, o rei da Síria dera ordem aos capitães dos seus carros, dizendo: Não pelejareis nem contra pequeno nem contra grande, mas somente contra o rei de Israel. 31  Vendo os capitães dos carros a Josafá, disseram: Este é o rei de Israel. Portanto, a ele se dirigiram para o atacar. Josafá, porém, gritou, e o SENHOR o socorreu; Deus os desviou dele. 32  Vendo os capitães dos carros que não era o rei de Israel, deixaram de o perseguir. 33  Então, um homem entesou o arco e, atirando ao acaso, feriu o rei de Israel por entre as juntas da sua armadura; então, disse este ao seu cocheiro: Vira e leva-me para fora do combate, porque estou gravemente ferido. 34  A peleja tornou-se renhida naquele dia; quanto ao rei, segurou-se a si mesmo de pé no carro defronte dos siros, até à tarde, mas, ao pôr-do-sol, morreu.

Veja que o destino de Josafá quase se tornou o destino de Acabe: morrer na guerra. Qual a razão disto? Porque ele havia se identificado com Acabe. É muito perigoso quando as escolhas de alguém se tornam as suas.  Nem sempre amizades devem ser seguidas. Devemos seguir o Espírito Santo e a Palavra de Deus, não amizades!

Associações falam alto em nossa vida. Você não deveria fazer associações com qualquer pessoa. Não se associe com pessoas iradas e nem rebeldes. 

Provérbios 22:24 Não te associes com o iracundo, nem andes com o homem colérico. 

Provérbios 24:21 Meu filho, tema a Deus, o SENHOR, e respeite as autoridades. Não se envolva com as pessoas que se revoltam contra eles.

crer somente

Provérbios 3.5,6  Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.

Este texto diz: crê somente. São as mesmas palavras de Jesus para Jairo. 

Existe aqui uma disputa entre a confiança total e a apoiar-se no entendimento. Se tenho um, não tenho o outro.

Quando você precisa entender os acontecimentos na sua vida e dar uma explicação, você perde a oportunidade de crer somente. Quando os fatos definem a sua fé, você está se apoiando no seu entendimento e na no coração. Fé que opera ressurreição precisa CRER SOMENTE.

Abraão atingiu este nível de fé. Ele estava CERTÍSSIMO (plenamente convicto) de que Deus tinha poder para cumprir o que prometeu. Ele creu somente. Ele não se apoio no entendimento. A fé se tornou a única opção para ele (Rm 4.21 RC). Quando cheguei em Porto Alegre, o Espírito Santo me dizia: “você não entende, mas creia somente”. Agi assim.

Crer somente é resultado de ouvir corretamente. A fé pura é resultado de palavras puras.

Conclusão

Se sua vida está em desespero, se algo aconteceu e o medo entrou em você. Hoje ele será expulso pela Palavra de Cristo.

O milagre da ressurreição desta menina aponta para algo novo que o Senhor quer fazer. O número 12 aponta para governo do Espírito. Deus ressuscitará, na sua vida, o governo do Espírito. 

Uma palavra profética: Você andará em campos férteis e nenhuma semente será estéril. Haverá saúde e prosperidade em sua casa e você será uma demonstração visível do amor do Pai e da fé de Cristo. Milagres se tornaram o comum em sua vida e encontros sobrenaturais tocaram profundamente em seu coração preparando você para um novo tempo. Amém.

Um testemunho. 

Ministrei esta palavra no domingo dia 4/out/2020. Iniciamos nosso jejum pelo sobrenatural de Deus na segunda. Fiz a primeira live às 12h. às 12h26 recebemos um whats de que um menino havia caído de cabeça de 4 metros. O pai o pegou nos braços como morto. Nossa pastora do litoral norte dizia para a mãe: Creia somente. 

O menino foi diagnosticado, não houve nenhuma sequela. Creio que um milagre de ressurreição ocorreu. Deus seja louvado, porque sua palavra é a verdade e operará o sobrenatural na sua vida também.

Um testemunho significa que Deus quer fazer novamente.


Comentários