0257 – Deus Satisfaz os Desejos Mais Profundos

 0257 – Deus Satisfaz os Desejos Mais Profundos

Introdução

Deus deseja satisfazer os mais profundos desejos de seu coração. Segundo o Salmos 21.2  Tu satisfizeste os seus mais profundos desejos e lhe deste o que ele pediu.

A pergunta é: Existe alguma condição para que isso ocorra?

Você tem desejos em seu coração?

O que Levou Davi a ter os Desejos Satisfeitos?

No Salmos 37.4 RC descobrimos o que faz com que desejos sejam satisfeitos: Deleita-te [ter alegria] também no SENHOR, e ele te concederá o que deseja o teu coração.

A alegria na vida é a chave para os desejos satisfeitos.

A Alegria é a Chave e, a Chave da Alegria é o Louvor

Quanto mais você tem prazer em fazer o que faz, mais os desejos de seu coração serão cumpridos. A alegria é a chave e a chave da alegria é o louvor.

Quando louvamos em meio às tempestades, regamos nosso coração com alegria.

Hoje entendo melhor o que Tiago disse: “tende por motivo de toda a alegria o passardes por várias provações...”. Como posso ter alegria? Aprendendo a louvar. 

Existem sofrimentos que vêm contra nós, como enfermidades, adversidades financeiras e existem sofrimentos nos relacionamentos, quando somos caluniados injustamente, mal interpretados e abandonados. Em cada situação talvez seja difícil orar, você pode orar e orar, mas parece que nada muda em você. Então procure louvar. Diga: “Senhor eu te louvo, porque sua bondade é para sempre”. 

O Louvor é que Nos Eleva

Muitas pressões ocorrem em nossa vida, se você tiver maturidade poderá orar e vencê-las. Mas nem sempre conseguimos orar como convém. Nem sempre a oração vencerá tais circunstâncias, porque ao orar você está focado nos problemas, na batalha espiritual, você está “dentro da guerra”, está envolvido nela. Entretanto, quando você louva, você “se eleva acima” das batalhas, você é envolvido pela vitória. 

Paulo e Silas presos, feridos e acorrentados por pregar a Jesus, à meia noite oravam e cantavam louvores em alta voz e, de repente, os céus desceram!

Ao oferece o sacrifício de louvor, nos posicionamos na vitória. 

Você se lembra da vitória de Josafá? Quando eles saíram de encontro aos inimigos, eles “começaram a cantar louvores a Deus”, assim que iniciaram o louvor Deus desbaratou os inimigos. Se tivessem lutado teriam que se preocupar com os inimigos, em vez disso, eles louvaram. Ao louvar,  se colocaram do lado da VITÓRIA, eles se elevaram acima da batalha. 

A oração é frequentemente uma batalha, mas o louvor é a VITÓRIA.

Servir a Deus com Alegria

Você não pode liderar sem alegria.

Você não pode dizimar ou ofertar sem alegria.

Você não pode fazer nada sem a alegria.

Não quero dizer com isso que não enfrentaremos momentos de tristeza e angústia. Todavia, é exatamente nesses momentos que a força do Senhor se revela para quem decide louvar a Deus. Quando você louva, você agita as águas da alegria. Você atraia a atmosfera do Trono. 

Existe uma maldição na lei:

Dt 28.47  Porquanto não serviste ao SENHOR, teu Deus, com alegria e bondade de coração, não obstante a abundância de tudo. 48  Assim, com fome, com sede, com nudez e com falta de tudo, servirás aos inimigos que o SENHOR enviará contra ti; sobre o teu pescoço porá um jugo de ferro, até que te haja destruído.

A maldição dizia que se você não servisse com alegria e bondade de coração você sofreria falta, fome, sede, nudez, falta de tudo e ainda serviria inimigos.

Podemos ter maldição em nossa vida?

Gálatas 3:10  Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las.

Se você servir ao Senhor tentando merecer sua bênção você está debaixo de maldição. É obra da lei. A lei exige santidade, mas não lhe dá poder para ser santo. A lei condena. A lei fortifica o pecado. Se você confiar em si, você está debaixo da lei e, de alguma forma, a maldição tocará sua vida.

Reclamar é o natural

Os fariseus reclamavam sobre João Batista que não comia pão e nem bebia vinho, diziam que ele tinha demônio; o Filho do Homem, comia e bebia, e diziam: Eis aí um glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores! Eram completamente insatisfeitos. Você conhece alguém assim? Nada está bom, sempre há uma crítica a fazer!

A primeira coisa que Adão fez depois da queda foi reclamar. Ele disse para Deus: “a mulher que te me deste...”.

Todos reclamam. Reclamar é estar dentro do problema.

A Menor e Mais Profunda Instrução de Davi 

Se você tivesse que dar um conselho para o povo de Deus e tivesse duas linhas para escrever, o que você diria? Davi disse no Salmo 117.1 Louvai ao SENHOR, vós todos os gentios, louvai-o, todos os povos. 2  Porque mui grande é a sua misericórdia [checed] para conosco, e a fidelidade [verdade] do SENHOR subsiste para sempre. Aleluia!

Note que tudo o que ele disse é: LOUVE AO SENHOR.

O apóstolo João escreveu: “Graça e Verdade vieram por meio de Jesus”. Devemos louvar a Jesus. Essa é a menor instrução, porém a mais profunda. Podemos considerar como o resumo de todos os Salmos.

