0184 – Sendo Inabalável em Tempos de Abalo

 0184 – Sendo Inabalável em Tempos de Abalo

Introdução -hb 4.2 

Hb 12.  26  aquele, cuja voz abalou, então, a terra; agora, porém, ele promete, dizendo: Ainda uma vez por todas, farei abalar não só a terra, mas também o céu. 27  Ora, esta palavra: Ainda uma vez por todas significa a remoção dessas coisas abaladas, como tinham sido feitas, para que as coisas que não são abaladas permaneçam.

A remoção dessas coisas dessas coisas abaladas” - Deus está agitando tudo que pode ser abalado, 

Deixando apenas as coisas que não podem ser abaladas. Pode parecer desconfortável e inconveniente agora, mas esse tremor não é uma coisa ruim. As coisas que resistirão ao teste do tempo e das circunstâncias não podem ser removidas para que nossa confiança seja colocada no lugar certo - em Jesus, o inabalável.

O que não pode ser abalado? Sistema de Deus. O sistema baseado na graça de Deus.

Coisas feitas pelo homem serão abaladas. Não significa que sejam coisas ruins ou imorais, mas coisas pertencentes ao sistema do mundo. Por exemplo: o mercado de ações é algo dos homens não pertence ao Sistema de Deus. Por outro, lado o dízimo pertence ao Sistema de Deus. É a maneira bíblica de Deus prosperar você. A origem da palavra dízimo, em hebraico, é “rico” ou “riqueza”. 

Muitos se relacionam no casamento através do sistema do mundo e não de Deus. Certamente este casamento será abalado! Tudo o que é firmado na habilidade do homem, na psicologia humana será abalado.

As tribulações e aflições veem a todos nós e visam remover o que é abalável, o que é do homem, a fim de permanecer somente o que é de Cristo, o inabalável.

O que conta é como reagiremos a tais abalos. Se respondermos com medo, haverá derrota. 

Construa sua vida sobre o sistema de Deus que é inabalável.

O Monte Sinai e o Monte Sião

O escritor aos Hebreus apresentamos um quadro ilustrativo do que é o Sistema de Deus e o dos homens. Eles são representados pelos dois montes: Sinai onde a lei foi entregue e o monte Sião.

Em Gálatas 4.22 descobrimos o significado de cada um: Pois está escrito que Abraão teve dois filhos, um da mulher escrava e outro da livre. 23  Mas o da escrava nasceu segundo a carne; o da livre, mediante a promessa. 24  Estas coisas são alegóricas; porque estas mulheres são duas alianças; uma, na verdade, se refere ao monte Sinai, que gera para escravidão; esta é Agar. 25  Ora, Agar é o monte Sinai, na Arábia, e corresponde à Jerusalém atual, que está em escravidão com seus filhos. 26  Mas a Jerusalém lá de cima é livre, a qual é nossa mãe; 31  E, assim, irmãos, somos filhos não da escrava, e sim da livre. 

O monte Sinais gera escravidão, medo e, portanto, será abalado.

O monte Sião é a Jerusalém celestial, o Trono de graça, onde Cristo está.

Vejamos cada verso.

Verso 18 - Ora, não tendes chegado ao fogo palpável e ardente, e à escuridão, e às trevas, e à tempestade,

No Monte Sinai a Lei é fogo, mas não ilumina você. O fogo é real, mas queima e dói. Não há direção, mas trevas. Não existe sossego e nem paz de alma, tudo é pura tempestade. Este é o cenário de quem vive no Monte errado. Existe medo em sua vida? Você vive sem saber o que fazer?

Você não chegou para este lugar, não é a condição normal do cristão. Trevas e escuridão não são para você.

Verso 19 - e ao clangor da trombeta, e ao som de palavras tais, que quantos o ouviram suplicaram que não se lhes falasse mais,

No lugar errado a trombeta é de medo e não de revelação de Cristo. A trombeta (o anúncio do evangelho) gera afastamento de Deus. Em Êxodo 20.18, vemos o cenário: Todo o povo presenciou os trovões, e os relâmpagos, e o clangor da trombeta, e o monte fumegante; e o povo, observando, se estremeceu e ficou de longe. 19  Disseram a Moisés: Fala-nos tu, e te ouviremos; porém não fale Deus conosco, para que não morramos.

O verdadeiro sacerdócio só pode acontecer no Monte Sião, jamais no monte Sinai. Quem está no Monte errado não quer ouvir a Deus, eles não desejam se relacionar em vida com Seu Pai celeste. Como isso é triste!

Quem está no Monte errado, sempre pensa que alguém está mais perto de Deus do que ele.

