0206 – Ainda Há Muita Terra Para Ser Conquistada

 0206 – Ainda Há Muita Terra Para Ser Conquistada

Introdução 

Nunca esqueça de misturar a fé enquanto ouve a Palavra de Deus (Hb 4.2). 

Gostaria de falar-lhes sobreo  tema em destaque no seguinte texto bíblico:

Josué 13.1 NTLH Quando Josué já estava bem velho, o SENHOR disse: —Você já está muito velho, e ainda há muita terra para ser conquistada.

Josué conquistou muitas cidades, mas não possuiu a herança por completo.  A terra prometida é um lugar de descanso, paz, saúde, integridade é um lugar onde flui a vida do Espírito. Tais terras representam as bênçãos de Cristo para você.

Existirá oposição maligna para que você não possua as bênçãos de Cristo.

Efésios 1.3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais [ep-oo-ran'-ee-ós] em Cristo.

Esta palavra “ep-oo-ran'-ee-ós” também é utilizada em Efésios 6.12:

Efésios 6:12  Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes < ep-oo-ran'-ee-ós >.

Perceba que no mesmo lugar em que todas as bênçãos espirituais estão também é o lugar onde a luta acontece. O diabo tentará impedir você de receber a bênção de Cristo, sempre haverá resistência e guerra. Sempre haverá guerra antes do seu milagre.

Sua luta é um sinal que ainda há muita terra para ser conquistada.

Cada luta é uma oportunidade de fortalecimento.

Cada luta é uma demonstração que você não foi derrotado.

Cada luta é uma oportunidade de promoção.

Cada luta é uma expansão de influência de seu ministério.

Por trás de cada luta está o despojo da riqueza.

Em cada luta você verá a glória de Deus.

Cada luta será um testemunho do cuidado de Seu Pai Celestial por você.

Todavia, não se preocupe, o diabo já foi despojado de todas as suas armas contra você (Cl 2.15). Jesus o despojou na cruz, aleluia! Ser despojado é ser desarmado, logo, ele não tem nada que possa derrotar você, nenhuma arma mortal. Tudo o que lhe resta é o engano. Ele tenta amedrontar você rugindo, como um leão ao seu redor, procurando te devorar (1 Pedro 5.8):

1 Pe 5.8 Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; 9  resisti-lhe [permanecer de pé e opor-se] firmes [imóvel] na fé, [...]10 Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. 11  A ele seja o domínio, pelos séculos dos séculos. Amém!

Os sofrimentos são as lutas que você enfrentará. Depois das lutas você sairá mais forte. Você sairá com mais fé. Deus usa as lutas preparar você para possuir a terra,  Ele mesmo está aperfeiçoando [restaurando], firmando [fazendo constante, sólido], fortificando [fortalecendo sua alma] e fundamentando [alicerçando] sua vida. Quando você sabe disto, louve a Deus no meio das lutas.

As lutas estão produzindo um peso de glória em sua vida. 

O diabo sabe que não pode vencê-lo, então ele tenta usar o poder que você mesmo tem contra si mesmo. Ele, com astúcia, programa a morte em sua linguagem, porque sabe que a morte e a vida estão no poder da língua (Pv 18:21). Por exemplo, observe como frequentemente falamos de morte:  "- Estou morrendo de vontade de comer". Em vez de dizer desta maneira você deveria dizer: "- Estou cheio de vida para comer” (pois só podemos saborear se estivermos vivos, certo)!

Balaão foi um profeta que tentou amaldiçoar o povo de Deus. Mas quem pode amaldiçoar a quem Deus abençoou? Então ele astutamente, movido pelo diabo, utilizou-se dos princípios divinos para destruir Israel e, ele conseguiu!

Você só pode ser derrotado por você mesmo!

Não existe derrota se você crer corretamente e agir em fé.

existe muita terra a ser conquistada

Há muita terra para ser conquistada, sua herança em Cristo é enorme! Não se conforme com um casamento falido, não se conforme com uma vida cheia de restrições financeiras, Deus tem muito mais para você.

Ele suprirá todas as suas necessidades segundo a Sua riqueza em glória, não será de acordo com a nossa medida!

