0338 – A Porta da Palavra

 

0338 – A Porta da Palavra



Introdução

Salmos 119:130 RC  A exposição [pethach (pay thar)= porta] das tuas palavras dá luz e dá entendimento aos símplices.

Uma porta que Deus quer abrir em sua vida é Porta da Palavra, ao cruzar essa porta você entrará em novo nível de luz e entendimento espiritual. Quando você obtém revelação (luz) na Palavra você obtém fé e maturidade espiritual. Essa porta se abre pela meditação na Palavra de Deus e somente os simples, os humildes, entram por ela. Somente os humildes querem aprender.

Tudo se resume em termos revelação da obra de Cristo. Não precisamos nos desesperar por nada, apenas mantenha a porta da revelação aberta em sua vida. Revelação não é ver algo novo, que nunca foi visto, mas “ver como Deus vê”, trata-se de ter “entendimento das verdades espirituais”. É a revelação que nos transforma. Temos luz e vida quando temos revelação. Paulo orava para que os cristãos tivessem revelação de toda a sabedoria espiritual, de todo entendimento espiritual, das riquezas de Cristo. Tudo o que você precisa é ver.

Tudo já está consumado. Todas as suas necessidades estão em Cristo, basta ver com os olhos do coração.

 

a meditação na palavra

Sempre que a Bíblia menciona a meditação ela está associada à prosperidade e êxito.  Isso é muito importante! Não existe verdadeira prosperidade em todas as áreas de sua vida, sem uma vida piedosa (uma vida consagrada) na meditação da Palavra de Deus.

Você não poderá desenvolver sabedoria espiritual sem meditação na Palavra de Deus. Deus revelou este fato para Josué, logo após a morte de Moisés. Você faz ideia da “pressão” que havia sobre Josué? Ele fora escolhido para substituir o homem que falava “face a face” com Deus. Ele precisava ganhar o reconhecimento da nação, teria que dominar estratégias de guerra para destruir os inimigos, precisava de muita sabedoria para liderar um povo que viveu 40 anos no deserto e, ainda deveria distribuir a herança entre as tribos (quando se fala de herança entre as famílias, geralmente há tantas dificuldades).

Deus lhe deu a chave para ser bem-sucedido.

Josué 1:8  Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.

A meditação na Palavra prosperará qualquer área da sua vida. Seja você um empregado, empresário, profissional liberal ou aluno, ou do lar.

Sua prosperidade começa com sua alma.

A meditação é a primeira porta a cruzar para robustecer o seu espírito humano.

Comida espiritual gera força espiritual. Oro para que o Senhor abra os olhos de seu coração para descobrir o potencial da vida que há dentro de você.

Por que Deus contaria para Josué como prosperar? Porque a vontade de Deus é prosperar seus servos, imagine quanto aos filhos! O apóstolo João orava pela prosperidade e saúde de seu amado irmão Gaio. Deus quer você próspero e saudável. Você é filho amado, ele ama tanto você quanto ama Jesus.

A palavra “medita” de Josué 1.8 é “hagah”, no hebraico e, significa “sussurrar”, ou seja, falar “baixinho consigo mesmo”. Meditar não está nos pensamentos, mas na boca.

Deus disse para Josué: deste livro”, Josué estava lendo o livro. O livro tem que ser aberto. Você tem que memorizar e MEDITAR. Guarde alguns versículos em seu coração e memória e fale-os durante seu dia.

Dia e Noiteprecisamos começar o dia e terminar a noite meditando na Palavra, falando a palavra e, o sucesso em tudo virá. Se você não está prosperando, se não consegue bom êxito nos seus negócios, você precisa criar um plano para meditar na Palavra.

Observe a sequência dos fatos bíblicos. O último capítulo de Deuteronômio 34.9 Josué, filho de Num, estava cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés impôs sobre ele as mãos; assim, os filhos de Israel lhe deram ouvidos e fizeram como o SENHOR ordenara a Moisés.

Josué estava cheio do espírito de sabedoria, porque Moisés havia imposto a mão sobre ele, assim Deus encerra o livro de Deuteronômio. Na sequência, temos Josué capítulo 1 e Deus ensina o segredo da prosperidade para Josué. Sabemos que a sabedoria é necessária para sermos prósperos e, Josué estava cheio dela, mesmo assim, Deus lhe disse para meditar na Palavra, por quê? Porque você é a meditação na Palavra de Deus é a fonte da sabedoria de Deus.

Você tem que acreditar nisso e começar a praticar a meditação na Palavra de Deus. Meditação no mundo é esvaziar sua mente, no Reino de Cristo é encher sua boca com a Palavra.

Separe textos que possuem promessas para suas necessidades, decore-os e passe o dia falando esses textos.

Na Versão Septuaginta (o Velho Testamento traduzido para o grego).

A palavra hagar (sussurrar) no hebraico foi traduzida como melatáro que se encontra nem (1 Timóteo 4:15).

Medita [melatáro] estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto

Paulo queira que Timóteo tivesse progresso. O teu progresso  será conhecido por todos os seus familiares e amigos. Deus quer que você avance, crescendo no pleno conhecimento de Jesus.

