0204 – A Fé Requer Ação

 0204 – A Fé Requer Ação

Introdução - hb 4.2 (Misture sua fé na palavra)

Existe diferença entre crer e . Aparentemente parecem a mesma coisa, mas não são. 

Vamos supor que entre nós apareça uma pessoa em estado de inanição e ela cai bem na nossa reunião. Felizmente temos um médico entre nós e ele faz um rápido diagnóstico e descobre que se a pessoa não comer dentro dos próximos 30 minutos ela morrerá. Os servos saem correndo e trazem toda sorte de comida que encontram na cantina, as irmãs oferecem os lanches de seus filhinhos e colocam tudo na frente da pessoa. O médico lhe diz: “você precisa comer para sobreviver, você crê que se você comer esta comida você ficará bem”? A pessoa quase sem respiração diz, claro que eu creio, eu creio que se comer eu ficarei bem. Nisto já se passaram 29 minutos e a pessoa está diante da comida, mas não comeu ainda! O médico mais uma vez diz: “você não crê que se comer viverá”? A pessoa mais fraca ainda responde: “mas é claro que eu creio que se eu comer eu sobreviverei” então o relógio cruza 30 minutos e a pessoa morre bem na frente da comida!

Eu pergunto: “Essa pessoa realmente cria que se comesse sobreviveria”? O que você acha?

Talvez você diga: “ela não cria porque não comeu”. Ok, o exemplo é para demonstrar que existe uma diferença espiritual entre crer e ter fé.

Crer é a convicção interior da pessoa e ter fé seria o ato dela comer a comida. Assim, a fé requer uma ação.

Fé e Crer são dois lados da mesma moeda

Se eu pegar uma moeda de 1 real, num dos lados temos uma efígie que simboliza a república e do outro lado o numeral 1 indicando o valor da moeda. Se eu limar o numeral ao ponto de apagá-lo completamente, esta moeda perderá o valor. Para que a moeda tenha valor precisamos dos dois lados, assim é o crer e o ter fé. Precisamos dos dois operando juntamente.

Talvez você creia em seu milagre, mas não está “comendo”, conforme o homem em nosso exemplo e, por isso, o milagre não acontece. A fé age de acordo com o que você crê.

ter fé é agir conforme você crê

A ação da fé é FALAR.

Leiamos Mc 11:23-24,  preste bastante atenção no texto, Jesus ensina que a fé do tipo de Deus crê no coração e fala com a boca. Falar é uma ação, quando você crê, você deve falar.

23  porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. 24  Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco.

O que você precisa fazer para remover a montanha que o impede de avançar? Qual é a ação? Qual é a obra? Você tem que orar bastante? Você tem que ser mais santo? O que Jesus ensinou? 

Ele ensinou que você tem que falar conforme crê. Se você não falar nada acontecerá. Se for dormir pensando na sua crença, nada acontecerá, você tem que FALAR de acordo com o que seu coração CRÊ.

Você recebeu uma medida de fé. Em Romanos 12.3 diz: Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Todos os filhos receberam fé. Foi esta fé que salvou você. 

Por falar nisto, como alguém é salvo?

Ele é salvo quando confessa com a boca e crê no coração. Isto é a fé. Não basta crer, você precisa confessar. Se alguém apenas crer em Jesus e não o confessar não será salvo, por mais que creia.

FALAR É UMA AÇÃO para a FÉ.

Sua fé não irá além da sua confissão.

Suas Palavras são sementes. Sua boca pode semear vida ou morte (Pv 18:21). 

O milagre sempre inicia em sua boca (Mt. 9:21 “dizia consigo mesma”). 

Seu inimigo reage de acordo com suas palavras. Se você falar palavras de fé, você o afasta. Mas se falar como uma vítima, ele será encorajado a te atacar. Animais selvagens atacam quem se comporta como vítima. Se um dia, fazendo um Safari, você se deparar com um leão cara a cara, não vire as costas, não saia correndo, porque este é o comportamento da vítima. Ele vai destruir você. Em vez disso, você deve encará-lo nos olhos, levantar os braços, bater palmas e fazer sons altos, você tem que parecer maior do que é, isto poderá poupar sua vida. O leão pensará: “isto não se parece com uma vítima”. O diabo “se comporta” como um leão, andando ao seu redor, se você falar como uma vítima, ele ataca... Se você falar com ousadia, ele foge.

Suas palavras desenham o mundo no qual você vive. Se não estiver satisfeito com ele, comece pelas suas palavras.

Sua língua direciona sua vida (Tiago 3:3-5). Você traça o caminho da sua existência pelo que diz.  É fácil perceber onde você vai dar... basta observar o que você está dizendo. Faça com que sua boca coopere com o seu destino. Suas palavras controlam você. Não dê seus ouvidos às vozes de incredulidade, o que você ouve constantemente acabará aceitando. Deixe que seus ouvidos ouçam seus lábios pronunciarem as palavras de fé.

Deus te deu a boca para preencher seu coração. Há uma conexão direta entre sua boca e seu coração. A exemplo do acelerador do carro, você pisa e a velocidade aumenta. Assim o que você diz enche seu coração e o que está lá sairá por sua boca. Você pode alterar o conteúdo de seu coração pelo que diz. 

Aumentando sua fé

Lc 17.5  Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé. 6  Respondeu-lhes o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá.

