0282 – Os Testes da Prosperidade

 0282 – Os Testes da Prosperidade

Vaso de planta

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Introdução

Antes de Deus nos promover, Ele nos testa. Existem testes a fim de confirmarem se estamos aprovados para a nova fase em nossa vida. Sobre a prosperidade não é diferente, afinal Deus não entregaria as “chaves do reino” para um infiel como Judas. 

A prosperidade de Deus para você contém todos os elementos e recursos necessários para o cumprimento de seu propósito. Davi tinha que ser rei para que Cristo se assentasse nele. Abraão tinha que andar por fé, até entregar seu filho em sua maior expressão de fé. Todos passaremos pelos testes para o propósito. 

Desejo considerar três maneiras de você passar no teste para a prosperidade abundante.

A sabedoria divina diz: O crisol prova a prata, e o forno, o ouro; mas aos corações prova o SENHOR. Provérbios 17:3.

A “regra é bem simples” quem for fiel no pouco será fiel no muito, o contrário também é verdadeiro.

A Prosperidade Faz Parte da Vontade de Deus para Você

Leia esses textos:

  1. 3Jo 1.2  Amado, acima de tudo, faço votos [oro] por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.

Quando o apóstolo João escreveu isso, ele era um ancião que havia andado com Jesus por muitos anos, ele conhecia a vontade de Deus e ora por ela.

  1. Dt 28. 38  Lançarás muita semente ao campo; porém colherás pouco, porque o gafanhoto a consumirá.

Cristo nos resgatou da maldição da lei. Fomos livres da pobreza, da falta, da miséria, da escassez, da falta de colheita. 

Não reclame da vida. Não reclame do que você permite. Mova-se na fé, use os princípios de Deus e creia plenamente na prosperidade.

  1. Provérbios 8:18  Riquezas e honra estão comigo, bens duráveis e justiça.

A Sabedoria dos céus traz riquezas e honra e bens duráveis e justiça. A Sabedoria enriquece.

Três Maneiras de Passar no Testes da Prosperidade

1º.) Ponha Deus em Primeiro

A primeira porção pertence a Deus. E tal porção são os 10% chamados de primícias ou dízimo.

Ele estabeleceu 10% como representante de 100%. Ele escolheu uma porcentagem porque é a maneira mais justa de testar a todos. Se você ganha 10mil ou 1mil são os mesmos 10%.

Quando você recebe qualquer dinheiro, você será testado se Deus é primeiro. Eu pergunto: “Por que Deus confiaria mais recursos a nós, senão somos fiéis naquilo que temos”? Se você recebeu um bônus extra você reconhece a Deus como Sua fonte? É o teste da prosperidade. Você vence quando lhe dá o dízimo.

O primeiro a entregar o dízimo foi Abraão. Ele reconheceu que Melquisedeque era o enviado dos céus que lhe deu a vitória sobre os seus inimigos. Em outras palavras, Abraão reconheceu quem era a origem da sua vitória, assim a honrou com o dízimo. O dízimo conecta você à fonte da vitória.

A Bíblia não fala especificamente de Isaque, mas sabemos que ele prosperou muito, não existe prosperidade divina sem o dízimo.

Sobre Jacó menciona-se especificamente em Gênesis 28.22: e a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de Deus; e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo. Jacó foi um dizimista. 

Os três representam os patriarcas, por isso, Deus se autodenomina como o Deus de Abraão, Isaque e Jacó.

O Deus de Abraão, Isaque e Jacó

O Senhor disse a Moisés: “Eu Sou o Deus de Abraão, Isaque e Jacó”. Esse Sobrenome de Deus foi confirmado por Jesus no Novo Testamento ao falar que “Deus é um Deus de vivos e não de mortos”. Assim, o que eles representam? Eles representam a nossa experiência espiritual.

Abraão nos ensina a depender de Deus como nossa fonte, Isaque é o filho da promessa e herdeiro de todas as coisas. Jacó representa o tratamento do Espírito Santo em nossa vida, pois mesmos filhos ainda agimos na carne. 

