0170 – 3 Elementos Que Alteram o Sobrenatural

 0170 – 3 Elementos Que Alteram o Sobrenatural 


Introdução

Hebreus 11:3  Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.

“aquilo que se vê não foi feito do que é visível”. NVI

“aquilo que pode ser visto foi feito daquilo que não se vê”. NTLH

“de maneira que o visível veio a existir das coisas que não são visíveis”. NAA

“o que se vê originou-se daquilo que não se vê”. NVT

Enfatizei esta frase para que você perceba que a origem das coisas naturais está no mundo sobrenatural. Se você deseja alterar alguma coisa no natural, terá que alterar a origem. O natural é uma consequência do sobrenatural.

Nosso mundo foi originado no sobrenatural. Assim é com todas as circunstâncias da nossa vida.

Você tem que alterar o sobrenatural para alterar o natural

Daniel 10:13  Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia.

Daniel compreendeu que o tempo do cativeiro havia acabado e se pôs a orar para obter mais compreensão. No dia em que começou a orar, Deus enviou o anjo Gabriel para fazê-lo compreender os demais acontecimentos, entretanto, o anjo chegou 21 dias depois! Por quê? Porque uma batalha se travara no 2º. Céu, onde o diabo e seus principados residem.

Existem três céus. O primeiro é o nosso, o segundo é o atmosférico onde os principados estão e o terceiro é o celestial, onde Deus está. Sempre que precisamos alterar algo no natural teremos que subir até o terceiro céu. Não digo subir literalmente, mas utilizar os 3 elementos que alteram o sobrenatural.  

Perceba que o 1º. Céu que envolve a terra está contido nos demais. Logo podemos concluir que o natural está inserido no sobrenatural e, ainda, o tendo como origem. Se você deseja alterar o natural, tem que “entrar” na dimensão do sobrenatural. Amém?

Tudo começa nos céus. A terra é o depósito do que vem de cima.

Não importa em qual área de sua vida você precisa de uma intervenção milagrosa para o seu benefício. Deus sempre quer lhe dar. Sua vontade é boa, agradável e perfeita. Ele envia somente o que é bom, nunca o mal. Qual é o nosso papel? Qual a nossa responsabilidade? É aprender a “usar” os 3 elementos que alteram o sobrenatural.

Talvez alguém pergunte: “- Este microfone que você utiliza não veio dos céus. Ele foi criado aqui na terra”. Engano seu! Antes dele ser uma matéria palpável ele estava no âmbito da imaginação e ideia de alguém. O plano da imaginação é um plano sobrenatural. 

exemplos na bíblia

Agar e Ismael

Em Gênesis 21 Agar e seu filho Ismael estavam no deserto, a água acabara, ela esperava a morte, quando Deus veio e:

Abrindo-lhe Deus os olhos, viu ela um poço de água, e, indo a ele, encheu de água o odre, e deu de beber ao rapaz. Gn 21.19  

Ela não via o poço naturalmente, mas ele estava lá no sobrenatural. Quando Deus lhe abriu os olhos ela viu. As circunstâncias dela e do filho foram alteradas. Assim, se você visualizar através do plano sobrenatural o natural será alterado.

Eliseu e o moço Geazi

Esta passagem é fantástica, puro sobrenatural! Eliseu sabia pelo dom da palavra do conhecimento o que o rei da Síria falava às portas fechadas, em reunião secreta com seus principais oficiais. O Espírito Santo participava da reunião! Estava lá ouvindo os planos do inimigo e transmitindo para o profeta Eliseu, o qual passava as informações sigilosas para o rei de Israel. Assim, Israel desfazia as emboscadas do inimigo, isto acontecera diversas vezes, a tal ponto que o rei da Síria chamou seus oficiais e disse que havia um traidor entre eles. Um dos oficiais disse: “Não existe traidor entre nós rei, o que acontece é que o profeta Eliseu revela seus planos para o rei de Israel.   

Como admiro o Espírito Santo! Ele sempre te revelará o que for preciso. Jamais fique ansioso por decisões a tomar, apenas caminhe em comunhão com Ele, no momento certo, Ele dirá o que for preciso. Ele guia você.

O rei da Síria enviou milhares de cavalos, carros e fortes tropas que cercaram a cidade onde estava o profeta Eliseu e seu moço Geazi.

