0340 – Ao Redor do Altar

 

0340 – Ao Redor do Altar


Introdução

Salmos 26:6 Lavo as mãos na inocência e, assim, andarei, SENHOR, ao redor do teu altar.

Davi era um profeta e viu a graça de Deus. Neste texto, ele profeticamente nos mostra a obra completa de Cristo à medida que considera o andar ao redor do Altar de Bronze.

O Altar de Bronze

O altar de bronze representa Jesus. O bronze resiste a altíssimas temperaturas. Jesus suportou na Cruz o fogo de Deus que veio eliminar o pecado e a maldição. Na lei o sacrifício era consumido pelo fogo, mas na Graça Jesus é maior que o fogo. Depois do “fogo” sobre si, Ele ainda chamou a Deus de Pai.

O que representa para nós o “andar ao redor dos quatro lados do altar de bronze”?

Lado NORTE

O cordeiro era sacrificado no lado norte do altar. Enquanto o sacrifício queimava no fogo, um aroma suave subia para Deus.

Nossa experiência começa com a cruz, no lado norte.  O lado NORTE é por onde o mal vinha. Na geografia de Israel sempre que os inimigos vinham para atacar era pelo lado NORTE.

  O profeta Jeremias disse: Disse-me o SENHOR: Do Norte se derramará o mal sobre todos os habitantes da terra. Jr 1.14 

Deus colocou a Cruz entre você e seus inimigos! A CRUZ DETEM O MAL sobre você e sua casa.

Na Cruz Jesus venceu todos os nossos inimigos.

Colossenses 2:15  e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.

Gálatas 5:24 - E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.

Gálatas 6:14  Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo.

Todas as suas necessidades foram supridas na cruz:

2Co 8.9  pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos.

Não espiritualize esse versículo, todo o contexto é sobre finanças.

Cura divina: 1Pe 2.24  carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.

Sempre que enfrentar problemas pergunte: “- O que aconteceu na cruz”?

Na cruz Jesus nos libertou de toda a maldição da lei.

Solidão?

Jesus sofreu solidão na cruz, para que você jamais sofra solidão. O Salmos 88.8 NTLH diz: Tu fizeste com que os meus amigos me abandonassem e olhassem com nojo para mim. Sou como o preso que não pode escapar.

Tudo foi providenciado na cruz. Lembre-se disso sempre que tomar a Santa Ceia.

João 8.28  Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do Homem, então, sabereis que EU SOU [...]. Ao olharmos para a obra da Cruz, sabemos que TUDO foi providenciado para nós.

Lado Oriental/Leste

O lado oriental ou Leste é o lado do Sol nascente, era o lugar das cinzas:

Lv 1.16  tirará o papo com suas penas e o lançará junto ao altar, para o lado oriental, no lugar da cinza;

O que simboliza as cinzas? A obra consumada de Cristo.

O fogo não queima as cinzas. O que foi queimado desaparece.

Jesus o cordeiro de Deus consumou a obra, quando disse na cruz: “Está Consumado”!

O cordeiro era trazido, o sacerdote examinava o cordeiro, o ofertante colocava suas mãos sobre o animal “transferindo seus pecados”, imolava e os sacerdotes partiam o animal e queimavam no fogo do altar e jogava as cinzas no lado LESTE que TAMBÉM era a ENTRADA do Tabernáculo.

Vamos supor que no dia seguinte, o astuto diabo vem até o ofertante e com voz suave lhe diz: “- Será que Deus aceitou o sacrifício”?

Aquela pessoa preocupada corria para o monte do templo e ao raiar do Sol o que ela via, ao olhar para o Tabernáculo? As cinzas!

Aleluia! Quando o diabo lhe disser que você está enfermo e não será curado, diga-lhe que você vê as CINZAS da OBRA CONSUMADA DE CRISTO. Quando disser que você não vai sair dessa, aponte as cinzas para ele.

Cinzas e Unção

No hebraico a palavra cinzas é também traduzida por unção. Existem duas palavras para unção: mashiák e. Essa última significa cinzas. O que significa isso para nós?

Significa que sempre que você fala da obra consumada de Cristo, a unção virá sobre você. Todo pastor e líder que prega as cinzas da obra consumada de Cristo terá UNÇÃO.