Davi Louvava 7x ao Dia

O louvor é o maior trabalho que os filhos de Deus podem realizar. É a mais sublime expressão que os santos podem demonstrar.

 A oração ocupa também uma posição muito elevada, mas “O que desvia seus ouvidos de ouvir a lei, até sua oração será abominável” (Pv 28.9). Contudo nunca lemos sobre o louvor como sendo abominável. Isto não é maravilhoso? 

Davi em seus salmos diz: “à tarde, pela manhã e ao meio-dia, farei as minhas queixas e lamentarei; e ele ouvirá a minha voz” (Sl 55.17); também “sete vezes no dia eu te louvo pela justiça dos teus juízos (Sl 119.164). Ele ora três vezes ao dia, mas louva sete. À medida que ele era movido pelo Espírito reconhecia a importância do louvor.

O Louvor Substituiu o Ouro 

Moisés recebeu o modelo do Tabernáculo e da arca. Ele foi fiel em tudo, sem alterar qualquer componente. Ninguém podia tocar indevidamente na arca Presença de Deus. O jovem Uzá tentou segurá-la, quando ela estava sendo transportada pela carroça de bois, ele morreu ao tocá-la. 

Davi sabia do perigo de se tocar na arca. Ele sabia que não tinha liberdade para impor suas próprias ideias às coisas de Deus ou no Seu serviço. Entretanto, ele eliminou todo o projeto de Deus e colocou a arca numa tenda comum, cercada por louvores 24 horas durante todo o seu reinado. Deus aprovou tal atitude e disse que restaurará o Tabernáculo de Davi e não o de Moisés! Isso indica que o louvor é algo aceitável a Deus. Davi descobriu que o Trono de Deus é estabelecido nos louvores de seu povo. 

Davi escreveu a maioria dos Salmos. Por que Deus deixou um livro de cânticos no meio da Bíblia?  O louvor ocupa um lugar central. Vemos em Apocalipse que o trono de Deus está cercado pelos louvores de dia e de noite. Deus é digno de ser louvado. 

Louve com as Palavras de Davi

Se queremos ter a chave de Davi precisamos cantar as suas palavras. 

O rei Ezequias trouxe reavivamento ao povo e restaurou o louvor e a adoração na casa de Deus. Ele estabeleceu os levitas e os sacerdotes para ministrarem com instrumentos exatamente como Davi tinha feito séculos antes. Mas o mais importante é que ele ordenou que esses ministros louvassem o Senhor com as palavras de Davi.

Então, o rei Ezequias e os príncipes ordenaram aos levitas que louvassem o SENHOR com as palavras de Davi e de Asafe, o vidente. Eles o fizeram com alegria, e se inclinaram, e adoraram (2 Cr 29:30).

Veja o que Deus registrou sobre Ezequias 2 Reis 18.5: Confiou no SENHOR, Deus de Israel, de maneira que depois dele não houve seu semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele. 

Quando você louva com os Salmos, Deus te prospera sobremaneira.

Como Praticar os Louvores?

Pratique louvar a Deus por tudo, em todos os dias. Quando as tempestades cheguem contra você, será mais fácil continuar louvando, seu coração estará cheio de louvores. 

Gostaria de propor algumas práticas para exercitar seu espírito e liberar os louvores com mais frequência:

  1. Pense na Vida Eterna

Seu nome está escrito no livro da vida. Jesus disse que isso deveria ser o nosso maior motivo de alegria.

Em Apocalipse diz: “Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto.... E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida esse foi lançado para dentro do lado de fogo”. E ainda diz que na Nova Jerusalém:“...nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro”.

Você foi achado no Livro da Vida. Seu nome está escrito no Livro da Vida do Cordeiro e nunca mais será apagado! Não pode existir nada mais importante do que isso. Mesmo que aqui você não consiga viver o melhor, você viverá o melhor por toda a eternidade.

Tal verdade deve nos motivar a louvar a Deus e nos alegrarmos nele.

Nunca sofreremos o dano da segunda morte.

  1. Pense na Obra da Cruz

Paulo disse: “se for me gloriar, gloriar-me-ei na cruz de Cristo, na qual o mundo está morto para mim e eu para o mundo”. A Cruz é a obra do amor do Pai. Nela fomos resgatados de toda a maldição. Fomos livres da velha natureza do pecado. Nela anunciamos a sabedoria de Deus e o poder de Deus.

Você foi justificado pelo sangue de Cristo.

Você é filho amado pelo sangue de Cristo.

Você é guardado pelo sangue.

Louve a Deus pela obra da Cruz.

  1. Pense na Recompensa

Em Hb 12.2, lemos: olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.

A recompensa é a alegria. Ao louvar você dispara a alegria em sua vida. Você toca na recompensa. Você é envolvido pela vitória. 

Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo [alegria] do teu senhor. (Mt 25.21). 

Você não receberá a alegria como se fosse um pacote. Ela é um caminho na eternidade, você entrará na alegria do Senhor e nunca encontrará o fim! A cada dia a alegria será uma NOVA RECOMPENSA. Dia a dia descobriremos algo maravilhoso que fascinará nossa visão e coração então o louvor será como os dos quatro seres angelicais: de dia e de noite sem cessar. Amém.

Conclusão

Não reclame, louve.

Quando você louva, você se eleva acima das circunstâncias. Você se encontra no Trono de Deus e nesta posição os milagres ocorrerão.

Como tem sido sua vida de louvores a Deus?


Comentários