0196 – A Fé Nunca Recua

 0196 – A Fé Nunca Recua

Foto em preto e branco de homem ao lado de cavalo

Descrição gerada automaticamente

Introdução - hb 4.2 (Misture sua fé na palavra)

Hb 10.38-39  todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. 39  Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.

O exemplo de Abraão

Abraão recebeu a promessa que teria um filho quando tinha 75 anos. No entanto, ele teve que esperar 25 anos até que realmente recebesse o filho. Nem todo o milagre é instantâneo. Nem toda a promessa se cumpre em nosso tempo. Por isso, “nunca retroceda, é contra sua natureza, você é da fé”. 

“Somos da fé” é o verbo ser na 2ª. pessoa do plural, assim, nossa natureza interior é fé.

Jesus nunca recuou em nenhum desafio, porque sempre agiu em fé. A fé nunca recua.

Tudo o que Deus prometeu certamente acontecerá. Deus determina os tempos e os meios pelos quais as promessas serão cumpridas. A questão é: “O que fazer com a dúvida que surge constantemente em nossa alma, como as ondas agitadas do mar que vem e vão?

Abraão foi um vencedor e, em Romanos 4.17-22, encontramos os princípios espirituais que ele exercitou.

  1. visualize a promessa

A visualização é a imagem que você é capaz de criar dentro de seu coração. 

Antes de Deus prometer a possessão da terra para Abraão,  Ele lhe disse para erguer os olhos e olhar para o norte, sul, leste e oeste (Gn 13.14,15). Assim que Abraão olhou (teve a visão da terra) Deus disse: "toda esta terra que vês, eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre.." Abraão primeiramente teve que “enxergar a promessa” antes de tê-la. Poderíamos dizer: “antes da fé, vem a visão”. Hebreus 11 afirma que a fé é a certeza da esperança (a esperança é uma visão interior).

Novamente Deus se utiliza do mesmo princípio para com Abraão, em Gênesis 15.3-6:

Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro. 4  A isto respondeu logo o SENHOR, dizendo: Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro. 5  Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade. 6  Ele creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado para justiça.

Tendo uma visão interior, Abraão creu no que fora dito. Este é um princípio da fé.

Portanto, veja com seus olhos da fé. 

Jesus veio nos dar vida abundante. Não existe escassez na vida com Cristo. Devemos olhar, imaginar e sonhar o cumprimento da Palavra de Deus. Precisamos exercitar o “poder da visualização”, enxergando o milagre como realizado. O Espírito Santo nos concederá os sonhos e as visões necessários  a cada momento. 

Você deve enxergar sua família salva, seu corpo curado, suas finanças aumentando. Recursos abundantes para você dizimar e oferta na Casa de Deus. Enxergue a abundância e não a escassez.

Enxergue este ano de 2021 como um ano de abundantes colheitas.

Jesus disse para os discípulos: “Levantem os olhos, os campos estão brancos para a colheita”. Sua colheita chegou! Levante os olhos TENHA UMA VISÃO CLARA em seu espírito.

Quando ouvimos algo, primeiro imaginamos. A imaginação é a linguagem do mundo sobrenatural. Antes de possuirmos algo aqui, devemos possuir lá. Antes de vermos manifesto aqui, devemos ver manifesto lá.

O profeta Jeremias fez isto: Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. Lamentações 3:21.  

O Salmo 1 é lindo. Ele nos compara como uma árvore plantada junto às águas correntes, que no devido tempo dá o seu fruto e cujas folhas não murcham. Isso fala de prosperidade e vida abundante.

Alguns se utilizam erroneamente deste princípio, a mulher de Ló é um exemplo. Ela olhou para a destruição de Sodoma e Gomorra e foi destruída, convertendo-se numa estátua de sal. Deus havia ordenado para não “olhar para trás” (Gn 19.17).

Sua visão determinará seu alcance.

Em Hb 11.13 diz: “Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra”. Eles não alcançaram, mas você alcançou! A promessa do Espírito residente em você, você é casa de Deus.

Eles apenas “viram” a promessa e, pela fé, SAUDARAM-NA.

  1. Creia que deus é poderoso

Em segundo, devemos decidir crer que Deus é poderoso para fazer o que prometeu. Abraão creu que Deus era poderoso para fazer o que prometeu.

Se você olhar para as circunstâncias contrárias à promessa, para as impossibilidades, para sua dor e condição física, olhar para você mesmo, não terá fé. A fé vem quando OLHAMOS PARA JESUS, O AUTOR E CONSUMADOR DA FÉ. Não se trata da nossa fé, mas da que vem dEle. 

A fé se apoia na POSSIBILIDADE de DEUS. Deus pode. A maioria das pessoas raramente acredita que o impossível pode ser possível. Elas em vez disso, olham para suas circunstâncias e sua incapacidade e aceitam o impossível. No entanto, nós crentes devemos olhar para Deus e crer Nele definitivamente. Ele tudo pode.

