0256 – Basta!

 0256 – Basta!

Introdução

Marcos 14:41  E veio pela terceira vez e disse-lhes: Ainda dormis e repousais! Basta! Chegou a hora.

Jesus estava sofrendo com fortes sentimentos de angústia mortal em sua alma. Tratava-se de um momento crucial. Em breve Jesus seria entregue nas mãos dos pecadores. Imagine... O Deus Santo nas mãos de homens impuros... possuídos por demônios! Jesus suportou esta situação por um tempo, mas logo a seguir, a atitude de Cristo permitiu que a mudança entre dois momentos acontecesse, rumo ao propósito de Deus. O que Jesus disse para os seus discípulos: “BASTA”. Esta palavra revela que algo havia acontecido entre o momento da dor e o momento da vitória. Um momento de transição, um momento de romper com limites, um momento de indignação da fé que altera o cenário de sua vida. 

Os Problemas da Alma

1 - O Conformismo

O conformismo é a arte de se acomodar, de não agir e de aceitar passivamente a sua situação. A passividade da mente é a estratégia maligna número um para impedir avanços em sua vida.

O conformismo é um inimigo paralisante. Paulo disse em Romanos 12:2  E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Enquanto você não mudar seus pensamentos você não mudará sua vida.

Características de uma mente conformista:


  1. Não assume responsabilidades com Deus;

  2. Acredita que todas as coisas são obras do destino;

  3. É vítima do seu passado;

  4. Não avança para o futuro – não possui alvos;

  5. É o rei das desculpas – sempre tem justificativas para não atuar, não treinar, não liderar, não exercitar, não contribuir;

  6. São mestres dos disfarces.


O conformismo alimenta a procrastinação em sua vida. Faraó sofria com a praga das rãs e diante da chance de alterar as circunstâncias, ele preferiu mais uma noite de sofrimento: 

Êx 8.9  Falou Moisés a Faraó: Digna-te dizer-me quando é que hei de rogar por ti, pelos teus oficiais e pelo teu povo, para que as rãs sejam retiradas de ti e das tuas casas e fiquem somente no rio. 10  Ele respondeu: Amanhã. Moisés disse: Seja conforme a tua palavra, para que saibas que ninguém há como o SENHOR, nosso Deus.

Faraó foi orgulhoso. O orgulho prolongará seu sofrimento. É necessário ser humildade para admitir sua necessidade e buscar ajuda.

Não reclame do que você permite. A maioria dos problemas nos lares ocorrem porque o cônjuge permite. Esposas permitem os maridos as desrespeitarem. Pais permitem aos filhos serem desobedientes e insolentes. 

Pastores permitem líderes sem compromisso, permitem equipes de louvor sem unção. Acredite... quando você se indignar com uma situação, ela mudará. É o basta do espírito.

Cabe a você colocar limites ao seu redor. Decida o que é apropriado tolerar e aquilo que definitivamente você não permitirá.

2 - O Coitadismo

Suas frases prediletas: “sou um coitado”; “ninguém me entende”; “nada que faço dá certo”; “não tenho solução!”; “ninguém gosta de mim”, “tadinho de mim”. 


São os que exaltam os problemas e não as soluções. Eles se programaram para o fracasso.

Vivem na dependência de outros para avançar. São dependentes emocionais, quando deveriam buscar a força em seu homem interior. Eles esperam que o pastor, ou o líder, resolvam os seus problemas. São bebês em corpo de adulto.

Em Mateus 16.22,23 lemos: E Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá. Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens.

Cogitar é pensar. Satanás sempre te levará a pensar do ponto de vista natural, em detrimento do seu propósito. Pedro amava Jesus, andava com Jesus, viu milagres, experimentou a glória dos céus, mas ainda avaliava as coisas como o homem natural. Ele apelou para a “compaixão” para a “autopreservação” de Cristo. Se Jesus o tivesse ouvido, a salvação não existiria, a cruz seria uma farsa, não teríamos vida eterna com Deus. Jesus expulsou a Satanás que invadira os pensamentos de Pedro.


