0195 – Vencendo a Tristeza

 0195 – Vencendo a Tristeza


Introdução - hb 4.2 (Misture sua fé na palavra)

No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci. Disse Jesus.

A palavra tristeza, no novo testamento, tem os seguintes significados: dor, angústia, aborrecimento, aflição, pesar; abatimento, melancolia, mágoa. Todas são expressões da tristeza.

Se você tem algum desses sentimentos dominando sua alma, Jesus quer transformar em alegria. Porque Ele disse: “mas a vossa tristeza se converterá em alegria.” (João 16.20b). Que promessa poderosa! Jesus é o Senhor dos Senhores e pode transformar a água em vinho, deter o tempo, encurtar o espaço e utilizar sua tristeza como medida de sua alegria. 

Muitas são as razões que podem causar tristeza no coração. Mas, repetindo, Jesus quer “transformar tristeza em alegria”.

O que Davi experimentou, você experimentará: Tu mudaste o meu choro em dança alegre, afastaste de mim a tristeza e me cercaste de alegria. [Salmos 30:11]. Aleluias!

celebre uma festa no deserto

Na visão de Deus, tudo está consumado. Viver é um prazer de paz e alegria. A felicidade bate à sua porta todos os dias. Deus programou muitos dias felizes para você. 

A vida cristã é uma festa! Deus te salvou para celebrar a vida. Veja como Deus mandou Moisés falar com Faraó:

Êxodo 5:1  Depois, foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto.

Faraó é um tipo do diabo na Bíblia, o diabo não cria nada, apenas repete suas sentenças. Ele negociará com você. 

O Diabo fará negociações baratas para impedir você de festejar a vida. Sua marca é o luto. Não negocie. Inicialmente disse: “podem ir, mas não se afaste muito”. Em outras palavras, ele diz: “aceite uma alegria parcial, afinal todos sofrem nesta terra, não tem como evitar”. 

Existem os sofrimentos de Cristo e não a tristeza de Cristo. Os sofrimentos moldam nosso caráter, mas não podem roubar nossa alegria. 

A única e verdadeira alegria é a “alegria completa” prometida por Cristo.

Faraó aumentou sua oferta para Moisés: “só os homens podem ir prestar culto ao SENHOR”. É notório que o diabo teme famílias adorando ao Senhor, unidas num só propósito. O diabo sabe a força da unidade em família, às vezes somos nós que não sabemos! O lar foi criado como um ninho de alegria. 

Filhos sempre nascem alegres. Ter alegria é a marca da vida.

Em seu esforço derradeiro, Faraó, propõe: “Vão e prestem culto ao SENHOR. Deixem somente as ovelhas e os bois; as mulheres e as crianças podem ir” (Êx 10.24). Este é o teste final, devemos adorar a Deus, celebrar a festa, com todos os nossos recursos. Quando eles entram no reino, o diabo não toca. Cristianismo que não toca em nossos valores, tem pouco valor. 

A resposta de Moisés foi: “nem uma unha ficará fora da festa”. Assim, você deve falar em fé contra as tentações do diabo. Não ficará nada para você, diabo. Celebraremos a vida como uma festa ao Senhor. Teremos abundância de recursos, porque nosso Deus cuida de nós. O povo de Israel saiu do Egito com abundância de ouro e objetos valiosos.

O justo deixa herança para os netos, a riqueza do pecador é depositada para o justo! É uma promessa (Pv 13.22).

com jesus, o deserto é descanso

Em Mc 6.31 Jesus disse: “...Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto...”. Ó, com Jesus o deserto é um lugar de descanso. Se estamos atravessando dias de recessão e escassez, um deserto árido, olhe para cima veja a nuvem da Presença do Senhor trazendo provisão e conforto para sua casa. Não se preocupe com as pestes noturnas e nem com a mortandade que assola a terra, a coluna de fogo espantará os inimigos e iluminará seu caminho.

Não importa o lugar, estar com Cristo é sempre uma festa. O deserto ou o palácio, as montanhas ou os vales, Jesus é a alegria da nossa vida. Ele sempre está sorrindo para você e zombando de seus inimigos. 

Fique tranquilo o final de sua vida já foi escrito. Você venceu!

A festa está pronta. Os convidados estão chegando, seu lugar é de honra junto ao Rei dos reis. Sua posição é privilegiada, você é filho amado, mesmo que tenha gastado seus dias no pecado desta terra, como o filho pródigo. Sua festa é “de arromba” , o bezerro cevado está no cardápio! É tempo de se alegrar, o Pai é sempre bom.

a alegria é a recompensa

A alegria é a recompensa dos justos. Se ela é a recompensa na eternidade, seu valor é inestimável para nós. Deus escolheu recompensar seus filhos amados com SUA ALEGRIA. O maravilhoso é que ela já está disponível hoje para os que creem.