Meditar no que? Na Palavra, veja o contexto:

v. 13  Até à minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino.

Como eu disse, sempre que encontramos MEDITAÇÃO na Palavra de Deus, encontramos sucesso, bênção e prosperidade.

Em todo o contexto de Josué 1.8, vemos que ele tinha que ser muito corajoso e forte para manter-se apegado à Palavra de Deus.

Veja o Salmo 1.2-3:

Deus lhe dá muitas imagens para alimentar a sua fé, No Salmo 1 você se vê como uma árvore sempre frutífera que não sofre na escassez da terra:

2  Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

3  Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.

 

A lei aqui não se refere aos 10 mandamentos, mas a todos os 5 livros do Pentateuco.

Correntes de águas” nunca haverá sequidão, as sementes produzirão na escassez da terra e você terá os melhores frutos em todas as épocas. O rio pode secar para alguns, mas você tem “os rios de água”. Muitos irmãos estão passando por meses de escassez, mas quem medita na Palavra não terá escassez! Mantenha a Porta da Palavra aberta!

“Folha” fala de saúde, você terá saúde para seu corpo e mente. Fala-nos de rejuvenescimento. Deus que vê-lo forte e feliz. Abraão morreu cheio de vida! Não precisamos morrer por enfermidades, apenas partir.

“Tudo o que fizer prosperará”. Deus deseja a sua prosperidade. Deus lhe diz como obtê-la. Não importa se você estuda, vende, qualquer área você prosperará.

Sempre ouvimos das pessoas “eu não sei mais o que fazer”. Meu casamento não está bom, “eu não sei mais o que fazer”. Minhas dívidas estão aumentando, “eu não sei mais o que fazer”. A Palavra de Deus sempre tem a resposta certa. Procure um texto da Palavra que garante aquilo que você precisa e comece a confessá-lo constantemente. Seja forte para falar. Seja corajoso para falar. E você será bem-sucedido.

Quando Não Consegue Dormir

Quando não conseguir dormir seja por cansaço, preocupações ou outra coisa qualquer, comece a “sussurrar versículos bíblicos”, decore alguns.

Salmos 63:6  no meu leito, quando de ti me recordo e em ti medito, durante a vigília da noite.

 

Medite nos Feitos de Deus

Salmos 77.12 RC Meditarei também em todas as tuas obras e falarei dos teus feitos.

 

Quando você medita na Palavra de Deus, seu coração pegará fogo

Salmos 39:3 Incendeu-se dentro de mim o meu coração; enquanto eu meditava se acendeu um fogo: então falei com a minha língua. Disse:[...].

 

Meu coração pegou fogo” — Quando você medita na Palavra a porção que Deus tem para você será como um fogo em seu coração. E isso sairá pela sua boca.

Em Levítico encontramos o princípio O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.” (Lv 6.13), os sacerdotes eram responsáveis por mantê-la acessa, hoje nós somos os sacerdotes. Enquanto você medita o fogo queima! Você alimenta o fogo, coloca lenha no fogo, quando medita na Palavra. É um verdadeiro batismo no fogo!

Ao meditar na Palavra de Deus, sinta seu coração arder com fogo. Essa será a sua palavra rhema, a Palavra viva que separa alma do espírito e traz fé ao seu coração.

No caminho de Emaús encontramos o coração de dois discípulos ardendo:

Lucas 24:32  E disseram um ao outro: Porventura, não nos ardia o coração, quando ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras?

Quando você encontra Jesus na revelação da Palavra você terá o coração aquecido com uma Palavra viva. Tal palavra lhe dará a fé necessária para o seu milagre.

 

Como Você Medita?

Quando você está preocupado com algo, você fica com aquilo na sua mente o tempo todo, você fala consigo mesmo. Você diz coisas como: “- Não sei como vou pagar essa conta” ou se está aborrecido com alguém: “- A hora que eu o encontrar, ele vai ver”.

É o mesmo princípio, você deve colocar a palavra em seus lábios!

Falar consigo mesmo é normal. Um dos solilóquios mais famosos da história é aquele que escreveu William Shakespeare para a sua obra “Hamlet”, onde a personagem principal pega numa cadeira e exclama: “Ser ou não ser, eis a questão”.

Meditar é manter a palavra de Deus em sua boca.

Faça isso, fale a palavra constantemente e você verá a porta de luz e favor aberta para você.

Ruminando

Uma vaca tem quatro estômagos para digerir os alimentos que ingere. Para digerir completamente o alimento que consome, a vaca tem que mastigá-lo, engoli-lo e regurgitá-lo, e repetir o processo muitas vezes antes que o alimento seja digerido adequadamente e se torne nutrientes e força para seu corpo.

Este processo de ruminação (ruminar) é uma imagem da meditação na Palavra de Deus. À medida que meditamos na Palavra de Deus, ela se torna nutrientes e força para o nosso corpo. Tornamo-nos saudáveis e fortes!

A Palavra Está Sustentando Tudo

Hebreus 1.3  Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando [tempo presente] todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas,

É a palavra viva que sustenta todas as coisas. Seu casamento, sua saúde e sua prosperidade em vida.

Medite na Palavra todos os dias.

 

Amém.

 

Comentários