0175 – Eu Creio Em Milagres – A Visão de Cristo

 0175 – Eu Creio Em Milagres – parte 1

Introdução

Começaremos uma séria de mensagens com o tema: “Eu creio em Milagres”. Milagres devem ser o nosso normal. O novo normal na vida da igreja é experimentar milagres extraordinários de nosso Deus.

Jesus Confirmado Como Deus

Atos 2:22  Varões israelitas, atendei a estas palavras: Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmos sabeis;

Qual o sentido de Deus Pai aprovar Jesus? O sentido da palavra aprovar é: “provar que tipo de pessoa alguém é”. Deus provou ao mundo quem Ele é em Cristo. Deus é um Deus de milagres, prodígios e sinais. Era Deus realizando por intermédio de Cristo. O normal do evangelho é ter constantes milagres, isto prova que é Deus quem está agindo por intermédio de nós.

Jesus disse em Lucas 18:27  “Mas ele respondeu: Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus”.

Um dos bloqueios para realizarmos milagres é colocar Cristo numa classe especial de pessoa, enquanto esteve na terra. Ele ministrou cura às pessoas através da unção do Espírito Santo. Ele não as curou porque era o filho de Deus. Ela abriu mão de sua glória e se colocou na total dependência do Espírito Santo. Assim, você também poderá na unção do Espírito realizar milagres de curas.

O cego bartimeu

O milagre que introduz você no propósito de Deus.

Marcos 10.46 E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho 47  e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! 48  E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! 49  Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama. 50  Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus. 51  Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver. 52  Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora.

jérico a cidade da maldição

A história do cego Bartimeu se passa em Jericó, cidade da maldição. 

Jericó era conhecida como a cidade da maldição desde a época em que Josué a amaldiçoou no Antigo Testamento. Josué era o comandante do exército de Israel e liderou os israelitas na entrada da terra de Canaã. Jericó foi a primeira cidade conquistada. Eles caminharam pela cidade por 7 dias, gritaram em uníssono no 7º dia, e as paredes da cidade ruíram.

Js 6.26 Naquele tempo, Josué fez o povo jurar e dizer: Maldito diante do SENHOR seja o homem que se levantar e reedificar esta cidade de Jericó; com a perda do seu primogênito lhe porá os fundamentos e, à custa do mais novo, as portas.

“Maldito seja o homem diante do Senhor que se levantar e edificar esta cidade Jericó”. Quando Josué amaldiçoou Jericó, foi para avisar as pessoas de que ninguém jamais deveria levantar a cidade de Jericó novamente ou sofreriam perdas.

Em 1 Reis 16.34, aproximadamente 490 anos depois, um homem reconstruiu Jericó:

Em seus dias, Hiel, o betelita, edificou a Jericó; quando lhe lançou os fundamentos, morreu-lhe Abirão, seu primogênito; quando lhe pôs as portas, morreu Segube, seu último, segundo a palavra do SENHOR, que falara por intermédio de Josué, filho de Num. 

Jericó foi reconstruída e ficou conhecida como a cidade da maldição. Mas Jesus veio a esta cidade amaldiçoada de Jericó para salvar todos os que olhassem para Ele, como Bartimeu, o cego mendigo e, Zaqueu, o publicano.

Esta é uma imagem de como Jesus veio ao nosso mundo para salvar a todos nós. Curar nossas feridas e nos colocar no caminho da sua graça.

Quem contempla o Senhor é salvo, curado e sua vida se enche de propósito. O cego precisava ver e viu. Zaqueu queria ver Jesus e viu.

Se você quiser ver Jesus, verá. Ele se revelará a você.

o nome bartimeu

"Bartimeu" vem de duas palavras, "bar", em hebraico, significa "filho de" o que nos diz que Bartimeu era um homem que não tinha nome próprio. Ele era simplesmente chamado de “filho de Timeu”.

“Filho de Timeu”. O nome “Timeu” vem do aramaico “Tame’” a qual significa "impuro". Quando as pessoas clamavam por Bartimeu, eles o chamavam de "filho do impuro". Como você se sentiria se as pessoas o chamassem assim?

