0260 – Surpreendidos pela Superabundância

 0260 – Surpreendidos pela Superabundância 

Introdução


Em dias de escassez Deus deseja mostrar sua abundante graça. A proporção de Deus é fora do comum. Ele multiplica 100x em dias de crise. Nesses dias presenciamos uma guerra entre Rússia e Ucrânia que tem abalado a economia, são dias de escassez. Em tempos assim você não pode deixar de semear, porque Deus quer se revelar com provisão abundante, extravagante e exagerada sobre sua vida. Deus o surpreenderá com Sua abundância de graça. 

2Co 9.8 diz:  Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra.

Deus pode fazer você abundar em tudo, lhe dando tanto favor, de forma abundante, para transbordar em suficiência tudo o que você fizer.

Existe “vida em abundância” (Jo 10.10);

Existe “paz que excede o entendimento” (Fp 4.7);

Existe “amor que excede todo a compreensão (Ef 3.19)”;

Existe “alegria indizível” (1Pe 1.8);

Existe “longevidade” para a vida.

Existe “cálice transbordante”, “mesa farta”, vida eterna, paz sem fim. Esse é o nosso Deus. O Deus cuja medida é surpreendentemente abundante.

Quem não quer viver de forma superabundante? 

Todavia, existem condições para que a medida superabundante de Deus aconteça em sua vida. Gostaria de compartilhar algumas com você.

  1. É Preciso Crer 

A tradução NTLH de Mateus 17.20 diz: “... se vocês tivessem fé, mesmo que fosse do tamanho de uma semente de mostarda...”. A semente de mostarda é a menor de todas, mas quando semeada se torna na maior das hortaliças. Uma pesquisa no google diz que a semente tem certa de 2 milímetros e a árvore pode ter 3 metros (uma proporção de 1,5 milhão de vezes)! Pela fé, podemos subjugar o impossível. Podemos realizar grandes coisas para Deus. De fato, sem fé é impossível agradarmos a Deus. A incredulidade ofende o caráter de Deus, chamando-O de mentiroso.

Precisamos semear constantemente a fé que temos, através de nossa confissão diária da palavra de Deus, até que a plena convicção surja em nossos corações.

A fé vem ao nosso coração pela revelação da palavra viva de Cristo. Ter revelação é ver de acordo com os olhos do Espírito Santo. ter os olhos espirituais abertos para enxergar e confessar as verdades da Palavra de Deus.

A fé vem pelo ouvir constantemente a Palavra de Deus e aceitar em seu coração como a verdade.

A fé confessa a vitória antecipadamente. A fé não é uma tentativa de crer, mas a certeza do que espero. A fé não é a esperança, mas a convicção de um fato invisível.

A fé de Tomé precisava ver para crer. Esse não é o tipo de fé que traz resultados. Não somos guiados pelas notícias, mas pelas declarações do Espírito Santo escritas na Palavra de Deus.

  1. É Preciso Agir Segundo Seu Coração

2Co 9.7  Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria.

Nunca faça nada para Deus sem envolver seu coração.

Davi teve 30 valentes. Eles foram verdadeiros super-heróis, mas 3 dentre eles obtiveram destaque, porque tinham o coração para o rei Davi (um tipo de Cristo). Outros tinham o coração para “fazer obras” e outros para “serem reconhecidos”, em qual grupo você está?

Está escrito: Tudo o que fizer faça de todo coração para Deus e não para os homens (Cl 3.23). Veja Deus por trás das pessoas e sirva de coração.

O Espírito diz em Filipenses 2:13  porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.  O “querer” nasce em seu coração. Assim, observe muito bem o que permanece nele. 

Nem toda semente produz resultados, somente aquela que nasce no coração.

  1. É Preciso Ter Uma Imagem Correta do Pai

Lembra-se da história dos dois filhos? O filho pródigo e seu irmão mais velho?

O filho mais novo pediu a herança para seu pai. O pai deu! O que para mim já é espantoso! Esse filho perdeu tudo nas luxúrias da carne, estava afundado junto aos porcos, mas decidiu voltar para casa do pai e ENCONTROU FAVOR IMERECIDO. 

O jovem voltou porque estava interessado na comida e salário que os empregados do pai recebiam. Todavia, o Pai não o via assim, o Pai o via como filho. Um filho não pode ser tratado como um empregado. Um filho tem herança, empregados não. Um empregado está com você por interesses, um filho por amor.

O pai o abraçou de tal maneira que ambos caíram no chão rolando. O pai o beijou, o pai estava feliz em revê-lo. O pai não manifestou nenhum sentimento de revolta ou vingança. O pai não quis dar uma lição no filho. Ele o amou e restaurou prontamente sua posição diante de todos. É o amor extravagante que conduz à graça.

O rapaz apenas recebeu a graça superabundante.