Deus não tem filhos prediletos. Quem procura ouvir o seu discipulador ANTES DE falar com Deus está no monte errado! O discipulado é importante, mas não pode substituir o lugar que só Deus deve ocupar.

Quem está em Sião FALA com  seu PAI, sem medo.

No monte Sinai a som da trombeta emite constantes alertas: “não faça isto, não faça aquilo, porque você pode perder a sua salvação”; “não faça isto, senão você irá para o inferno”. A religião não tem mensagem positiva, mas negativa. Sua ênfase é a condenação e não a libertação.

V.20 pois já não suportavam o que lhes era ordenado: Até um animal, se tocar o monte, será apedrejado.

No monte da Lei você foge da Presença de Deus. Ela lhe causa preocupações e receios. Você tem medo de ser descoberto, pois a culpa e condenação o dominam. 

Deus nunca planejou que alguém andasse na Lei. Quem vive assim, ainda está no Monte errado.

V.21 - Na verdade, de tal modo era horrível o espetáculo, que Moisés disse: Sinto-me aterrado e trêmulo!

Aterrado e trêmulo! 

Moisés era o homem mais manso da terra. Ele era o melhor entre todos no planeta, mas mesmo ele ficou aterrorizado. Estar no Monte errado o levará a ter uma imagem errada de Deus.

Por isso, Deus precisa abalar todas as coisas. Quem vive na Lei será abalado porque tem uma visão errada de Deus. 

Em Êxodo 19.18 diz: “Todo o monte Sinai fumegava, porque o SENHOR descera sobre ele em fogo; a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente)”. O Monte Sinai tremia grandemente. Se você estiver nele será abalado.

Qual a base correta?  

É estar no Monte Sião.

Verso 22  Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembleia

Mas... Mas tendes chegado ao Monte Sião. A obra consumada de Cristo na cruz nos colocou no Monte Sião. O cenário é totalmente diferente!

No Monte Sinai não há ninguém. Nem um animal poderia se aproximar. Mas no Monte Sião, aqui, está o Deus Vivo, a Jerusalém Celestial, incontáveis hostes de anjos e a assembleia dos santos. TODOS MUDARAM para esse monte!

Esse é o seu lugar. Você chegou a ele. Todos estão aqui. Ninguém ficou no Monte Sinai. Não fique lá também.

O monte Sião era uma prefiguração da Igreja que somos nós... (você e eu). Neste lugar, os anjos trabalham a nosso favor.

Algumas promessas e bênçãos de viver em Sião

Salmos 128:5  O SENHOR te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida, 

Salmos 132:13  Pois o SENHOR escolheu a Sião, preferiu-a por sua morada:

Isaías 35.10 Os resgatados do SENHOR voltarão e virão a Sião com cânticos de júbilo; alegria eterna coroará a sua cabeça; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido.

Você é um resgatado? Voltará a Sião com cânticos de júbilo. Deus tirará a tua tristeza e o teu gemido. Ele te dará uma coroa de alegria.

Salmo 125:1  Os que confiam no SENHOR são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre.

Não se abala porque sabe quem está lá.

Verso 23 - e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados,

Em Gn 27.28 está escrito: Deus te dê do orvalho do céu, e da exuberância da terra, e fartura de trigo e de mosto. É a bênção do primogênito.

Você tem a bênção do favor, do melhor desta vida, da vida abundante e prazerosa. Onde os primogênitos aparecem? Na última praga. Todos os primogênitos foram salvos pela morte do cordeiro. Na Cruz, Jesus pagou o preço por você e te deu o direito da primogenitura.


O Juiz de toda a terra

Normalmente tememos o juiz. O juiz de todos já pegou a sentença que era contrária a você e a encravou na cruz e pronunciou o decreto: VOCÊ É JUSTO, pelo sangue de Jesus. Toda a dívida FOI PAGA. Não há nenhum débito contra você. Você não precisa fazer nada para se justificar. Eu declaro você como um “espírito do justo aperfeiçoado”. 

O juiz de todos é quem disse!

Não viva pensando que há alguma coisa que não foi concluída por Deus e que você ainda não pagou a dívida. Não... nada disso. O juiz de todos declarou você justo. Não é apenas uma declaração simplista, essa a mãe de todas as bênçãos. O justo viverá pela fé. Se souber disto você viverá em paz com Deus. Você saberá que não há nenhuma pendência, não há nenhuma dívida a ser paga. Por isto, amado irmão, não tema nada e nem coisa alguma porque o JUIZ de TODOS já sentenciou. Você é livre. Aleluia!

Se não há débitos o que temer?

Quem é justo não tem medo de sentença alguma. Não teme o policial na rodovia... Se não há dívida em minha vida, não temo investigação.

Por que você está tão assustado?  Sua dívida foi cancelada, nada consta contra você. 

