0197 – A Fé do Meio

 0197 – A Fé do Meio

Introdução - hb 4.2 (Misture sua fé na palavra)

Existem três fases do tempo que regem nossas experiências, as coisas que fazemos, seja um empreendimento, os estudos, o ministério, o casamento, etc. Tais fases são: o início, o meio e o fim. 

O início normalmente é animador, cheio de expectativas, isto é muito bom. Todavia, é no meio do processo que muitos desistem

Eu creio que se você passar “pelo meio”, o fim será um milagre! Porque Jesus sempre se moverá ao seu favor no meio. O meio é o lugar que Ele sempre se posiciona.

Em Apocalipse 1.13 Ele é visto no meio dos candeeiros (que é a igreja): e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem... A árvore da vida estava no meio do jardim e ela é uma figura de Cristo. Aos doze anos de idade Jesus estava no meio dos doutores. Ele foi crucificado entre (no meio) de dois ladrões. Ele sempre se revela no meio.

Neste ponto, o meio, você descobrirá que a fé de Jesus lhe dará a vitória.

A fé no meio da tempestade

As tempestades ocorrem no meio do caminho: em Marcos 6:47 diz: Ao cair da tarde, estava o barco no meio do mar, e ele, sozinho em terra.

Jesus estava em terra, sozinho, os discípulos no meio do mar. 

A mesma passagem descrita por João, nos revela a manifestação de Cristo e o milagre do fim.

Mas Jesus lhes disse: Sou eu. Não temais! Então, eles, de bom grado, o receberam, e logo [imediatamente] o barco chegou ao seu destino. João 6.20,21  

Os discípulos estavam no meio do mar e as coisas pioraram. Parece que eles tiveram forças de remar e controlar o barco ATÉ O MEIO, mas neste ponto, as coisas pioraram, este é o ponto crítico, é um ponto de crise.  É o momento no qual você pensará muitas coisas e será tentado a desistir. Infelizmente, muitos desistem...

Jesus vem sobre a tempestade e entra no barco. Assim que isto acontece, ocorre um milagre no tempo, o barco logo chegou ao seu destino. A palavra “logo” significa “imediatamente”, ocorreu um milagre no tempo e no espaço. Isto não é maravilhoso?

Jesus sempre se manifestará no meio dos seus piores problemas. Tal entendimento é uma chave para a perseverança. Foi no meio da fornalha ardente que ele apareceu para os jovens amigos de Daniel (Dn 3.25).

No mesmo ponto que as provas aumentam, tornando-se desafiadoras para a fé, Jesus aparecerá. Este ponto é o meio do caminho.

Muitas pessoas começam bem, falam de maneira correta, estão cheias de esperança, mas NO MEIO, tudo será provado. É assim que as coisas funcionam nesta vida. Entretanto, espere o melhor, no pior, Jesus aparecerá.

a obra que parou no meio

Durante a reconstrução dos muros caídos de Jerusalém, foi no meio da obra que os trabalhadores pensaram em desistir. Em Neemias 4.6  diz: Assim, edificamos o muro, e todo o muro se fechou até a metade de sua altura; porque o povo tinha ânimo para trabalhar. Até o meio da edificação do muro havia ânimo. Ao chegarem no meio, o desânimo abateu a todos, veja como Neemias 4.10 diz: Então, disse Judá: Já desfaleceram as forças dos acarretadores, e o pó é muito, e nós não poderemos edificar o muro.

É fato, sempre existirá uma tremenda prova no meio do caminho. Não é simples definir o meio de algo, mas você perceberá pela intensidade da prova. Neste ponto, Jesus virá para mostrar sua fé.

Como obter a fé necessária para finalizar a obra? 

A fé necessária para finalizar a obra e chegar ao destino não é a sua, é a FÉ DE CRISTO. Você precisará apenas pegar sua fé, seja ela grande ou pequena, e conectá-la à fé poderosa de Cristo.

Desejo mostrar-lhe este princípio na passagem do jovem possesso registrada em Marcos 9.

O jovem possesso

Em Marcos 9, encontramos Jesus no cimo do monte da transfiguração com os três discípulos prediletos: Pedro, Tiago e João, enquanto isto, no sopé do monte, os outros nove discípulos passavam pelo “meio” de um acontecimento. Um pai trouxera seu filho atormentado por um demônio surdo e mudo que por diversas vezes tentara matar o menino, para que os discípulos o expulsassem, mas eles não conseguiram! Foi um fracasso.

