0329 – As portas estão abertas

 

0329 – As portas estão abertas

 


Introdução

 

Jesus nos ensinou que a caminhada nesta vida é constituída de portas e caminhos. Observe isso em Mateus 7.14:

Porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.

        Portas são eventos, milagres, mudanças rápidas! Quanto tempo se leva para se cruzar uma porta? Todavia, após cruzarmos uma porta teremos que percorrer um “caminho”, tal caminho envolve a fé, a disposição em avançar e não retroceder, até que alcancemos uma nova porta.

Você compreende? Assim, você deve estar no momento certo para cruzar uma porta entrar numa dimensão maior em sua vida espiritual, material, familiar e sentimental.

Segundo a Palavra de Deus, poderemos esperar as seguintes portas:

 

1.      Há portas abertas

Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi”, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá: Conheço as tuas obras — eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar — que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. Ap. 3.7-8

Eu creio que profeticamente nós somos a igreja de Filadélfia. A Igreja de Filadélfia é a igreja que verá o arrebatamento. É a Igreja cujos irmãos se importam uns com os outros, é a Igreja do amor fraternal.

De todas as sete igrejas do Apocalipse ela é a única que além de não ter sido repreendida, recebeu o elogio do Senhor. Para essa igreja o Senhor apareceu como aquele que tem as chaves de Davi, que abre e ninguém fecha e fecha e ninguém pode abrir.

Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá. Ap. 3:7

Em Apocalipse 1:18 o Senhor diz que possui as chaves da morte e do inferno e agora afirma possuir também a chave de Davi, no entanto em 3:20 ele diz que está à porta batendo. Apesar de ter as chaves o Senhor está batendo à porta do coração dos crentes de Laodiceia.

O coração é uma “porta” que tem uma única maçaneta do lado de dentro.

Mas como podemos entender a chave de Davi em nossa vida? Isaías 22 diz que essa chave não é apenas de Davi, mas é a chave da casa de Davi.

Porei sobre o seu ombro a chave da casa de Davi; ele abrirá, e ninguém fechará, fechará, e ninguém abrirá. Is. 22:22

O que é a casa de Davi? O que ela significa? Zacarias 12 nos dá a resposta, a casa de Davi é onde foi derramado o espírito da graça e de súplicas.

E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o espírito da graça e de súplicas; olharão para aquele a quem traspassaram; pranteá-lo-ão como quem pranteia por um unigênito e chorarão por ele como se chora amargamente pelo primogênito. Zc. 12:10

Quando juntamos essas verdades entendemos que a chave de Davi está relacionada com o espírito da graça.

A graça não é uma coisa, mas o próprio Senhor Jesus. Nós temos a chaves da casa de Davi porque nós temos o espírito do favor sobre nós.

Quanto mais favor desfrutamos, mas portas abertas são colocadas diante de nós. Portas abertas são um sinal de favor.

Para essa igreja de Filadélfia o Senhor disse que abriu uma porta que ninguém poderá fechar (Ap. 3:8). Ele faz isso porque possui a chave de Davi e essa chave nos foi dada.

 

2. Há portas que se abrem quando batemos

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á. Mt. 7:7-8

Para aquele que bate a porta se abrirá. As portas estão abertas, mas ainda há a necessidade de oração (é o espírito de súplica). O nosso bater à porta é como uma senha de acesso, se não desistirmos de combater o bom combate da fé, a porta se abrirá, no melhor momento.

 

3. Há portas abertas, mas há adversários

Porque uma porta grande e oportuna para o trabalho se me abriu; e há muitos adversários. I Co. 16:9

Quando falamos de portas abertas não podemos pensar que não haverá resistências e oposições do maligno. Mesmo diante de portas abertas precisamos combater o combate da fé e comandar que os planos malignos sejam frustrados.

 

4. Há portas do inferno

Eu irei adiante de ti, endireitarei os caminhos tortuosos, quebrarei as portas de bronze e despedaçarei as trancas de ferro. Is. 45:2

O que Deus disse? “Eu quebrarei as portas de bronze”! Naquela época, as portas eram de madeira, mas revestidas de bronze. Esta é a única vez que alguém fala sobre portas sendo quebradas, portanto, devem ser os portões do inferno!

E observe que está escrito que são “portas de bronze” - o bronze na Bíblia sempre fala de juízo e julgamento.

Portanto, em Mateus está sendo dito que as portas do inferno serão despedaçadas, não vencerão a igreja e isso significa que o poder do diabo para condená-lo com depressão, doença e morte acabou!

Deus diz: “Eu quebrarei as portas do julgamento e da condenação (portas de bronze)!” Despedaçar significa desfazer! Quando algo se desfaz, é muito difícil consertar depois. O diabo não tem mais portas!

5. Há Portas que Deus Abre No Vale

 Os 2.15  E lhe darei, dali, as suas vinhas e o vale de Acor por porta de esperança; será ela obsequiosa como nos dias da sua mocidade e como no dia em que subiu da terra do Egito.

 

Esperança com Deus não é “Espero que as coisas aconteçam”, não. Esperança significa que “vai acontecer”. O que você sonha vai acontecer. Deus atenderá aos desejos do seu coração.

Deus diz: “Tenha esperança”. O homem diz: “Não tenha tanta esperança”. Deus diz: “Eleve suas esperanças tão alto quanto o trono de Deus”, porque você tem um Deus que opera em você tanto “o querer como o efetuar”. Se o desejo é de Deus, ele acontecerá. Você tem um Deus de graça, de bondade, de misericórdia.

E sabe onde Ele abrirá essa porta da esperança? No vale!

Deus diz que não há tentação, nem provações que vem sobre você maiores do que você possa suportar, mas que juntamente com elas (no meio delas) Ele providenciará o escape. Ele abrirá uma porta de esperança. Em cada teste, existe uma porta. Deus a abrirá e isso no Vale de Acor. Sabe o que significa “Vale de Acor”? Significa problemas em hebraico. Então será no seu "vale de problemas" que você terá escape. Aleluia!

Observe que quando você está com problemas, você sente que não está na montanha, mas no vale. O vale é um “montão de ruínas”, de dívidas, de angústia, de sentimentos de medo e morte. É o lugar de roubos. Roubo da sua saúde das suas finanças.

Você está atravessando um vale agora? Deus vai abrir a porta da esperança. Cruze-a pela fé. E você entrará em uma vida mais abundante e encontrará pastagens. A porta é Jesus. Jesus é a porta e o caminho. Declare em seu vale o que Jesus é para você, o que Ele fez por você e libere sua fé para o milagre.

Amém.

Comentários