0192 – O Profeta de Olhos Abertos

 0192 – O Profeta de Olhos Abertos

Introdução - hb 4.2 (Misture sua fé na palavra)

a visão correta determina sua vitória

Podemos ver a importância de ter a visão certa na história de Adão e Eva, em Gênesis 3.6-7:

Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. 7 Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.

A queda começou com uma visão errada. O diabo brincou com a imaginação de Eva, lhe dando uma visão falsa, irreal do que Deus havia falado. Os olhos de ambos foram abertos para ver sua nudez, sua vergonha, condenação e carência. Antes de comerem do fruto, eles não estavam nus, estavam coroados com a glória e honra de Deus (Sl 8.5). Deus queria que os seus olhos fossem ABERTOS PELA árvore da vida para VEREM a glória que os cercava. 

O diabo sempre lhe dará falsas imagens e visões da vontade de Deus. Ele o tentará com uma visão falsa das coisas. Não se deixe enganar. Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do Pai das luzes, em quem não há sombra de variação.

Deus criou a terra bela, ela nunca quis a enfermidade, a fome e fracasso do homem. O Éden era um jardim junto a ribeiros de água, como a bênção do Senhor diz. Adão e Eva escolheram depender de seus sentidos naturais, foram enganados por uma visão falsa, agradável aos olhos naturais. 

Hoje, todos os homens carecem da glória de Deus (Rm 3.23). Jesus por meio de Sua obra consumada nos restaura uma glória maior, a sua própria glória. Ele orou para que tivéssemos a mesma glória que Ele possui (João 17:22). Você é CERCADO de GLÓRIA. Que Deus abra nossos olhos espirituais para ver a tremenda realidade disto!

Depois que Jesus ressuscitou dos mortos, Ele caminhou com 2 discípulos (Cleopas e sua esposa) na estrada para Emaús e impediu seus olhos de o reconhecerem. Jesus expôs o que as Escrituras falavam sobre Ele. Mais tarde, quando Jesus partiu o pão com Cleopas e sua esposa, seus olhos foram abertos e eles reconheceram que Aquele que estava com eles era Jesus ressuscitado. (Lucas 24:16, 27). Por que Jesus fez isto? Para nos colocar na mesma condição de Cleopas e sua esposa. Podemos ver Jesus nas Escrituras sagradas, sem vê-lo na carne. Nossos olhos espirituais são abertos pelo Senhor para contemplar o Senhor.

Nessa experiência na estrada de Emaús, Jesus restaurou o que Adão e Eva perderam no Jardim do Éden. No Jardim, os olhos de Adão e Eva foram abertos pela árvore do conhecimento do bem e do mal para ver sua nudez, sua vergonha, condenação e carência. Mas aqui na estrada de Emaús, os olhos de Cleopas e sua esposa foram abertos no partir do pão da vida, o pão dos céus, a verdadeira árvore da vida, Jesus. Para o conhecer e receber tudo o que Ele tem. Jesus é tudo. Com ele vêm todas as coisas boas.

O profeta de Olhos Abertos

Nm 24.2  Levantando Balaão os olhos e vendo Israel acampado segundo as suas tribos, veio sobre ele o Espírito de Deus. 3  Proferiu a sua palavra e disse: Palavra de Balaão, filho de Beor, palavra do homem de olhos abertos; 4  palavra daquele que ouve os ditos de Deus, o que tem a visão do Todo-Poderoso e prostra-se, porém de olhos abertos: 5  Que boas são as tuas tendas, ó Jacó! Que boas são as tuas moradas, ó Israel! 6  Como vales que se estendem, como jardins à beira dos rios, como árvores de sândalo que o SENHOR plantou, como cedros junto às águas. 7  Águas manarão de seus baldes, e as suas sementeiras terão águas abundantes; o seu rei se levantará mais do que Agague, e o seu reino será exaltado. 8  Deus tirou do Egito a Israel, cujas forças são como as do boi selvagem; consumirá as nações, seus inimigos, e quebrará seus ossos, e, com as suas setas, os atravessará. 9  Este abaixou-se, deitou-se como leão e como leoa; quem o despertará? Benditos os que te abençoarem, e malditos os que te amaldiçoarem.

Quando nossos olhos são abertos vemos como Deus vê. 

Israel estava acampado, havia pecados no meio daquela multidão. O erro de Balão foi supor que Deus julgaria seu povo com ira devido aos desvios e pecados. Mas o povo estava sob a cruz de Cristo, de maneira profética. Veja a imagem que Balaão ao olhar para o acampamento de Israel. Ele viu a cruz. O povo se assentava voltado para o tabernáculo (uma figura de Cristo). 

Deus abre nossos corações quando pedimos com um coração puro. Precisamos pedir ao Senhor olhos abertos par ver toda a Sua Bondade, nossa herança em Cristo, o que somos em Jesus, o que temos e o que podemos realizar pelo Seu imensurável poder. Esta é a oração mais importante que você deve fazer diariamente.

olhos abertos nos dão ouvidos abertos

“palavra daquele que ouve os ditos de Deus”, disse o profeta.