2Rs 6.14  Então, enviou para lá cavalos, carros e fortes tropas; chegaram de noite e cercaram a cidade. 15  Tendo-se levantado muito cedo o moço do homem de Deus e saído, eis que tropas, cavalos e carros haviam cercado a cidade; então, o seu moço lhe disse: Ai! Meu senhor! Que faremos? 16  Ele respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. 17  Orou Eliseu e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O SENHOR abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.

Deus abriu os olhos do moço, ele entrou na dimensão do sobrenatural, o profeta já estava lá, ele via a realidade no sobrenatural. Quando entramos no sobrenatural, podemos alterar as circunstâncias do natural. 

Seu futuro não é determinado pelo que aconteceu a você. Não é determinado pelo seu nascimento. Não é determinado pelos que seus familiares, nem pelos fracassos que lhe aconteceram. Seu futuro é determinado pelo que você é capaz de ver no sobrenatural

Jacó 

Outro exemplo é o de Jacó. Jacó trabalho muitos anos para seu tio Labão sem receber salário. Então ele

Gn 30.27 – NTLH   26  Dê-me os meus filhos e as minhas mulheres, que eu ganhei trabalhando para o senhor, e eu irei embora. O senhor sabe muito bem quanto eu o tenho servido. 27  Labão respondeu: —Fique comigo, por favor, pois por meio de adivinhações [observar os sinais] fiquei sabendo que o SENHOR Deus está me abençoando por causa de você. Diga quanto quer ganhar, que eu pagarei. 29  Então Jacó disse: —O senhor sabe como tenho trabalhado e como tenho cuidado dos seus animais. 30  Antes de eu chegar, o senhor tinha pouco, mas depois tudo aumentou muito. E Deus tem abençoado o senhor em todos os lugares por onde eu tenho andado. Mas agora preciso cuidar da minha própria família. 31  —Quanto você quer que eu lhe pague? —insistiu Labão. Jacó respondeu: —Não quero salário. Eu continuarei a cuidar das suas ovelhas se o senhor concordar com a proposta que vou fazer. 32  Hoje vou passar por todo o seu rebanho a fim de separar para mim todos os carneirinhos pretos e todos os cabritos malhados e com manchas. É só isso que eu quero como salário. 33  No futuro será fácil o senhor saber se eu tenho sido honesto. Na hora de conferir o meu salário, se houver no meu rebanho carneirinhos que não sejam pretos e cabritos que não sejam malhados ou não tenham manchas, o senhor saberá que fui eu que roubei. 34  Labão concordou, dizendo: —Está bem. Aceito a sua proposta. 35  Mas naquele mesmo dia Labão separou para si todos os cabritos que tinham listas ou manchas, todas as cabras malhadas e as manchadas ou que tinham algum branco e todos os carneirinhos pretos. Ele os entregou aos seus filhos para cuidarem deles 36  e se afastou de Jacó a uma distância de três dias de viagem. E Jacó ficou cuidando dos outros animais de Labão. 37 Então Jacó pegou galhos verdes de choupo, de amendoeira e de plátano e descascou-os, fazendo aparecer listas brancas. 38  Ele pôs esses galhos na frente dos animais, nos bebedouros onde iam beber. Ele fez isso porque eles cruzavam quando iam beber. 39  E, como cruzavam diante dos galhos, as ovelhas davam crias listadas, com manchas e malhadas. 40  Jacó separou as ovelhas dos bodes e fez com que olhassem na direção dos animais listados e dos animais pretos do rebanho de Labão. Assim, Jacó foi formando o seu próprio rebanho, separando-o dos animais de Labão. 41  Quando os animais fortes estavam cruzando, Jacó punha os galhos das árvores na frente deles nos bebedouros, e assim eles cruzavam perto dos galhos. 42  Mas na frente dos animais fracos Jacó não punha os galhos. Por isso os animais fracos ficavam para Labão, e os mais fortes ficavam para Jacó. 43  Desse modo ele ficou muito rico e chegou a ter muitas ovelhas e cabras, escravos, escravas, camelos e jumentos.

mais À frente, jacó explica o sobrenatural

Gn 31.9  Assim, Deus tomou o gado de vosso pai e mo deu a mim. 10  Pois, chegado o tempo em que o rebanho concebia, levantei os olhos e vi em sonhos que os machos que cobriam as ovelhas eram listados, salpicados e malhados. 11  E o Anjo de Deus me disse em sonho: Jacó! Eu respondi: Eis-me aqui! 12  Ele continuou: Levanta agora os olhos e vê que todos os machos que cobrem o rebanho são listados, salpicados e malhados, porque vejo tudo o que Labão te está fazendo.

os 3 elementos que alteram o sobrenatural

1Co 13.13  Agora, pois, permanecem a , a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.

