0177 – Eu Creio Em Milagres – Tudo é Vosso

 0177 – Eu Creio Em Milagres – Tudo é Vosso

Introdução

Uma imagem contendo pessoa, homem, em pé, segurando

Descrição gerada automaticamente

O primeiro milagre realizado pelos discípulos de Jesus foi a cura de um coxo de nascença que mendigava junto à porta Formosa do templo. Pedro ousadamente lhe disse: “Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda! 

O que Pedro tinha? Ele tinha FÉ no nome de Jesus

Ele sabia que TINHA “algo” com ele, tinha o Nome. Ele sabia que podia usar o NOME. A fim de entrar na dimensão dos milagres, você precisa saber o que recebeu, como herança de Seu Pai celeste. O primeiro milagre é um modelo de princípios para os demais e ele nos ensina sobre nossa herança como filhos de Deus.

Se eu tenho algo, então posso usá-lo, sempre que quiser, certo? Não preciso de fé especial e nem a manifestação de algum dom, apenas utilizo. Se eu tiver 10.000,00 reais na minha conta, não preciso de fé para utilizar 500,00, apenas uso.

Quando sei o que me pertence minha atitude é outra, tenho o direito legal de usar, minha fé é mais ousada.

Tudo é vosso

Em nossa série “eu creio em milagres” coloquei um subtema, a fim de facilitar os princípios espirituais para os milagres. A expressão: “tudo é vosso” está em 1Co 3.22b “seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, sejam as coisas presentes, sejam as futuras, tudo é vosso, e vós, de Cristo, e Cristo, de Deus”.

Tudo é teu. Se tudo é teu, então você pode ter o que deseja. Jesus em João 16.23 (RC) disse: E, naquele dia, nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar.

Tudo o que você pedir será dado. Você consegue imaginar a dimensão desta declaração? Seja o que for, tudo o que pedir será dado. Será dado porque já é seu em Cristo Jesus.

Tais declarações são impressionantes, tudo é vosso, você pode pedir qualquer coisa e lhe será dada. O que você precisa hoje? Já é seu. Você pode pedir e lhe será dado.

Fico contente e livre de qualquer preocupação, porque não fui eu quem disse isto. Não quero ser um pregador irresponsável que declara coisas absurdas. Foi Deus quem disse. Para os descrentes é loucura, mas para os crentes, poder de Deus.

Como podemos ter tudo o que precisamos? É uma pergunta justa.

Jesus realizou um milagre em Lucas 13, que mostra este princípio de “saber o que você tem” para viver em plenitude. 

Lucas 13.10-17 

10 Ora, ensinava Jesus no sábado numa das sinagogas. 11  E veio ali uma mulher possessa de um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; andava ela encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se. 12  Vendo-a Jesus, chamou-a e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade; 13  e, impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glória a Deus. 14  O chefe da sinagoga, indignado de ver que Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que se deve trabalhar; vinde, pois, nesses dias para serdes curados e não no sábado. 15  Disse-lhe, porém, o Senhor: Hipócritas, cada um de vós não desprende da manjedoura, no sábado, o seu boi ou o seu jumento, para levá-lo a beber? 16  Por que motivo não se devia livrar deste cativeiro, em dia de sábado, esta filha de Abraão, a quem Satanás trazia presa há dezoito anos? 17  Tendo ele dito estas palavras, todos os seus adversários se envergonharam. Entretanto, o povo se alegrava por todos os gloriosos feitos que Jesus realizava.

Existem aprendizados preciosos nesta passagem.

Deus sempre quer curar e libertar. Quão terrível pode ser a religião sem o amor! O dirigente da sinagoga disse: “deveria ser curado em qualquer dia, menos no sábado” e Jesus disse: “deveria ser livre em qualquer dia”. Ambos tinham um ponto de vista. Creio que Jesus via as coisas do ponto de vista de Deus, amém? Este é o coração do Pai, ele quer libertar não importa quando e nem onde. Deus não quer curar ou libertar você em algum momento, ou em algum lugar, ELE QUER HOJE, agora

Jesus reparou na mulher. Ela deveria estar no meio dos demais, encurvada. Jesus estava ensinando. Ele parou e a chamou. Ele vê como ninguém. Ele enxerga o coração, a dor, a aflição da alma, o desespero, ele conhece você completamente. Jesus sabia que Satanás prendera esta mulher por 18 anos. 

