0336 – A Porta Está Na Casa

 

0336 – A Porta Está Na Casa


Introdução

Gn 28.10 Partiu Jacó de Berseba e seguiu para Harã.

11  Tendo chegado a certo lugar, ali passou a noite, pois já era sol-posto; tomou uma das pedras do lugar, fê-la seu travesseiro e se deitou ali mesmo para dormir.

12  E sonhou: Eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela.

13  Perto dele estava o SENHOR e lhe disse: Eu sou o SENHOR, Deus de Abraão, teu pai, e Deus de Isaque. A terra em que agora estás deitado, eu ta darei, a ti e à tua descendência. 14  A tua descendência será como o pó da terra; estender-te-ás para o Ocidente e para o Oriente, para o Norte e para o Sul. Em ti e na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra. 15  Eis que eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei voltar a esta terra, porque te não desampararei, até cumprir eu aquilo que te hei referido.

16 Despertado Jacó do seu sono, disse: Na verdade, o SENHOR está neste lugar, e eu não o sabia.

17  E, temendo, disse: Quão temível é este lugar! É a Casa de Deus, a porta dos céus.

NTLH: ... Aqui é a casa de Deus, aqui fica a porta do céu!

18  Tendo-se levantado Jacó, cedo, de madrugada, tomou a pedra que havia posto por travesseiro e a erigiu em coluna, sobre cujo topo entornou azeite. 19  E ao lugar, cidade que outrora se chamava Luz, deu o nome de Betel.

20  Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista, 21  de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então, o SENHOR será o meu Deus; 22  e a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de Deus; e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo.

Temos revelações aqui:

1.  Temos a primeira menção da “Casa de Deus”, nessa visão de Jacó, na Casa encontramos:

a.      1º.) Os céus abertos;

b.     2º.) Deus falando;

c.      3º.) Atividade angelical;

d.     4º.) O acesso à porta;

e.      5º.) “Coisas Maiores”.

Em João 1.50,51 Jesus é a revelação dessa Casa de Deus. Veremos coisas maiores, quando virmos a Casa de Deus!

2.  - Uma escada ligando terra e céu:

a.   Uma escada é uma conexão de um nível baixo para um nível superior;

b.   Escada é para crescimento a níveis superiores. No hebraico tem o sentido de “elevar, exaltar”. Deus deseja que você “suba”, que tenha uma vida “mais elevada”;

c.   Você não pula até o topo da escada, você sobe, degrau a degrau. Você precisa do pão a cada dia, o louvor a cada dia, a participação a cada dia, a Presença a cada dia. É subindo um degrau após o outro que você chegará à porta para uma vida mais elevada.

d.     Figurativamente a escada representa o compromisso de perseverança. Que você encontrará o milagre! (Hebreus 6.12 RCpara que vos não façais negligentes [preguiçosos], mas sejais imitadores dos que, pela fé e paciência, herdam as promessas”.

e.   Seu crescimento é INTENCIONAL. Ninguém pode crescer por você. Você não cresce da noite para o dia. Não existe pílula de crescimento. Não existe mágica para crescimento. Seu crescimento espiritual no pleno conhecimento de Cristo é intencional. Desde que o ano começou, quantos cultos você participou? A porta está no final da perseverança! Caminhamos de glória em glória e de fé em fé.

f.    Quanto mais alto for o nível que deseja chegar, mais exigirá de você. Quando estive em Londres, subi juntamente com outro pastor os 320 degraus da escada na estação de Hampstead, quase 60 metros. Os primeiros degraus foram fáceis, tínhamos disposição, expectativa, energia, mas depois do número 100, as pernas endureceram, a coragem diminuiu! Mesmo assim, fomos até o fim. Quanto maior for o sonho e missão, maior o seu preparo.

g.     A cada degrau um teste de fé. Antes de uma promoção, existe um teste de fé. Não desista, apenas continue subindo, respire, tome fôlego, não tenha pressa, apenas continue subindo e logo... muito em breve... você cruzará a porta!

