0214 - As Quatro Chaves Que Destravam Seu Milagre

 0214 - As Quatro Chaves Que Destravam Seu Milagre

Introdução

A multiplicação dos pães foi um milagre que desvenda chaves espirituais para outros milagres. 

Existem quatro chaves inseridas neste milagre, a falta de compreensão deles cegou o coração dos discípulos e eles não reconheceram o Senhor Jesus. Em Marcos 6.47-52  diz: Ao cair da tarde, estava o barco no meio do mar, e ele, sozinho em terra. E, vendo-os em dificuldade a remar, porque o vento lhes era contrário, por volta da quarta vigília da noite, veio ter com eles, andando por sobre o mar; e queria tomar-lhes a dianteira. Eles, porém, vendo-o andar sobre o mar, pensaram tratar-se de um fantasma e gritaram. Pois todos ficaram aterrados à vista dele. Mas logo lhes falou e disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais! E subiu para o barco para estar com eles, e o vento cessou. Ficaram entre si atônitos, porque não haviam compreendido o milagre dos pães; antes, o seu coração estava endurecido”.

Eles não reconheceram a Jesus, porque não haviam compreendido o milagre dos pães.

O mesmo aconteceu na segunda multiplicação dos pães:

Jesus e os discípulos entraram no barco, após a multiplicação dos pães. Os discípulos esqueceram de levar pães, tendo apenas um com eles. Jesus lhes disse:  “Vede, guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes”. Os discípulos discorriam entre si: “É que não temos pão”. Incrível como eles não compreenderam o milagre dos pães! Estavam preocupados por terem apenas um pão. Eles se esqueceram das multiplicações que haviam ocorrido! Se fosse necessário, Jesus multiplicaria novamente! 

O fermento, mesmo em pouca quantidade, tem o poder de se expandir. Jesus os advertia sobre o ensino dos Fariseus, baseado na lei e, o ensino de Herodes que se refere ao sistema sociocultural e político do mundo.

Por isso, Jesus lhes disse: “[...] Por que discorreis sobre o não terdes pão? Ainda não considerastes, nem compreendestes? Tendes o coração endurecido? Tendo olhos, não vedes? E, tendo ouvidos, não ouvis”? Marcos 8.17,18.

Eles não puderam compreender porque o coração estava endurecido. A razão deste endurecimento é a falta de compreensão das quatro chaves ocultas neste milagre.

Vamos a elas.

As quatro chaves 

Em Marcos 6.41 está escrito: “Tomando ele os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos ao céu, os abençoou; e, partindo os pães, deu-os aos discípulos para que os distribuíssem; e por todos repartiu também os dois peixes”.

Jesus tomou os pães, abençoou, partiu e deu aos discípulos.

No momento da Ceia, descrito em Marcos 26.26, Jesus faz a mesma coisa: Enquanto comiam, tomou Jesus um pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo.

A atitude de Jesus nos desvenda as quatro chaves, ou seja, o ato de TOMAR, ABENÇOAR, PARTIR e DISTRIBUIR.

Você precisa compreender a operação dessas quatro chaves. Cada momento revela um princípio para nós.

1ª. Chave: Consagração (o fato de estar nas mãos de Jesus)

O sentido de Jesus tomar o pão é tê-lo para si. Em outras palavras Jesus se torna o dono dos pães. Pertencer a Jesus é a consagração. Você pertence ao Senhor.

Sem consagração não poderemos experimentar uma vida de abundância. Se você deseja alimentar multidões, terá que compreender a consagração. 

Deus nunca impõe Sua vontade soberana sobre você. Ele lhe deu o livre-arbítrio. 

A consagração tem duas bases: A primeira é: “você pertence a Deus”. Quando você foi salvo, você confessou a Jesus como seu Senhor. Senhor é dono. Deus te comprou pelo preço do sangue de Jesus.

A consagração está relacionada ao servir a Deus. Ser usado por ele para destravar os milagres na vida do próximo e na sua vida. Aquilo que você faz para alguém, será feito para você. 

Você foi comprado: “Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus” (1Co 6.19,20).

Seu espírito e seu corpo pertencem a Deus. Você tem um dono. Se você compreender isto, nunca mais tomará decisões sem falar com ele, afinal você não é de você mesmo. Claro que você poderá viver independente da vontade de Deus, é uma questão de escolha. Mas se quiser ser um agente dos milagres, se quiser descansar na tempestade e ser livre de todo o engano, terá que viver com a consciência de “pertencer a Deus”. 

