0169 – Temos Um Pai Sobrenatural

 0169 – Temos Um Pai Sobrenatural

você tem um pai que está nos céus!

“Pai nosso que estás nos céus”. Ele trouxe você à existência. Ele cuidou de você, Ele cuida de você. Ele observa todos os seus movimentos. Ele está presente em todo o tempo. Ele responde suas dúvidas e Ele está conduzindo sua vida para Sua Presença Eterna.

Ele não é visto com os olhos naturais, Ele não é tocado com as mãos naturais, mas Ele é real, presente e sentido em nosso espírito.

rejeite a imagem de um deus impessoal

As religiões dos homens apresentam “seu Deus” como alguém austero, impessoal, intocável e distante. Um deus que precisa ser apaziguado em sua ira, pelo sacrifício de seus seguidores.

O budismo

Os budistas veem Deus como um ser impessoal.

Os hindus

Deus é um ser impessoal, presente em todo o lugar. São panteístas (deus é a soma de tudo o que existe no mundo).

Existencialistas

O Existencialismo ensina os valores materialistas na vida e uma concepção filosófica que ignora Deus. 

O Islamismo 

Crê que existe um só Deus verdadeiro, e seu nome é Alá. Alá não é um Deus pessoal, santo ou amoroso, pelo contrário, está distante e indiferente mesmo de seus adeptos. 

Espiritismo

Eles afirmam: “ninguém pode relacionar-se com Deus sem que seja um espírito aperfeiçoado”.

As religiões concebem um Deus impessoal e intocável. As Sagradas Escrituras apresentam-no como o nosso Pai Celeste.

No Cristianismo, Deus é Pai

O novo Nome de Deus revelado a nós é Pai. Isto nos torna filhos e dependentes. Como Pai, ele provê o necessário para vivermos em plena satisfação e alegria.

Conhecer o coração do Pai é extremamente importante. As imagens que o mundo tem dele destroem nossa confiança. Desta maneira, precisamos mergulhar na Palavra e descobrir como Ele é, o que Ele pensa e como Ele age.

SENDO FILHOS

Ele é Pai e nós somos filhos. Precisamos reconhecer e honrar esta posição. Ela nos dá livre acesso a tudo o que Ele tem. São os pais que entesouram para os filhos. Deus entesourou toda Sua riqueza em Cristo. Pertence a nós, podemos desfrutar pela fé.

Li algo sobre o comportamento dos filhos, é engraçado, mas cheio de verdade. Que possamos amadurecer, pela graça de Cristo e, aprender a sabedoria antes do tempo. 

  • 4 anos: meu pai pode fazer tudo.

  • 5 anos: meu pai sabe muitas coisas.

  • 6 anos: meu pai é mais esperto do que o seu pai.

  • 8 anos: meu pai não sabe exatamente tudo.

  • 10 anos: no tempo antigo, quando o meu pai foi criado, as coisas eram muito diferentes.

  • 12 anos: Bah!, é claro que o papai não sabe nada sobre isso. É muito velho para se lembrar da sua infância.

  • 14 anos: não ligue para o que meu pai diz. Ele é tão antiquado!

  • 21 anos: ele? Meu Deus, ele está totalmente desatualizado!

  • 25 anos: meu pai entende um pouco disso, mas pudera! É tão velho!

  • 30 anos: talvez devêssemos pedir a opinião do papai. Afinal de contas, ele tem muita experiência.

  • 35 anos: não vou fazer coisa alguma antes de falar com o papai.

  • 40 anos: eu me pergunto como o papai teria lidado com isso. Ele tem tanto bom senso, e tanta experiência!

  • 50 anos: eu daria tudo para que o papai estivesse aqui agora e eu pudesse falar com ele sobre isso. É uma pena que eu não tivesse percebido o quanto era inteligente. Teria aprendido muito com ele.

Honramos nosso Pai quando guardamos suas palavras em nosso coração.

Não é à toa que a primeira instrução da sabedoria divina é:

Pv 1.8  Filho meu, ouve o ensino [disciplina] de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe. 9 Porque serão diadema de graça [favor] para a tua cabeça e colares, para o teu pescoço.

Nosso Pai quer nos ensinar a reinar em vida. Ouça seus conselhos.

AS TRÊS PARÁBOLAS de LUCAS 15

Em Lucas 15 Jesus conta três parábolas. A primeira revela seu coração como bom pastor, a segunda revela o coração do Espírito Santo e a terceira revela o coração do Pai. Em todas elas encontramos um Deus que nos ama muito, deseja nossa companhia e que nos valoriza. A mensagem central é: VOCÊ TEM VALOR para Ele. 

A ovelha perdida

Lc 15. 1 Aproximavam-se de Jesus todos os publicanos e pecadores para o ouvir. 2  E murmuravam os fariseus e os escribas, dizendo: Este recebe pecadores e come com eles. 3  Então, lhes propôs Jesus esta parábola: 4  Qual, dentre vós, é o homem que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? 5  Achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo. 6  E, indo para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. 7  Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.