"’Se você puder'?" disse Jesus. "Tudo é possível para quem crê." (Marcos 9:23).

Não importa o que aconteça, vou concluir minha vida com fé. Não vou retroceder com medo, não vou desviar os olhos daquele que está à minha frente.

Abraão tinha uma firme convicção do poder de Deus. Ele definitivamente acreditava no seguinte: "Pode ser impossível para os humanos, mas não há nada impossível para Deus." "Deus criou os céus e a terra e, chama as coisas que não são como se fossem." "Deus dá vida aos mortos." 

Você sabe, é um milagre poderoso dar vida aos mortos. Do ponto de vista médico, pode-se reviver uma pessoa viva, mas dar vida aos mortos é impossível para o poder humano. No entanto, Abraão creu em Deus ao dizer: "Deus pode dar vida aos mortos. Não há nada impossível para Ele. Deus pode fazer milagres o tempo todo. Devemos confiar em Seu poder." Quando Deus disse a Abraão que ele deveria sacrificar Isaque como uma oferta queimada, ele imediatamente levou Isaque para a montanha que Deus lhe disse. Quando chegou ao local, disse aos seus servos: "Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós". (Gênesis 22: 5) Abraão disse claramente: "Vamos adorar e depois voltar para vocês." Ele tinha fé que Deus ressuscitaria seu filho das cinzas, mesmo sem ter notícias precedentes na história!

Por quê? Isto é porque Deus tinha dito: "É por meio de Isaque que a sua descendência será estabelecida”. Ele creu no que Deus falara. É uma fé na Palavra e no Poder de Deus.

3. confesse corretamente

Muitas pessoas CREEM CORRETAMENTE, mas CONFESSAM ERRONEAMENTE.

Sabemos que Deus é poderoso, temos pensamentos bons a respeito dEle, Mas diante dos problemas falamos negativamente.  É através da confissão com ousadia que você herdará a promessa. Cada confissão aproxima o milagre. 

As pessoas vivem reclamando do que sentem, elas estão sempre se sentindo ruim. Falam de seus sentimentos e não de sua fé. Falam o que sentem e não o que querem.

Quando lhes pergunto: "Como vocês estão hoje?" Eles deveriam responder: "O Senhor é minha bênção, então estou bem", mas eles costumam dizer: "Eu estou me sentindo muito mal." 

As pessoas continuam negando a fé que tem COM suas próprias palavras. A fé sobre baixas, porque as palavras estão erradas! Jesus disse: “e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele” (Mc 11.23). Você tem o que diz.

4. Espere pela Resposta de Deus

Por último, devemos esperar pela resposta de Deus. No entanto, esperar é realmente difícil. Não se desespere, pois a resposta de Deus virá, no tempo certo. 

Creia em Hebreus 10:35-39 Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.

Não abandone a sua CONFIANÇA (palavra grega parrhesia) significa “falar com ousadia, falar abertamente com intrepidez”. 

Então o podemos entender o texto assim: “Não abandone a sua fala com ousadia, ela tem grande galardão, esta fala necessita perseverar para que havendo feito a vontade de Deus alcanceis a promessa, porque ainda dentro de pouco tempo virá...”.

Foi assim que todos alcançaram as promessas, conforme Hb 6.12: para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daqueles que, pela e pela longanimidade, herdam as promessas.

A palavra longanimidade é makrothumia e pode ser traduzida como: “paciência, tolerância, constância, firmeza, perseverança”. 

Espere sabendo quem é Deus

Você crê que Deus PODE?

Is 40. 12 NTLH  Quem mediu a água do mar com as conchas das mãos ou mediu o céu com os dedos? Quem, usando uma vasilha, calculou quanta terra existe no mundo inteiro ou pesou as montanhas e os morros numa balança? 13  Quem pode conhecer a mente do SENHOR? Quem é capaz de lhe dar conselhos? 14  Quem lhe deu lições ou ensinamentos? Quem lhe ensinou a julgar com justiça ou quis fazê-lo aprender mais coisas ou procurou lhe mostrar como ser sábio? 15  Para o SENHOR, todas as nações do mundo são como uma gota de água num balde, como um grão de poeira na balança; ele carrega as ilhas distantes como se fossem um grão de areia.

Enquanto espera, medite na grandeza de Deus.

Davi disse no Salmo 40: “Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro”.

"Esperei pacientemente pelo Senhor." Ele não desistiu, embora não tenha recebido uma resposta de Deus imediatamente, orou e esperou com paciência

Portanto, devemos esperar até que Deus cumpra a Seu tempo. Nossa fé requer nossa atitude persistente em orar e declarar a Palavra com ousadia. Não recue, a fé nunca recua.

Amém.


Comentários

Postar um comentário