Enquanto você descansa, Jesus trabalha. O sábado aponta para o descanso, quando você descansa, Jesus trabalha. Quando surge uma enfermidade, tendemos a nos preocupar, saiba, porém, que quanto mais você se preocupa mais impede Jesus de trabalhar. Preocupação é trabalho da carne, descanso é trabalho do espírito. 

A enfermidade é opressão do diabo, não é uma lição de Deus. Em Atos 10.38 a palavra explicitamente diz que a doença é “opressão do diabo”. Não tolere a enfermidade em nenhum aspecto, somos filhos de Deus e devemos destruir as obras do diabo. Você pode partir para o Pai saudável, sem enfermidades, em boa velhice.

ESTÁS LIVRES DA TUA ENFERMIDADE

Jesus disse para a mulher: “Estás livre da tua enfermidade” antes mesmo dela ser curada. Esta declaração está no tempo presente. E aqui Jesus revela o princípio da posse. Você pode pensar que Jesus viu, pela fé, que ela seria curada, não foi isto que ele declarou. 

Por qual razão Jesus disse que ela estava livre?

Porque ela era filha de Abraão, e, como filha, tinha uma herança deixada por seu pai, que incluía saúde. Ela viveu 18 anos escravizada, sem saber que tinha direito de ser saudável. Este é o estado de muitos filhos de Deus. Eles não desfrutam de algo, porque não sabem que já possuem.

Quantos acham que isto soou como uma novidade para aquela mulher? Eu acho que ela ficou chocada, pensando com seus botões: “- Estou encurvada há 18 anos e, Ele me diz que estou livre”?  Ela não sabia que estava livre, porque não sabia da herança de seu pai.

Se você não sabe, sofrerá.

A bênção de Abraão é herança para seus filhos. Cristo se fez maldição, para que a bênção de Abraão chegasse até nós. A bênção incluí a saúde, enquanto a maldição inclui a enfermidade. 

Isto é poderoso! Se você souber o que lhe pertence por herança, sua vida mudará completamente. Em Gálatas 3.16 diz: “Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. Não diz: E aos descendentes, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu descendente, que é Cristo”. O descendente de Abraão é Cristo. Logo, se você está em Cristo é coerdeiro com ele e participa da sua herança. 

E, ainda em Gálatas 3.7 diz: “Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão”. A fé e, nada mais, é a maneira de você tomar posse da herança. Quem crê, recebe.

Abraão recebeu a promessa da herança, como diz Romanos 4.13,14:Não foi por intermédio da lei que a Abraão ou a sua descendência coube a promessa de ser herdeiro do mundo, e sim mediante a justiça da fé. Pois, se os da lei é que são os herdeiros, anula-se a fé e cancela-se a promessa”.

Simplesmente porque Abraão creu, ele se tornou herdeiro do mundo. Os herdeiros são os da fé. Você foi feito justo, tudo é seu. Se você crer, então participa da herança. Você tem uma herança e como ela é grande! Você é herdeiro.

Existe um alerta em Gálatas 4.1 “Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere de escravo, posto que é ele senhor de tudo”. Ser menor é alimentar-se das palavras que enfatizam o esforço do homem em adquirir sua herança. Ser adulto é crer que a herança é sua por mérito de Cristo.

Quando a palavra é ouvida qual o resultado? Fé. Em Romanos 10.17 a fé vem por ouvir a palavra. Jesus falou a Palavra e ela teve fé. A fé sempre virá pelo que você ouve, se ouvir más notícias e aceitá-las, então terá fé nelas. Se ouvir as boas notícias e aceitá-las você terá fé nelas.

Abraão viveu debaixo da Aliança Abraâmica. Deus fez uma aliança com Ele, constituída de muitas e boas promessas. Ele seria pai de multidões, teria seu nome engrandecido, abençoaria todas as famílias da terra. Deus mesmo se autodenomina como o Deus de Abraão, lembrando da Sua Aliança. Tal aliança não pode ser revogada, desfeita, não pode ser anulada. Trata-se de uma base legal.