No meio deste momento, Jesus desce do monte. É assim que Ele sempre faz. Quando você está no meio da tempestade, Ele vem. Quando a vitória parece perdida e sua fé desvanece, Ele vem. Ele está na praia observando seu trabalho durante as madrugadas, trabalho sem sucesso, mas Ele está preparando a provisão, Ele está “passando o café”. Ele tem a resposta, Ele tem o milagre e, Ele se manifestará a você.

Ao descer, a multidão correu até Jesus, todos se maravilharam ao vê-lo. 

Verso 15 diz:  E logo toda a multidão, ao ver Jesus, tomada de surpresa, correu para ele e o saudava.

Provavelmente um resíduo da glória ainda brilhava na face de Cristo. Aqui temos um contraste impressionante entre a glória da velha aliança e a da nova, entre a lei e a graça. Moisés também tocou na glória de Deus e ao descer do monte o seu rosto brilhava, mas tal brilho intimidou as pessoas, até mesmo seu irmão, Arão, se afastou dele. Em Êx. 34.30 está escrito:  Olhando Arão e todos os filhos de Israel para Moisés, eis que resplandecia a pele do seu rosto; e temeram chegar-se a ele. Qual a razão deste medo? É porque o brilho da velha aliança mostrava o pecado do povo, a Bíblia diz que a lei veio para mostrar o pecado. Diferentemente do brilho da graça na face de Cristo que atraia a todos. Porque a glória da nova aliança, anuncia o perdão dos pecados, a aceitação incondicional e liberta de toda a culpa e condenação! Por isso, amado irmão e irmã, mostre Jesus para as pessoas e elas se aproximarão. 

Deus não está irado com as pessoas, Ele não está condenando nossa geração com este vírus. Deus em breve esmagará a Satanás debaixo de nossos pés. Deus fará distinção nestes dias de crise. Saberá toda esta terra que Deus não está morto.

jesus não desistiu no meio 

Quando o demônio viu a Jesus, as coisas ficaram piores, pois a manifestação demoníaca se agravou:

Marcos 9:20 diz: E trouxeram-lho; quando ele viu a Jesus, o espírito imediatamente o agitou com violência, e, caindo ele por terra, revolvia-se espumando.

Acredito que tal agressividade do diabo, também aconteceu, quando os noves discípulos usaram o Nome de Jesus para expulsar o demônio, afinal o Nome representa Jesus. Neste ponto, neste momento, os discípulos foram intimidados pelos acontecimentos, eles devem ter pensado: “as coisas ficaram piores, e agora”? Era o “meio” para eles. Você compreende?

Jesus, por outro lado, tomou o menino pela mão e o levantou, conforme escrito em Marcos 9.25-27: Vendo Jesus que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai deste jovem e nunca mais tornes a ele. E ele, clamando e agitando-o muito, saiu, deixando-o como se estivesse morto, a ponto de muitos dizerem: Morreu. Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou.

Aleluias! Jesus sempre finaliza.

Você assume uma nova disposição em fé de servir ao Senhor e, as coisas ficam piores! Enquanto você era carnal, tudo parecia correr tão bem! Mas agora... Esse é o desafio do meio. Moisés quando anunciou a libertação do povo de Israel da escravidão do Egito, as coisas pioraram.

Preste atenção: quando as coisas pioram, você precisa aprender a descansar na fé de Jesus. É uma atitude chave para o milagre do fim.

Quero abrir um parêntesis para os pais. O diabo não respeita o fato de seu filho ser criança. Ele não se preocupa com a idade. Ele vai atacar sempre que tiver oportunidade. O diabo não se importa em introduzir pornografia muito cedo para seus filhos e vulgaridades nos programas de TV. Como pais, vocês nunca deveriam desprezar a idade de seus filhos, eles observam e aprendem. Não pense que são muito pequenos para entenderem o evangelho de Cristo. João Batista foi cheio do Espírito Santo ainda no ventre de sua mãe! Fecho os parêntesis.

O diabo intimidou os nove discípulos, já enfrentei casos parecidos! Uma vez expulsei quatro demônios de uma moça. Durante a expulsão desses demônios, em determinado ponto – acredito que no meio, ela se abaixou, levantou uma mão para o alto, fazendo um símbolo estranho com os dedos e começou a falar em “língua estranha”. Eu estava diante dela e ao observar aquilo, entrou o seguinte pensamento em minha mente: “agora ela está invocando uma legião de fortes demônios e você não poderá fazer nada. Assim como quando você ora em línguas estranhas, ninguém entende e, por isso, ninguém pode impedir sua oração, assim você não poderá impedir a vinda dessa legião. As coisas vão ficar bem piores”. 

