0163 – Deus Pode e Deus Quer

0163 – Deus Pode e Deus Quer

Introdução

Aproximou-se dele um leproso rogando-lhe, de joelhos: Se quiseres, podes purificar-me. Jesus, profundamente compadecido, estendeu a mão, tocou-o e disse-lhe: Quero, fica limpo! No mesmo instante, lhe desapareceu a lepra, e ficou limpo. Fazendo-lhe, então, veemente advertência, logo o despediu e lhe disse: Olha, não digas nada a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote e oferece pela tua purificação o que Moisés determinou, para servir de testemunho ao povo. Mas, tendo ele saído, entrou a propalar muitas coisas e a divulgar a notícia, a ponto de não mais poder Jesus entrar publicamente em qualquer cidade, mas permanecia fora, em lugares ermos; e de toda parte vinham ter com ele.   Marcos 1.40-45

Este texto expressa o coração do seu Pai Celeste. Ele sempre é amoroso e cuidadoso com você. Ele se importa com suas necessidades e sua dor e encontrará um meio de se colocar no seu caminho.

deus é o mesmo deus sempre

Êxodo 34.5,6 Tendo o SENHOR descido na nuvem, ali esteve junto dele e proclamou o nome do SENHOR. E, passando o SENHOR por diante dele, clamou: SENHOR, SENHOR Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade;

Moisés desejou ver a glória de Deus. O Senhor a revelou “pelas costas”. Todavia, ele viu um Deus:

  1. Compassivo => que ama profundamente;

  2. Clemente => gracioso;

  3. Longânimo => paciente;

  4. Grande em misericórdia => cheio de bondade e favor;

  5. Grande em Fidelidade =>  cheio de verdade e fiel.

Se “pelas costas” Deus é isto! Imagine em Sua face!? Quando a mulher enferma com hemorragia tocou nas vestes de Jesus POR TRÁS, Ele se virou, para mostrar a ela SUA FACE de aceitação e amor. Porque hoje, Deus nos revela sua bondade em Cristo:

2 Coríntios 4:6  Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo.

Deus não está indiferente à sua necessidade

As tempestades que enfrentamos na vida trazem medo e preocupações e querem nos fazer acreditar que Deus não se importa conosco. Foi isto o que aconteceu com os discípulos:

  • Marcos 4:38  E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro; eles o despertaram e lhe disseram: Mestre, não te importa que pereçamos?

Nunca aceite a mensagem que “Deus não se importa com você”.  É mentira. Ele se importa tanto que já provou seu amor enviando Jesus por você. Descanse nesta verdade e você verá o milagre acontecer.

Jesus “profundamente compadecido” tocou e curou o leproso. O toque veio primeiro, porque o leproso precisa de cura emocional para suas feridas do passado.

Deus pode e Deus quer lhe abençoar, por isso achará uma MANEIRA de ENCONTRAR você, de se COLOCAR NO seu CAMINHO.

1. Ele SEMPRE se coloca no caminho

Mt.8.1 Ora, descendo ele do monte, grandes multidões o seguiram. E eis que um leproso, tendo-se aproximado, adorou-o, dizendo: Senhor, se quiseres, podes purificar-me.

Jesus sempre arranjava um jeito de se colocar no caminho das pessoas. Ele se torna ACESSÍVEL. O leproso não estava no mesmo lado que a multidão, mas Jesus desceu em sua direção. Jesus é assim, Ele, agora mesmo, está acessível a você. Basta invocar seu nome, basta pedir com um coração sincero.

Ele se compadece e achará um meio de se colocar em seu caminho. 

  • João 4.4. E era-lhe necessário atravessar a província de Samaria. Tal necessidade não era geográfica, mas porque tinha uma única mulher rejeitada pela sociedade que Ele iria encontrar;

  • Ele se colocou no caminho de Zaqueu;

  • Ele se colocou no caminho do cego Bartimeu;

  • Ele se colocou no caminho da viúva de Naim;

  • Ele se colocou no caminho do comandante Jairo;

  • Ele se colocou no caminho da mulher com fluxo de sangue;

  • Ele se colocou no caminho da cego de nascença ;

  • Ele se colocou no caminho de Nicodemos;

  • Ele se colocou no caminho do paralítico de Betesda.

Deus veio em Cristo Jesus, como homem, para ENCONTRAR VOCÊ! Ele se colocou em seu caminho! Seu desejo é curar você, cuidar de você e abençoar sua vida.

Você pode percebê-lo? 

2.  Ele se identifica com as suas necessidades 

Compaixão é um sentimento difícil de explicar. É um desejo fortíssimo de fazer alguma coisa para aliviar a dor de alguém. A palavra grega é “Splagchnizomai” que traz a ideia de “movido pelas entranhas”. É muito mais que empatia. Sempre que Jesus era movido “em compaixão” um milagre acontecia. Deus é um Deus “compassivo”. Ele está interessado em sua dor.

O amor natural espera que você lhe dê algo, o amor de Jesus deseja LHE DAR algo. Numa festa, se houver alguém importante, as pessoas se aproximam dela para ver se podem receber algum favor, mas Jesus se aproximava das pessoas necessitadas para LHES DAR ALGO.