Apesar de não mencionar o nome de José juntamente com os três, a Bíblia nos mostra que ele é uma extensão da vida espiritual de Jacó, pois em Gênesis 37.2 diz:  Esta é a história de Jacó. Tendo José dezessete anos, apascentava os rebanhos com seus irmãos; [...]. José é a história de Jacó e, deve ser considerado entre os três. Portanto, vamos ver se José também foi um dizimista.

Lembre-se que José é um “tipo”, uma figura, quase perfeita de Jesus. José foi um libertador financeiro para o mundo. Como Deus pôde lhe confiar tamanha missão, se ele não fosse um dizimista?

José era um dizimista. Vemos isso em Gênesis 47.26:  E José estabeleceu por lei até ao dia de hoje que, na terra do Egito, tirasse Faraó o quinto; só a terra dos sacerdotes não ficou sendo de Faraó.

Todas as terras passaram para Faraó e 20% de todas as colheitas. Porém, José excluiu a terra dos sacerdotes, qual a razão? A razão é que a terra dos sacerdotes representa o que é do SENHOR. José estava dizendo: “tudo lhe pertence Faraó, exceto o que é de Deus”. O dízimo é de Deus, porque o PRIMEIRO é de Deus.

O Primeiro Sempre é de Deus

Ex. 34:19,20,26a (na versão NTLH) diz:

“Todo primeiro filho é meu e também o primeiro filhote macho dos animais domésticos. Mas, se vocês quiserem ficar com o primeiro filhote macho de uma jumenta, ofereçam-me um carneiro; se não quiserem, quebrem o pescoço do jumentinho. Para ficarem com todo primeiro filho de vocês, paguem o preço determinado. —Ninguém deverá aparecer diante de mim sem trazer uma oferta. 26  —Todos os anos levem à casa do SENHOR, seu Deus, os primeiros cereais que vocês colherem...”.

Observe que Deus requer o primeiro de tudo. Cinco animais eram considerados puros (novilhos, cabritos, ovelhas, rolinhas e pombos). Quando a oferta das primícias envolvia um desses animais, ela era aceitável ao Senhor. Entretanto, Deus exigia também o oferecimento do primeiro animal impuro (como o jumentinho) só que nesse caso, o ofertante deveria, logo após a presenta-lo ao Senhor, dar um substituto dentre um dos 5 animais puros. Caso isso, não acontecesse, o ofertante tinha que desnucar o animal (pois era maldito).

Ainda, todos os filhos primogênitos pertenciam ao Senhor, porque o primeiro é sempre dele. Os pais resgatavam os filhos primogênitos por uma oferta. A oferta representa o primogênito (o primeiro).

Todos os primeiros frutos da terra também deviam ser oferecidos.

Ou seja, o PRIMEIRO sempre PERTENCE AO SENHOR.

Abel e Caim

GÊNESIS 4:2-7 (Abel e Caim) vemos que “Abel trouxe das primeiras crias....” enquanto Caim não trouxe dos primeiros frutos, motivo pelo qual sua oferta não foi aceita, ou em outras palavras, não recebeu a benção de Deus

Jericó

Jericó era a primeira cidade a ser conquistada, por isso, tornou-se objeto de consagração. Ela pertencia a DEUS. Ninguém podia ficar com nada: nenhum ouro, prata, objeto, etc. Tudo era consagrado a DEUS.

Como Acã desobedeu a Lei das Primícias (Dízimo), toda a nação de Israel sofreu grande derrota na conquista da 2ª. cidade chamada Ai. Somente depois que Acã e sua casa foram mortos que eles conquistaram a cidade e as demais.

A Maldição da terra

Jesus levou toda a maldição da lei, mas existe maldição sobre a terra e através do dízimo, nós santificamos o restante. Malaquias 3.9,10 é um texto que se refere aos nossos dias, os dias que antecedem a volta do Senhor para julgamento (veja Malaquias 3.1-2). Desta maneira, existe uma maldição que deseja minar os recursos que Deus lhe dá. A maneira de não permitir isso é entregando o dízimo. A terra foi amaldiçoada, Deus não dá maldição, mas está lhe ensinando como se livrar dela.