Em outra ocasião, num encontro evangelístico, havia um rapaz que ria dos irmãos. Os irmãos tentavam expulsar o demônio, mas ele ria, ria e ria. Todos ficaram intimidados e, vieram me chamar. Eu tirei o rapaz da capela e me fiquei bem na frente dele, olhando-o, ele começou a rir e rir. Então eu comecei a rir, rir e rir, bem mais alto que ele. Ele parou e disse: “você está rindo do quê”? Eu lhe disse: “rindo de você” e expulsei o demônio em nome de Jesus, ele saiu imediatamente.

O diabo tentará intimidar sua fé. Neste momento, conecte sua fé à de Jesus. 

conectando sua fé à fé de jesus

Observe o seguinte nos versos: 21  Perguntou Jesus ao pai do menino: Há quanto tempo isto lhe sucede? Desde a infância, respondeu; 22  e muitas vezes o tem lançado no fogo e na água, para o matar; mas, se tu podes alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos. 23  Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê. 24  E imediatamente o pai do menino exclamou com lágrimas: Eu creio!

Em nossa leitura superficial, parece que Jesus deixou todo o peso de crer sobre o pai que já estava tão aflito, mas isto não combina com Jesus. 

O pai foi sincero em confessar sua falta de fé. Foram anos de sofrimento.

Jesus não o repreendeu pela incredulidade, e é bem aqui, que está a chave de conectar sua fé à de Jesus. Observe novamente o verso 23:

Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê [tempo presente].

O verbo “crê” está no tempo presente que indica uma ação contínua. Eu pergunto, quem estava crendo naquele momento? Pense comigo:

Eram os discípulos?

O pai do jovem?

A multidão?

A resposta certa é: JESUS. Jesus era o único que cria naquele momento. Assim, o sentido real do texto é sobre a fé de Jesus e não a fé do pai. É como se Jesus estivesse devolvendo a pergunta para o pai do jovem: “Se você pode fazer? Tudo é possível ao que crê, eu creio. Eu, Jesus, estou crendo e tudo é possível ao que crê”. 

Você entendeu?

Vejamos ainda na versão NHTL da Bíblia:

23  Jesus respondeu: —Se eu posso? Tudo é possível para quem tem fé.

Jesus estava falando sobre si mesmo! Ele estava dizendo para o pai: “Eu creio e tudo é possível ao que crê”. Aleluias! Fico empolgado com Jesus!

Quando sua fé acaba, a de Jesus permanece.

Quando você sente que sua fé está tão fraca, a fé dele permanece a mesma. Então, por que você não pega sua fé insignificante e vincula-a à fé inabalável dele?  

Você deve colocar sua fé na fé dele. E, a fé de Jesus expulsou o demônio.  Aleluias! 

Sei que, muitos de nós, já ouvimos mensagens que dizem: “se você tiver fé, será curado” ou “Se você apenas tiver fé, seu filho voltará para o Senhor”. O perigo disto é que ao ouvir tais declarações, você tenta buscar fé em você e não em Jesus. Você acaba olhando para si mesmo e não para Jesus. Isto é a essência da lei. 

É a mesma coisa que Jesus disse para dois cegos em Mateus 9.28:  Tendo ele entrado em casa, aproximaram-se os cegos, e Jesus lhes perguntou: Credes que eu posso fazer isso? Responderam-lhe: Sim, Senhor!

Pare de se perguntar: “Tenho fé suficiente"? Pergunte a si mesmo: “A fé dele é suficiente”? 

Temos tanta consciência das obras que transformamos tudo, até a fé, em obra, mas a fé não é uma obra. Não há mérito em nossa fé. Todo mérito está em Cristo e somente em Cristo. Amém?

Cristo é tudo. 

Cristo é tudo. Ele é tudo para nós, incluindo a nossa fé.  Pensamos que Ele é tudo, mas excluímos a fé. Achamos que a fé deve ser nossa! Mas eu não posso crer sem olhar para Jesus.

Uau! Isto é revelador.

Quando sentir que não tem fé suficiente diante no “meio” dos problemas, apenas considere a fé de Cristo; Ele sempre crê e, tudo é possível ao que crê. 

A fé é o descanso na fé dEle.

FÉ DO TIPO DE DEUS

Jesus amaldiçoou uma figueira, aparentemente nada aconteceu. No dia seguinte os discípulos virão que a árvore havia secado desde as raízes: Então, Pedro, lembrando-se, falou: Mestre, eis que a figueira que amaldiçoaste secou. Marcos 11.21.

No dia seguinte, eles viram que a árvore inteira estava morta. Jesus soube que morrera no momento em que ele falou, os discípulos só souberam disso depois que viram. 

