0193 – Azeite é para Iluminação

 0193 – Azeite é para Iluminação

Introdução - hb 4.2 (Misture sua fé na palavra)

Êxodo 35:8  azeite para a iluminação...

Candelabro com velas acesas

Descrição gerada automaticamente

Precisamos da visão celestial clara em nossos olhos do coração. Precisamos ver o mundo como Deus o vê, entrar no sobrenatural e mostrar o poder do evangelho a este mundo perdido.

Avançando em nosso entendimento sobre “a visão celestial”, precisamos compreender que o azeite é para iluminação. Sem azeite não vemos. O colírio que Laodiceia precisava era o azeite do Espírito, a unção fresca.

Esse, texto de Êxodo, refere-se ao candelabro feito de uma única peça de ouro batido, sem emendas, nem encaixes. Ele representa a perfeição da divindade, completa em unidade. Deus é visto no ouro, Jesus na forma do candelabro e o Espírito Santo nas sete chamas. Em Apocalipse a revelação do Espírito nos mostra que o candelabro passa a representar a igreja, você e eu. Somos da natureza de Deus, temos o ouro de Sua glória, temos a forma de Cristo (somos como Ele é) e a luz do Espírito está em nós, somos ministros labaredas de fogo. 

As chamas manifestam a luz, a luz manifesta a vida. Quanto mais luz, mais vida. O que mantém as chamas acessas é o azeite, uma clara figura da unção do Espírito Santo. Perceba a sequência: vida vem da luz, luz do fogo e fogo do azeite. Logo, sem azeite não há fogo, nem luz e nem vida. Como precisamos do AZEITE renovado. 

O candelabro iluminava o interior do tabernáculo, enquanto a luz comum a todos era a luz do sol, somente os sacerdotes participavam da luz divina. Você é um sacerdote e participa da luz divina, a luz da vida, produzida pela unção fresca do Espírito. 

A luz que ilumina o trono é a luz do Espírito, segundo Apocalipse 4:5  Do trono saem relâmpagos, vozes e trovões, e, diante do trono, ardem sete tochas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus.

Ó! Que ambiente! Para a carne é um ambiente intimidador, mas para o espírito é doce, amável e cheio de poder.

Sem o Espírito Santo somos cegos. Não temos a visão celestial. Não vemos a glória de Cristo. 

Precisamos cooperar com o Espírito Santo e renovar o óleo (azeite) para termos luz. Precisamos de novas unções em nossa vida.

jesus alcançou a unção para nós

Em 1João 2.20 e 27 lemos: 

20 E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento.

27 Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós...

Recebemos a unção de Cristo. Jesus foi ungido com a unção sem limite. Em João 3.34 lemos: “Pois o enviado de Deus fala as palavras dele, porque Deus não dá o Espírito por medida. Se Cristo Jesus precisou da unção do Espírito para realizar a vontade do Pai, nós também precisamos. Sem a unção é impossível liderarmos, multiplicarmos ou experimentarmos as riquezas do evangelho.

Jesus tinha a unção ilimitada, nós a temos limitada como membros do Seu Corpo, mas ao nos reunirmos em Nome dele, soma-se as unções e podemos experimentar coisas maiores. Este é o momento perfeito para grandes milagres.

Moisés derramou o óleo da unção 

Moisés derramou o óleo da unção sobre a cabeça de Arão. A cabeça simboliza autoridade. A unção lhe dá autoridade para desfazer as obras do diabo, ela lhe dá uma palavra de poder. O óleo escorria passando pelos olhos de Arão, simbolizando que a unção abre seus olhos para ver no mundo espiritual e discernir o mover do Espírito. Toca em sua boca para que as palavras sejam harmonizadas com o Espírito e escorre em sua face para que você viva na Presença de Deus (a face está associada à Presença). 

Ó! Como precisamos da unção para ver as realidades do Espírito.

Três níveis de extração do azeite

Os judeus em Israel ensinam que existem três níveis de extração, do azeite, através da prensa das azeitonas. 

A primeira prensa das azeitonas produz azeite extravirgem, utilizado para iluminar o templo judaico. O óleo da segunda prensa é usado para medicina, enquanto o óleo da terceira ou última prensa é usado para fazer sabão.

