0212 – O Cálice de Bênção

 0212 – O Cálice de Bênção 

Introdução 

Sabemos que o que comemos e bebemos se torna um com nosso organismo, participamos dos alimentos, assim ocorre no mundo espiritual. Aquilo que comemos participamos. 

Jesus nos deixou a Santa Ceia para que participemos de Suas bênçãos. Em 1 Coríntios 10:16 lemos:  Porventura, o cálice da bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é a comunhão do corpo de Cristo?

Bebemos e comemos a bênção de Cristo.

Comunhão significa “a parte que alguém tem em algo”. Quando comemos e bebemos com a fé correta, participamos das virtudes do sangue e do corpo de Cristo. Existe um poder espiritual nos elementos da ceia.

Observe que o cálice é da bênção. Não existe maldição. Que bênção há no sangue e no corpo? No sangue há perdão dos pecados e no pão há cura para o corpo.

Como não amar Jesus e louvá-lo pelo que Ele fez por nós! 

O sangue nos purificou de todos os nossos pecados. A purificação significa “limpeza”. Somos constantemente lavados pelo sangue de Jesus. Apocalipse 1.5 diz: “[..] Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados [...]”.

Imagine-se debaixo de uma “cachoeira” espiritual do sangue de Jesus. A Palavra diz: “o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado”. O verbo purifica está no modo presente contínuo. Quando você peca, o sangue atua como “sabão” e água purificadora.

Jesus afirmou: “quem muito é perdoado, muito ama”. Quando mais você crer que está perdoado, mais amará ao Senhor. Saber e crer que você está perdoado não o incentivará a pecar mais, muito pelo contrário, vai incentivá-lo a amar mais.

Além do perdão, o sangue nos tornou justos. Você é justo. 

Ser justo significa estar diante de Deus sem qualquer condenação. É ser declarado inocente. Deus faz isto, porque atribuiu a justiça de Cristo sobre nós. Cristo é justo e, nele, nós somos também.

Se você viver aquém das realidades do sangue, talvez por ignorância, ou por sentimento de autopiedade ofenderá a obra de Cristo. Não viva de maneira comum, viva a realidade da vida de Cristo dada pelo seu sangue.

Quando participo com o entendimento das realidades do sangue e do corpo, sou abençoado.

No corpo há saúde. O Corpo de Jesus foi ferido para nos dar cura. Somos curados pelas suas feridas.

A saúde é a maior bênção nesta terra, depois da salvação. Se você for saudável viverá bem. Ter dinheiro não pode garantir saúde para você. Se você tiver muito dinheiro, mas tiver depressão como desfrutar do que ele pode te dar? Se você viver acamado, como desfrutar da vida? Se tiver saúde, mesmo que não tenha muito dinheiro, poderá viver dias bons e ser feliz.

Quando Jesus andou sobre a terra, a maioria dos seus milagres relacionou-se à cura física. Ele também andou sobre as águas algumas vezes, mas viveu em completa saúde todos os seus dias.

Deus deseja que vivamos a plenitude de nossos dias sem enfermidades no corpo. Quando tirou seu povo do Egito, ele cuidou para que vivessem em saúde e plenitude física:

Salmos 105.37 Então, fez sair o seu povo, com prata e ouro, e entre as suas tribos não havia um só inválido.

A Nova Aliança é superior à Antiga Aliança. Deus promete cura e vigor físico.

Discernindo o Sangue e o Corpo

1 Coríntios 11.23  Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;

Paulo recebeu do Senhor. Quando? Foi por revelação no espírito, porque ele não esteve juntamente com os demais apóstolos no dia em que Jesus tomou a ceia com eles. Você também não está fisicamente diante do Senhor, mas pode receber a revelação no espírito e desfrutar da plenitude de sua bênção.

11.24  e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória [trazer aos pensamentos] de mim.

25  Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória [trazer aos pensamentos] de mim.

A Nova Aliança é tudo o que recebemos na redenção. Somos filhos amados de Deus e seus herdeiros. Somos justos pelo sangue de Cristo, assim temos paz e acesso permanentes a Deus, nossa condição diante de Deus é favorável sempre, estamos corretos diante de Deus pelo sangue de Cristo. Recebemos sua vida no espírito, somos o santuário de Deus nesta terra e somos um com o Senhor para sempre. Impressionante o que o Senhor fez! A Nova Aliança é muito mais do que recebemos uma coisa aqui e outra acolá. É o próprio Deus vivendo em nós, ela é tudo!