Sempre me impressiono quando medito em Efésios 3.20 RC Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,”. Não seria suficiente para nós Deus fazer apenas muito mais do que precisamos? 

Entretanto Ele promete fazer tudo: 

1) muito mais; 

2) abundantemente e;

 3) além. 

Observe que tudo o que Deus criou tem a marca da abundância, por exemplo: você sabia que o sol é tão grande que caberiam dentro dele 1,3 milhão de planetas do tamanho da Terra? 

Existe um poder operando em você, é o Poder do Espírito Santo, ele é ilimitado, não há impossíveis para Deus em todas as Suas obras.

Os inimigos que restaram

Restaram terras a serem conquistadas por Israel, porque havia inimigos que não foram expulsos. O primeiro deles eram os Filisteus.

Os Filisteus

Josué 13.2  Esta é a terra ainda não conquistada: todas as regiões dos filisteus...

O nome “Filisteus” significa “rolando no pó ou cinzas”. Nos tempos bíblicos, quando alguém estava sofrendo por causa de seu pecado, ele colocava pó ou cinza sobre a cabeça. Era uma ação física significando tristeza, condenação e culpa.

Os filisteus são uma imagem da autocondenação.

Sempre que você se sentir condenado, lembre-se de que não há mais condenação para você que está em Cristo Jesus (Rm 8.1). 

Sempre que se sentir condenado lembre-se da batalha entre Davi e Golias. Golias era um filisteu e seu nome significa “despojado” e o nome de Davi significa “amado”. 

É uma batalha entre a condenação X amado. Quem vencerá?

Vence quem sabe que é AMADO.

A condenação te afasta de Deus e impede o fluir do favor divino sobre sua vida. A condenação lhe julga de acordo com seu comportamento, certo ou errado.

Você foi justificado por causa da oferta de sacrifício da vida de Cristo, o cordeiro perfeito de Deus. Não há como se inocentar diante de Deus pelo seu comportamento. 

Se você “rolar no pó” você se torna alimento para a serpente. O diabo vence você. Ele devora você. Quando Deus amaldiçoou a serpente, Ele disse: “do pó comerás todos os dias” (Gênesis 3:14). O diabo sobrevive da carne e devora quem se condena. 

Condenar é julgar você como digno de punição, ele faz isto todos os dias. O diabo não jejua!

Louve a Deus porque você foi feito justo, para sempre.

Os Gesuritas

Outro inimigo dos israelitas são os Gesuritas:

 Josué 13.2   Esta é a terra ainda não conquistada: todas as regiões dos filisteus e toda a Gesur;

O nome “Gesuritas” significa “observador orgulhoso”. Os Gesuritas são uma imagem do orgulho. Pessoas orgulhosas olham para os outros e pensam que são melhores do que eles, que têm menos falhas, que sabem mais. Elas desprezam os outros. Sempre que você desprezar um “pequenino perderá o seu galardão”. Não despreze sua célula!

O orgulho o conduz para debaixo da maldição da lei.

O orgulho anuncia que logo mais vem a queda.

Renuncie toda forma de orgulho em sua vida. Seja humilde de coração como Jesus é. Quem é humilde segue conselhos da Palavra de Deus.

Sior e Egito

Por fim, o último inimigo citado por Deus são os de Sior e Egito:

Josué 13.3   Desde Sior, que está defronte do Egito...

O nome “Sior” significa “escuridão”.

O nome “Egito” é a palavra hebraica “Mitsrayim”  que significa “dois estreitos ou trincheira”. 

Quando você coloca os nomes "Sior" e "Egito" juntos você obtém "escuridão de dois estreitos", o que aponta para as preocupações e ansiedades impostas na alma.  Viver ansioso rouba de você as terras da promessa! Sua ansiedade não opera o poder de Deus. É no descanso que está a sua força para destruir a “escuridão do medo e do estresse”. 

Estudos têm mostrado que o estresse é um fator chave por trás de muitas doenças.

Vamos conquistar o que nos falta. Não vamos permitir que o engano da condenação, orgulho ou estresse do inimigo nos impeçam de possuir a terra que Deus nos prometeu, ainda há muita terra a ser conquistada. Não vamos parar no meio do caminho, não vamos recuar, vamos fincar a bandeira da vitória de Cristo. Vamos ajudar uns aos outros, mas ninguém ficará no Egito, nenhuma unha. 

a palavra e a unção do espírito

O único que conquistou todas as terras foi Calebe e sua descendência. Qual o segredo deles?