Sua recompensa na eternidade não será morar numa mansão de portas de pérolas, ruas de ouro e jardins verdejantes, sua recompensa será a ALEGRIA DO PAI.

Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo [alegria] do teu senhor (Mt 25.21). 

O texto infere que a alegria não é apenas uma recompensa, mas parece que entramos na alegria pessoal do Pai (gozo do TEU senhor). O Salmo 2.4 diz: Do seu trono lá no céu o Senhor ri... Esse riso é a manifestação de uma alegria indescritível, plena e profunda. É exatamente essa natureza de Deus que vamos desfrutar e celebrar pela eternidade afora. E parte desta natureza é vista na alegria.

A alegria lhe dará forças para suportar o sofrimento. Em Hb 12.2, encontramos este princípio: olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.

Jesus foi plenamente obediente ao Pai. Ele nunca agiu em palavra ou ação fora da perfeita vontade do Pai. Diante desta fidelidade de Cristo, o Pai resolveu sustentar sua esperança na hora de seu maior sofrimento. O Pai lhe prometeu a alegria como recompensa. Ter a alegria do Senhor é ser fortalecido no Senhor. Deus é alegre.

como é o teu deus?

Lucas 10:21  Naquela hora, exultou Jesus no Espírito Santo e exclamou: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado. 

A palavra exultou vem de agalliao cuja origem é agan (muito) e hallomai (saltar, pular). O texto sugere a ideia de Jesus gritando e saltando... Para você é uma imagem chocante? Jesus é alegre.

Jesus não era triste, ele era alegre. A sua alegria contagiava os pecadores. Seu sorriso era indescritível cheio de graça e bondade. Crianças se aproximam de pessoas alegres. A alegria quebra a barreira da indiferença.

Deus está sempre alegre com você. Ele disse isso em Sofonias 3.17:

O SENHOR, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo.

Não é maravilhoso saber que Deus, nosso Pai, tem alegria expressiva em estar conosco. Não é um sorriso de canto, Ele salta de alegria quando você está por perto. 

A alegria do senhor é sua força

Em Neemias 8:9-12 lemos:  

9 Neemias, que era o governador, e Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que ensinavam todo o povo lhe disseram: Este dia é consagrado ao SENHOR, vosso Deus, pelo que não pranteeis, nem choreis. Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da Lei. 10  Disse-lhes mais: ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força. 11  Os levitas fizeram calar todo o povo, dizendo: Calai-vos, porque este dia é santo; e não estejais contristados. 12  Então, todo o povo se foi a comer, a beber, a enviar porções e a regozijar-se grandemente, porque tinham entendido as palavras que lhes foram explicadas.

O povo percebeu como estava longe da lei de Deus e começou a chorar. Normalmente pensamos que chorar agrada a Deus, pois demonstra arrependimento, mas neste dia, era pecado. Eles deveriam se alegrar, pelas Palavras de Deus.

Quando o povo “entendeu as palavras” entraram na festa! Ó, quando nossos olhos são abertos para a eternidade, não trocamos a alegria dos céus, pelo prazer do mundo.

como liberar a alegria que há em ti

O Salmo 100 é um convite para o louvor e a adoração. Ele é a porta de entrada para experimentarmos mais da alegria do Senhor.

Verso 1 - Celebrai com júbilo  ao SENHOR, todas as terras.

A expressão “celebrai com júbilo” é dar um grito, um brado. Em nossos acampamentos com os jovens, as equipes preparam um “grito de guerra”. É emocionante quando eles bradam! É o rugido do Leão! 

Isto pode parecer muito simples para você. Mas se deseja romper com a camisa de força da tristeza que assola sua alma, você COMEÇA COM UM BRADO. Tem que abrir sua boca e bradar em alto e bom som o nome de Jesus e continuar bradando as verdades bíblicas a teu respeito.

A primeira cidade a ser conquistada na terra de Canaã pelo povo de Deus, foi Jericó, a cidade amaldiçoada. Ela foi conquistada quando o povo “gritou ao Senhor” ao som das trombetas de chifre de carneiro.

Gritar libera o espírito. Rompe as prisões da alma. 

As barragens de uma represa impedem a água de jorrar, da mesma maneira, o diabo coloca barragens nos seus pensamentos e na sua emoção. Quando você abre a boca e grita, elas começam a ruir, como as muralhas de Jericó.

Experimente!

Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico. 

Servir é trabalhar. Nosso trabalho para com Deus é feito com alegria e no descanso. Paz e alegria constituem o reino do Espírito Santo (Rm 14.17). Paulo disse: “eu sirvo a Deus no espírito” (Rm 1.9), trabalhar no espírito lhe dará o descanso e a alegria necessários para vencer as aflições.