Mas ele tinha um irmão mais velho, que ao chegar em casa vindo do campo, ouviu a música e as danças. Ele chama um empregado e pergunta o que estava acontecendo. Ao saber dos fatos, ele se indignou e não quis entrar. Ele se indignou se achava digno (um merecedor). O filho mais novo descobriu que “não era digno de ser filho” não tinha mérito algum e, recebeu favor. Enquanto, o filho mais velho que se julgava merecedor (digno) não recebeu nada! Graça é favor imerecido, quando achamos que o Pai nos aprova pelos nossos atos de bondade, não participamos da festa do cordeiro!

O Pai não desprezou o filho mais velho, mas veio ao seu encontro e tentava conciliá-lo. O sentido é que o pai implorava que ele entendesse. O rapaz respondeu: “Há tantos anos te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua e, nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com meus amigos” (Lc 15.29). Esse filho se relacionava com o pai na base de “guardar os mandamentos”, por causa disso, ele não tinha desfrutado da ampla suficiência da casa do pai. Tal história é impressionante. Esse pai é Deus, nosso Pai Celeste. Ele tem dois tipos de filhos, aqueles que sabem que não merecem e aqueles que julgam merecer. Os que sabem que não merecem amam mais a Deus, porque quem sabe que foi muito perdoado, muito ama. Aqueles que julgam obedecer de acordo com o seu padrão, não participam do desfrute da abundância da Casa do Pai.

Além disso, o filho mais velho era um mentiroso. Ele disse: “eu jamais transgredi um mandamento seu”, quem é que nunca errou? Seu relacionamento com o pai tinha por base a justiça própria, o orgulho de obedecer. Ele tinha uma visão errada do pai.  

É interessante que sobre tudo o que poderia falar de seu irmão mais novo ele citou que ele gastou o dinheiro com as meretrizes e prostitutas. Talvez ele tivesse problemas nessa área. Algumas pessoas condenam as outras naquilo que elas mesmas estão inseridas.

Agora, observe o que o pai disse a ele: “Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo o que é meu é teu”. O que estou tentando dizer nessa história do irmão do filho pródigo é que, mesmo que todas as coisas fossem dele, a maneira como ele via o pai afetava o seu recebimento. Esse é um princípio muito sério. Como você vê Deus afeta o desfrute da abundância da graça. E como vemos Deus é baseado naquilo que ouvimos nas pregações. Cuidado, portanto, com o que você tem ouvido. É possível ser filho de Deus e não desfrutar da abundância da Casa do Pai.

  1. É Preciso Ser Grato

O Senhor Jesus na terra desfrutou de ampla suficiência e superabundou em toda a obra. Ele tinha doze homens sob seus cuidados e nunca falhou nada para nenhum deles. 

Jesus multiplicou poucos pães e peixes para milhares de pessoas e isso por duas vezes. Esse milagre foi tão espetacular que as multidões resolveram arrebatá-lo para torná-lo rei.

Jesus disse para Filipe: “onde compraremos pães para lhes dar de comer”?  Jesus sabia o que realizaria, mas disse isso para experimentar Filipe. Antes de milagres podem surgir testes! 

André encontra um menino com alguns pães e peixes e leva-o até Jesus, mas André diz: “o que é isso para tanta gente”. Ele nunca deu graças. Jesus toma os pães e peixes e dá graças ao Pai, então distribui para os discípulos. A abundância foi um resultado de reconhecer que existe graça superabundante para toda a necessidade. 

Necessidades são supridas quando somos gratos pela abundância da graça.

Eles comeram o quanto quiseram, até estarem fartos. E sobraram cestos cheios para os discípulos, 12 na primeira multiplicação e 7 na segunda. Deus gosta de nos impressionar! Quando eles tinham menos pães eles alimentaram mais pessoas e a sobra foi maior. Por outro lado, na segunda multiplicação, eles tinham mais pães (7 em vez de 5) e menos pessoas foram alimentadas (4 mil em vez de 5mil) e a sobre foi menor. O que isso significa? Quanto menos você tiver, mais Deus fará. Quanto maior o desafio, com uma medida maior Deus suprirá.

O Espírito Santo fez questão de enfatizar a gratidão que gera abundância. Em João 6.23 diz: “Entretanto, outros barquinhos chegaram de Tiberíades, perto do lugar onde comeram o pão, tendo o Senhor dado graças”.

Deus se alegra quando você agradece a abundância da graça para todas as suas necessidades.


  1. É Preciso Saber Que o Poder Opera em Você

Ef 3.20 RC - Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera.

Você não precisa ser um teólogo para perceber a dimensão desta verdade! 

Sempre que leio este verso, meu coração se enche de fé.

Você não precisa fazer nada para que o poder opere em você. Apenas louve ao Senhor, conforme o verso seguinte: V. 21 “a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém”!

Dê a Deus glórias, porque o poder opera em você. Esse poder é “dunamis” de onde vem nossa palavra dinamite. E a expressão “opera em você” é “energeo” de onde vem nossa palavra energia. É o poder explosivo de energia do Espírito Santo. Ó que poder!

Vamos dividir esse texto em sete declarações:

  1. “Ora, aquele que é poderoso”

Nós temos um Deus que é o Todo-Poderoso. Ele se relaciona com você como Pai Amoroso e cuidadoso. 