Quando você bebe do sangue, com este entendimento e, sabe que está numa posição correta diante de Deus, não há culpa ou condenação, não há medo. Você tem uma consciência purificada e pode orar, sabendo que Deus está te ouvindo. Você não se deixa levar pelo pensamento sobre seu comportamento, certo ou errado, mas sim pelo pensamento sobre o que fez o sangue de Jesus por você. Jesus fez tudo correto e te imputou, colocou, transferiu sua justiça para você. Você está diante de Deus livre de pecados. Você é um justo. E o justo é livre para pedir, para possuir e assumir sua posição em Cristo.

Se crer nisto, você nunca mais aceitará a condenação e culpa.

26  Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha. 27  Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor. 28  Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; 29  pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si.


Neste ponto muitos de nós sofremos pelo ensino errado. Cresci na vida da igreja. Lembro-me, quando jovem, o quanto me examinava para ver se tinha confessado todos os meus pecados (do mês) e, se eu me achava digno de participar da ceia do Senhor. Afinal eu não queria juízo sobre mim! Ninguém quer!!

Jesus disse: “EM MEMÓRIA DE MIM”. Quando eu olhava para mim, eu tinha “memória de mim mesmo e não de Cristo”! Eu tirava os olhos do sangue e colocava nas minhas atitudes. Que tristeza!

Ainda me lembro de ficar observando quem não pegava os elementos da Santa Ceia.  Tenho a imagem vívida de um obreiro que não pegou os elementos uma vez, fiquei intrigado, julgando e pensamento, que tipo de pecado ele havia cometido! Que fariseu!

O cálice do sangue, naquele tempo, não era de bênção, mas de maldição. Muitos faltavam no “dia do juízo”. Porque temiam serem condenados com o mundo!

A escravidão é resultado da ignorância. 

Discernindo o Corpo

11.30  Eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem.

Força, saúde e longevidade são dispensadas na Comunhão da Ceia do Senhor, quando discernimos o Corpo de Cristo ao comer do pão.

Como discernir o Corpo?

O corpo é para sua saúde e preservação. Jesus quando se dirigiu a mulher sírio-fenícia que clamava pela libertação de sua filha, disse-lhe (Marcos 7):

27  Mas Jesus lhe disse: Deixa primeiro que se fartem os filhos, porque não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. 28  Ela, porém, lhe respondeu: Sim, Senhor; mas os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem das migalhas das crianças. 29  Então, lhe disse: Por causa desta palavra, podes ir; o demônio já saiu de tua filha.


Jesus chamou de “pão dos filhos” a libertação que a mulher desejava. Ela era gentia e não participava da aliança de Deus com os judeus. Mas se contentou com as migalhas. Se as migalhas lhe deram a cura e libertação, o que não fará o “pão inteiro”? 

Você é filho amado de Deus, seu lugar é assentado na mesa do Senhor. 

A saúde e libertação de demônios estão conectadas na Bíblia, pois ambas vêm de uma opressão maligna, conforme Atos 10.38: Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele;

A enfermidade é uma opressão do diabo, assim como a uma possessão maligna. 

Por suas feridas fomos sarados

1Pe 2.24 afirma: “por suas feridas fomos sarados”. A declaração é precisa. Não há dúvidas do que a Palavra diz. Existe cura quando participamos da comunhão do corpo de Cristo.

Quando você participar do pão, saiba que há cura na comunhão do corpo de Cristo. Você participa da saúde de Cristo. Quando você participa neste espírito de fé, algo acontece com seu corpo, seu vigor físico e plenitude são transferidos para você.

De Maneira Digna

1Co 11.27  Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor.

Como já mencionei, na minha adolescência fui ensinado (e também ensinei) que deveríamos SER DIGNOS de participar. Eu tinha medo de falhar. Tinha medo de tomar, porque sabia que tinha falhado. 

Sempre havia medo envolvido, o medo é resultado da condenação.

Quando Paulo fala indignamente, ele usa um advérbio, o que modifica um verbo. O sentido não é se sou digno ou não, mas se tomo da maneira digna.

Não fala de mim, mas de como participo. Se for em memória da obra do sangue e do corpo de Cristo, recebe a bênção que neles há. 

Não tem a ver com o que eu fiz, mas do que o pão e o sangue fizeram. Tenho que discernir isto para obter vida e saúde.

Tomar indignamente é NÃO CRER no que a Palavra diz sobre o valor do sangue e do corpo de Cristo. 

Quem pode se considerar digno de participar do sangue de Deus? Como a religião pode cegar uma pessoa!