Muitos se abalam... Porque acham que estão na lista negra... Seu nome não está na lista negra, sua ficha é limpa. Seu nome está arrolado nos céus para sempre.  Na cruz, todo o escrito de dívida CONTRA VOCÊ foi CANCELADO, não há MAIS DÍVIDA, não HÁ MAIS CONDENAÇÃO.

Você pode entrar com ousadia junto ao Tribunal do Juiz de Todos e, sempre receberá GRAÇA e MISERICÓRDIA.

Quem tem este espírito não se abala, mas permanece firme para sempre.

v. 24 e a Jesus, o Mediador da nova aliança, e ao sangue da aspersão que fala coisas superiores ao que fala o próprio Abel.

Muitos procuram intermediários entre ele e Deus, porque estão no monte errado. 

O Mediador está no Monte Sião! Não há mediador no monte Sinai.

O que Jesus dizia na cruz? Ele, por acaso, dizia: Faça justiça contra eles? Não. Ele dizia perdoa-lhes porque não sabem o que fazem.

Verso 25,26 Tende cuidado, não recuseis ao que fala. Pois, se não escaparam aqueles que recusaram ouvir quem, divinamente, os advertia sobre a terra, muito menos nós, os que nos desviamos daquele que dos céus nos adverte, 26  aquele, cuja voz abalou,

Quem fala? O Sangue verso 24e a Jesus, o Mediador da nova aliança, e ao sangue da aspersão que fala coisas superiores ao que fala o próprio Abel”.

Aqueles que receberam a Lei no Monte Sinai não escaparam do abalo, se nós recusarmos aquele que dos céus nos adverte, o sangue da Nova Aliança, seremos abalados!

Quando você vive com MEDO de algo, você se torna abalável. 

Tá todo mundo aqui no monte Sião! Não mude de monte. Você foi trazido para este Monte da Graça pela obra consumada de Cristo.


O Profeta ageu

A citação de Hb 12.26,27 se refere ao que está escrito no profeta Ageu 2.6-9: Pois assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda uma vez, dentro em pouco, farei abalar o céu, a terra, o mar e a terra seca; 7  farei abalar todas as nações, e as coisas preciosas de todas as nações virão, e encherei de glória esta casa, diz o SENHOR dos Exércitos. 8  Minha é a prata, meu é o ouro, diz o SENHOR dos Exércitos. 9  A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos; e, neste lugar, darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos.


O Verso 7 (na versão RC) diz: e farei tremer todas as nações, e virá o Desejado de todas as nações.


Virá o DESEJADO. Quem é ele? É JESUS. As nações da terra estão conhecendo cada vez mais a Jesus, o evangelho está se espalhando como nunca.


E veja isso. Minha é a prata e meu é o ouro, diz o Senhor. Deus quer te prosperar.


O povo Judeu saiu do Egito com prata e ouro.  O propósito do abalo é trazer verdadeira riqueza à sua vida. 


A glória desta última casa será maior do que a da primeira


Você sabe qual é o significado desta última casa deve ser maior do que a anterior? Isso significa que a Igreja do tempo do fim será maior do que a Igreja primitiva.  Você sabia que a Igreja primitiva se movia com tanto poder que a Bíblia diz que até mesmo a sombra de Pedro curava os enfermos? Até os lenços de Paulo, o lenço com que ele enxugava a transpiração, quando se deparavam com corpos possuídos pelos espíritos malignos, estes gritando saíam dos corpos. Se houvesse enfermidade os lenços ao tocarem nas pessoas as curavam. O poder era tremendo.


A Bíblia diz que a glória da Igreja do tempo do fim será maior. Aleluias!


Envolve as finanças... Agora, prata e ouro não são tudo; é apenas uma ferramenta para você cumprir seu propósito dado por Deus. Não caia no erro de achar que o dinheiro trás prosperidade interior. Existem muitas pessoas que têm muito dinheiro que são pobres. 


Estamos no fim dos tempos. Jesus está voltando. Não tenha medo do que está acontecendo no mundo. Você não é o mundo. A escuridão cobre as pessoas. Mas a glória do Senhor surge sobre você. Você é o filho(a) amado(a) de Deus. Você brilhará durante este tempo. Você brilhará porque o favor de Deus se manifestará sobre você. As pessoas dirão que você é sortudo. Você não é sortudo, você é agraciado e completamente abençoado.


'E neste lugar darei paz', diz o Senhor dos Exércitos. Quando Jesus ressuscitou, a primeira Palavra que liberou sobre os discípulos foi: “Paz seja convosco”. Tudo começa a funcionar quando você caminha na paz de Cristo. E, você tem paz, quando sabe que foi justificado pelo sangue de Cristo.


Amém.



Comentários