Jesus entende você

Hebreus 4:15  Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.

Ao olhar para você, agora mesmo, o Senhor lhe diz: “Eu sei o que você está passando, eu entendo você!”. Talvez você diga: “minha vida é muito difícil”, “Minha família me abandonou”, “Eu sou órfã de pai e de mãe”, “Meus amigos me traíram”, “Minha vida é muito dura”, “Ninguém me entende.”. 

Todavia, há um que entende e se compadece de você... é Jesus, Ele mesmo levou suas dores e enfermidades:

Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso. Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.  Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca.  Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido.  Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca. Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do SENHOR prosperará nas suas mãos. Isaías 53.3-10.

Jesus sabe o que você sente, Ele levou sua dor. Há um Deus que entende você. Há um Deus que se compadece de sua vida. Há um Deus desejoso de operar o milagre que você precisa. 

Jesus chorou vendo Maria chorar!

ELE PODE, ELE QUER...

Talvez você tenha dúvidas sobre o coração de Deus, sobre o Seu Querer, mas o Deus que Pode, também é o Deus que quer fazer o bem para você.

Ele Pode e Ele Quer curar você

Jesus mesmo fez questão de carregar os seus pecados e suas enfermidades na cruz para lhe libertar deles.

1 Pe 2:24 “carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados”. 

Em Mateus 6.13 Jesus nos ensinou a orar: “Livra-nos do mal”. Um estudo da palavra mal confirma a intenção do alcance da salvação de Deus. Ela vem de duas palavras que significam: “dor” e “pobre”. Você pode dizer: “livra-nos da dor e da pobreza”.

Deus Pode e Deus Quer Curar Você porque a enfermidade é do diabo

É desejo de Deus curar você, porque a doença vem de Satanás, não de Deus, e Deus não quer que Seus filhos tenham nada que pertença a Satanás. 

Atos 10:38 “como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele; ”

I João 3.8 “Para isto se manifestou o Filho de Deus, para destruir as obras do diabo”.

Se a doença viesse de Deus, Jesus teria ido contra a vontade de Deus ao curar qualquer enfermo! 

Deus Pode e Deus Quer Curar Você porque a enfermidade é maldição da Lei

“Cristo nos resgatou [pagou o preço para nos livrar] da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro),” [Gl. 3:13].

Jesus se fez maldito na cruz por você. Não aceite a enfermidade em sua vida.

Deus Pode e Deus Quer Curar Você que Ele mesmo disponibilizou várias maneiras para o seu milagre:

  1. Pela autoridade que há no Nome de JESUS.

    • Os apóstolos não oravam pelos doentes, eles exigiam que se levantassem e andassem (At. 3);

    • Mc. 16:17,18 “EM MEU NOME, imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão”.

  1. Ore por cura ao Pai, no Nome de Jesus.

  • E, naquele dia, nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar”. (João 16;23,24).

  1. Concorde com alguém em oração com base em Mateus 18:19.

  • Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus.

  1. Unja com óleo, de acordo com Tiago 5:14:

  • Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor.

  1. Receba a cura pela imposição de mãos: - Mc 16

Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados. De fato, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à destra de Deus. E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam.

  1. Receba a cura por meio dos dons de cura:

  • 1 Coríntios 12:9 -  fala dos “dons de cura”.

A cura nem sempre é instantânea

    • Os 10 leprosos ficaram curados enquanto iam pelo caminho: (Lc. 17:14);

    • “Seu filho se achara melhor” (João 4:52);

Se você fosse curado instantaneamente, você não teria de crer. Se fosse manifesto, você saberia e não precisaria crer.

A cura pode ser perdida

O método que Deus usa para curar é espiritual, e a cura pode ser perdida. Por ser espiritual, algumas pessoas a perdem, abrindo a porta para o diabo, confessando que não foram curados devido aos sintomas. Jesus disse: “guarda o que tens” (Ap. 2:11) e a Bíblia manda: “resista ao diabo” (Tg 4:7).

Seu corpo é para glorificar a Deus

"Fostes comprados por bom preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus," I Cor. 6.20. 

Nada do diabo deve permanecer em seu corpo.


Salvação “Sozo” inclui a “cura”

A palavra grega traduzida por “salvar” é “sozo”. Significa “salvar, libertar, proteger, curar, preservar, estar saudável, tornar saudável.” 


Veja o uso de “sozo” como salvo (nas palavras grifadas):

Marcos 16:16  Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.

Romanos 10:9  Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

Efésios 2:8  Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;

Veja o uso de “sozo” como cura (nas palavras grifadas):

Atos 14.9 - Esse homem ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos e vendo que possuía fé para ser curado.

Mateus 9.22 - 22  E Jesus, voltando-se e vendo-a, disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou [sozo]. E, desde aquele instante, a mulher ficou [sozo].

Atos 4.9 - visto que hoje somos interrogados a propósito do benefício feito a um homem enfermo e do modo por que foi curado.

Por que Deus utilizou a mesma palavra para “salvo” e “curado”? Porque a cura está na salvação.

Creia e receba o seu milagre, amém.


Comentários