Jesus afirma que ouvir é uma consequencia do ver. Em Mateus 13.13  Por isso, lhes falo por parábolas; porque, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem. 14  De sorte que neles se cumpre a profecia de Isaías: Ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis. 15  Porque o coração deste povo está endurecido. Note que o ver vem em primeiro e depois o ouvir. Por quê? Porque o ver significa coração aberto para ouvir. Ninguém “ouve” de coração fechado. Os olhos do coração precisam de luz. Deus iluminará seu coração se você pedir com fé sincera.

Sempre que vier para o culto ou célula, venha de coração aberto para ouvir Deus. Faça uma oração simples e profunda: “Senhor eu estou de coração aberto para ouvir tua palavra”. Não se perca na decoração do prédio, não fique tão incomodado com o som, não observe nossas falhas, procure ouvir o Espírito, deixe a Palavra descer até o seu coração afirmando “amém” ao ouvi-la.

Sua morada é boa, sua casa é abençoada

Que boas são as tuas tendas, ó Jacó! Que boas são as tuas moradas, ó Israel!

Deus vê sua casa, sua família e seu lar como algo muito bom. Sua habitação é um lugar de paz e alegria. Sua esposa é como a videira frutífera e seus filhos como rebentos da oliveira, isto lhe dá felicidade. Ser videira frutífera é sinal que ela te satisfaz plenamente, ela te embriaga com seus amores. Ser rebento de oliveira é ser forte e longevo. Se você pegar um rebento de oliveira e enxertar num tronco de oliveira velha, esta se rejuvenescerá. Que maravilha!

Você é fértil, abundante e sua vida é um bom perfume, você é instrumento de cura e a força do Senhor é com você.

Como vales que se estendem, como jardins à beira dos rios, como árvores de sândalo que o SENHOR plantou, como cedros junto às águas.

Os vales são torrentes, são jardins à beira dos rios. Você consegue ter esta visão? As árvores de sândalo são árvores de Aloé que tem efeito medicinal. Suas palavras são como remédio para os corações abatidos.

É assim que Deus te vê.

Você é uma fonte de bênção

Águas manarão de seus baldes, e as suas sementeiras terão águas abundantes

Nunca faltará água para suas sementes. Seu balde é uma fonte! Só o Senhor em sua sabedoria para fazer tal declaração! Como é possível um balde virar uma fonte? É porque Deus te favoreceu. Todos os seus instrumentos de trabalho são abençoados, seu carro, seus negócios, seus estudos.

Nestes dias de recessão, ou talvez anos, você nunca passará necessidades. Você terá fonte dentro de casa, visão para novos negócios surgiram em você.

você superará o topo

o seu rei se levantará mais do que Agague, e o seu reino será exaltado.

Agague significa “eu superarei o topo”. Deus está dizendo que o topo não é seu limite, Ele tem coisas maiores, mais importantes e negócios ainda não vistos reservados para você.

Ele te colocará em cima e não em baixo.

Esta é a visão do profeta de olhos abertos.

Você foi tirado do mundo e recebeu a unção  para superá-lo

Deus tirou do Egito a Israel, cujas forças são como as do boi selvagem; consumirá as nações, seus inimigos, e quebrará seus ossos, e, com as suas setas, os atravessará.

O Egito é um símbolo do mundo. A força do boi selvagem é a unção fresca que Deus derramou e acrescentará na sua vida. Davi disse:

Sl 92.10  Porém tu exaltas o meu poder como o do boi selvagem; derramas sobre mim o óleo fresco.

A unção que você recebeu o colocará acima dos inimigos, problemas e dificuldades. Seus fundamentos de mentira serão quebrados, não haverá estabilidade dos inimigos, Deus os dispersará com suas flechas de poder.

Você recebeu a unção do rei

9  Este abaixou-se, deitou-se como leão e como leoa; quem o despertará? Benditos os que te abençoarem, e malditos os que te amaldiçoarem.

Deus te deu a vida para reinar.

Você é filho do LEÃO DE JUDÁ. Você descansa enquanto Deus o abençoa. Se alguém lhe fizer um favor, será favorecido, se alguém se levantar contra você, será frustrado. A bênção já foi liberada sobre sua vida. Ninguém a pode revogar. Ninguém pode mudar o que já foi feito por Jesus.

“Bendito os que te abençoarem e malditos os que te amaldiçoarem” esta bênção foi liberada também sobre Jacó. A bênção do Senhor protege você.

Muitos podem se levantar para acusar você, mas por causa da bênção do Senhor, eles cairão e serão envergonhados. 

Quando alguém fala mal de você, ele colherá o mal.

A bênção é como um “campo fértil”. Quem lança uma semente, colhe. Você é esse “campo fértil”. Muitos vão querer fazer negócios com você.

