0258 – Jamais Alguém Falou Como Jesus

 0258 – Jamais Alguém Falou Como Jesus

Introdução

O tema desta mensagem encontra-se no capítulo 7 de João, versículo 46:

Responderam eles: Jamais alguém falou como este homem.

Trata-se de uma declaração de alguns soldados enviados pelos religiosos para prenderem Jesus. As palavras de Jesus são espírito e vida. Elas não são naturais. Elas carregam a Pessoa de Cristo. Elas transformam você. As Palavras de Jesus são como um banquete “preparado diante de seus adversários”, como diz o Salmo 23. Elas satisfazem você. 

Existe uma verdadeira batalha espiritual tentando impedi-lo de OUVIR as Palavras de Cristo. 

Um Coração Que Deseja Ouvir

Milagres acontecem quando você ouve Jesus de bom grado. Os discípulos estavam numa tempestade, no meio do mar, não conseguiam avançar. Jesus vem andando sobre as águas, então diz João 6.21:  Então, eles, de bom grado, o receberam, e logo o barco chegou ao seu destino.

Se sua vida está paralisada, se você não avança nos relacionamentos, se não prospera financeiramente, se sua alma está vazia, você PRECISA RECEBER  a Palavra Jesus de BOM GRADO. Muitos ouvem, alguns entendem, a diferença está no desejo de ouvir.

Não basta ouvir... você tem que desejar ouvir, tem que ter satisfação e prazer em ouvir. Quando você recebe a Palavra de bom grado, você chega logo ao destino, assim como os discípulos no barco. 

Em Lucas 8.15 Jesus diz: A que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perseverança.

A semente que frutifica é a semente recebida com um coração que deseja ouvir a palavra. 

O seu desejo é algo importante na sua experiência com Deus. Jesus faz outra afirmação em João 7.17: quem quiser fazer a vontade dele, conhecerá a doutrina.

Quem é que conhece a Deus? Aquele que deseja conhecer!

Se você quiser, você terá. Tudo começa com um desejo. Para você ter as realidades dos céus em sua vida, você precisa primeiramente desejar. Deus disse pelo profeta Isaías “Se você quiser e me ouvir, comerá o melhor desta terra”. É extremamente importante ser motivado para ouvir a Palavra de Jesus. 

Toda profundidade do conhecimento de Deus, começa com um desejo. E, não é assim para com tudo na vida? 

Nunca seja passivo ao ouvir a Palavra de Cristo, sempre a receba com um amém. Apenas migalhas do pão da vida, que caem da mesa dos filhos, têm o poder de realizar o seu milagre. Imagine o pão!

O Assunto é Vida

Em João 6 e 7 o assunto é vida. Aqui encontramos o pão da vida e o rio da vida. As pessoas têm dificuldades em saber como viver pela vida, elas preferem coisas para fazer, elas preferem regras. Enquanto Deus deseja que elas apenas creiam. Quando você crê em Jesus você se satisfaz e satisfaz a Deus. Perguntaram para Jesus, em João 6.28,29: ... Que faremos para realizar as obras de Deus? Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado.

A obra de Deus é que você creia em Jesus. Eles queriam fazer coisas (a pergunta está no plural) e Jesus responde no singular. A obra de Deus é crer em Jesus. Ao ouvir a Palavra de Jesus, CREIA.

Você só agrada a Deus se crer. 

Deus criou o homem e o colocou num jardim. O homem tinha uma única “obra”: comer da árvore da vida e beber do rio da vida e, mesmo assim, falhou. Porque poucos reconhecem que o simples é o mais profundo. 

O evangelho não tem regras, a única lei a ser obedecida é a Lei do Espírito da Vida. Viva pela “regra” da vida. Se há vida, siga. Senão há, pare.

O Contexto Histórico

Em João 6 encontramos Jesus multiplicando poucos pães e peixes para alimentar uma multidão de milhares de pessoas. Tais pessoas ficaram tão impressionadas com o milagre que vieram arrebatá-lo e proclamá-lo rei. Jesus começa a fazer as declarações que: JAMAIS HOMEM ALGUM FALOU.

  1. Eu Sou o Pão da Vida

Em cada declaração de “EU SOU” Jesus se revela como o Deus que era, que é e que a de vir. EU SOU é o nome de Deus revelado no Trono. Esse nome revela sua provisão presente e constante para tudo o que precisamos. É simplesmente o verbo “ser”. Você tem que crer que Deus É (Hb 11.6). Tudo passa, mas o EU SOU sempre é. É necessário conhecermos a Deus como Aquele que é. O céu e a terra passam, mas Deus é. Você está desanimado por causa de suas fraquezas e quedas? Um dia elas deixarão de existir, mas Deus ainda será. Não creia em nada além de Deus. Não creia em sua fraqueza nem em sua força, porque tanto uma quanto outra hão de passar. Todavia, quando elas se forem, Deus ainda continuará a ser Aquele que é.

Jesus declarou: “Eu Sou o Pão da Vida”. Pão é para sustento. O evangelho é comer de Jesus. Não é fazer algo para Jesus, mas prioritariamente comer de Jesus. 

Jesus fala de tal maneira para seus ouvintes sobre a necessidade de comer e beber que muitos discípulos se escandalizaram e o abandonaram (João 6.66)! Elas disseram: “Duro é esse discurso! Quem o PODE OUVIR”? (João 6.60). Muitos discípulos têm dificuldades de ouvir a vida, como disse, eles preferem as regras!! 

