0198 – Academia do Espírito – Treinando o seu espírito humano

 0198 – Academia do Espírito – Treinando o seu espírito humano


Uma imagem contendo Texto

Descrição gerada automaticamente

Introdução - hb 4.2 (Misture sua fé na palavra)

Somos um espírito, temos uma alma e habitamos num corpo. Muitos não sabem que são um espírito e nem imaginam que o “homem interior” precisa ser fortalecido com poder. Paulo disse em Efésios 3.16:

Para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior;

Este homem interior é o seu espírito humano. Deus quer fortalecer o seu espírito humano com poder. Seu espírito pode ser educado, treinado, fortalecido assim como sua mente ou seu corpo.

a lâmpada do senhor

O espírito do homem é a lâmpada do SENHOR, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do corpo. Pv 20.27.

Seu espírito humano é a lâmpada do Senhor. O Senhor te guia através do seu espírito humano. Assim, precisamos, urgentemente, sermos mais conscientes do espírito. 

Existem dois homens em você. O homem exterior e o homem interior. No homem interior está a presença constante do Espírito Santo de Deus e, é através, do seu espírito que você se torna vencedor. Você precisa aprender a viver “por dentro” e não “por fora”. O homem exterior se corrompe enquanto o homem interior se renova dia a dia. Não existem crises no homem interior, nele há perfeita paz.

Nesta série de mensagens intitulada de “academia do espírito” desejo treinar você como um personal training do espírito para ativar o poder que há dentro de você.

Você precisa saber que o que alimenta a sua carne, deixará seu espírito raquítico. Logo, precisamos de práticas espirituais para termos força espiritual. Não é possível vencer os ataques do diabo, as pressões desta vida, sem o fortalecimento de seu homem interior.

Quatro práticas para treinar seu espírito humano

Existem práticas espirituais que treinam seu espírito humano, são elas:

  1. Pela Meditação na Palavra;

  2. Pela Prática da Palavra;

  3. Por dar o Primeiro Lugar à Palavra;

  4. Por obedecer instantaneamente a voz do seu espírito.


  1. pela meditação na palavra

Sempre que a Bíblia menciona a meditação ela está associada à prosperidade e êxito.  Você não poderá desenvolver sabedoria espiritual sem meditação na Palavra de Deus. 

Deus revelou este fato para Josué, logo após a morte de Moisés. Você faz ideia da “pressão” que havia sobre Josué? Ele fora escolhido para substituir o homem que falava “face a face” com Deus. Ele precisava ganhar o reconhecimento da nação, teria que dominar estratégias de guerra para destruir os inimigos, precisava de muita sabedoria para liderar um povo que viveu 40 anos no deserto e, ainda deveria distribuir a herança entre as tribos. Quando se fala de herança entre as famílias, geralmente há tantas dificuldades! 

Deus lhe deu a chave para ser bem-sucedido.

Josué 1:8  Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.

A meditação na Palavra prosperará qualquer área da sua vida. Seja você um empregado, empresário, profissional liberal ou aluno. 

A meditação é a primeira chave para robustecer o seu espírito humano.

Comida espiritual gera força espiritual. Oro para que o Senhor abra os olhos de seu coração para descobrir o potencial da vida que há dentro de você.

Por que Deus contaria para Josué como prosperar? Porque a vontade de Deus é prosperar seus servos, imagine quanto aos filhos! O apóstolo João orava pela prosperidade e saúde de seu amado irmão Gaio. Deus quer você próspero e saudável. Você é filho amado, ele ama tanto você quanto ama Jesus. 

A palavra “medita” de Josué 1.8 é “hagah”, no hebraico e, significa “sussurrar”, ou seja, falar “baixinho consigo mesmo”. Meditar não está nos pensamentos, mas na boca. 

Deus disse para Josué: “deste livro”, Josué estava lendo o livro. O livro tem que ser aberto. Você tem que ler e sussurrar a palavra.

Dia e Noite” precisamos começar o dia e terminar a noite meditando na Palavra, falando a palavra e, o sucesso em tudo virá. Se você não está prosperando, se não consegue bom êxito nos seus negócios, você precisa criar um plano para meditar na Palavra.

Observe a sequência dos fatos bíblicos. O último capítulo de Deuteronômio (34.9) diz que Josué estava cheio do espírito de sabedoria, porque Moisés havia imposto a mão sobre ele, assim Deus fecha o livro de Deuteronômio. Logo, na sequência, temos Josué capítulo 1 e Deus ensina o segredo da prosperidade para Josué. Sabemos que a sabedoria é necessária para sermos prósperos e, Josué estava cheio dela, mesmo assim, Deus lhe disse para meditar na Palavra, por quê? Porque você é a meditação na Palavra de Deus que mantém a sabedoria de Deus. Você pede por sabedoria, mas precisará saber mantê-la. 

Tome tempo para meditar na Palavra, comece com 10 ou 15 minutos por dia, pelo menos e, vá aumentando o tempo. Comece lendo o Novo Testamento.

Pastores e jovens ouçam o conselho do apóstolo Paulo a seu filho Timóteo: Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto (1 Timóteo 4:15).

  1. pela prática da palavra

Ainda em Josué 1.8 Deus disse: “...para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito...”

Josué 1:8  Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.

Cuidado em fazer” é a palavra “shamar” que significa “guardar, vigiar, observar, prestar atenção”, ela ocorre 29 vezes no livro de provérbios, em Provérbios 4.21 diz: “Não os deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-os no mais íntimo do teu coração”. Você pratica naturalmente aquilo que está em seu coração.

