0217 – Andando com Deus

 0217 – Andando com Deus

Texto

Descrição gerada automaticamente

Introdução 

O que você pensa sobre andar com Deus?

Existem dois homens que a Bíblia diz que “andaram com Deus”, trata-se de Enoque e Noé. Desejo aprender com eles e, você? No final da minha vida aqui na terra, se colocarem em minha lápide: “Gilberto andou com Deus” me sentirei honrado no caixão.

O legado de nossa vida é construído no dia a dia. Não seremos lembrados pelo que desejamos, mas pelo que somos. Você pode construir desde já seu legado para a próxima geração, se Jesus não voltar.

Jesus é nosso modelo de vida, Ele andou passo a passo com Deus. Ele disse que não fazia nada, não ia a nenhum lugar e não tomava decisões fora do “passo” de Deus. Ele andava com Deus.

O que é andar com Deus? 

Andar com Deus é não ultrapassá-lo

  • Você não pode ir à frente;

  • Você não escolhe o caminho;

  • Se Ele para, você deve parar. Você não está no comando, você segue.

É fundamental saber de quem é a iniciativa, sua ou de Deus.

O Salmos 127.1 – nos ensina a sabedoria para o Êxito. Se Deus não estiver no seu negócio, seja ele o que for, pare e faça os ajustes necessários.

Enoque

Gênesis 5:24 diz Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.

Enoque significa “dedicado”. 

Enoque não viu a morte, ele foi arrebatado. O estilo de vida de Enoque aponta para os dias que antecedem o arrebatamento. Ele é uma figura de quem subirá no arrebatamento, assim como ele, você também participará do arrebatamento, se aprender a andar com Deus.

Jesus disse:

Mateus 24.40  —Naquele dia dois homens estarão trabalhando na fazenda: um será levado, e o outro, deixado. 41  Duas mulheres estarão no moinho moendo trigo: uma será levada, e a outra, deixada. 42  Fiquem vigiando, pois vocês não sabem em que dia vai chegar o seu Senhor.

Ande com Deus, cumpra seu propósito, seja um vencedor, entre nos céus, sem ver a morte!

Nós somos a geração do arrebatamento

Coragem para ser Diferente

Precisamos de coragem para ser diferentes. O mais fácil é seguir com a maioria, seguir a multidão. Ser diferente é para corajosos, para aqueles que “não se conformam com o mundo” e “conformam-se com os céus”.

Enoque andou na contramão de sua época, poucos fazem isto. Poucos decidem fazer algo grandioso nesta vida.

Por que será que Deus trouxe você à existência para os dias que antecedem o arrebatamento? Existe algo na sabedoria e soberania de Deus para isto, assim resolva firmemente em seu coração a ANDAR COM DEUS.

Jesus disse: João 14:12  Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.

Se você pode escolher as obras maiores, por que se contentar com as pequenas?

A condição é crer em Jesus. Você crê? 

Não se conforme em fazer qualquer coisa, vamos fazer as obras maiores, em Nome de Jesus e para a única glória dEle.

Enoque profetizou o Dilúvio

Enoque aos 65 anos teve um filho e lhe pôs o nome de Metusalém que significa: “quando ele morrer, será enviado”.  O dilúvio veio no ano em que Metusalém morreu, aos 969 anos.

O dilúvio veio para exercer juízo contra aquela geração, como diz Judas:

Judas 1:14  Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades, 15 para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios [...]

Enoque andava com Deus e recebeu uma palavra profética. Uma profecia é uma palavra inspirada pelo Espírito Santo, pode ser para seus dias ou para o futuro. Deus pode nos dar uma “palavra de sabedoria” que desvenda sua mente para os acontecimentos futuros. Trata-se de algo lindo e poderoso. Às vezes vem a nós como fortes impressões no Espírito ou, de forma mais intensa, através de sonhos e visões. 

Deus deseja revelar Seu coração, sua mente. Jesus disse: “não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer”. 

Deus revela suas intenções para seus amigos. Ele fez isto com Abraão, com Davi e tantos outros. O Espírito Santo sabe qual a intenção de Deus e ora através de nós. Deus deseja que você interprete as línguas do Espírito, porque serão profecias para você. 

Homens de Deus têm uma palavra de Deus. Eles têm percepções do futuro. Eles contemplam a eternidade. Moisés desistiu de ser filho da filha de Faraó, porque contemplava o galardão, ele contemplava o invisível (Hb 11.24-27). Ele viu Jesus. Precisamos tanto ver Jesus!

Precisamos de uma visão profética do futuro. Oramos para que Deus abra os olhos de nosso coração.

Enoque Agradou a Deus

Hb 11.5  Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus. 6  De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.