Eles não pediram para obter fé, mas para o Senhor aumentar a fé. Porque todos os filhos de Deus têm uma medida de fé.

Sua fé pode crescer, como?

Se você tiver fé... DIREIS

Por que Jesus compara a fé a um grão de mostarda?

A resposta está em:

Mc 4.30  Disse mais: A que assemelharemos o reino de Deus? Ou com que parábola o apresentaremos? 31  É como um grão de mostarda, que, quando semeado, é a menor de todas as sementes sobre a terra; 32  mas, uma vez semeada, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças e deita grandes ramos, a ponto de as aves do céu poderem aninhar-se à sua sombra.

Você acha que sua fé é a menor? Se ela for semeada pelas suas palavras, ela aumentará. 

Diga comigo: “minha fé é suficiente para o meu milagre”. 

Vamos a alguns exemplos

Mt 17.15  Senhor, compadece-te de meu filho, porque é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo e outras muitas, na água. 16  Apresentei-o a teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo. 17  Jesus exclamou: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-me aqui o menino. 18  E Jesus repreendeu o demônio, e este saiu do menino; e, desde aquela hora, ficou o menino curado. 19  Então, os discípulos, aproximando-se de Jesus, perguntaram em particular: Por que motivo não pudemos nós expulsá-lo? 20  E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível.

Nada vos será impossível.... que força tem a fé!

Veja a pergunta dos discípulos?

Por que não pudemos expulsá-lo”? Essa pergunta mostra que eles sabiam que tinham autoridade para expulsar, mas algo aconteceu. Mesmo tendo “crença” eles não consumaram a fé, falando. Eles criam, mas não foram até o fim: falando. 

Mateus 8.23-26:

23 Então, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. 24  E eis que sobreveio no mar uma grande tempestade, de sorte que o barco era varrido pelas ondas. Entretanto, Jesus dormia. 25  Mas os discípulos vieram acordá-lo, clamando: Senhor, salva-nos! Perecemos! 26  Perguntou-lhes, então, Jesus: Por que sois tímidos, homens de pequena fé? E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar; e fez-se grande bonança.

Se apenas crer fizesse a tempestade iria embora, então era tudo o que deveriam fazer. Mas o que Jesus fez?

“Ele repreendeu os ventos e o mar”, Jesus falou! Jesus não se levantou e observou a tempestade. Ele fez algo, ele falou. 

Não basta crer, você tem que falar. 

Você ativa a fé quando fala.

Sua fé sempre será pequena em silêncio.

Por que razão os discípulos ficaram mudos diante da tempestade?  Devido ao medo. O medo silencia a fé. O medo emudece.

Esta mesma passagem em Marcos revela-nos que a timidez impediu a expressão da fé.

Marcos 4:40  Então, lhes disse: Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé?

O que é ter fé? É Falar sobre o que você crê.

Em Lucas o Senhor disse:

Lucas 8:25  Então, lhes disse: Onde está a vossa fé?

Onde está a fé? Ela está dentro de você. A fé é liberada ao falar.

Você pode questionar: “Mas se eu falar e nada acontecer”? Já que nada acontecerá mesmo, que tal experimentar falar.

Outros exemplos

Os dez leprosos creram na palavra e agiram sobre ela.

Lc 17.12  Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, 13  que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós! 14  Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados.

Ide mostrar-vos é uma ação sobre a palavra da fé. A fé age sobre o que você crê.

Os leprosos sabiam que somente deveriam se apresentar ao sacerdote quando estavam curados da lepra. A lepra é uma enfermidade horrível que fere a pele, os membros do corpo são desfeitos, além de ser totalmente banido da sociedade. 

Quando você crê então aja de acordo.

Veja o que Tiago diz

Tiago 2:19  Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem. 20  Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante? 21  Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque?

Precisamos ir além do crer, precisamos agir sobre o crer, esse agir é FALAR e praticar a Palavra.

Se você crê, aja de acordo com sua crença, isto é fé. Lembrando que falar é uma ação.

Abraão creu em Gn 15.6 e depois entregou Isaque, por quê:

Hb 11.17  Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigênito aquele que acolheu alegremente as promessas, 18  a quem se tinha dito: Em Isaque será chamada a tua descendência; 19  porque considerou [logizomai] que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos, de onde também, figuradamente, o recobrou.

Strong´s define a palavra assim: “Esta palavra lida com a realidade. Se eu "logizomai" que minha conta bancária tem R$ 25,00, ela tem R$ 25,00. Do contrário eu estaria me enganando. Esta palavra refere-se a fatos e não a suposições”.

Abraão estava plenamente convicto que Deus faria o que prometeu. Em Isaque será chamada a tua descendência! Que poderoso!

O apóstolo Pedro diz que devemos acrescentar à fé o conhecimento (ginosko – conhecimento por experiência pessoal). Abrão raciocinou e agiu dando glórias a Deus!

Sua fé chegará a um nível que saberá o que Deus fará, é um conhecimento baseada nas experiências com Ele.

Se você crer mas confessar erroneamente, a fé não se completará.

Muitos creem, mas poucos têm fé.

Aqui diz que Abraão foi justificado. Essa justificação é diante dos homens, pois para com Deus aconteceu bem antes.

Conclusão

Fale de acordo com sua crença.

Quando você fala, você libera a fé.


Comentários