Depois da mensagem da Cruz é a mensagem da Graça que aproxima as pessoas de Deus.

O Salmos 20.23,4 diz:

Lembre-se de todas as tuas ofertas de manjares e aceite [dashén] os teus holocaustos. Conceda-te segundo o teu coração e realize todos os teus desígnios.

Quando você crê que a obra de Cristo foi definitiva e completa por você. Deus promete conceder os desejos de seu coração.

Que maravilha!

Lado Sul

Ezequiel 47.1 Depois disto, o homem me fez voltar à entrada do templo, e eis que saíam águas de debaixo do limiar do templo, para o oriente; porque a face da casa dava para o oriente, e as águas vinham de baixo, do lado direito da casa, do lado sul do altar.

O profeta via o futuro, literalmente as águas saíram do Templo. Para nós já é verdade.

As águas simbolizam os “rios de água viva” e apontam para o Espírito Santo.

Depois da obra consumada PODEMOS SEGUIR o Espírito Santo.

Você não PODE PULAR da Cruz para o Lado Sul! Muitos dizem coisas carnais e naturais em nome do Espírito Santo, mas não aceitam a obra completa de Cristo e vivem debaixo de culpa e condenação. Sempre que você tiver consciência de pecado, você projetará o pecado sobre os outros!

Gálatas 5.18  Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.

Quem tem culpa está debaixo da lei, quem tem condenação está debaixo da lei e não ouve o Espírito Santo.

O problema dos filhos de Deus não é o pecado o problema é a tolice. O pecado é um assunto resolvido. Você crê nisso?

Lembra-se das virgens? 5 tolas e 5 sábias. Jesus não fala de 5 pecadoras e 5 santas! Existem somente dois grupos na família de Deus: os sábios e os tolos. Não seja tolo, seja cheio do Espírito Santo.

Lado Oeste/Ocidental

O que tem neste lado? A Casa de Deus, o Tabernáculo.

Para uma vida de sucesso você precisa da Casa de Deus, onde existe uma porta, onde os anjos sobem e descem, onde a Presença do Pai está.

Não deixe de congregar: Hb 10.25  Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.

Existe tanta tolice na Internet que incentivam você a não congregar. O “Dia” se aproxima e cada vez mais, o diabo e o mundo tentarão afastar você da Casa de Deus.

Sozinho você é mais frágil, é mais tentado e faz coisas estúpidas. Quando está UNIDO com o Corpo, recebe unção, favor, bênção e vida. Sempre que está com outros irmãos, numa festa, numa célula, existe vida fluindo. Existem luzes brilhando. O diabo ataca os que vivem sozinhos.

Hoje encontramos os “desigrejados”, os da “igreja Invisível”, que ignoram o valor espiritual da vida da Igreja. Há poder na vida da Igreja.

Jesus morreu pela Igreja, ele está EDIFICANDO a IGREJA. Muitos falam de ministérios, como louvor, como assistência social, MAS JESUS está EDIFICANDO a Igreja.

A Igreja reunida é a Casa de Deus.

Jesus anda na igreja local, vemos isso em Apocalipse. Ele está no meio dos candelabros que são igrejas locais. Ele escreveu uma carta específica para cada uma das 7 igrejas existentes nos dias de João. Ele não deu um sermão coletivo, Ele falou individualmente reconhecendo cada obra, cada atividade e lhes deu uma palavra específica.

Nunca critique um irmão, não fale mão, não dê falso testemunho sobre ele. Avalie os fatos antes de comentar com alguém.  O Pai ama a todos. Deus não gosta que falemos mau um dos outros!

Por fim, Davi diz:

Salmos 26.6-8 Lavo as mãos na inocência e, assim, andarei, SENHOR, ao redor do teu altar,  para entoar, com voz alta, os louvores e proclamar as tuas maravilhas todas. Eu amo, SENHOR, a habitação de tua casa e o lugar onde tua glória assiste.

A glória assiste na Casa do Pai, quando estamos reunidos.

Você ama a Casa do Pai, ama a reunião da Igreja?

Não há outro lugar melhor para estar.

O último estágio de “andar ao redor do altar” é contemplar Cristo e a Igreja. Empenhe-se por isso, os dias serão cada vez piores e juntos somos mais Jesus.

Amém.

Comentários