Na Palavra de Deus existem promessas, realidades e Alianças. As promessas podem envolver uma condição, como “honra teu pai e tua mãe para que prospere e viva bastante”. Tem uma condição envolvida para o seu cumprimento. As realidades são fatos, como: “Jesus levou os nossos pecados na cruz e, também nossas enfermidades”, isto é um fato passado, não há nada que precisamos fazer, não existe condição, apenas devo crer no fato. E as Alianças são “pactos” sagrados entre Deus e o homem. Elas existem para dar a GARANTIA que as promessas são VERDADEIRAS e fiéis. Deus prometeu uma posteridade para Abraão como as estrelas e ele creu, na hora que ouviu (Gn 15.6). Mas, quando Deus lhe disse que daria a POSSE da TERRA, Abraão não creu prontamente, ele perguntou: “- Como saberei que ei de possuí-la” e, Deus para mostrar a fidelidade no cumprimento desta promessa, inicia uma Aliança com ele. Está registrada em Gn 15.7-10.

aliança é um juramento 

Hebreus 6:17 diz: Por isso, Deus, quando quis mostrar mais firmemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento. O juramento é a Aliança feita no sangue de Cristo. Quem pode alterar uma aliança? A aliança é a absoluta garantia que o testamento, a herança, é real. Quando Abraão participou dela, ficou seguro, teria a terra como herança. Esta terra simboliza a sua herança hoje.

Tem força legal

Hebreus 9.16 diz que o testamento tem força de lei, ou seja, não pode ser desfeito: Porque, onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador; pois um testamento só é confirmado no caso de mortos; visto que de maneira nenhuma tem força de lei enquanto vive o testador.

Jesus é o testador que morreu e nos entregou sua herança. A Palavra de Deus, a Bíblia, é um testamento do que Jesus nos deixou.

Quando Jesus falou que ela era filha de Abraão, Ele estava tentando mostrar-lhe que seu sofrimento era inútil, a saúde estava na aliança, era sua herança. Era só requisitar. Quando cita Abraão, Ele estava mostrando que ela tinha direitos LEGAIS. A cura não teria que vir, como algo inédito, mas já existia, era uma herança. 

Ela não sabia que participava desta aliança. Acho que muitos de nós também não sabemos! Ela não sabia que aquele cativeiro não era necessário. Talvez ela pensasse que era a vontade de Deus. Ela simplesmente não sabia que por direito de herança, ela tinha a saúde. Saúde era uma posse, como um título de propriedade.

O título de propriedade

Hebreus 11.1 “A fé é a substância das coisas que se esperam”. A palavra substância também pode ser traduzida como “título de propriedade”. Assim a fé tem uma base legal de operação. É como uma Escritura de imóvel, um certificado de proprietário.

Título de propriedade é um documento legal. 

Há duas partes na fé: 1ª.) Crer com o coração e, 2ª.) Confessar com a boca. Jesus ensinou isto claramente em Marcos 11.23.

Há uma diferença entre herança e posse. A herança é determinada por quem pagou por isso, de quem proveu o recurso, de quem a conquistou. É algo legal. Jesus a comprou com o preço de seu sangue, isto se chama redenção. Existe uma herança para você e, você pode possuí-la pela confissão da fé. 

tudo é meu 

No assunto da cura, existe um fato realizado na cruz, é uma herança. Deus não vai lhe curar, ele já curou. É uma herança. 

A fé que agrada a Deus, crê que Ele recompensa, em outras palavras, que Ele dá a herança para quem pede. É por isso que o pai do filho pródigo não negou a herança para ele, mesmo sabendo que não era o tempo. Acredito que o jovem emitia sinais de mau comportamento, mesmo assim, o pai não negou. Deus NÃO PODE negar a herança. Trata-se de uma questão legal!

Jesus estava dizendo para a mulher: “- Filha de Abraão, a cura já te pertence. Você já é livre deste mal”. Quando você sabe o que tem, você desfruta. Não é difícil ter fé, se você sabe o que é teu, por herança. Você apenas possui. É uma fé com tenacidade. Não diz: “- Acho que perdi”, pelo contrário, sempre diz: “- É meu”.

Jesus disse que são as criancinhas que entram no reino e, você deve imitá-las. Tenho dois netos pequenos. Quando eles apenas vêem uma coisa e pensam que é deles, ninguém tira! É assim que devo abordar minha herança, tudo é meu. 

Muitos enfrentam uma vida, mais de 18 anos, encurvados diante dos problemas financeiros, não deveria ser assim! Venha e receba sua herança, não importa o dia, é para os que creem, pode ser agora. 

Deus disse em Deuteronômio 8.18: Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê. Deus te deu, isto é herança, “habilidade” para produzir riquezas. Possua sua herança. Você tem a mente de Cristo, ela nunca é escassa.

Tenho, pelo direito de herança, o poder para fazer riquezas. Riquezas para mim, para a igreja, para comprarmos prédios, sítios, e anunciar o evangelho. Não vamos deixar isto para o diabo, é nosso!

A cura é minha, a paz é minha, a alegria é minha. 

O fruto do Espírito é meu.