Não existe limites para o Seu poder. Ele mede o universo infinito com os dedos das mãos. Ele coloca todas as águas na concha de sua mão. 

Jesus expulsava o diabo pelo “dedo de Deus”. O que Sua mão de graça não fará por você. Que milagre ele não pode realizar? Que limites da física, medicina, da biologia, do ser humano podem impedi-lo de agir. 

Não limite a Deus com sua incredulidade.

Quando Abraão completou 99 anos, apareceu-lhe o SENHOR e lhe disse: “Eu Sou o Todo Poderoso...” (El Shadday). El Shadday pode ser traduzido como “O Deus que é Mais do Que Suficiente”. Aleluia.

Deus é e sempre será “mais do que Suficiente para todas as suas necessidades”.

  1. “Ora, aquele que é poderoso para fazer tudo

Deus não somente pode fazer, como deseja fazer.

Deus pode e Deus quer fazer tudo para você. Isso não te introduz na passividade, mas na graça, o favor imerecido.

  1. “Ora, aquele que é poderoso para fazer tudo muito mais...

A medida de Deus é sempre maior e melhor do que a nossa.

Muito mais” traz o sentido de: “sobre e acima, mais do que é necessário, super adicionado, extraordinário, excelente, incomum”.

Não é tudo na sua medida, mas “muito mais”. Essa é a medida de Deus. Um casamento “muito mais”. Negócios “muito mais”. Saúde “muito mais”, Provisão “muito mais”, Vitória “muito mais que vencedor”. Aleluia!!

  1. “Ora, aquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente

“Muito mais” não é suficiente para o Deus Todo-Poderoso. Ele acrescenta ampla suficiência introduzindo a promessa de “abundantemente”. 

Você não pode esgotar a graça de Deus.

  1. “Ora, aquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além...

Ok, Deus! Estou contente com tudo o que me dás. Mas Deus quer dar mais!

O seu cálice já transbordou, mais Deus continuará enchendo até que enche o cálice dos outros. 

Você tomou um “gole” da água que é Cristo e os “rios de água viva” começam a fluir do seu interior. Um copo se transforma em rios!

Aleluia!

Salomão pediu sabedoria, Deus lhe deu: sabedoria, honra, riquezas, longevidade, paz, fama, poder, domínio, majestade, entendimento, inteligência, conhecimento...

Davi queria apenas obedecer ao pai levando um lanche para os irmãos e Deus lhe preparara o trono de Israel!

Isaías era um homem de lábios impuros e foi transformado no maior profeta.

Saulo é um perseguidor da igreja e foi transformado no maior apóstolo do Cordeiro.

O que você acha que Deus preparou para você, quando diz: “muito mais abundantemente além”.

Chega de sonhar pequeno!

Chega de viver na pobreza!

Chega de enxergar seus limites!

Confie no Senhor, louve a Deus. Dê glórias àquele que é o Deus Mais Que Suficiente!

  1. “Ora, aquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além do que pedimos...”

Algo importante sobre o verbo pedir é que ele está no presente. Tal modo no grego significa uma “ação contínua” e não uma ação feita. Assim o texto traz o sentido: “além do que estamos pedindo”. Não é o que você pediu, mas o que está pedindo.

Aquilo que você quer e quer e não abre mão até que aconteça. 

Não é um pedido esquecido.

  1. “Ora, aquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além do que pedimos ou pensamos”

Agora não é somente o que você pede é o que ocupa os seus pensamentos. Pode parecer muito além do que você poderia ter. Mas o Todo-Poderoso, Mais do Que Suficiente, diz que está operando em você. 

O Espírito vê seus pensamentos constantes. Porque aqui o verbo também está no presente do grego. É aquilo que você está pensando que Deus multiplicará abundantemente de forma ampla e suficiente para que você realize a obra destinada a você. 

Dê a Ele a glória devida ao Seu Bom Nome.

Tenho uma vida abundante para desfrutar, não me atrapalhe!

Tenho um casamento abundante para desfrutar, não me atrapalhe!

Tenho longevidade para desfrutar, não me atrapalhe!

Deus permite sua necessidade para supri-la com abundância da graça. Elias tinha uma necessidade e Deus o levou a uma viúva que tinha necessidade. Quando a necessidade dele encontra a dela, Deus ordenou a provisão mais que suficiente para ambos durante toda a escassez.

Em cada área que você tem uma necessidade; sua necessidade não é uma necessidade, na verdade é: uma oportunidade para você experimentar outra dimensão da glória de Deus, da graça mais que suficiente.

Os orgulhosos nunca admitirão suas necessidades, por isso, não podem obter a abundância da graça.

O faminto nunca sairá vazio.

O que estou tentando lhe dizer é que sua necessidade de agir como se não precisasse de nada, está interrompendo o fluxo do poder milagroso de Deus em sua vida.

Peça e pense constantemente, crendo que o poder está operando em você. 

Amém.


Comentários