Jesus “foi prensado” três vezes no Getsêmani. Getsêmani significa “presa de azeitonas”. Por três vezes Jesus foi “pressionado” intensamente a fim de liberar as unções para nós. O evangelho de Marcos relata que ele começou a sentir-se tomado de pavor e de angústia. Sua alma ficou profundamente triste até à morte. O evangelho de Lucas relata que seu suor se transformou em gotas de sangue. Jesus estava sendo PRESSIONADO... cada pressão, nova unção. 

A primeira prensa : iluminação

Ele obteve o primeiro nível de azeite puro para iluminação. João afirmou: “A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela” (João 1.4,5). Hoje você tem a unção para vencer quaisquer trevas em sua caminhada. Você pode andar constantemente na luz da vida. Ela está em você pela unção do Espírito Santo. É a unção que ilumina e ensina. Sem o Espírito Santo não saberíamos de nada! A Bíblia diz que ninguém pode afirmar Senhor Jesus, se não for PELO Espírito. É a unção que nos faz “ver Jesus” nas Escrituras.

As sete chamas do Espírito traduzem as letras da Bíblia em “espírito e vida”, aquecem nosso coração e manifestam a Presença de Cristo.

A luz faz com que você veja o que os outros não veem

Em qualquer área a unção deseja lhe ensinar. Profissionalmente, você verá o que seus concorrentes não podem ver. Nos estudos você saberá mais que seus professores. No relacionamento matrimonial você verá seu cônjuge na ótica divina. É o Espírito Santo que te dá iluminação espiritual. Por exemplo, as pessoas viam Davi como pastor de ovelhas. Mas Samuel, sob a unção do Espírito Santo, viu um rei em Davi

O óleo da unção fará com que você veja como Deus vê. Precisamos de uma nova unção. E, quando você vê como Ele vê, nada abaterá sua fé.

A segunda prensa: cura

O segundo nível de azeite é para cura. 

At 10.38  como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele;

Como amo a unção da cura, da libertação dos cativos da opressão do diabo. O diabo está solto, oprimindo as pessoas com dores e enfermidades. Temos a unção para desfazer as obras do diabo e curar as pessoas. Os milagres são um mandamento de Cristo.

A terceira prensa: limpeza

A última prensa libera o azeite para ser usado na limpeza, significando libertação.

É a unção do Espírito que traz libertação. A unção despedaça todo o jugo, Isaías 10.27 (RC) diz: “E acontecerá, naquele dia, que a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu jugo, do teu pescoço; e o jugo será despedaçado por causa da unção”.

Muitos estão presos, muitos não conseguem deixar pecados e nem vícios, a unção quebra todo jugo.

Muitos estão debaixo de bombardeio em seus pensamentos, perdem a paz e o sono, a unção despedaça os jugos!

A chama não pode se apagar

Precisamos de ÓLEO FRESCO para que a luz não se apague. 

Temos o mandamento em 1 Ts 5:19  Não apagueis o Espírito. A chama não pode se apagar. Você foi chamado para viver no fervor do Espírito e não na sabedoria da carne.

Num momento de densas trevas sobre o povo de Israel, quando o SACERDÓCIO não tinha mais luz, Deus chama o menino Samuel. Deus não deixará que a lâmpada se apague, jamais. Ele levantará seus profetas e sacerdotes. 

Samuel inaugurou uma nova ordem sacerdotal.

1Sm 3.1,3  1 O jovem Samuel servia ao SENHOR, perante Eli. Naqueles dias, a palavra do SENHOR era mui rara; as visões não eram freqüentes. 2 Certo dia, estando deitado no lugar costumado o sacerdote Eli, cujos olhos já começavam a escurecer-se, a ponto de não poder ver, 3  e tendo-se deitado também Samuel, no templo do SENHOR, em que estava a arca, antes que a lâmpada de Deus se apagasse, 4  o SENHOR chamou o menino: Samuel, Samuel!

Eli representa a ordem de sacerdotes sem a LUZ, sem visão espiritual, que se acomodaram ao serviço, sem o fogo do Espírito. Deus removeu esta ordem. 

A falta de visão, entendimento e sabedoria espiritual têm mantido sacerdotes cegos e sem a percepção espiritual. 

Deus está levantando uma nova ordem sacerdotal.  