Os dons do Espírito SÃO MEUS.

Esaú foi chamado de profano porque desprezou a herança. Não despreze a tua. Quanto mais você a possuir, mais glórias dará a seu Pai, mais ele ficará feliz.

o que confesso, eu possuo

O que você diz não afeta a herança, ela nunca muda. O que você diz afeta a sua posse.

Não só o que fala aqui, na frente dos irmãos, mas em todo lugar.

Encontramos diversos exemplos de falar e possuir. Em Números 13.30, você lembra da história dos 12 espias? Apenas dois deles, Josué e Calebe, falaram com fé. Suas palavras foram: “subamos e possuamos a terra, ela é nossa”. Deus já tinha dado a terra para Abraão. Era uma herança para Israel. Por que não tomaram posse? Porque FALARAM com incredulidade.

Aquele povo era a semente de Abraão, seus herdeiros naturais. A herança já existia, o direito de propriedade, de possuir, mas eles falharam, porque falaram com incredulidade. 

Quantas promessas na herança de Cristo você sabe que tem? Se sabe, possua. 

A sua confissão é ouvida nos céus

Os espias relataram sua incredulidade diante de toda a congregação, foi em público. E diz Nm 14.1: “Levantou-se, pois, toda a congregação e gritou em voz alta; e o povo chorou aquela noite”. Choraram até se rebelarem. Você pode chorar, mas não chore com incredulidade.

Quero que observe que eles confessaram publicamente, não estavam orando, não falavam com Deus, eles falaram diante da igreja. Todavia, em Números 14, verso 28, diz: “Por minha vida, diz o SENHOR, que, como falastes aos meus ouvidos, assim farei a vós outros.” O quê? Será que entendi direito? Eles não estavam ajoelhados orando para Deus, eles falaram para o povo, mas Deus ouvia como se falassem aos seus ouvidos! 

O que você diz em qualquer lugar, faz diferença no que você possui. Não seja religioso, falando apenas com fé diante na reunião com os irmãos. Fale com fé em todo lugar, na verdade, você terá que provar sua fé é bem lá fora...

Eles tiveram o que falaram. Que poder existe nas palavras!

Outro exemplo está em João capítulo 20, Jesus aparece para seus discípulos depois de sua ressurreição. Tomé não estava com eles. Os 10 relatam que tinham visto a Jesus, mas Tomé era convicto de sua fé natural, baseada nos sentimentos. Ele disse: “Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei”. Era fé, mas no natural. Você nunca verá Jesus em ressurreição, senão acreditar.

Jesus tinha dito que voltaria, que reconstruiria o templo em 3 dias, eles sabiam, Jesus disse que ninguém tirava sua vida, não era surpresa para eles. Eles tinham uma palavra. A fé se baseia na palavra.

João continua escrevendo: “Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! E logo disse a Tomé [...]”. 

Parafraseando o texto, é como se Jesus dissesse: “Tomé eu ouvi o que você falou a oito dias e, agora, eu vim para tirar de você toda a incredulidade”. Nossa fé não pode se firmar no que sentimos, ela se firma no que sabemos.

Tomé não estava orando quando falou que não cria, mesmo Jesus ouviu. Deus ouve o que você diz, sempre. Sua posse está na confissão, não importando o lugar.

Jesus ouve o que você diz.

Malaquias 3:16  Então, os que temiam ao SENHOR falavam uns aos outros; o SENHOR atentava e ouvia; havia um memorial escrito diante dele para os que temem ao SENHOR e para os que se lembram do seu nome. Deus até escreve o que você diz.

Deus está sempre ouvindo. Se quiser tomar posse, tem que corrigir seus lábios.

Quem deseja possuir a herança, tem que crer e falar corretamente.

Herança é nossa porque Jesus pagou o preço. A posse é pela confissão.

Eu sou a semente de Abraão, o que pertence a ele, pertence a mim.

Jesus disse em Mateus 10:8  Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios; de graça recebestes, de graça dai. A melhor expressão da graça é possuir sua herança e manifestá-la ao mundo. Quem mais tem, mais recebe. Deus dá a quem tem mais. Não limite o amor do Pai, tome posse de sua herança.

Não há fé sem confissão. A fé sem confissão não existe.

A confissão é a maneira pela qual a fé se expressa.

A sua confissão é baseada naquilo que você sabe que é teu.

A fé nunca vai além do que você confessa.

Você sabe qual a sua herança, filho(a) de Abraão? 

Possua pela confissão da fé.

Amém.


Comentários