Este profeta de olhos abertos nos versos anteriores, em Nm 23.19-21 disse:

19  Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá? 20  Eis que para abençoar recebi ordem; ele abençoou, não o posso revogar. 21  Não viu iniqüidade em Jacó, nem contemplou desventura em Israel; o SENHOR, seu Deus, está com ele, no meio dele se ouvem aclamações ao seu Rei.

Deus cumprirá tudo o que falou. As Escrituras não podem falhar. Você é filho amado, abençoado e ninguém poderá mudar isto.

Deus sempre o abençoará, ninguém pode revogar. 

Ele não vê iniquidade em você, nem qualquer desventura. Porque o sangue de Jesus te purificou de todos os pecados. Aleluias!

O Senhor Deus está com você, louve-o por isto.

A oração mais importante para sua vida

Ela está em Efésios 3.16-19:

16  não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações, 17  para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, 18  iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos 19  e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder;

O Espírito de Sabedoria e Revelação no Pleno Conhecimento de Jesus

Conhecer Jesus em espírito e em verdade é tudo o que você precisa. Não se preocupe em guardar mandamentos, preocupe-se em CONHECER JESUS.

Quando você VÊ JESUS nas Escrituras, sua vida é mudada.

Você já conhece a Cristo, você sabe quem Ele é, mesmo assim, este conhecimento é superficial, porque Cristo e inesgotável. Nele habita todos os tesouros do conhecimento de Deus.

Deleite-se na intimidade com Jesus, Sua doce Presença em meio à adoração. E, desfrute, do pão que é Sua Palavra. Sempre que você vir Jesus, você cresce um nível de glória.

Quando crescemos no pleno conhecimento de Cristo, não dependemos de pessoas ou de argumentos corretos, nós sabemos que o conhecemos. Não dependemos de sentimos bons ou ruins, nós sabemos que o conhecemos. Mesmo que alguém levante argumentos tão convincentes contra Cristo, que você não consegue refutar, mesmo assim, sua fé não será abalada, porque você VIU A JESUS.

Deus é quem revela o Filho. Assim, ore pedindo o espírito de sabedoria e revelação para ter pleno conhecimento de Cristo Jesus. Não pare no aprendizado, não pense que você já conhece tudo, não deixe de se envolver na vida da Igreja, porque a luz de cada irmão te ajudará a ver mais Jesus.

“iluminados os olhos do vosso coração”

A maneira de Deus levá-lo ao pleno conhecimento de Jesus é ILUMINANDO os OLHOS de seu coração. Seu coração recebe a luz da vida, então você vê interiormente a Jesus. É um encontro invisível aos olhos naturais, mas totalmente compreensível em seu coração, onde tudo ocorre.

Peça a Deus que remova toda a cegueira de sua vida. Precisamos ver... ver Jesus.

Ver como Deus nos vê.

“para saberdes qual é a esperança do seu chamamento”

Deus não quer apenas que o conheçamos, mas que conheçamos para que existimos. Qual é a esperança de nosso chamamento. Todos fomos chamados, mas muitos não sabem qual chamado é este.

Em Jeremias 1.5 lemos: “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações”. Você foi chamado.

Seu propósito foi criado antes de você! Você existe para algo.

Somente quando vemos o plano eterno de Deus e como estamos inseridos nele é que é que deixamos as coisas celestiais dominarem nossos pensamentos, renunciamos o que é temporal e trabalhamos para o destino eterno, para a nossa vocação.

Aqui mesmo, na carta aos Efésios, Paulo revela pelo Espírito o nosso chamamento: “chamados para sermos santos e irrepreensíveis nEle” (1.4). Ele nos chamou para sermos à sua imagem e semelhança, separados do comum. 

Deus te chamou para ser perfeito como Cristo. Aleluias! Não pelas suas obras, mas pela fé, na realidade da salvação. Você é perfeito em seu espírito.

“qual a riqueza da glória da sua herança nos santos”

Paulo não fala de nossa herança em Cristo, sabemos que somos herdeiros de Deus, mas aqui, ele fala que você é a herança gloriosa de Deus.

Para confirmar isto devemos ler os vesos 5 e 11 deste mesmo capítulo:

Verso 5: nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade,

Verso 11: nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade,

Deus quer filhos, você é este filho. Você é a herança gloriosa de Deus.

Tudo o que Ele fez foi para TER VOCÊ.

A herança de Deus significa que algo lhe pertence, certo? Nós somos de Deus, Seus filhos amados. Precisamos TER OLHOS ILUMINADOS para saber disto.

Deus quer que conheçamos a Ele, como também, Seu Plano e Seu propósito. Tal conhecimento requer VISÃO.

Nossa visão é limitada. Vemos pouco. A de Deus é de eternidade a eternidade, tal visão é imensa. Coisas maiores do que temos visto, veremos. Tudo está no Filho. Que Deus abra os olhos de nosso coração.

Deus quer que você esteja envolvido na visão celestial, em Seu Plano Eterno. Ele deseja muitos filhos, você é a noiva, a noiva é quem gera.

“e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos”

O último pedido de Paulo é que o poder seja conhecido.


Comentários