Veja a beleza do coração de Cristo. Ele deixou Sua posição nos céus e veio nos buscar. Nós estávamos perdidos, Ele nos achou. 

Ele pagou o preço por nosso resgate. Estávamos no mercado de escravos do pecado, sujeitos à morte eterna, Ele fez tudo o que fez, simplesmente porque nos ama e somos preciosos para Ele.

Você precisa crer no amor de Jesus por você. Ele é real, vivo e poderoso para curar as feridas que a vida lhe causou.

Como esta ovelha tenha o espírito correto, deixe que Ele te conduza de volta ao lar.

A DRACMA PERDIDA

Lc 15. 8  Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la? 9  E, tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido. 10  Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.

A ovelha estava perdida, agora é a dracma que está.

A dracma é uma moeda de prata e faz parte do tesouro do Pai. 

Aqui o coração do Pai é visto no coração do Espírito Santo. O Espírito Santo é “a mulher” desta parábola. Ele busca até encontrar. O Espírito Santo veio a este mundo para buscar você. Ele é o maior evangelista. Ele convence o mundo de seus pecados, Ele convence você da justiça de Cristo. Ele está presente em todos os lugares.

Ele derrama luz nas trevas, a fim de iluminar seu caminho.

Ele tira a escuridão de seus pensamentos.

Ele não desiste até encontrar você e colocá-lo no lugar certo. O Lugar do Tesouro. 

Você é a moeda mais importante para ele. 

Alguns filhos estão perdidos dentro de casa. Eles não compreendem seu lugar, sua herança, suas responsabilidades e privilégios. O Espírito Santo “achará” você. Ele o ensinará todas as coisas. Confie nele.

O FILHO PRÓDIGO

Lc 15.11 Continuou: Certo homem tinha dois filhos; 12  o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe. E ele lhes repartiu os haveres. 13  Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante e lá dissipou todos os seus bens, vivendo dissolutamente. 14  Depois de ter consumido tudo, sobreveio àquele país uma grande fome, e ele começou a passar necessidade. 15  Então, ele foi e se agregou a um dos cidadãos daquela terra, e este o mandou para os seus campos a guardar porcos. 16  Ali, desejava ele fartar-se das alfarrobas que os porcos comiam; mas ninguém lhe dava nada. 17  Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome! 18  Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; 19  já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores. 20  E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou [deitar sobre alguém, fazer pressão sobre], e beijou [beijar várias vezes]. 21  E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. 22  O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés; 23  trazei também e matai o novilho cevado. Comamos e regozijemo-nos, 24  porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se.

A lei dizia:

Dt 21.18 (NTLH)  —Pode ser que um homem tenha um filho teimoso e rebelde, que não obedece aos pais, nem mesmo depois de ser castigado. 19  Então os pais devem levá-lo aos líderes da cidade e no lugar de julgamento na praça pública 20  eles dirão: “O nosso filho é teimoso e rebelde; ele não nos obedece, gasta dinheiro à toa e é beberrão.” 21  Aí todos os homens daquela cidade o matarão a pedradas, e assim vocês tirarão o mal do meio do povo. Todos saberão do que aconteceu e ficarão com medo.

A lei foi dada para os rebeldes, não para os filhos.

Israel era filho, mas preferiu ser servo. Eles escolheram se relacionar com o Pai Celeste através da obediência aos seus mandamentos. Deus sabia que era impossível.

Mas existe algo que você precisa conhecer sobre seu Pai Celeste: Ele nunca entrará em disputa com você. Se você insistir em fazer algo, Ele deixará.

Não é a falta de cuidado do Pai que traz problemas na vida de um filho, mas as escolhas erradas dele. O Pai sempre deixará você livre para escolher o que quiser. 

A lei foi dada porque o povo não quis a graça do Pai. Eles preferiram um relacionamento frio, distante e firmado em sua própria obediência. Eles falharam...

Por causa do amor eterno do Pai, Ele mandou seu Filho Jesus, Ele nos representou naquela cruz, ele nos salvou e, agora, cuida de nós com afeição e amor.

Não importa o que você perdeu na vida. Ele buscará você e o colocará no lugar certo, na posição para a qual criou você. Você é filho e o seu lugar é na casa do Pai.

Jesus disse em João 8.35: “O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, para sempre”. Seu lugar é habitar na casa do Pai para sempre.

Talvez você não se perdeu, mas existem áreas em sua vida que foram perdidas? 

Deus-Pai vai restaurar. 

Ele vai curar. 

Ele o trará para junto de si, onde Seu amor envolverá seu coração e o resultado será a ALEGRIA indescritível de Sua Presença e de suas bênçãos.

A alegria existe quando estamos no lugar certo... junto ao Pai.

Um beijo no coração.


Comentários