0171 – O Poder é Derramado Em Vasos de Barro

 0171 – O Poder é Derramado Em Vasos de Barro 

Introdução

Estamos numa caça pelo poder sobrenatural de Deus. Na última mensagem expliquei quais são os três elementos que alteram o sobrenatural. Você terá que manter constantemente sua fé, esperança e amor. Se você não ouviu a mensagem, por favor, ouça em nosso canal da videira POA.

Desejo enfatizar um aspecto importante sobre o poder sobrenatural de Deus. É a morte para o eu, para o ego, para a justiça própria. O Poder de Deus não opera quando há soberba no coração. É necessário que você se revista da humildade de coração. 

A humildade não é uma palavra bem aceita, ela está associada a pobreza, mas não significa isto. Humildade é virtude. O coração de Cristo é humilde. A humildade não força que sua vontade seja realizada. Ela é capaz de abrir mão em benefício do outro. 

Em Filipenses Paulo menciona a “conformação ao sofrimento de Cristo” enquanto busca alcançar o poder da ressurreição. E em Romanos 5, ele menciona as tribulações que operam perseverança, experiência e por fim a esperança. Antes da realização da esperança, haverá provas e desafios na sua vida. É um processo, você terá que avançar etapa após etapa, em fé, esperança e amor.

Em 2 Coríntios 4.6, lemos:

2Co 4.6  Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.

O versículo nos diz que temos “este tesouro” em vasos de barro. Quem é o tesouro? O verso anterior (v.5) diz que é a “iluminação da glória de Deus, na face de Cristo”. Quando Deus viu as trevas sobre a terra, ele disse: “haja luz” e houve luz. O mesmo poder que atuou na recriação da terra que estava no abismo de trevas, sem forma e vazia é o poder que recriou você. O homem sem Deus é como a terra em Gênesis 1, sem forma e vazia, inserida nas trevas. 

Quem são os vasos de barro? Nós! 

A excelência significa “sobrepujar em arremesso, lançar algo sobre ou além de qualquer coisa”, assim poderíamos ler “para que o poder lançado sobre alguém seja de Deus e não de nós”. Trata do poder transbordante no vaso. É por isso que se usa a expressão “cheio do Espírito Santo”. O vaso de barro deve estar cheio, para que o poder se manifeste.  Quando o vaso está cheio o tesouro é visto.

O barro representa a nossa natureza carnal, ela ainda está conectada ao pó desta terra! Um dia teremos um corpo glorificado, igual ao de Jesus, mas até lá, o barro sempre se manifestará e, por isso, temos sentimentos conflitantes com a realidade do espírito.

O problema de muitos é que tentam embelezar o vaso, deixando-o com uma roupagem nova a fim de esconder que são apenas barro. A glória não está no vaso de barro, mas no tesouro que nele habita. Não se glorie no vaso, mas no tesouro nele contido.

Muitos andam artificialmente, sem expressar o tesouro. Eles têm apenas esforço humano, desempenho e comportamento externo. Aparência é o que importa. Deus não gosta de uma vida de aparência, ele deseja expressar Seu poder contido no vaso.

Muitas pessoas têm o conceito de um cristão ideal. Lembre-se de que esse ideal foi criado por nós, não por Deus. Esse tipo de cristão ideal não existe, nem Deus quer que sejamos assim. Aqui encontramos um vaso de barro, mas a característica especial deste vaso de barro é que um tesouro foi colocado nele. O tesouro transcende e ofusca o vaso de barro e se manifesta de dentro do vaso. Este é o significado do cristianismo e de ser cristão. Paulo, sabia disto, vemos nele tanto o vaso como o tesouro. No verso seguinte ele diz:

2Co 4.8 Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; 9  perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos;

Em Tudo somos atribulados, MAS NÃO angustiados

É normal sermos atribulados. Sentir um “aperto no peito”, mas permitir que isto o leve à angústia é totalmente destrutivo. A tribulação é como andar num caminho estreito. A angústia é como cair num buraco de lama.  Angústia é o estado profundo de tristeza da alma, como a depressão. 

O apóstolo passou por diversas situações de tribulação, ao ponto de desesperar da própria vida! Mas ele venceu e nos relata como podemos vencer em 2Co 1.8:

2Co 1.8  Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a natureza da tribulação que nos sobreveio na Ásia, porquanto foi acima das nossas forças, a ponto de desesperarmos até da própria vida.

Paulo desesperou da vida, mas não perdeu a esperança.

Algumas pessoas pensam que existe apenas um tesouro, mas não um vaso de barro. Outros pensam que o vaso de barro os impede de prosseguir. O pensamento humano é sempre tão extremo. Diante de Deus, porém, vemos um tesouro colocado em vasos de barro. O vaso de barro não é destruído e não frustra nada do tesouro.