De que adiantaria Josué meditar e não praticar a Palavra? Ser bem-sucedido envolve a meditação e a prática da Palavra, Tiago o pastor dos apóstolos do Cordeiro, disse: 

Tiago 1.22 diz: Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.

Há muitos que falam a respeito da Palavra e até mesmo se alegram na Palavra, mas não há muitos praticantes da Palavra. Se você quer robustecer seu espírito humano, pratique a Palavra de Deus. Praticar não é obra, mas sabedoria divina. Jesus disse em Mateus 7.24: Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha.

Ninguém está livre das tempestades, elas estão no programa da vida. Jesus ensina como vencê-las: edifique sua vida, sua família, seu negócio sobre a rocha. Você faz isto, decidindo praticar, pela fé, o que a Palavra de Deus diz, principalmente os escritos apostólicos, porque são as cartas escritas pelo Espírito Santo para você, a Igreja.

Um dos textos que temos que praticar é Filipenses 4.6: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças”.

Não é difícil praticar a parte que nos manda fazer conhecidas diante de Deus, ou seja, orar. O desafio da fé é praticar a primeira parte que nos manda: “não andar ansiosos de coisa alguma”.  

O diabo atacará seus pensamentos de todas as formas para mantê-lo ansioso, pois sabe que vencerá você na ansiedade. 

Mas se quisermos obter a vitória teremos que combater o bom combate da fé, porque é a fé que nos introduz no descanso. É pela fé que temos a paz. O Espírito quer guardá-lo com a paz, veja o verso seguinte 4.7:E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”. Deus lhe protegerá com a paz. 

Não digo que será fácil, mas aprenda a combater o bom combate da fé, confessando este versículo até que a paz se comece a guardar seus pensamentos e coração. 

Muitos falham no combate da fé, porque deixam os seus pensamentos soltos, imaginando e pensando as coisas erradas. Paulo sabia disto, então escreve na sequência dos versos (4.8): “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”.

Se algo que você está pensando não passar pelo filtro destas virtudes, mude seus pensamentos. O diabo usa a sugestão em seus pensamentos para atribular você. 

Paulo encerra dizendo (4.9): “O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco”. Paulo recomenda imitá-lo na prática da Palavra.

Por fim, você não pode ser praticante da Palavra e falar em descrença. Seus problemas aumentam quando você os confessa. Se deseja menos problemas, fale mais sobre as promessas de Deus.

  1. dê o primeiro lugar à palavra

Devemos treinar nossos pensamentos no sentido de perguntar em qualquer situação: “O que é que a Palavra de Deus tem a dizer sobre isto”?

A Palavra de Deus é a sabedoria de Deus. Devemos ouvir o que Deus tem a dizer antes de ouvirmos os homens. Em cada momento, procure saber o que a Palavra de Deus tem a dizer.

Em 2Cr 16.12,13 diz-nos que o rei Asa não priorizou ao Senhor e, por isso, morreu: No trigésimo nono ano do seu reinado, caiu Asa doente dos pés; a sua doença era em extremo grave; contudo, na sua enfermidade não recorreu ao SENHOR, mas confiou nos médicos. Descansou Asa com seus pais; morreu no quadragésimo primeiro ano do seu reinado.

Há uma lição a ser aprendida aqui. A Bíblia não dá a entender que Asa morreu porque procurou os médicos, louvado seja o Senhor pela medicina. Mas dá a entender que deveria ter posto o Senhor em primeiro lugar

  1. obedeça imediatamente a voz do seu espírito

O espírito humano tem uma voz. Chama-se consciência. 

O seu espírito humano tem as funções de intuição, consciência e comunhão e, forçosamente, todas estão no âmbito do espírito. 

O espírito humano é o homem interior que nasceu de novo. Você não pode tocá-lo com os sentidos físicos, mas é ele o seu verdadeiro eu. 

À medida em que você dá a seu espírito o privilégio de meditar na Palavra de Deus, este fica sendo a fonte das suas informações. Seu espírito se tornará forte e a voz interior da sua consciência, educada no espírito, se tornará uma orientação segura.

Existe uma ordem na sequência dos exercícios espirituais, na academia do Espírito. Você começa meditando, praticando e dando primazia à Palavra de Deus em sua vida e, então, você perceberá a orientação segura do seu espírito. Seu espírito tem de ser treinado, exercitado, a fim de se tornar um guia seguro e, isto, envolve tais práticas espirituais.

Precisamos perceber quando o Espírito fala, seja por constrangimento, proibição, impedimento, paz. Ganhamos sensibilidade espiritual quando treinamos o espírito humano. Em Atos 16.6,7 encontramos Paulo obedecendo ao Espírito Santo:

E, percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu.

Somente o Espírito Santo sabe para onde e para quem você deve ir em primeiro lugar. Muitos são tão insensíveis que pegam textos da Palavra de Deus para justificar sua atitude e não percebem as restrições do Espírito.

Matricule-se o quanto antes na academia do Espírito. Os planos são vitalícios! Quando mais tempo demorar mais distante ficará do melhor de Deus.

Ninguém entra no colegial, você entra na primeira série. Espiritualmente falando, ninguém nasce adulto, nascemos como bebês, nossa alma precisa ser transformada, nosso espírito exercitado.  

Se você colocar em prática essas lições, depois de um tempo você poderá conhecer a vontade de Deus Pai até mesmo para os mínimos detalhes da vida. Você receberá orientação e sempre receberá, imediatamente, um sim ou um não. Você saberá no seu espírito o que deve fazer.

Já hora de avançarmos nas coisas do espírito.

Amém.


Comentários

Postar um comentário