Então Jesus nos ensina sobre a fé: Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus (Marcos 11.22).

No original não diz “fé em Deus”, mas “fé de Deus”. Muitos autores afirmam isto, incluindo Kenneth Hagin, considerado o pai da fé em nossa geração. É a fé do tipo de Deus que remove obstáculos. Uma versão americada (Young´s) traduz: “Tende a fé do TIPO de Deus”.

Como funciona a fé de Deus? Observe o verso 23:  porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele.

Você fala e crê. Interessante que o falar é mencionado duas vezes, enquanto o crer apenas uma vez. Por quê? Porque a fé do tipo de Deus é falar crendo no coração. A maneira de você se conectar na fé de Deus é falando. 

Você apenas tem que falar, crendo na fé dEle.

Você tem que falar antes de ver acontecer. Quando Deus tirou a terra do caos, Ele o fez pela fé. Em Gênesis encontramos as expressões:  “Deus disse... Deus viu” ou “Deus disse... assim se fez”. Essa é a lei espiritual da fé, veja os textos:

  1. Gn 1.3, 4 “Disse Deus...E viu Deus”, criou a Luz;

  2. Gn 1.6,7 “Disse Deus... Assim se fez”;

  3. Gn 1.9 “Disse Deus... Assim se fez”;

  4. Gn 1.11 “Disse Deus... Assim se fez”;

  5. Gn 1.14,15 “Disse Deus... Assim se fez”;

  6. Gn 1.20,21 “Disse Deus... E viu Deus;

  7. Gn 1.24 “Disse Deus... Assim se fez”;

  8. Gn 1.26,30 “Disse Deus... Assim se fez”.

Mas alguém dirá, mas Ele é Deus, tudo é possível para Ele. Todavia não se esqueça que você foi criado à imagem e semelhança dEle. 

Você não obterá seu milagre se não for capaz de confessar que Ele pode. Quando você confessa você entra no descanso. A fé atua em suas palavras. 

Agora, ele diz para ter a fé de Deus. De quem é a fé finalmente? É dele

Desviando seu olhar para Jesus

Em  Hebreus 12.2 diz que devemos correr a carreira proposta olhando firmemente para o autor e consumador da fé, Jesus. 

Jesus é o autor e consumador da fé, quem dá origem e finaliza a fé. A palavra grega, autor é archegos em grego, significa o líder de origem e, consumador é teleiotes, significa conclusão, aquele que completa. É a fé de Jesus em sua origem que deve ser mantida no meio e, então, Ele a completará.

“Olhando firmemente para Jesus” diz o texto, a palavra "olhar" no grego é "aphorao". Aphorao é desviar os olhos de outras coisas e fixá-los em algo. Assim, você tem que desvirar seu olhar PARA JESUS. Quando você está fraco, desvie o olhar de tudo, não olhe para sua própria debilidade, olhe para Jesus e sua plenitude. 

Quando sua fé parece tão fraca, olhe para Jesus e Sua fé forte completará a obra. 

Não pergunte: "Minha fé é forte? Pergunte: a fé dele é forte? 

Pare de se olhar e comece a olhar para Jesus. Ele é o autor e consumador da fé. 

Quando você olha para si, você entra na dimensão da lei e Romanos 4.14 diz: Pois, se os da lei é que são os herdeiros, anula-se a fé e cancela-se a promessa,

De acordo com esse versículo, o que anula sua fé? Sempre pensamos que é o pecado. Nós odiamos o pecado, Jesus morreu para nos livrar dele, mas o texto diz que é a lei! A lei é olhar para você mesmo. Se fizer isto, sua fé será anulada. É uma obra da lei. 

Agora, voltamos novamente para Marcos, capítulo 9, verso 14: Quando eles se aproximaram dos discípulos, viram numerosa multidão ao redor e que os escribas discutiam com eles.

Quando Jesus desceu do monte encontrou os escribas discutindo com os demais discípulos. Os escribas eram os mestres da lei. O que você pensa que eles estavam discutindo? Provavelmente diziam para os discípulos: “vocês não puderam expulsar porque faltou santidade”, “vocês não puderam expulsar porque não é a vontade de Deus”, “vocês não puderam... vocês... vocês....”. Você compreende? A lei sempre APONTA para VOCÊ.

A razão pela qual eles não podem expulsar o demônio é porque os discípulos estavam envolvidos com a lei, em disputas sobre a lei, desviando seus olhares para si mesmos. 

A fé inabalável é a fé de Cristo. A fé de Deus. Apenas olhe para Ele, considere as palavras de Jesus no MEIO de seus problemas, a fé DELE salvará você. 

Amém.


Comentários