Assentado à beira do caminho

Bartimeu vivia sentado à beira do caminho mendigando. A mendicância é uma imagem da carência e da doença, das quais o nosso mundo está cheio hoje.

Estar sentado à beira do caminho é estar parado na vida. É quando as coisas não avançam. Tudo o que nos sobra é sermos expectadores dos êxitos das vidas dos outros. Vida estagnada, sem progresso, sem crescimento e melhora. É viver a mesmice, respirando a poeira levantada pelos que passam.

Quem está no caminho está avançando para o seu alvo. É questão de tempo para a completa posse de sua herança. Quem está à beira do caminho jamais conquistará seu desejo, seu alvo ou seu sonho.

Sentar-se à beira do caminho é se acomodar com uma vida comum, sem graça, sem fazer a diferença. Não é um bom lugar para se estar. Veja o que a Palavra diz sobre estar à beira do caminho:

  1. É um lugar que não dá fruto. Mateus 21:19 diz: “e, vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela; e, não tendo achado senão folhas, disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente”. A figueira que estava à beira do caminho não tinha fruto. Esta figueira representa a dependência das obras humanas. Adão e Eva fizeram para si vestes com folhas de figueira. Uma cobertura parcial da sua vergonha. Deus fez vestes inteiras que cobriam todo o homem e a mulher. Essas vestes vieram do cordeiro. Em Cristo você foi revestido da Sua justiça, da sua santidade, você recebeu o Espírito de Filho, estar à beira do caminho não é seu lugar. Seu lugar é estar NO CAMINHO, seguindo Jesus.    

  2. É um lugar onde se colocam ciladas contra nós. Salmos 140:5 diz: “ Os soberbos ocultaram armadilhas e cordas contra mim, estenderam-me uma rede à beira do caminho, armaram ciladas contra mim”. Não tem lugar melhor para o diabo trabalhar do que à beira do caminho. No caminho estamos envolvidos com o propósito de Deus, seguindo Jesus, estamos seguros, Jesus vai à frente desfazendo as obras do diabo. O melhor lugar para se estar é “seguindo Jesus bem de perto”. A tal ponto que sua sombra se projeta sobre nós. A beira do caminho estamos vivendo de forma passiva. O diabo sempre atua na passividade da mente e da vontade da alma. 

  3. É um lugar que a semente da palavra de Deus sempre é roubada. Mateus 13:19 diz: “A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho”. A semente que caiu a beira do caminho foi roubada pelo diabo e não frutificou. Se sua vida não sai do lugar, senão há frutos, se sua fé não está crescendo e nem o amor para com o próximo, talvez você esteja fora do caminho. Você está apenas ouvindo as bênçãos derramadas sobre os outros, mas não participa delas.

Se você quer avançar, levante-se e saia da beira do caminho. Ao ouvir a palavra mantenha seu coração atencioso, responda amém a cada toque do Espírito em seu coração. Muitos estão assistindo a mensagem pela internet, não basta ouvir e preciso escutar no coração. Se você não compreende a Palavra, ela não adiantará em nada para você.



BARTIMEU FOI CAPAZ DE VER O QUE OUTROS NÃO VIRAM

Naquela época, a cidade de Nazaré era uma cidade de má fama. Quando as pessoas chamavam Jesus de “Jesus de Nazaré”, estavam dizendo isso de maneira depreciativa. Mas Jesus sendo de Nazaré revela a grande graça de Deus. Deus escolheu especificamente Seu Filho para crescer ali como uma imagem de Sua graça superabundante para com Seu povo. 

Quando Filipe compartilhou com Natanael a respeito de Jesus, Natanael disse: De Nazaré pode sair alguma coisa boa? Respondeu-lhe Filipe: Vem e vê. Deus confunde os sábios deste mundo. Quem confia em sua própria sabedoria não recebe milagres de Deus. A sabedoria do mundo é soberba.