Você pode alterar as circunstâncias ao seu redor se souber manter a fé, a esperança e o amor em sua vida. Estes três elementos alteram o sobrenatural que manifestam o natural. Eles não são naturais. São armas espirituais disponíveis para você neste plano natural. Você é um ser espiritual e sua posição é no trono de Cristo, você está acima de todos os acontecimentos desta terra. Quem está acima deste trono? A própria Majestade, seu Pai Celeste, está ao seu lado!!

Não é maravilhoso saber que podemos levar cada circunstância da nossa vida a se alinhar com o plano celeste que é bom, agradável e perfeito para nós? Sua vida pode ser alterada. Você pode obter o que quiser, se souber lidar com estes três elementos.

Não alteramos o natural, no plano natural. Alteramos o natural no plano sobrenatural. Você não pode orar do ponto de vista da terra. Você precisa orar do ponto de vista celestial, do trono, do seu lugar de permanência. Às vezes a liberação do poder será através de um comando, uma única palavra ou frase, mas para chegar até ela você levará 30 minutos! Gastamos mais tempo aquietando nossa mente e do que efetivamente liberando a fé.

É a sua consciência da sua posição em Cristo que precisa dominar seus pensamentos, a fim de disparar o poder sobrenatural. Elias disse diante de Acabe: “O Deus em cuja presença estou... será feito segundo a minha palavra”. Ele não gastou tempo orando, apenas declarou, porque tinha consciência de onde estava: na presença de Deus.

Quando Jesus disse para orarmos: “que venha o teu reino” em outras palavras, Ele disse: “entre no sobrenatural que ele altera o seu natural”. O diabo está solto, atuante sobre a terra, ele tem autoridade sobre ela, mas você pode atrair o reino dos céus sobre suas circunstâncias. Como o reino dos céus é mais poderoso, ele transforma o natural, altera e ajusta para o melhor plano de Deus. Na viagem de Paulo e mais 276 pessoas para Roma, o navio sofreu naufrágio, mas todos foram salvos por causa de Paulo. Paulo havia dito que não fizessem a viagem, mas não o ouviram, mesmo assim, Deus mudou o mal em bem, quando Paulo entrou no sobrenatural, um anjo falou com ele. Podemos atrair o sobrenatural, o reino dos céus para a terra.

1º.) o elemento esperança 

At 2.16  Mas o que ocorre é o que foi dito por intermédio do profeta Joel: 17  E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos;

O que é a esperança? 

São as visões e sonhos do Espírito Santo. É bem provável que esta definição é nova para você. Preste bem atenção. O Espírito Santo ao se manifestar em você, lhe dá visões e sonhos, trata-se da comunicação. Por que é assim? Porque as visões e sonhos estão na dimensão do sobrenatural e constituem a esperança. Ele deseja lhe dar uma imagem do seu glorioso futuro traçado por ele. 

Até chegar ao cumprimento do seu propósito, você enfrentará muitas tribulações. Sua parte é manter firme os 3 elementos conectados um ao outro, porque eles não atuam separadamente.

Se você altera uma visão em você, mexerá no sobrenatural que resultará em mudanças no natural. Você nunca mudará seu cônjuge, seu ministério, suas finanças, seus filhos ou qualquer outra coisa, SENÃO mudar primeiro a imagem, ou a visão ou sonho dentro de você.

A definição literal de esperança no grego é: “expectativa para o futuro”. Tais expectativas, de maneira prática, são suas metas. Pense comigo: “- Onde residem as nossas expectativas”? Elas residem nas visões e nos sonhos. Elas não são materiais, elas são da dimensão sobrenatural.

Você não chegará ao ponto onde o Espírito quer te levar, senão aprender a obedecer a seus comandos e seguindo as metas dele para você.