A maneira digna é CONSIDERAR APENAS O QUE JESUS FEZ pelo seu sangue e pelo seu Corpo e não por aquilo que eu fiz. Sei que o pecado é algo extremamente ruim e perigoso, mas o sangue nos purificou de todo o mal. Não defendo em hipótese alguma que você viva em pecado, mas Paulo aqui não fala sobre ele e sim sobre sua maneira de tomar.

v.28  Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice;

Observe que o verso 27 diz sobre a maneira como tomamos e não para examinar nossos pecados. Em nenhum lugar Paulo fala para olharem para si mesmos e terem consciência de seus pecados. Devemos fazer em memória de Cristo na Cruz, nada mais. O que deve ocupar nossos pensamentos é a lembrança do Cristo crucificado. O sangue escorrendo para perdão dos pecados e o corpo dilacerado para cura de nosso corpo.

Examine-se se é esta a MANEIRA COMO você participa.

Julgamento com o mundo

31  Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. 32  Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.

Não se trata de sermos condenados como o mundo. Essa é uma interpretação errônea. Como aquele que não nos condena pode nos condenar com o mundo? O sentido da palavra julgamento é “uma sentença divina” (no grego krima). Quando Adão pecou uma sentença divina foi declarada sobre a humanidade e enfermidades, pobreza e morte são consequências dela. O mundo está sujeito à maldição. 

Ao julgarmos a nós mesmos, devemos discernir se estamos compreendendo o Corpo de Cristo em Sua morte na cruz, para não sofrermos a “sentença” que há sobre o mundo.

Há poder no comer

Adão e Eva ao comerem de um simples fruto, levaram toda a humanidade à morte. Esta morte inclui a enfermidade, fraqueza e pobreza.

Comer tem grande significado espiritual. 

Jesus está aguardando o dia em que comerá novamente conosco. Deus resolveu colocar no simples ato de comer um pedaço de pão, a cura para nossos corpos. 

Em João 6.51, Jesus diz: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne”. 

É sua carne que ele dá para vida do mundo. Sua carne é seu corpo.

Phago e Trogo

Neste capítulo de João 6, Jesus no meio do discurso com os judeus, troca a palavra grega “comer” (phago) (que significa uma refeição, num sentido geral) para “trogo” ( que significa mastigar, triturar). Mostrando que Ele se referia ao PÃO da Santa Ceia, como Seu Corpo.

Lendo desde o verso 53 temos:

53  Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes  [phago] a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos.

Então Jesus troca a palavra:

54  Quem comer [trogo] a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55  Pois a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida.

56  Quem comer [trogo]  a minha carne e beber o meu sangue permanece em mim, e eu, nele.

56  Quem comer [trogo] a minha carne e beber o meu sangue permanece em mim, e eu, nele.

Quem mastigar a minha carne e beber o meu sangue permanece (é ter comunhão, manifestação). Não se trata de um sentido espiritual como a primeira palavra “phago”, mas algo físico.

Jesus usou duas palavras para mostrar propósitos diferentes. Compreende? Há um poder em como recebemos a Ceia do Senhor.

No verso 57:

Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta [trogo] por mim viverá.

Vivemos pela vida de Cristo, ao COMERMOS a Ceia do Senhor.

Não apenas uma vez, mas continuamente...

Jesus repete várias vezes: “quem comer e beber...”. Não apenas uma vez, mas continuamente. O verbo está no presente contínuo, trata-se de uma ação constante.

Pv 4.20 Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos. 21  Não os deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-os no mais íntimo do teu coração. 22  Porque são vida para quem os acha e saúde, para o seu corpo.

Kenneth Hagin diz que uma versão da Bíblia fala “remédio” em vez de “saúde”. Quantas vezes você tem que tomar um remédio para ficar bem? Se for uma infecção profunda, quantas doses de antibiótico?

Muitos não recebem porque desistem cedo demais.

Momento da ceia

Tome o pão e diga: obrigado Jesus este é o teu corpo dado por mim e minha casa. Reconheço que teu corpo foi ferido na cruz para me abençoar com a cura física. Esta cura é para mim e minha casa. Eu creio que por tuas feridas eu fui curado e desfruto de saúde e longevidade, amém. (Mastigue o pão).

Tome o cálice e diga: obrigado Jesus, este cálice é a nova aliança no teu sangue. O teu sangue me purificou de todos os meus pecados, me justificou e santificou. Sou a Justiça de Deus em ti. Obrigado porque agora não há condenação e culpa, mas estou em paz contigo. Posso participar plenamente da tua herança, por tua justiça. Eu te louvo e agradeço pela vida eterna e por ser mais que vencedor em Ti, amém. (Beba o vinho).


Comentários