Enquanto todos viam a Jesus como “Jesus de Nazaré” falando de sua naturalidade, Bartimeu o viu como Filho de Davi. Ele começou a clamar: “Jesus Filho de Davi tem misericórdia de mim”! Bartimeu foi a primeira pessoa no Evangelho de Marcos a se referir a Jesus como “Filho de Davi”. Mesmo sendo cego, ele via com mais precisão do que qualquer outra pessoa que estava chamando Jesus de “Jesus de Nazaré”, um termo depreciativo.

Lucas relata: “E, ouvindo o tropel da multidão que passava, perguntou o que era aquilo.  Anunciaram-lhe que passava Jesus, o Nazareno. Então, ele clamou: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim”! Ele poderia ter chamado Jesus de Nazareno como todos os outros, mas Ele viu a realeza de Jesus, eu viu através dos olhos de seu coração.

Filho de Davi era o Messias, o enviado de Deus, o aguardado por Israel para sua restauração. Bartimeu viu Jesus por quem Ele era: “Filho de Davi”,  o que mostra que ele reconheceu Jesus como Rei, porque Jesus veio da linhagem do Rei Davi.

QUEM VOCÊ DIZ QUE JESUS É DETERMINA COMO SUA VIDA SERÁ

Como você vê Jesus, determina o que você terá dele. Jesus falava por parábolas e os discípulos perguntaram:

Mateus 13.10-16  Então, se aproximaram os discípulos e lhe perguntaram: Por que lhes falas por parábolas? [...] porque, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem. [...] Porque o coração deste povo está endurecido [...] 16  Bem-aventurados, porém, os vossos olhos, porque vêem; e os vossos ouvidos, porque ouvem.

São os olhos do coração que contam. Muitos apertam Jesus, mas outros o tocam.

Muitos cantam outros adoram.

Muitos conhecem sua presença, outros não.

Nicodemos era um mestre em Israel. Foi de madrugada falar com Jesus porque não queria que outros soubessem. Ele disse para Jesus: “Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele”. Ele via Jesus como um mestre da parte de Deus. Então Jesus lhe deu um enigma: “você tem que nascer de novo”!

Se você vir a Jesus como sendo sua provisão, terá provisão.

Se você vir a Jesus como sendo sua cura, terá cura.

Se você vir a Jesus como o conselheiro de seu casamento, terá restauração.

Como você vê Jesus? Como você se aproxima dele?

Jesus disse em certa ocasião para os Fariseus: “se fosseis cegos, não teríeis pecados”. O problema é que alguns veem as coisas naturalmente, não percebem o mover de Deus, a Presença do Senhor Jesus. Eles não percebem que Jesus está passando. Não agarram a sua OPORTUNIDADE. Eles não têm discernimento do momento. Não têm “senso de oportunidade”.

Seu histórico ou circunstâncias não determinam o fim de sua vida

Seu histórico não determina o fim de sua vida. Bartimeu não tinha nome, eles o chamavam de “filho do impuro”. Ele era cego e mendigo e vivia à beira do caminho na cidade maldita.

Mas quando Jesus passar por perto, não perca a oportunidade. Se você olhar para Jesus como a fonte da graça, receberá graça. Qualquer circunstância pode mudar. Se você acredita que Ele pode e quer realizar milagres, Ele realizará.

Vamos fazer um paralelo entre Josué e o cego mendigo Bartimeu. O ponto que os conecta é a cidade de Jericó.

1. Quando Josué e o exército israelita gritaram em uníssono diante da cidade de Jericó, a muralha desabou. Quando Bartimeu clamou por Jesus em Jericó, as paredes de sua cegueira ruíram.

2. Em uma das declarações mais ousadas de Josué, ele ordenou que o sol parasse durante a batalha no vale de Aijalon, não muito longe de Jericó.

Josué 10.12-13 “[...] e disse na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeão, e tu, lua, no vale de Aijalom. E o sol se deteve, e a lua parou até que o povo se vingou de seus inimigos”.

Josué ordenou que o sol parasse para que ele e seu exército tivessem mais tempo para lutar contra os amorreus e vencer antes que o sol se pusesse. O Senhor fez o sol parar, até Josué exterminar seus inimigos.