Repita comigo: “Se eu quiser alterar o natural, terei que alterar o sobrenatural”. 

A esperança é muito mais importante do que você imagina. Em Romanos 5, o Espírito Santo nos ensina que o propósito das tribulações em nossa vida é nos levar a consolidar a esperança!

Como assim? Você pode perguntar. 

Leia o texto: 

Rm 5.1:

1 Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; 2  por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus. 3  E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; 4  e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. 5  Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.

O objetivo final é alcançar “a esperança que não confunde”. Em outras palavras, “não se frustra”. O processo é: 

  1. Glorie-se na esperança;

  2. Não se entristeça pelas tribulações, elas estão produzindo:

    • Perseverança;

    • Experiência e, por fim;

    • Não deixe de confessar a esperança na qual você se gloriou um dia.

Você vence as tribulações quando não perde a esperança.

Suas aflições e tribulações têm um propósito. Se você perder no meio do caminho a esperança, então você sofreu à toa. Mas se no final de tudo, você é capaz de ainda se alegrar na esperança, então o sobrenatural foi selado, a esperança é viva, você venceu. Você viu o sobrenatural, fique firme... aguarde..., porque o que há de vir, virá e não tardará.

Nunca, nunca mesmo, em nenhum dia, principalmente no dia mau, deixe que o diabo convença você que o sonho de Deus na sua vida foi apenas por um momento. Não deixe que ele crie uma imagem de derrotado, de fracassado e de vítima em você. Não deixe, em Nome de Jesus. Expulse a visão maligna, reafirme a visão do Espírito Santo. Uma maneira de ajudá-lo é simplesmente escrever ou desenhar a visão que Deus lhe pôs no coração.

Foi isto que Deus fez com Abraão. Deus lhe deu uma visão da sua posteridade como as estrelas dos céus.

Jamais tenha uma imagem negativa de “não posso”, de “não é possível”. Tudo é possível ao que crer. Você PODE TODAS AS COISAS em Cristo.

Hebreus 10:23  Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.

Rm 4.17 Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí.), perante aquele no qual creu, o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem.

O Espírito Santo não dorme. Ele trabalha nas altas madrugadas, no dia, no calor e no frio, ele não se restringe ao lugar e tempo, Ele não se cansa. Ele está moldando seu interior, iluminando seu coração, regando suas sementes, confirmando suas palavras, Ele está OPERANDO em você. Ele mesmo que ressuscitou a Cristo dentre os mortos, está operando em você. Não perca as visões de Deus em sua vida.

2º.) o elemento amor 

Mateus 24:12  E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos.

Nos últimos dias o amor será completamente atacado

A falta de amor se traduz em desinteresse, falta de alegria, falta de prazer.

A fé caminha junto com o amor

A amor é o ALICERCE da FÉ

Efésios 3:17  e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor,

O AMOR é o mesmo Escudo da Fé

1 Ts 5:8  Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação;

O AMOR e Fé crescem juntos 

2 Ts 1:3  [...]  pois a vossa fé cresce sobremaneira, e o vosso mútuo amor de uns para com os outros vai aumentando,

A Graça Transborda com Fé e Amor

1 Timóteo 1:14  Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus.

A Entrada para os Dons Espirituais

1Co 14.1 Segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais, mas principalmente que profetizeis.

Não poderemos entrar no sobrenatural sem o amor. Tudo seria vão.


3º.) o elemento fé 

O justo viverá pela fé. 

A fé que agrada a Deus é a fé que crê que Ele recompensa quem o busca.

Hb 11.6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.

A fé é a certeza do impossível.

A convicção de fatos que se não veem. 

A fé vem por ouvir a Palavra de Deus. É por isto que você deve declarar a Palavra Escrita. Você deve orar fervorosamente e declarar a palavra de Deus até que sinta a CONVICÇÃO dentro de você. Depois disto, você apenas agradece. Você pode declarar que TEM, porque DENTRO de você HÁ CONVICÇÃO.

Em 1Co 13.13 a fé vem primeiro, porque ela dá ignição à esperança e ao amor.

Amar a Deus é fácil, mas amar às pessoas nem sempre. Ainda mais àquelas que traíram sua confiança, por isso, você ama pela fé. A fé dá ignição ao amor.

