0215 – A Gratidão nas Mãos de Deus

 0215 – A Gratidão nas Mãos de Deus

Diagrama

Descrição gerada automaticamente

Jesus tomou os pães, abençoou, partiu e distribuiu aos discípulos. Encontramos o mesmo texto no evangelho de Mateus: Mateus 15:36  tomou os sete pães e os peixes, e, dando graças, partiu, e deu aos discípulos, e estes, ao povo.

Na última mensagem vimos as quatro chaves espirituais contidas no milagre da multiplicação dos pães. Nesta mensagem, desejo enfatizar a segunda chave: a chave da bênção. A palavra no original grego para bênção é eulogeoque significa: “louvar, celebrar com louvores”. Esta palavra vem de um composto de duas outras, de sentido: “ser afortunado, passar bem, prosperar” + “do ato de falar”.  

Assim podemos afirmar que a bênção envolve falar algo para o bem, para a prosperidade.

A bênção é o ato de dar graças, de reconhecer o bem e de louvar por algo. 

Jesus tomou os pães e deu graças, liberando a benção. A verdade é que ao darmos ações de graças, nós liberamos a bênção.

A gratidão é um princípio transformador na nossa vida. Muitos dizem que é uma emoção, eu acredito que é uma atitude de fé.

Muitos não desfrutam da bênção plena de Deus, porque são ingratos. Não reconhecem o bem. Encontre alguém agradecido e você encontrará alguém abençoado.

Vamos provocar uma revolução em nossos lares? Comece agradecendo por tudo, pelas coisas mais simples que existem na vida do lar.  Expressões simples como: “obrigada por acreditar em mim”; “obrigado por me ajudar”; “obrigada por me ouvir” começarão uma revolução de prazer!

Enquanto as pessoas caminham com você reconheça o valor de cada uma e seja grato por isso. Já passei por isso inúmeras vezes, pessoas que ao terminarem um relacionamento ministerial, começam a agradecer por tudo o que receberam de nossa parte, infelizmente agradecem no fim, quando tudo acaba. Não seria melhor AGRADECERMOS DURANTE O CAMINHO?

Faça isto.

Os pastores devem ser gratos pelo rebanho. Assim que cheguei em POA, um pastor, que eu não conhecia marcou um horário comigo, ele estava angustiado e entristecido pela falta de reconhecimento de seu trabalho, ele estava chateado com os jovens de sua igreja que viviam namoros mundanos. Ele estava debaixo de uma liderança que não havia reconhecido o seu sacrifício, que triste.

Eu lhe disse que “meus jovens são os melhores que conheço” são santos, vivem para Deus, mesmo com os desafios do mundo. E que os irmãos da igreja são tão amados e preciosos. Acho que ele pensou que erámos de outro mundo (e somos!).

O homem feliz reconhece o bem. 

Quando você acha que merece, você nunca será grato. 

O irmão do filho pródigo não desfrutava de uma festa! Não celebrava um churrasco com seus amigos! Porque achava que merecia o reconhecimento do Pai. Tudo era dele, mas ele vivia como escravo.

Somente 10% são Gratos?

A gratidão não faz parte da natureza humana, o diabo não é grato por nada. 

Jesus curou 10 leprosos, apenas um retornou para agradecer, isto representa 10%. Acredito que apenas 10% das pessoas são gratas, as demais não.

O texto está em Lucas 17.11-19: “E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galiléia; e, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe. E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós! E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos. E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz. E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano. E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou”.

Ele voltou louvando a Deus porque reconheceu o bem. Ele era um estrangeiro, acredito que os demais julgavam serem dignos da cura. Jesus é misericordioso até para os ingratos. Ele curou a todos, mas somente quem foi grato recebeu salvação. Nem todo o milagre conduz à salvação! Somente para aqueles que são gratos a Deus. Ser grato é glorificar a Deus.

A justiça própria está por traz da ingratidão.

Li de uma mulher tinha três filhos. Criar três filhos é um desafio para qualquer mãe! Infelizmente um deles faleceu, diante do caixão, ela chorava amargamente. Depois de um ano convivendo com os outros dois, ela percebeu que mais de 80% das suas discussões com o filho que morrera eram por coisas insignificantes, verdadeiras picuinhas. 

Quando você reclama, você perde a oportunidade de desfrutar da vida. Quantos casamentos se tornam infelizes porque os cônjuges decidiram reclamar um do outro em vez de destacar as coisas boas.

Dificilmente encontro mulheres que são gratas pelo marido. Que o honram com suas palavras de amor e apreciação. Que reconhecem seu esforço pela família. 

A gratidão nos alimenta de tanta força que se você soubesse nunca mais destruiria seus relacionamentos por causa da sua arrogância egoísta.

“Sede gratos por tudo e em tudo”

Podemos ser gratos em tudo e por tudo, porque nosso Pai é sempre bom. Seus planos são perfeitos e cheios de bondade para conosco. Não podemos julgar a bondade de Deus pelos acontecimentos que nos ocorrem, neste mundo perverso.

Quando sei e confio que Deus é sempre bom, posso ser grato.

Eu vi a dor da perda bem de perto. Minha mãe, com 27 anos de idade, após 9 anos de casada, perdeu meu pai e ficou com três filhos pequenos. Vi seu choro às escondidas. Vi seu lamento. Vi a dor de tentar superar essa tragédia. Por vezes, ela entrou em momentos de depressão. Sua única motivação foi criar os filhos. Mesmo assim, sempre ouvi a gratidão em seus lábios. É possível, quando você tem Jesus!