Deus disse que Josué ficou velho, mas não falou assim sobre Calebe.

A bíblia registra que Josué morreu com 110 anos, mas não registra a morte de Calebe.

Calebe somente com sua casa expulsou os três gigantes filhos de Anaque que habitavam na sua terra prometida, Hebrom. Foram esses gigantes que intimidaram os 10 espias nos dias de Moisés, há 45 anos. 

Vejamos a atitude de Calebe ao pedir sua herança para Josué.

Josué 14.6  [...] Tu sabes o que o SENHOR falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia, a respeito de mim e de ti. Tinha eu quarenta anos quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia para espiar a terra; e eu lhe relatei como sentia no coração. Mas meus irmãos que subiram comigo desesperaram o povo; eu, porém, perseverei em seguir o SENHOR, meu Deus. Então, Moisés, naquele dia, jurou, dizendo: Certamente, a terra em que puseste o pé será tua e de teus filhos,  em herança, pois perseveraste em seguir o SENHOR, meu Deus . Eis, agora, o SENHOR me conservou em vida, como prometeu; quarenta e cinco anos há desde que o SENHOR falou esta palavra  a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e, já agora, sou de oitenta e cinco anos. Estou forte ainda hoje como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força naquele dia, tal ainda agora para o combate, tanto para sair a ele como para voltar. Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou naquele dia, pois, naquele dia, ouviste que lá estavam os anaquins e grandes e fortes cidades; o SENHOR, porventura, será comigo, para os desapossar, como prometeu. Josué o abençoou e deu a Calebe, filho de Jefoné, Hebrom em herança.

Vencedores creem corretamente e falam segundo o que creem, veja as palavras de Calebe:

  1. Ele disse: “Lembra o que o SENHOR falou sobre mim”? Se você quiser possuir as bênçãos prometidas, fale de acordo com a Palavra de Deus;

  2. “Eu relatei como sentia no coração”. Os 10 espias relataram de acordo com o que viram (os gigantes, as cidades fortificadas, etc). Mas Calebe falou segundo o coração (segundo seu espírito). Se você quiser possuir as bênçãos prometidas, não fale de suas dificuldades, fale de sua fé;

  3. “Eu perseverei em seguir ao SENHOR”.  Calebe creu na palavra que o Senhor falara e não duvidou. Ele se alimentou dela. Se você quiser possuir as bênçãos prometidas, alimente-se da Palavra de Deus na unção do Espírito;

  4. “Eu esperei no SENHOR, chegou a hora de possuir minha herança, dá-me Hebrom, eu vou expulsar os gigantes de lá, porque o Senhor é comigo”. Se você quiser possuir as bênçãos prometidas, creia constantemente que o Senhor está com você;

  5. Calebe tinha a herança no coração, ele a queria. Você quer a sua?

A promessa inclui seus filhos

A filha de Calebe participava da promessa. Ela tinha o mesmo espírito do pai, ela amava a herança, ela queria tudo, o melhor:

Josué 15.14-17  Dali expulsou Calebe os três filhos de Anaque: Sesai, Aimã e Talmai, gerados de Anaque. Subiu aos habitantes de Debir, cujo nome, dantes, era Quiriate-Sefer. Disse Calebe: A quem derrotar Quiriate-Sefer e a tomar, darei minha filha Acsa por mulher. Tomou-a, pois, Otniel filho de Quenaz, irmão de Calebe; este lhe deu a filha Acsa por mulher.

Os nomes em hebraico revelam os princípios espirituais que estão por trás deste fato:

Quiriate-Sefer significa “cidade do livro”;

Acsa significa “tornozeleira”, apontando para a promessa feita a Calebe: “a terra em que puseste o pé será tua e de teus filhos, em herança”. 

Otniel significa “Leão de Deus”.

Juntando tudo é uma figura de Jesus: “O Leão da Tribo de Judá que tomou o livro e nos deu a herança”.