O desprezo pela presença do Espírito e a desobediência à sua direção tem mantido muitos envoltos na “cegueira”. O Senhor Jesus quer renovar a unção sobre sua vida.

renovando O óleo

Sl 92.10,11 Porém tu exaltas o meu poder como o do boi selvagem; derramas sobre mim o óleo fresco. 11  Os meus olhos vêem com alegria os inimigos que me espreitam, e os meus ouvidos se satisfazem em ouvir dos malfeitores que contra mim se levantam.

Davi conhecia a unção e o que ela podia fazer. Foi através dela que ele despedaçou um urso, um leão e o gigante Golias. Ele sabia que a unção lhe dava vitória em todas as guerras, por isso, ao pecar ele escreveu: “não retires o teu Santo Espírito de mim”. Ele se referia à unção! Sem ela ele seria como Saul.

A unção fazia Davi rir de seus inimigos. É o óleo fresco que mantém a chama acessa para que seus olhos vejam, cada problema, como Deus os vê. Deus zomba (ri) de seus inimigos (Sl 2.4). A unção manifesta a fé.

Não imite a unção

O óleo da unção não podia ser IMITADO. 

Não tente produzir a unção pela carne, isto impede a verdadeira.

A unção é derramada para o cumprimento da “visão celestial” em sua vida. Deus acrescenta unção para aqueles cujo coração estão voltados para cumprir a visão celestial, foi isto que Ele disse sobre Davi, no Sl 89.20:  Encontrei Davi, meu servo; com o meu santo óleo o ungi. E, ainda, em Atos 13.22b: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.

Quando há consagração Deus unge.

A composição do óleo da unção

Deus prescreveu a fórmula do óleo da unção. Cada componente aponta para uma realidade espiritual. Assim, em Êxodo temos a receita para o liberar da unção (Ex 30:23-29).

A Mirra

Tinha um aroma doce, mas um gosto amargo. Era usada como uma espécie de anestésico, por isso ofereceram a Jesus misturada com vinho (Ele não tomou!). Era usada em enterros. Em João 19 eles usaram mirra para o sepultamento de Jesus.

Compreenda que não há unção sem morte. Paulo disse em 2 Coríntios 4:12  De modo que, em nós, opera a morte, mas, em vós, a vida.

Morte é o abandono da confiança na carne. Sem cruz não há ressurreição. A cruz elimina a carne para que o poder da justiça pela fé atue em sua vida.

Cinamomo – Doçura e Simplicidade

Era usada para neutralizar o cheiro de animais mortos. 

Também era usada para estimular o coração.

Se somos complexos e sofisticados não fluímos na unção. Paulo disse em 2 Coríntios 11:3  Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo.

CÁLAMO - INCONTAMINADO

Ela cresce no meio do barro e do lodo. Isto nos mostra seu poder de não se contaminar com as coisas ao redor. Paulo disse em 2Co 7.1 Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus”.

A fim de que ela libere o seu odor o Cálamo precisa ser amassado e moído. 

Paulo disse em 2Co 4.7-10:  Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. 8 Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; 9  perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos; 10  levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo.

CÁSSIA

A Cássia somente cresce em elevações acima de 2.000 metros. Você precisa subir a montanha para obtê-la. 

A palavra Cássia significa separar, purificar. Ela era usada como uma espécie de repelente. Também era usada como laxante para purificar o intestino.

Você terá que subir mais alto, subir o monte sagrado da oração para encontrar a Presença de Deus, no Espírito. Não é possível tê-la na terra, apenas nos céus. Quando seu espírito encontra a Deus na adoração, você recebe mais unção.

tudo misturado com o azeite

Tudo deveria ser mistura em 3,5 litros de azeite

Você recebeu a unção, agora misture todas estas ESPECIARIAS ao que já lhe foi dado e obterá unção renovada e acrescentada.

Jesus viveu praticamente 3,5 anos sobre a terra para separar seus discípulos e edificar sua igreja, a noiva apaixonada, adornada e ungida com o perfume da unção. 

Você é a igreja, este óleo sagrado está disponível para o mais simples e para o mais intelectual. Para o mais jovem e para o mais velho. Para o homem e para a mulher. Está disponível para você.

Que o Senhor ilumine os olhos de nosso coração, precisamos ver...

Que Sua voz fale mais alto em nosso coração do que as coisas do mundo.

Que a unção seja fresca sobre sua vida.

Creio que Ele já está fazendo essas coisas...

Vamos orar.


Comentários