A segunda base da consagração é a revelação do amor de Deus por você, em 2Co 5.14,15 está escrito: “Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou

Não devemos viver para nós mesmos, mas para Jesus. Por que alguém faria isto? Porque o amor de Cristo o constrange.

O sentido da palavra “constrange” é “estar cercado”, “sem saída”. Quando o amor de Cristo constrange você, você vive para Ele.

O amor é a base da consagração.

Você está nas mãos de Cristo

Você é como aquele pão que Jesus tomou. Você foi salvo para o desfrute de Deus e para ser um agende de milagres de salvação neste mundo. Você existe para ser uma bênção às pessoas desta terra.

Jesus disse em João 10:28 - Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.

Você está na mão de Jesus. Quem pode retirar você dela?

Entender que você está nas mãos de Deus, fará com que você descanse seguro, tenha tranquilidade, pois sabe que ninguém pode contra Deus.

Antes de Jesus ser levado para o inferno, separado do Pai, naquela cruz, ele se entregou nas mãos do Pai: Então, Jesus clamou em alta voz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E, dito isto, expirou. Lucas 23:46

Perceba o momento em que Jesus se encontrava. Ele estava cercado por todos os demônios do inferno. Ele morria como um pecador, amaldiçoado na cruz. Qual foi o seu único recurso? Entregar-se nas mãos de Deus. Sua maior proteção é saber que você está nas mãos de Deus.

Consagração é saber que você está nas mãos de Deus e disponível para ser usado por Ele.

Esteja disposto a fazer toda a vontade de Deus

Deus abençoa o que está em suas mãos. 

Você é abençoado, mas seu emprego e negócio também devem ser. Você deve colcoar tudo em Suas mãos de graça e poder. Paulo afirmou:

Romanos 6:13  ... mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça.

Oferecer-se é um ato da sua fé em consagração a toda a vontade de Deus.

É a consagração que estabelece as prioridades em sua vida. Jesus disse: “buscai em primeiro o Reino de Deus e sua justiça e as demais coisas serão acrescentadas”. Tudo o que você precisa será acrescentado, seja o casamento, estudos, prosperidade, filhos, tudo.

Você foi gravado nas mãos de Deus

Isaías 49:16  Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei;...

Quem pode remover você das mãos de Deus?

A convicção em saber que você pertence a Deus e está em Suas mãos lhe dará esperança em meio a qualquer tempestade da vida. Paulo vivenciou isto quando viajava em um navio para Roma. Estavam com ele duzentos e setenta e seis pessoas e eles foram surpreendidos por um ciclone. Ficaram mais de catorze dias sem ver o sol e as estrelas, desgovernados no mar. Então, Paulo, diante de todos, diz: Porque, esta mesma noite, um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo. Atos 27:23.

Paulo lhes disse que ninguém morreria. Por quê?

Porque ele pertencia a Deus.

Você também é de Deus, você está em Suas mãos.

Você serve a Deus. Não se preocupe, Ele está cuidando de sua vida, de sua casa, de seu destino.

Isaías 43:1  diz ... Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.

Declare constantemente que você está nas mãos e Deus. Ninguém pode tirá-lo desta posição. Nela você descansará. Sua identidade e destino são firmados. Deus Pai lhe diz: “TU ÉS MEU FILHO”.

O problema que você está enfrentando é de Deus. Suas lutas são dele.

Alguém segundo o coração de Deus, sabe que pertence a Deus, assim como Davi:  E, tendo tirado a este, levantou-lhes o rei Davi, do qual também, dando testemunho, disse: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade. Atos 13:22.

Davi cometeu erros, pecou, foi disciplinado. Todavia, tinha a disposição interior de fazer toda a vontade de Deus, por isso, foi escolhido para ser rei.

A medida do seu poder espiritual é proporcional à sua consagração.

2ª. Chave: Sou Abençoado

Tudo o que está nas mãos do Senhor Ele abençoa. Por isso, Paulo diz que você “foi abençoado em Cristo”. Ser abençoado é um fato consumado em sua vida. Creia e desfrute da bênção completa do Senhor.

Tal bênção é liberada no seu propósito, na sua posição.