 

3.  – A Porta é a Revelação da Casa

a.      A porta está na Casa. A Casa de Deus é a Igreja. É na Igreja que você encontra a porta. É na Igreja que você terá uma vida mais elevada. Os filhos que estão na casa participam da fartura do Pai.

b.     É na casa que o favor e a bondade se encontram. O Salmo 23 é um Salmo de liderança do Espírito para nossas vidas. Nele encontramos o coração do bom Pastor, Jesus. Ele nos conduz para lugares de descanso e abundância. Ele nos livra dos caminhos errados e por fim Ele nos conduz para sua casa onde suas riquezas estão estocadas. O texto diz: Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre (23.6). É habitando na casa que você repousa na bondade e no favor (misericórdia) do Pai.

 

4.  - As Pedras Vivas:

a.     A casa é de Pedras Vivas, não mortas. Pedras Vivas foram transformadas. Elas receberam o toque do milagre do novo nascimento. Sem Jesus todo homem é apenas barro, mas com Jesus todo o homem é pedra. Jesus é Rocha, Pedra, você é como Ele é. Pedras não se deslocam com facilidade, não são ambulantes, não variam, elas permanecem firmes, inabaláveis.

 

5.  – É na Casa que Você se Transforma em Coluna:

a.   A coluna é para sustentar. Muitos são frágeis porque estão fora da Casa de Deus. Os que entendem o Reino de Deus se tornam numa coluna;

b.  Uma coluna não muda, uma coluna estabelece beleza e sustentação. Uma coluna traz confiança e segurança.

c.   Toda função de liderança deve ser uma coluna da Casa de Deus. Uma coluna tem força para se manter.

                                                  i.     A Promessa para os Vencedores é: Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá (Apocalipse 3:12);

d.     Colunas não se escandalizam e vão embora, eles são como árvores de profundas raízes plantados junto às águas, eles não precisam se mudar eles frutificam mesmo no deserto.

e.   Colunas abençoam os outros, mais do que a si mesmos! Uma coluna serve os demais. Sua principal função é dar suporte em amor, é possibilitar a edificação da Casa.

 

6.  – O Azeite transforma as Pedras em Colunas:

a.   Um Pedra se Torna Coluna porque tem azeite sendo derramado. O Azeite é a unção fresca do Espírito Santo. O óleo sagrado que separa do comum. Colunas andam em santidade.

b.  O óleo que ilumina, cura e protege está disponível na Casa de Deus.

 

7.  – É na Casa que a Bênção da Prosperidade Está:

a.     Jacó fez um voto: “Se o Senhor me abençoar” ele daria o dízimo. Quando reconhecemos a bênção de Deus, entregamos os dízimos;

b.  A Casa de Deus é reconhecida como Coluna quando entregamos os dízimos. Igreja forte é uma igreja onde todos são dizimistas. Do pastor ao membro mais jovem;

c.      Dízimo não é dinheiro é reino. O reino deve vir em primeiro, o dízimo deve vir em primeiro. O dízimo são as primícias que aumentam nossa prosperidade espiritual e natural;

d.     O dízimo é para honra e reconhecimento. Abraão ensinou a Jacó, seu filho, que o dízimo traria prosperidade. Jacó fez um voto de reconhecimento da prosperidade, paz, saúde e proteção. O dízimo prosperará você em tudo, porque conecta sua vida a Deus como sua fonte;

 

e.      No final da vida Jacó era muito rico, como Abraão. De uma posição de solidão, escassez, indefinição e fuga. Jacó retornou em paz, com 12 filhos e muita riqueza. Ele disse: Sou indigno de todas as misericórdias e de toda a fidelidade que tens usado para com teu servo; pois com apenas o meu cajado atravessei este Jordão; já agora sou dois bandos (Gn 32.10). A riqueza aumentou sua gratidão;

f.    E diante de seu irmão Esaú: Peço-te, pois, recebe o meu presente, que eu te trouxe; porque Deus tem sido generoso para comigo, e tenho fartura. E instou com ele, até que o aceitou (Gn 33.11).

g.   O presente de Jacó para seu irmão, mais ou menos, atualizada para os dias de hoje seria: R$ 8.010.000,00

 

8.   Conclusão

A porta está na Casa de Deus, a Igreja.

Faça um propósito de não faltar em nenhum culto da igreja;

Faça todos os treinamentos possíveis;

Seja cheio do Espírito e da Palavra e se torne numa Coluna hoje e no futuro você continuará sendo uma coluna.

Amém.

2024 o Ano das Portas Abertas.

Comentários