3 - O Vitimismo

Outra enfermidade da alma é o vitimismo. Ele bloqueia a capacidade de reconhecer os erros e assumir responsabilidade por suas mudanças. Sempre atribuindo a alguém ou algo sua incapacidade de avançar. Vive de muleta. 

Amado(a) o crescimento espiritual não é automático, mas uma decisão de se alimentar de Cristo. Ninguém pode ocupar o papel do Espírito Santo em sua vida. Ninguém pode comer da Palavra de Deus por você.


4 - O Medo das Mudanças

Esses são aqueles que não assumem riscos para realizar o propósito de Deus.


Atos 15:26 diz: “...que têm arriscado suas vidas no trabalho do nosso Senhor Jesus Cristo.”


O medo de correr riscos com Deus bloqueia a fé.


Nosso avanço e conquista exigirão correr riscos de fé. Não falo de riscos irresponsáveis, mas de uma fé desafiadora. 


Em Mateus 25 a palavra “infiel” significa: aquele que não assume riscos. O servo infiel não negociou o que havia recebido.

Os ousados experimentarão muito mais nesta vida. 


Fuja do Normal

O Normal é um inimigo. Todo crente deve fugir do normal, porque se você anda com Deus, sua vida não deve ser normal. Quando você anda com Deus, você não deve ser comum. Quando você anda com Deus, você não deve se encaixar no grupo. Quando você anda com Deus, você não deve ser como todo mundo. Quando você anda com Deus, cada dia é um novo dia. Quando você anda com Deus, ele faz coisas incríveis. Quando você anda com Deus, ele abre portas inesperadamente. Quando você anda com Deus, ele permite que você conheça pessoas que nunca pensou que conheceria. Quando você anda com Deus, ele te coloca em posições que você nem estava qualificado. Deus programou a vida para ser emocionante!

Quando você anda com Deus, há um espírito de gratidão que entra em sua vida, porque sua vida não é normal e, não é rotina

Andar no espírito é andar em novidade de vida. Em Romanos 6 e Romanos 7 o Espírito nos diz que devemos andar e servir em novidade de vida, porque fomos libertos da velha criatura e da velha aliança. Andar no Espírito é andar no inesperado de uma vida frutífera que avança dia a dia para um nível cada vez maior de glória.

Você foi salvo para viver um relacionamento vivo e não uma religião monótona e fria.

Quando você anda com Deus, o Espírito lhe dá um gole de água para produzir rios de águas vivas. 

Chega da mesmice. Chega dos mesmos problemas ano após anos. Quando é que você vai entrar na festa da alegria dos filhos de Deus?

Deus transcende o entendimento. Deus fala com as montanhas e as manda para o mar. Ele vem a seus discípulos andando sobre as águas. Ele interrompe os funerais e ressuscita os mortos. Ele vai a casamentos e transforma água em vinho. 

Servimos a um Deus que é poderoso para fazer muito, abundantemente, acima de tudo o que pedimos ou pensamos. Ele pode e Ele quer fazer.


Você conhece meu Deus? Ele dorme no meio de uma tempestade. 

Você conhece meu Deus? Ele paga os impostos da boca do peixe. 

Você conhece meu Deus? Ele perdoa as pessoas que o crucificaram. 

Você conhece meu Deus? Ele rola sua própria pedra e se levanta da sepultura. 


Deus sempre está em MOVIMENTO. Você nunca me encontrará onde me deixou. 

Estou em movimento. Estou sempre subindo para um nível maior de glória. Não espere que eu esteja onde você me deixou, porque estou me preparando para novas conquistas. Estou me preparando para pisar em algum lugar que nunca pisei antes. 

Quando você anda com Deus as mudanças são comuns!

Dê um basta na escravidão da vida e venha desfrutar a novidade do sobrenatural no Espírito, onde reinam a paz e alegria verdadeiras.


Deus nunca anuncia as coisas velhas, somente coisas novas.

Deus nunca anuncia coisas pequenas, somente as coisas maiores.

Você se admira do que Ele fez? Isso é bom, mas espere para ver o que Ele programou!

O nível seguinte sempre é maior e melhor que o anterior. A glória da última casa é maior. 


Dê um basta em Nome de Jesus naquilo que está paralisando sua vida.


Amém.




Comentários