A fé atua pelo amor diz Gálatas 5.6:

Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua [ser eficaz, mostrar poder] pelo amor.

Jesus quando ensinou sobre a fé disse que você tem que crer no que diz. Senão duvidar, então acontecerá. Então passa a dizer:

Mc 11.25  E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas.

Seus pensamentos devem ser preenchidos pela imagem da fé. Você usa a fé com a imaginação, como Abraão que contava estrelas.

A fé e as Palavras

Jesus disse: “será feito conforme suas palavras”. Suas palavras são poderosas e determinam a imagem que se forma dentro de você. Se eu falar pense num elefante azul. Você é capaz de vê-lo mesmo que ele não exista. As palavras que você fala governam sua vida. 

Tiago diz que elas dão direção ao seu caminhar.

Tg 3.4  Observai, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigidos para onde queira o impulso do timoneiro. 5  Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva!

O que mantém um navio no curso de seu destino, mesmo em meio às tempestades, é o leme. O leme de sua vida é a sua língua. O que você diz.

As palavras são poderosas.

Testemunho de Stanley Jones, missionário na Índia

Viveu uma vida saudável até aos 89 anos, quando passou a sofre de paralisia. Durante meses ficou paralítico. Sem pode se mover ou falar. Um dia pediu à enfermeira que falasse por ele e dissesse: “Em Nome de Jesus de Nazaré, levante-se e ande”.  Cada vez que a enfermeira vinha vê-lo ela dizia: “Em Nome de Jesus de Nazaré, levante-se e ande” e Jones respondia: “Amém”.

O povo zombava desta confissão. Mas Jones sabia quão poderosa era a confissão com a boca. Um dia acompanhado por algumas enfermeiras, dirigiu-se ao monte Himalaia e, com ajuda delas, confessou: “Em Nome de Jesus de Nazaré, levante-se e ande”. Em pouco tempo, ele foi curado completamente de sua paralisia. 

A fé pertence à dimensão sobrenatural e não natural. Quando você libera as palavras de fé elas alteram as circunstâncias.

A fé libera o poder criativo na dimensão sobrenatural que atua e transforma a dimensão natural.

Você terá em sua vida aquilo que crê e confessa, seja bom ou ruim.

Estamos assentados com Cristo nas Regiões Mais Elevadas

Jesus nos elevou ao seu trono, estamos nele. É o lugar mais elevado do universo. É de lá que comandamos, é com a mentalidade do trono que pensamos. “Pensai nas coisas lá do alto, onde Cristo está assentado a destra de Deus e você está oculto nele”. Não alteramos as circunstâncias naturais pelo natural, precisamos ENTRAR no sobrenatural. Precisamos da consciência da posição que ocupamos no universo. Considere quem está ao seu lado, é Seu Pai Celeste. E no Nome de Jesus toda a autoridade deste trono pode ser liberada na terra, em sua situação.

Quem é o diabo para deter a palavra de Deus? Qual demônio poderá impedir o agir do Espírito Santo? Eles são todos derrotados. Não podemos comparar uma criatura com Deus. Tais criaturas espirituais habitam na dimensão sobrenatural, mas você está acima delas, acima de todo o principado, potestade, domínio, poder. Você tem a autoridade de Cristo para governar sobre as circunstâncias. É o que está escrito. Pense nas cosias celestiais, pense... pense... tire seus olhos da terra e olhe para os céus, pela fé você pode se elevar acima das tempestades e ordená-las. 

Não tende lutar com as armais naturais da razão do argumento humano, use as armas espirituais que são poderosas em Deus. Use o Nome do Príncipe da paz para que seu lar tenha paz. Use o poder da fé para retirar as montanhas que impedem seu avanço. Creia no que está Escrito.


Conclusão

Vou liberar uma bênção sobre sua esperança, fé e amor.

Seus sonhos serão renovados, uma visão nova surgirá, atualizada pelo Espírito Santo. Escreva-a, escreva-a e guarde com você. Faça um desenho dela se possível.

A fé está viva no seu coração e deve ser liberada pelos seu lábios. A unção é fresca para selar a fé em você.

O amor é sua natureza. Você é filho do Amor e amado. Cheio de amor da dar. Todos os seus relacionamentos serão impactados pelo fluir do amor que está em você, pelo poder do amado Espírito Santo.




Comentários