0185 – Tornando Conhecido os Nossos Dias

 0185 – Tornando Conhecido os Nossos Dias

Introdução - hb 4.2 (Misture fé ao ouvir a palavra)

Salmos 90:12 Ensina-nos [tornar conhecido] a contar [enumerar] os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.

Deus contabiliza nossa idade espiritual diferentemente da idade natural. Saber discernir os tempos de nossa existência na terra é sabedoria. 

O Salmo 90 foi escrito por Moisés. Sua sabedoria é revelada em suas petições. Ele desejou ver a glória de Deus enquanto o povo se afasta dela. 

A sabedoria está associada ao tempo e dias de nossa vida. Quem perde tempo, perde a vida. 


O Novo Nascimento o Início da Vida Espiritual


Deus inicia a contagem dos nossos dias na terra após o novo-nascimento. Tal princípio pode ser visto em Êxodo 12:2 : Este mês vos será o principal dos meses; será o primeiro mês do ano. Quando a Páscoa foi instituída, a Páscoa representa o novo-nascimento, Deus reiniciou a contagem dos meses. Assim, o novo nascimento é o início dos dias diante de Deus.


Muitos dias podem não ser contados


Você sabia que mesmo depois de salvo, nem todos os seus dias são contados pelo Senhor. Isso pode não ser compreensível para o mundo, mas é um fato espiritual. Você pode ter vivido 50 anos e, ainda assim, não ter 50 anos de idade espiritual. A sabedoria é a capacidade de discernir seu coração e fazer as escolhas certas. Andar na estrada errada por muito tempo, gastará seu combustível. Louvado seja o Senhor que nos dá sua Palavra, ela também promete que anos podem ser restituídos, creia nisto.

Joel 2:25  diz:  Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos.... Aleluias! Você pode se alegrar no poder do Senhor dos Senhores.


Quantos Nascimentos Você Tem?

Em Gênesis capítulos 4.17-24 e 5.1-7, há duas genealogias, a primeira de Caim e a segunda de Sete. As duas genealogias são descritas de maneira semelhante, com exceção que na de Caim não se menciona os dias que viveram e nem a sua morte, não por esquecimento do autor. O fato é que Deus não contabilizou os dias de Caim! Que tipo de pessoas essas do capítulo 4 representam? As pessoas que ainda não nasceram de novo e as que estão fora do propósito Eterno de Deus. Quem não nasceu de novo (2º. Nascimento) não tem dias contados diante do Senhor. Pode parecer triste, mas é a verdade. Eu pergunto para você? Quantos nascimentos você já teve? Se, apenas um, então é necessário você nascer de novo. Após nascer de novo, você está inserido no Propósito Eterno de Deus revelado em Gn 1.28 (ser fecundo, multiplicar-se e dominar a terra...).



Como Deus conta os nossos dias? 

Verifiquemos quantos anos há entre o êxodo do povo de Israel e a construção do Templo por Salomão. Leiamos Atos 13:18-22. Somando os anos mencionados temos 570 e acrescentamos +3 anos (pois Salomão começou a construir o Templo no início de seu Quarto ano de reinado). Totalizando 573 anos.  Portanto, desde o êxodo até o início do quarto ano do reinado de Salomão temos 573 anos.

Leiamos agora 1 Rs 6:1. Aqui são mencionados 480 anos e não os 573 anos. Há uma diferença de 93 anos! Por que essa diferença tão grande? É muito tempo! Estão faltando muitos anos. Se o registro de Atos estiver correto o de Reis está errado. Como pode haver diferença tão grande? Ambos começaram a contagem no êxodo e terminam na construção do santuário! Na verdade, nenhum deles está errado; ocorre que em um dos registros há a aplicação do princípio espiritual de que falamos

Todos os anos mencionados em Atos estão corretos. Foram anos contabilizados, pois os judeus dominavam. Entretanto, na época dos juízes, o povo de Israel foi levado cativo várias vezes e, portanto, esses anos não foram contabilizados pelo Senhor. Vejamos os textos: Juízes 3:8a ira do Senhor se ascendeu contra Israel, e ele os entregou nas mãos de Cusã-Risataim, (...) serviram por 8 anos. A 2ª. Ocorrência está em Jz. 3:14 “os filhos de Israel serviram a Egrom, (...) 18 anos. A 3ª. Ocorrência está em Jz 4:2,3 “Entregou-os o SENHOR nas mãos de Jabim, rei de Canaã, (...) por 20 anos; A 4ª. Ocorrência está em Jz. 6:1 “nas mãos dos midianitas por 7 anos; A 5ª. Ocorrência está em Jz.13:1 “nas mãos dos filisteus por 40 anos. Somando os anos temos os exatos 93 anos! Eis a diferença. Os anos em cativeiro não foram contados. Eles foram perdidos!


Tempo Perdido

Quando estamos em cativeiro os dias não são contabilizados. Sempre que você é enredado pelo mundo e impedido de servir a Deus com liberdade, seus dias não são contados. Israel estava no cativeiro, sem juiz. Sempre que você está fora da proteção espiritual de seus líderes, seus dias não são contados.  Sempre que viveu para você mesmo e não para Deus, seus dias não são contabilizados. Em outras palavras, você talvez tenha crido no Senhor há cinco, oito ou dez anos, mas nesses anos todos, quanto tempo você viveu insensatamente? Quantos desses anos devem ser descontados? Nós perdemos tempo demais!