Ouço há anos... os dizimistas sempre dizem: “Tenho sido abençoado, louvado seja o SENHOR”. Porém, os não dizimistas sempre dizem: “não tenho dinheiro para dar o dízimo”.

Deus quer saber se Ele é o primeiro em sua vida, ou é o seu trabalho, sua família, seu entretenimento, suas prioridades. 

Esse é um grande teste para a prosperidade abundante.

2º.) Aprenda a Esperar

Recapitulando... número um: coloque Deus em primeiro lugar. 

Número dois: aprenda a esperar

Provérbios 28:20: "O homem fiel será cumulado de bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer não passará sem castigo.". 

Deus projetou você para ter esperança. A esperança é uma gratificação adiada. Gratificação vem da palavra grato ou gratidão. Como você pode ser grato por algo se não precisa esperar por isso? 

É impressionante como o mundo atual oferece gratificação imediata! Porém não é assim nos caminhos de Deus. José e Davi esperaram longos 13 anos para assumirem a posição que Deus tinha para eles. Você também vai chegar lá!

O tempo se torna um grande teste em nossas vidas, o apóstolo Paulo é enfático nesta verdade: Gálatas 6.9  E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos [perder a esperança].

Infelizmente muitos interrompem o processo de Deus, pelo cansaço. Todavia, aqueles que perseveram alcançarão a promessa segundo Hebreus 10.35: Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. 36  Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. 37  Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; 38  todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma”.

Tudo tem o seu tempo. Não desista, continue crendo e falando até que a promessa se cumpra. É certo que se cumprirá.

3º.) Viva Abaixo de Suas Possibilidades

Viver abaixo de suas possibilidades te livrará do engano do dinheiro.

Provérbios 21.20 NTLH : “O homem sensato tem o suficiente para viver na riqueza e na fartura, mas o insensato não, porque gasta tudo o que ganha”.

Seja sábio, nunca gaste tudo o que ganha. 

Deixe-me mostrar o que Jesus disse sobre isso em Marcos 4:18: "Os outros, os semeados entre os espinhos, são os que ouvem a palavra...". Ele está falando sobre a semente, ou a Palavra de Deus. Agora, por favor, observe isto: "São os que ouvem a palavra". Preste atenção aqui. Quem são essas pessoas? São às que vem ao culto, porque ouvem a Palavra. São pessoas que estão online. São as pessoas que ouvem a mensagem gravada. Eles são os que ouvem a palavra, mas Jesus continua dizendo: “19  mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições, concorrendo [entrando], sufocam a palavra, ficando ela infrutífera.

 90% do stress na vida das pessoas envolve a área financeira! 

Não caia na cilada do engano das riquezas

Qual é o engano das riquezas? 

Elas prometem felicidade, mas Jesus é o único que pode te dar felicidade.

Elas prometem alegria, mas Jesus é Sua alegria.

Elas prometem e prometem, mas não podem lhe dar. 

Elas prometem segurança, identidade e popularidade. Eles prometem tudo isso. Estou lhe dizendo, é isso que o dinheiro promete. E Deus é o único que pode dar a você. 

Os cuidados deste mundo, a sedução das riquezas e o desejo de outras coisas sufocam a Palavra. E então você vem e ouve a Palavra, mas não ganha nada com isso porque o dinheiro te enganou

Você nunca chegará ao seu destino senão souber lidar com dinheiro. 

Conclusão

Ao ouvir sobre essas verdades do dízimo, da espera e do engano do dinheiro não se sinta condenado. Toda condenação vem do diabo. Deus deseja prosperar você. Ore sinceramente e desafie a sua própria fé para um novo nível de provisão sobrenatural de Deus. Quando “aparecer” o teste, aplique essas verdades.

É tempo de uma virada em sua vida financeira. Aplique os princípios que mencionei hoje, confie na Palavra. Fale com Deus sobre eles e você encontrará a provisão sobrenatural de Deus. É uma promessa e Ele não pode falhar naquilo que prometeu.

Amém.


Comentários