Paulo perdeu as forças, mas não foi derrotado! Este é o tesouro em vasos de barro. O propósito de cada tribulação é fazê-lo desistir de contemplar o vaso e levá-lo a contemplar o tesouro.

Ele parecia triste, mas sempre se alegrou. Ele aparentemente era pobre, mas enriqueceu muitos. Ele aparentemente não tinha nada, mas tinha tudo (6: 8-10). Este é um verdadeiro homem de Deus.. 

O que isto importa no mover sobrenatural de Deus? Importa saber que Deus vai usar você, mesmo sendo barro! Não existe um vaso de barro terreno o suficiente para impedir que o tesouro do Senhor se manifeste.

Não importa o quão fracos sejamos, porque o poder vem da graça. 

As pessoas criticavam a Paulo. Eles disseram que sua palavra era desprezível (10.10b), que ele os tomou com astúcia (12.16) e que ele era volúvel e disse "Sim, sim" e "Não, não" (1.17). Eles disseram que suas cartas eram pesadas e fortes o suficiente para aterrorizar as pessoas (10: 9-10). Mas, paradoxalmente, o tesouro de Deus parece muito bom em um vaso de barro. O tesouro de Deus não seria tão bonito sem o vaso de barro. Estou dizendo que Paulo era um homem genuíno. Graças a Deus que o Senhor brilhou, ou irrompeu, de dentro dele. Ele não era um homem sem sentimentos. Mas em sua tristeza, ele disse: "Sempre me regozijo." 

Há um sorriso enquanto as lágrimas correm. Muitos cristãos pensam que podem atingir um estado de nunca ficar triste ou perturbado. Existem outros que estão continuamente tristes e preocupados. Isso significa que eles não perceberam o tesouro que neles está.

PERPLEXOS, MAS NÃO DESANIMADOS

Perplexo é estar limitado, sem saída.

Paulo sentiu-se limitado, mas não desanimou. 

Você tentou e fracassou? Não desanime. Antes de se afundar no sentimento de fracasso, olhe para o tesouro de onde vem o poder da glória de Deus. Simplesmente olhe para Jesus, Ele venceu e você está nele, se é assim, o fracasso é apenas um erro de alvo no seu entendimento, não é a realidade de sua vida.

Você se vê sem saídas, não desanime, o tesouro está em você. Ele manifestará seu poder de glória. Os acontecimentos não podem limitar o poder de Deus. Apenas olhe dentro do vaso.

As lutas não se superam, somos nós que aprendemos a lutar. Então… que tal aprender a lutar?

perseguidos, MAS NÃO Desamparados

Paulo afirma no fim do ministério que todos o abandonaram, mas o SENHOR o assistiu. É verdade que as pessoas podem abandonar você, trair sua confiança, mas o Senhor jamais. O tesouro está sempre presente.

Gosto de lembrar das palavras de meu Pai:

Is 49.14-16  Mas Sião diz: O SENHOR me desamparou, o Senhor se esqueceu de mim. Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei [...].

Você é Sião no texto, não preocupe com os sentimentos de solidão. O Tesouro está com você.

abatidos, MAS NÃO destruídos

Abatido traz o sentido de ser desprezado, ser rebaixado. Você já se sentiu assim? Isto é normal, isto é o vaso de barro. Quando isto ocorrer deixe o tesouro se manifestar. Não se desvie do caminho.

O sentido de destruído é desviar do caminho, desistir. Alguns desistiram de servir intensamente ao Senhor para cuidarem das coisas naturais. Eles dissiparam o poder do tesouro. No momento das trevas, esconderam a luz. Não faça isto, se tudo piorar, confie mais, busque mais, espere mais e receba mais do amor de Jesus em seu coração. A vitória é não desviar a atenção do tesouro. Considere-o, veja a sua glória e luz. Contemple-o em sua formosura. O tesouro se manifestará em poder de glória.

Quando se sentir e irritado com tudo e com todos, apenas fale com o tesouro, diga ao Senhor: “Senhor Jesus, eu te agradeço porque tu és a minha paz”. Tu és o tesouro que está em mim.

reconhecer as fraquezas atrai o poder

2Co 12.7  E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. 8  Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. 9  Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. 10  Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.

Paulo teve muitas revelações, o conhecimento atrai a soberba. A soberba precede a ruína, por isso, Paulo orou e descobriu que a fraqueza atraia o poder. Quando você é fraco, então é forte. 

Você é alguém impaciente? Não tente expulsar a impaciência, aprenda a reconhecer o tesouro dentro de você. Fale com Jesus: “Senhor Jesus, eu não consigo vencer a impaciência, mas o Senhor pode, tu és a minha paciência”. A fé é o que determinará a manifestação do tesouro.