A bênção é o favor de Deus liberando você para prosperar.

A bênção é o ENDOSSO dos céus

Endossar significa: dar notoriedade, certificar, um selo de qualidade.

Arão representava o sumo sacerdote, Cristo, que nos abençoa. Tal bênção era o endosso de Deus, com o seu nome, seu selo, sobre o povo.

O Senhor disse a Moisés: “Assim, porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei”. O que é colocar o nome sobre os filhos? É endossar. Deus assina cada palavra de bênção sobre sua vida e família. Eis a bênção completa: 

O SENHOR te abençoe e te guarde; O SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; O SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz. Assim, porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei. Números 6.24-26.

3ª. Cahve: O Pão Partido

Por que Jesus sempre partia o pão? É para que você não esqueça da cruz! 

A bênção foi liberada na cruz.

Jesus foi esmiuçado na cruz para que você desfrute de paz e saúde. 

Quando o pão é partido nossos olhos se abrem

Enquanto os dois discípulos iam caminhando para a aldeia de Emaús o próprio Senhor Jesus se aproximou e ia com eles.  Eles, porém, não reconheceram ao Senhor.

Então, Jesus lhes expõe as Escrituras mostrando tudo o que estava escrito a seu respeito, mesmo assim, eles não reconheceram ao Senhor. Somente quando Jesus partiu o pão, seus olhos se abriram para reconhecê-lo. E aconteceu que, quando estavam à mesa, tomando ele o pão, abençoou-o e, tendo-o partido, lhes deu; então, se lhes abriram os olhos, e o reconheceram; mas ele desapareceu da presença deles. Lc 24:30-31

O pão partido também anuncia o princípio da cruz: a renúncia do governo da carne

A vida da alma precisa ser renunciada.

A vida do espírito precisa ser liberada.

A riqueza do espírito é liberada quando aceitamos a mensagem da cruz. Quando renunciamos a nós mesmos para fazer a vontade de Deus. 

Quando cremos em meio à dor, liberamos a vida do espírito.

Quando ofertamos em meio às crises, liberamos a vida do espírito.

O quebrantamento é a renúncia de nossa justiça própria, de nosso ego.

Há um propósito em tudo o que enfrentamos, há uma recompensa por trás. Sua dor será curará outros.

Jesus foi o grão de trigo esmiuçado e o pão partido

Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna” (Jo 12:24-25).


A alma de Jesus estava angustiada, quando ele disse isto. Então ele afirmou: E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo.” (Jo 12:32).

A cruz é uma espécie de imã espiritual. Pessoas quebrantadas tem um espírito meigo diante de Deus e dos homens. Eles são favorecidos pela graça. 

É fácil tratar com eles.

É precioso sentir a fragrância da vida do Espírito fluindo deles.

Pão partido fala-nos da eliminação do governo da carne. 

Paulo afirmou: “ESTOU CRUCIFICADO COM CRISTO”. 

A cruz trata com o nosso esforço próprio. Paulo disse que passou por uma tribulação que foi acima de suas forças ao ponto de desesperar da própria vida. Mas a razão de tal tribulação ficou clara:  “para que ele não confiasse mais em si mesmo, mas no Deus que ressuscita os mortos” (II Cor. 1:9).

A confiança na carne precisa ser eliminada de nós, este é o sentido secundário do pão partido em nossa vida.

4ª. Cahve: O Milagre Acontecerá

Creia no milagre.

Espere o milagre.

Um milagre é a sobrenatural intervenção de Deus nos seus problemas. Acredite no poder sobrenatural de Deus, você não tem nada a perder e tudo a ganhar.

Em determinado momento da sua vida você terá que escolher viver pelo POTENCIAL da sua FÉ ou pelas consequências das suas dúvidas.

Não servimos um Deus escasso, servimos a um Deus de abundância. 

Não servimos a um Deus mesquinho, servimos a um Deus generoso.

Não servimos a um Deus de ideias, servimos a um Deus de poder.

Crie um ambiente para milagres.

O ambiente afeta seu coração. Aprenda a louvar ao Senhor em sua vida particular. Quando Davi louvava os demônios fugiam. Crie um ambiente de louvor a Deus. O louvor atrai o poder de Deus.

Amém.

Perguntas para o Compartilhamento

  1. O que esta palavra falou ao seu coração?

  2. Qual atitude você tem que tomar?



Comentários