Enoque alcançou um nível de testemunho (uma reputação) nos céus que agradou tanto a Deus que o Senhor resolveu levá-lo para mais perto! Ele não experimentou a morte, ele foi arrebatado!

Como podemos obter tal testemunho? Pela fé.

A fé agrada a Deus. Enoque teve tanta fé na palavra profética, dada por Deus, que viveu intensamente para Deus. 

Deus invadiu o natural, invalidou a natureza, mostrou que a morte não é nada e introduziu Enoque direto para o céu.

Ó... a fé é o prazer de Deus.

O pior pecado é o pecado da incredulidade. 

A origem do pecado foi a incredulidade. Adão e Eva duvidaram da Palavra de Deus. Sempre que o diabo questiona você e resposta é duvidosa, ele dá um passo em direção a um ataque. Você deve resistir firme aos pensamentos do diabo e suas tentações.

Um perverso coração é um coração incrédulo

Do coração procedem as fontes da vida. Um coração que não descansa na confiança da Palavra de Deus é cheio de labores, preocupações e fadigas.

Hb 3.12 Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso [cheio de labores, fadiga] coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo;

A incredulidade produz um coração inconstante

Pessoas inconstantes renunciam o privilégio da realeza, da herança, entram e saem, abandonam o barco na tempestade, estão presentes e ausentes, conforme as circunstâncias.

Os inconstantes não herdam nada. Tiago 1 diz: 

6  Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. 7  Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; 8  homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.

Impressionante que esse homem nunca alcançará algo do Senhor.

O homem de ânimo dobre é inconstante em tudo o que faz. Segundo o léxico de Strong’s, “ânimo dobre” significa: mente dupla, vacilante, incerto, de interesse dividido.

A igreja que foi repreendida pelo Senhor era inconstante. Não definida, cheia de coisas misturadas. Jesus diz à Igreja de Laodicéia: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca. (Ap 3.15,16).

Se você permitir a incredulidade, você se tornará inconstante.

Noé

Gn 6.7  Disse o SENHOR: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito. 8 Porém Noé achou graça diante do SENHOR. 9  Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus. 10  Gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé. 11 A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência. 12  Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra.

A segunda pessoa que a Bíblia afirma que “andava com Deus” foi Noé.

Noé foi um recomeço de Deus. Todos somos filhos de Noé, assim como Adão ele inaugurou uma nova linhagem.

Noé aponta para os que aprenderam a caminhar na vida de ressurreição com Cristo. A arca pousou no exato dia que Jesus ressuscitou dos mortos, trazendo a plena salvação para todos os que crerem.

A arca pousou no monte Ararate que significa “a maldição foi revertida”.

Noé viveu em dias difíceis. Toda a humanidade estava corrompida. Satanás tentava destruir o descendente da mulher, por causa da profecia de Gênesis 3.15. O DNA dos filhos dos homens estava adulterado, devido ao envolvimento sexual entre anjos caídos e as filhas dos homens.

Somente Noé era íntegro (Gn 6.9).

Noé aponta para a geração antes do arrebatamento, assim como Enoque

Mateus 24.36  Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai. 37  Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. 38  Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, 39  e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem. 40  Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro.

Que estilo de vida teve Noé a fim de andar com Deus em tempos tão difíceis?

Noé viu a graça e descansou nela.

Através de duas coisas. A primeira é a menção de “achou graça” esta é a primeira menção de graça na Bíblia. 

E, a segunda coisa, é que o nome Noé significa literalmente “descanso”. Ele descansou na graça.

Em a Arca, Em Cristo

Ele viu a graça porque viu Jesus, a arca da salvação. Ele entrou “Em a Arca” ele entrou “Em Cristo”.

Ele se tornou herdeiro da justiça pela fé:

Hb 11.7  Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé.

Ele foi um pregador da justiça pela fé

2Pe 2,4  Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo; 5  e não poupou o mundo antigo, mas preservou a Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas, quando fez vir o dilúvio sobre o mundo de ímpios;

Nos dias que antecedem o arrebatamento devemos andar por fé e descansar na graça recebida.

Não é assim desde o início?

Ef 2.8  Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9  não de obras, para que ninguém se glorie. 10  Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

Tudo continua como no começo de tudo! É a fé na graça que faz você andar com Deus.

Esta é a geração que antecederá o arrebatamento! Você está preparado?

Conclusão

Amós 3:3  Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?

O profeta faz uma pergunta para que respondamos. Você pode andar com Deus se discordar dele?

Não. Não pode.

Aceite a palavra da graça mediante a fé. Creia sempre, mesmo que lhe custe a vida.

Desfrute do descanso na graça: “a obra já foi consumada”, “tudo já está pronto”. Cante e não chore.

Ande com Deus e faça as obras maiores de Jesus.

TMJ


Comentários