Quanto mais fé, mais intensa será a glória do tesouro.

Talvez você esteja frustrado com seus hábitos de fumar e beber. Ou talvez você esteja desanimado por seus sentimentos de ciúme, desconfiança, amargura, depressão e derrota. Não se condene por ser terreno. Não tente “expulsar” sua natureza. Apenas perceba que você tem Cristo, o tesouro em você. Quanto mais você vê esse tesouro, mais o brilho de Cristo brilha em você. E no meio de sua vida terrena, Deus recebe a glória quando você é transformado de glória em glória (veja 2 Coríntios 3:18)!

A fé vem do tesouro que habita em você.

quanto mais amadurecimento espiritual, mais você sabe que é apenas um vaso de barro

Quero mostrar isto, na vida do apóstolo Paulo.

Quantos aqui acham que Paulo foi um grande apóstolo de Cristo? Eu nunca ouvi alguém dizer que ele foi o menor. Ele foi até o terceiro céu, desvendou o mistério que estava oculto há gerações e escreveu ¾ do Novo Testamento.

Vamos olhar como Paulo se via à medida que crescia à medida que contemplava a glória da face e Cristo.

1Co 15.9  Porque eu sou o menor dos apóstolos, que mesmo não sou digno de ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus.

Paulo colocou todos os apóstolos juntos, Tiago, João, Pedro e os outros e disse: “deles todos eu sou o menor, nem sou digno de ser chamado de apóstolo”. Agora, nós o conhecemos, e com razão, como o maior dos apóstolos. Mas, em sua própria avaliação, ele se via como o menor.

Então a glória da face de Cristo se manifestava mais e mais em Paulo e, ele escreveu em Efésios 3.8:

Efésios 3:8  A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo

Então agora, ele não está mais se comparando a um escopo limitado dos apóstolos. Ele diz: "Coloque toda a igreja junta". 

Alguém aqui se acha o menor dos santos? Paulo diz: "Se você é o menor, sou menos do que você". Paulo estava crescendo no Senhor. Este foi um episódio posterior. Então, quanto mais ele crescia, ele dizia: "Quer saber? Não sou o menor dos apóstolos, sou o menor dos santos". 

Paulo não se achou o menor quando ele não era salvo. Neste caso, ele nem seria santo, certo? Ele se achava o menor no tempo presente. O verbo “sou” está no presente no grego, indicando um pensamento constante. 

Paulo continuou crescendo no Senhor e, quanto mais, mais ele reconhecia a fragilidade do vaso de barro. Ele enxergava mais os seus pecados e via a maravilhosa operação da graça de Cristo em sua vida. Quase no final da vida, ele escreveu a Timóteo:

1 Timóteo 1:15  Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.

Paulo chegou bem perto de Cristo. Ele cresceu muito no Senhor. Ele cresceu na graça de Deus, ele cresceu. Ele viu na face de Cristo, a glória de Deus. Ele tocou no poder sobrenatural e experimentou transformação de vida, maturidade, a medida da estatura de Cristo.

Paulo disse que não tinha alcançado o poder da vida ressurreta, mas avançava para o alvo. Ele não parou, ele continuou. Quanto mais ele via seus pecados, mas ele exaltava a graça de Cristo.

Quando você vê uma prostituta na ascendência de Cristo, mais reconhecemos o perdão e a graça do Pai.

Gosto de observar como Mateus se dirigia a si mesmo, em seu evangelho:

Mateus 10:3  Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu.

Mateus se lembrava quem ele era e como a graça o alcançara. Ele exaltava a graça de Cristo e o perdão da cruz. 

Você se lembra do que Deus fez em você? Como Ele perdoou seus pecados? Pensar assim exalta a graça e faz o tesouro brilhar mais e mais em você.

Conclusão

Desejo concluir com a leitura de mais versículos no contexto de 2Co 4.6. Vamos ler do verso 7 até o l3:

2Co 6.6 Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo. 7 Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. 8 Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; 9  perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos; 10  levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo. 11  Porque nós, que vivemos, somos sempre entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal. 12  De modo que, em nós, opera a morte, mas, em vós, a vida. 13  Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos.

Não é o vaso que define o conteúdo, é Deus que resplandeceu em seu coração. 

É o espírito da fé que Deus tem que faz a diferença entre a manifestação vaso ou do tesouro. Você pode ter todos os sentimentos do vaso, mas não pode deixá-los destruir você. Use sua fé.

A fé se apropria da riqueza do tesouro. Mesmo com dúvidas em sua mente, declare o que você é, tem, pode e espera em Cristo. A fé libera o tesouro. A fé torna o tesouro mais glorioso. 

Somos o vaso, mas Cristo é o tesouro. 

Tudo depende do tesouro.

Amém.


Comentários