Há sempre uma maneira de agradecermos. Há sempre uma esperança em todas as coisas. É a atitude de gratidão que o faz ver.

Não agradecemos pelas obras do diabo, ninguém deve agradecer porque sofreu abusos, foi traído ou perdeu alguém, nós agradecemos a Deus pelo fato de haver uma promessa de esperança e vida para cada problema enfrentado. Você sempre encontrará uma promessa de Deus que lhe dará a alegria de louvar, sempre.

Jesus tinha um pão em sua mão. Ele deu graças pelo pouco.

Dar graças pelo muito é fácil.

Dar graças pelo pouco é invadir o impossível e obter um milagre.

Você ora por alguém, ela se sente melhor. Muitas vezes em vez de agradecer a Deus pelo pouco, crendo na vitória completa, a ingratidão surge questionando por que não foi curada por completo. 

Agradeça por tudo, porque para tudo, existe uma resposta dos céus, encontre-a.

O Mover do Espírito e a Gratidão

Quando somos agradecidos, entramos na dimensão do sobrenatural, onde os milagres ocorrem, onde a direção do Espírito é segura. Paulo disse em Cl 3.15  Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.

Ser guiado pelo Espírito Santo é ser guiado pela paz no coração. Um coração em paz é um coração agradecido. A duas coisas andam juntas! Quem tem um coração ingrato, não tem paz e não segue ao Espírito Santo.

Infelizmente pessoas ingratas, não discernem a paz e perdem a direção do Espírito.

Pessoas cheias do Espírito são gratas: Ef. 5:18-20  E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

Não tente ser grato sem o enchimento do Espírito, será uma obra da carne.

A Gratidão e o Louvor

O Salmos 100:4  diz: “Entrai por suas portas com ações de graças[...]”

A expressão “ações de graça” no hebraico é uma única palavra towdah, a palavra raiz é yadah cujo significado é “louvar”. 

A primeira menção de yadah encontra-se em Gênesis 29.31-35. A primeira menção na Bíblia revela os princípios originais da mente de Deus ao estabelecer algo.

Lia e Raquel eram esposas de Jacó. Lia era desprezada por Jacó, porque ele amava a Raquel. Deus abriu o ventre de Lia para ter filhos.

Nos tempos da Bíblia a mãe era quem dava o nome aos filhos. Vemos isto até nos dias do Novo Testamento, quando Zacarias e Isabel levaram o menino, ao oitavo dia para ser circuncidado (momento em que davam o nome), as pessoas queriam dar-lhe o nome do pai “Zacarias”, mas Isabel prontamente disse: “de modo nenhum, ele será chamado João (Deus é doador gracioso). Deus deu às mães a graça de discernir o chamado profético de seus filhos. Se você é filho, ouça.

Depois de três filhos, Lia continuava amargurada e ingrata pela vida, frustrada por um amor não correspondido, então, algo aconteceu no quarto filho, ela deixa as expectativas no homem de lado e diz: “Desta vez louvarei (Yadah) ao Senhor” e colocou o nome do menino de Judá (Yadah - louvado). 

As coisas começaram a mudar... quando ela reconheceu a bondade de Deus. Filhos são herança do Senhor. No final da vida, Jacó faz os filhos jurarem que o enterrariam com Lia (Gn 49.29-31 - Depois, lhes ordenou, dizendo: […] sepultai-me,  na caverna que está no campo de Macpela, [...] ali sepultei Lia...). 

Podemos entender que Raquel foi o amor temporário e Lia o amor eterno. O que você prefere?

Sempre que você decida louvar a Deus, você se torna grato. 

Louve a Deus na sua vida particular, no dia a dia e, desfrutará de grandes bênçãos.

Como Lia, mude a sua atitude 

Li uma história de uma moça recém-casada que foi morar no deserto, junto aos índios com seu marido. Era um lugar terrível e, ainda, seu marido foi convocado para a guerra. Depois, de semanas sozinha, ela estava deprimida, completamente irritada com tudo e escreveu para sua mãe, dizendo que não suportava mais e iria voltar para casa. Dias depois ela recebeu a resposta da mãe, por meio de uma carta, a qual dizia:

- Filha, dois homens estavam presos e olhavam pela janela da prisão, um via a lama e o outro as estrelas.

A moça chorou, ficou envergonhada, pensou por dias sobre essas palavras de sua mãe. Então ela decidiu olhar as estrelas. E, para resumir, encontrou alegria e satisfação em viver onde estava.

E, você, prefere olhar para a lama ou olhar para as estrelas?  

Decida pela fé.

Ser feliz é uma decisão, não uma casualidade.

Paulo era agradecido pelos irmãos

O apóstolo Paulo sempre era agradecido pelas igrejas, seja você também.

1Co 1:4 “sempre dou graças a Deus a vosso respeito”; 

Ef. 1:16  “não cesso de dar graças por vós”; 

Fp. 1:3 “dou graças ao meu Deus por tudo que recordo de vós”; 

Cl. 1:3  “damos sempre graças a Deus.... quando oramos por vós”; 

1Ts 1:2 “damos, sempre graças a Deus por todos vós...”; 

2Ts 1:3 “cumpre-nos dar sempre graças a Deus no tocante a vós outros”.


Se quiser ser abençoado e inesquecível, seja grato.


Eu agradeço a Deus por você.


TMJ


Compartilhe com sua célula

  1. O que está mensagem falou com você?

  2. Existe alguma atitude que você precisa tomar?



Comentários

Postar um comentário