Paulo disse 1 Timóteo 5:6, sobre as viúvas: entretanto, a que se entrega aos prazeres, mesmo viva, está morta. Quando alguém se entrega aos prazeres do corpo, mesmo tendo aceitado a Cristo, seus dias não são contabilizados pelo Senhor.

Também em 1 Co 3:1, Paulo diz a respeito dos irmãos na igreja em Corinto: “Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais”. Essa afirmação significa que eles perderam muitos dias. Eram como crianças em corpo adulto. Deveriam ter crescido e não cresceram. No tocante a andar no caminho da obediência ao Senhor, a confiar em Deus, já deveriam ser experimentados a ponto de ensinar a outros; porém, até então, eles mesmos não tinham crescido. Que tristeza, mas essa é a experiência de muitos. Sempre que você opta por viver pelas obras da carne, seus dias são comprometidos diante do Senhor. 

Naquele dia, talvez já com mais de 60 anos, Deus provavelmente lhe dirá: “Você viveu diante de Mim menos de dez anos”. Que tristeza! Vamos contar corretamente os nossos dias diante do Senhor. Vamos usar bem o tempo que nos resta.


O exemplo de Abraão

Segundo Atos 7, Deus chamou a Abraão quando estava em Ur dos caldeus, dizendo: “Sai da tua terra e da tua parentela e vem para a terra que eu te mostrarei”. Que fez ele? Obedeceu parcialmente. Ele foi até Harã, que é na metade do caminho. E, ainda, não foi sozinho. Abraão levou seu pai Tera (atraso), o sobrinho Ló e até animais. Deus disse para ele ir até Canaã, mas ele foi até a fronteira. Assim é a experiência de muitos irmãos, eles sempre vão até a fronteira. Eles nunca entram na plenitude do chamado de Deus. Hoje há quem pense: “não preciso me dedicar tanto!”; “Não sou tão espiritual, mas também não sou tão carnal”. Isso é ser um cristão de fronteira. Mais tarde, após a morte de seu pai, Deus outra vez chama a Abraão (Gn. 12). É interessante que quando partiu de Harã, a Bíblia registrou que ele tinha setenta e cinco anos (Gn. 12:4). Quando ele estava em Ur dos caldeus e também em Harã não houve registro! Disto aprendemos, que todos os que estão no meio do caminho, na fronteira, Deus não conta.

Ainda na vida de Abraão ocorreu outro fato. Em Gn. 16 vemos ele aceitando a sugestão de Sara sua mulher, para ter um filho da escrava Hagar. Ismael é gerado. No fim do capítulo 16 foi registrado que Abraão tinha 86 anos e, maravilhosamente, logo no primeiro versículo do cap. 17, diz-se que ele tinha 99 anos. Houve um lapso de 13 anos! Nesses treze anos não se ouviu nada, não foi levantado nenhum altar (que era costume de Abraão), Deus não lhe apareceu, nada aconteceu. Observe isto, por favor, TUDO O QUE VOCÊ FIZER SEGUNDO A SUA PRÓPRIA VONTADE E SEGUNDO A CARNE NÃO É VÁLIDO PARA DEUS, e se perderá.

Isto é belo e profundo! Por que Deus registrou o fato de Abraão ter 99 anos? Abraão foi circuncidado naquele ano, pois chegara o momento de receber a circuncisão. Como consequência, no ano seguinte, nasceu-lhe Isaque. O significado da circuncisão é o eliminar da carne.


Quando tempo é necessário para nos tornarmos espirituais?

Paulo escreveu sua primeira carta para os Coríntios, acredita-se, depois de 3 a 5 anos de ter estado lá. Também ele declara ter ensinado todo o conselho de Deus para os Efésios no período de 3 anos (At. 20:20,31). Portanto, um cristão novo convertido, deveria tornar-se espiritual no prazo máximo de 3 a 5 anos. Infelizmente, ao vermos um cristão vivendo seus dias tão insensatamente, normalmente, dizemos que ele ainda é novo, não tem culpa, pois só está convertido há apenas 3 ou 4 anos! O apóstolo Paulo via isso de maneira totalmente diferente: um ano deve ter o aspecto de um ano e gastar 3 ou 4 anos é excessivo, é totalmente indevido.

Depois de salvo, a consagração da sua vida é imprescindível. Você não é mais seu. Você está estragado para o mundo. Você pertence ao Senhor. Viva intensamente para ELE. Estude a Bíblia, ore, tenha comunhão com o Espírito Santo. Seu trabalho para o Senhor não é vão. Sirva alguém. Sirva à Igreja de Cristo e você crescerá.


Momento do Compartilhamento

  1. Você ora e espera a resposta de Deus sempre que precisa tomar decisões importantes?

  2. Você percebe algo que tem lhe atrasado em sua vida espiritual?

  3. Deus usa aquilo que lhe é dado. A consagração é o ato de sua vontade que dedica seus dias para servir a Deus. Você já se consagrou ao Senhor? Vamos fazer isto agora?


Amém.




Comentários

Postar um comentário