Em  Apocalipse 5.3 está escrito: “Ora, nem no céu, nem sobre a terra, nem debaixo da terra, ninguém podia abrir o livro, nem mesmo olhar para ele; e eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele. Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos”.

Aleluias! Jesus venceu, tomou o livro e nos deu a posse da herança.

Vamos continuar em Josué 15.18,19:

Esta, quando se foi a Otniel, insistiu com ele para que pedisse um campo ao pai dela; e ela apeou do jumento; então, Calebe lhe perguntou: Que desejas? Respondeu ela: Dá-me um presente; deste-me terra seca, dá-me também fontes de água. Então, lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores.

A terra que foi dada à Acsa era o Sul de Israel, onde Isaque semeou. Era um lugar de frutos, mas não havia fontes. Os patriarcas viveram ali, aponta para um lugar bom. Mas ela QUERIA MAIS... porque amava a herança, amava a bênção.

“Quero fontes de água”, ela disse. O Pai não disse nada, apenas LHE DEU. Deus ama dar aos filhos que pedem.

As fontes apontam para a unção do Espírito Santo em nós.

As fontes superiores falam da UNÇÃO SOBRE VOCÊ. Esta unção vem e vai, ela é necessária para você REALIZAR a obra e destruir os inimigos. Diz-se sobre Sansão que a unção do Senhor vinha sobre ele. Em Juízes 14.6 lemos: Então, o Espírito do SENHOR de tal maneira se apossou dele...

A palavra “apossou” significa prosperar. Que também é usada no Salmos 1.3, como “bem sucedido”: Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido .

A unção que vem sobre você, o fará prosperar. 

Deus quer que você peça pela unção do alto! Você pode ser um empresário UNGIDO, um profissional ungido, um marido UNGIDO, um filho UNGIDO. Aleluias!

Por outro lado, as fontes inferiores são uma imagem do Espírito Santo dentro de nós, guiando-nos nas decisões diárias. Diferentemente da unção que vem e vai, esta unção é permanente, como diz 1Jo 2.20,27. Ela te ensinará e te guiará sobre todas as coisas.

Não se contente apenas com os terrenos sem as fontes de água. Não se contente apenas com as fontes inferiores, peça por mais. Deseje tudo o que Jesus conquistou.

Quando você estiver se sentindo seco, peça ao Senhor pelas fontes de água! Elas lhe renovarão. Continue pedindo a Ele mais - pois ainda há muitas terras a serem possuídas

Deus disse: Se quiserdes, e ouvirdes, comereis o bem desta terra” (Is 1.19 RC). Eu quero e você?

Não quero chegar nos céus e descobrir que “tudo era meu” e eu não possui quase nada.  Uma coisa é conhecer as bênçãos, mas outra coisa é realmente possuí-las e possuí-las de fato. Isso é o que Deus deseja para nós.

Identifique-se com Jesus

Ainda existe algo importante a saber. O nome Hebrom significa “comunhão ou associação” e vem da palavra “chabar” que significa “unir, ajuntar”.

Você terá o mesmo destino daqueles com quem se associa. Associações são vitais na vida. Este princípio é visto duas vezes na vida de Josafá, rei de Judá. Ele se associou com Acabe e, quase morreu em seu lugar e Josafá se associou com Acazias e teve prejuízo financeiro:

2 Crônicas 20:35-37  Depois disto, Josafá, rei de Judá, se aliou  com Acazias, rei de Israel, que procedeu iniquamente. 36  Aliou-se com ele, para fazerem navios que fossem a Társis; e fizeram os navios em Eziom-Geber. Porém Eliézer, filho de Dodavá, de Maressa, profetizou contra Josafá, dizendo: Porquanto te aliaste com Acazias, o SENHOR destruiu as tuas obras. E os navios se quebraram e não puderam ir a Társis.

Com quem você deve se ASSOCIAR?

1Co 1.9  Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.

Com Jesus.

Você foi chamado para isto.

Com quem você se aliar, você participará da porção dele. Quando você se aliar a Cristo, experimentará os mesmos benefícios e vitória que Ele tem. 

Você faz isto, andando em comunhão com o Espírito Santo e com a Palavra de Deus.

Amém.


Comentários