Alegria é força. 

Se você trabalhar fora do domínio do espírito, terá ansiedade e tribulações. Lideramos pela graça no descanso da fé, cheios da alegria do SENHOR.

Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio.

Você sabe quem é Deus? Sua visão correta dele, produzirá uma fé correta.

Deus desejou você antes de seus pais. Ele celebrou seu nascimento. Ele estava no seu parto! Ele separou você para desfrutar de sua companhia. Ele te salvou para você ser como Ele é. Ele te santificou e justificou para você ter comunhão com Ele. 

Ele jamais planejou um dia de tristeza para você. 

Ele sempre está presente com você. Você pode fugir para onde quiser, pode colocar sua cama no abismo, onde o inferno está. Não importa, Deus estará lá com você. Não tem como escapar dEle. Seu amor por você é como uma “âncora de aço” inquebrável.

4  Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nomes.

Quero que você observe a sequencia dos eventos: 1) você quebra a inércia da tristeza por um GRITO de GUERRA, 2) você libera o espírito e, portanto, trabalha no espírito e 3) você entra pelas portas com louvor e ações de graça.

O protocolo do trono é o louvor e as ações de graças. Você entra firmado no sangue de Jesus, livre de toda a culpa e com gratidão nos lábios. Se quiser atrair os céus na terra, tenha uma atitude de gratidão por tudo e em tudo. 

Você não será ferido pelo COVID e suas variantes. 

Celebre a vitória antecipadamente e, você terá a vitória.

Porque o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade.

Chegamos ao ponto central, à razão de tudo. 

Tudo existe porque DEUS É BOM. Sua graça e fidelidade são para sempre.

O louvor é o RECONHECIMENTO que DEUS É BOM. 

Quando você reconhece a bondade de Deus, você adora.

Quando você reconhece que Deus é bom, a tristeza se dissipa.

Essa expressão “porque o Senhor é bom e sua graça dura para sempre” é encontrada em momentos muito significativos na Bíblia:

  • Na consagração do Tabernáculo2Cr 5.13; quando cantaram a nuvem da glória de Deus desceu;

  • Na batalha de Jeosafá2Cr 20.22; quando cantaram os inimigos foram destruídos por completo;

É a bondade e misericórdia(graça) do Pai que perseguem você. O Salmo 23:6 diz: Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida... .

Davi descobriu que Deus manifesta Sua Poderosa Presença, no meio dos louvores. Neste ambiente, não há lugar para a tristeza. Você nem imagina, mas louvar é a maior arma de guerra que você pode utilizar em sua vida.

reconheça a bondade de deus e receba sua glória

Queremos a glória de Deus. Você sabia que a glória de Deus é revela pela Bondade de Deus. Em Êxodo 33.18,19 está escrito: Então, ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória.  Respondeu-lhe: Farei passar toda a minha bondade diante de ti...

Moisés era amigo de Deus. Deus lhe garantiu que um anjo destruiria os inimigos e lhes daria a posse da terra da promessa. Moisés queria a Deus. Muitos se contentam apenas com os milagres, outros querem a Presença de Deus.

Deus atendeu ao pedido de Moisés. 

Moisés queria mais, Ele queria ver a glória de Deus, então o Senhor lhe disse: “: Farei passar toda a minha bondade diante de ti”. Quando Deus mostra a Sua bondade, Ele mostra Sua glória. 

Reconheça a bondade de Deus em sua vida.

Deus é bom, mesmo que você não sinta.

Deus é bom, mesmo que a sua vida tenha sido ruim até aqui.

Deus é bom, mesmo que não nos dê nada.

As circunstâncias não definem a Deus.

retirando a tristeza

Como disse o profeta Isaías 61.3: e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado...

O contraste é grande:

Quem está com cinzas sobre a cabeça, receberá uma coroa;

Quem está com pranto, receberá óleo de alegria;

Quem está com espírito angustiado, veste de louvor.

Amado, louve ao Senhor no meio desta pandemia. Renda ações de graças por Sua Bondade. Declare constantemente: “Deus é bom, sempre”. Você atrairá os milagres.

Louvar e adorar atraem a atmosfera do Trono, do reino. E neste lugar o diabo não pode entrar.

peça e receba

João 16.24  Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.

Jesus nunca conduziu um funeral, Ele expulsava a morte! Ele nunca treinou “cães-guia” para os cegos, Ele lhes abriu os olhos. Jesus é bom, sempre.

Quais as pessoas aflitas e necessitadas que vieram a Jesus e Ele não as respondeu, com seu amor e poder?

Deus quer lhe dar as coisas boas da vida. Alegre-se pela promessa da vida eterna e da BONDADE DO PAI e grandes coisas acontecerão em sua vida. Amém.


Comentários