E, Bartimeu?

Marcos 10: 48-49  E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! 49  Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama. 

“Jesus parou” - Aquele que fez o sol parar para Josué, o comandante do exército de Israel, parou ao grito de um mendigo cego sem nome. O sol da Justiça para quando ouve o seu clamor!

Quem é este que ficou parado? Foi Ele quem criou os céus e a terra. O Deus que lançou as estrelas e o sol no espaço. Aquele que o fez parar foi um mendigo cego,  não um homem rico, um rei ou sacerdote.

A fé de bartimeu

Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus. 51  Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver. 52  Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora.

“Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus” - Quando Bartimeu jogou sua capa de lado e levantou de um salto. Ele estava dizendo: “Ele está me chamando, Ele ouviu meu clamor, eu não serei mais o mesmo”.  Naquela época, a capaz de um mendigo era sua segurança, porque foi dado a ele para reconhecê-lo como um mendigo legal e não um vigarista. Bartimeu sabia que não seria mais um mendigo.

Enquanto as pessoas diziam para ele se levantar, ele saltou. Isto é fé. É decidir por uma mudança de vida. É decidir por seguir a Jesus de fato. Confesso que fico meio irritado ao ver a atitude de algumas pessoas, elas nasceram de novo, mas vivem como o homem natural, em adultérios, lamentos, buscando satisfação em experiências carnais... Deus tenha misericórdia de mim. 

Mestre” - Bartimeu chamou Jesus de “Raboni” que é a forma mais elevada de respeito, significando “chefe”, “mestre” ou “Senhor”.

“O que você quer que Eu faça por você”? Embora Jesus seja um Rei, a primeira coisa que Ele disse a Bartimeu foi perguntar-lhe como poderia servi-lo. Normalmente, quando você vem a um rei, você vem para servi-lo. Mas Jesus, nosso Rei-servo, perguntou a Bartimeu o que ele queria que Ele fizesse por ele. Jesus opera milagres porque ama nos servir. Em Atos 4 a igreja orou: “enquanto estendes a mão para fazer curas, sinais e prodígios por intermédio do nome do teu santo Servo Jesus”. É o Santo Servo Jesus que cura as pessoas. 

Se Jesus lhe perguntar hoje: “o que quer que eu te faça”? O que você responderia? O que falta em muitas pessoas para receberem um milagre é REALMENTE quererem o milagre. Bartimeu não parou de clamar, mesmo diante da oposição da multidão. Milagres normalmente acontecem quando desejamos e não desistimos. 

Bartimeu poderia pedir riquezas, afinal ele era mendigo. Mas ele pediu algo que realmente desejava. Acredito que existe um poder no desejo. Quando você realmente quer ver a Deus, Ele se mostra para você. O problema é que desejamos tantas coisas, mas não desejamos o necessário. Talvez você tenha um único problema e, se ele for resolvido, sua vida entrará no “caminho” novamente.

Em outras palavras, “vá direto ao ponto” sem rodeios. Fale francamente com Jesus. Ele sempre ouve um coração sincero. Se não souber qual é o seu verdadeiro problema, peça para Ele lhe mostrar. 

“Vai, a tua fé te salvou “ – a fé vem pelo ouvir. Se ouvir as coisas do diabo terá fé nele, se ouvir as coisas de Deus terá fé nele. O que você ouve determina o que você crê. Se ouvir reclamações e difamações isto ficará em seu coração. Aprenda a ter fé, ouvindo as coisas certas.

“E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora”. Quando Jesus o curou, Ele nunca obrigou Bartimeu a segui-lo. Bartimeu o fez por escolha própria. Quando você recebe a bondade de Cristo, você sempre escolherá segui-lo.

Talvez você nunca tocou na bondade e graça de Cristo, por isso, está à beira do caminho do propósito de Deus para sua vida. Se ficar ai, lamentando o passado, morrerá como um cego que perdeu a oportunidade de ver Jesus.

Levante-se de um salto e venha até Jesus, Ele fará um milagre em sua vida e você caminhará com Ele para sempre.

Amém.


Comentários