Não é incrível que mesmo sendo Deus encarnado, com unção sem limite, falando as palavras de vida, muitos deixaram Jesus? Você deixaria? Jesus nunca se abala com o comportamento dos homens, então Ele pergunta para seus discípulos mais íntimos: ... Porventura, quereis também vós outros retirar-vos? (João 6.67).

Pedro prontamente respondeu: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna. Aleluia!

Você não encontrará em nenhum outro, em nenhuma outra religião, em nenhum poeta, escritor ou herói de guerra, em nenhum livro oculto, as palavras da vida eterna, somente em Jesus. Se você deseja viver, ouça Jesus.

  1. Eu Sou a Água da Vida

Era a festa dos Tabernáculos. Ao toque do shofar começava a festa que durava 7 dias. Um sacerdote com um cântaro de ouro saia da Portas das Águas e liderava uma procissão musical de grande alegria, eles cantavam os louvores chamados Hallel (Salmos 113 ao 118). O sacerdote descia até o tanque de Siloé, na cidade de Davi, enchia o cântaro recitando Isaías 12.3 Vós, com alegria, tirareis água da fonte de salvação”. E retornava subindo para o Templo até o Altar de Holocausto onde derramava a água como oferta de libação ao Senhor. Tal ritual era chamado “tirar da água”, Ruach Ha-Kodesh [Espírito Santo], a água aponta para o Espírito Santo.

No último dia, desta grande festa, Jesus se levanta e grita: ...Se alguém tem sede, venha a mim e beba. 38  Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. João 7.37.

Foi neste contexto que aqueles soldados voltaram dizendo: “Jamais alguém falou como este homem”.

A maior necessidade é ter vida.

É tão triste que as pessoas procurem em tantos lugares a satisfação para sua sede interior. A fonte está em você, se você beber de Jesus. 

2) Eu Sou a ressurreição e a Vida

Quem ouve Jesus nunca morrerá! E, se algo está morto, ressuscitará.

Seu casamento morreu? Ouça Jesus e ele ressuscitará. 

Sua esperança se foi? Ouça Jesus e ela ressuscitará.

Sementes estão enterradas? Ouça Jesus e elas crescerão.

Quem pode falar como ele falou? 

Jamais homem algum, falou como ele.

3) Eu Sou a Luz do Mundo

Quem come e bebe de Jesus, nunca terá escuridão, porque está no reino de luz e vida.

“Na tua luz, vejo a luz”. 

Não existe noite para quem crê em Jesus.

4) Eu Sou a Porta

João 10:9  Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.

Você só pode entrar no reino dos céus por Jesus. Ele é a porta de toda a esperança. Quando você entra em Jesus, você encontra descanso.

5) Eu Sou o Bom Pastor

João 10:11  Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.

Você é ovelha, ovelhas conhecem a voz do seu pastor. Jesus é o BOM pastor, porque Deus é bom.

Jesus nunca abandona você. Nunca te deixará enfrentar o perigo sozinho, Ele sempre está presente e se apresentará nos momentos mais difíceis desta vida.

5) Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida

João 14:6  Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

Deus não lhe mostra um caminho, Ele lhe dá Jesus.

Deus não lhe ensina a verdade, Ele lhe dá Jesus.

Deus não lhe dá vida eterna, Ele lhe dá Jesus.

Ninguém jamais falou como Ele.

6) Eu Sou a Videira

João 15:5  Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

Você nasceu para uma vida de abundância e fertilidade nele. Todas as coisas cooperam para o seu bem. Ele está cuidando de você, te levando a frutificar em tudo.

7) Eu Sou O Início e o Fim

Apocalipse 1:8  Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.

O início da história é Cristo. O Fim de todas as coisas é Cristo.

Tudo deve começar nele e terminar nele.

Ele é Deus, o Todo Poderoso, como o Pai, Ele é o mesmo sempre.

7) Eu Sou a Raiz de Davi

Apocalipse 22:16  Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã.

Em Sua divindade, Cristo é a Raiz de Davi, sua fonte; em Sua humanidade, Ele é a descendência de Davi, seu filho. Assim, Ele é tanto o Senhor como a Raiz e a semente, o ramo de Davi, como a Descendência.

A estrela da manhã aparece antes da hora mais escura, antes do amanhecer. A grande tribulação será esta hora mais escura, após a qual o dia do reino raiará. No reino, o Senhor aparecerá publicamente ao Seu povo como o Sol, mas antes da grande tribulação, Ele aparecerá em particular aos Seus vencedores como a estrela da manhã. A estrela da manhã é vista para os que amam a Sua vinda e o aguardam com desejo.

Conclusão

Em seu famoso trilema (Lewis Trumvirate) propõem três conclusões possíveis sobre as declarações de Jesus:

(1) Estava louco, era um lunático, que cria ser Filho de Deus sem sê-lo;

(2) Era um mentiroso que fazia todos acreditarem em suas falsas palavras;

(3) Era o que dizia ser, Ele era o Filho de Deus. O Grande EU SOU.

Assim como Lewis propôs você tem que decidir, se crer será salvo, mas se não crer já está condenado. Só há um sim ou um não e apenas uma alternativa certa. Qual é a sua escolha?

Amém.


Comentários