0221 – Deixe os Rios Fluírem

 0221 – Deixe os Rios Fluírem 



Existem dois princípios elementares para seu avanço espiritual até a expressão de Cristo nesta vida, é o comer e o beber, desejo compartilhar sobre este último.


Desde o Éden até apocalipse encontramos o rio da vida percorrendo toda a história. Esse rio nunca parou de correr e, hoje, ele está dentro de você, de forma plural. São os rios da água viva.


Sempre que tais rios fluem de seu interior, eles liberam poder, vida e luz. Se houver sequidão e morte, suas águas são transformadoras e curadoras.


Sem a liberação deste rio, não conseguiremos desfrutar da vida abundante de Jesus e nem realizar a Sua vontade.


Jesus nos ensinou como podemos fluir com este “rios”. Ele disse em João 7:37-39:


No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.


Quando você nasceu de novo. Você já nasceu de novo? Uma fonte de água viva foi colocada em seu interior. É o Espírito Santo com Sua vida. E, Jesus nos ensina como deixar os rios fluírem.


1º. Sede


“Quem tem sede, venha a mim e beba...”. 

Quem tem sede vai atrás da água, não se conforma em morrer sedento.

O pior inimigo do fluir é o desinteresse, a falta de desejo pela manifestação das águas curadoras deste rio. 


Sua sede determina o volume do rio. Quanto mais sede, mais volumoso será a vida que você manifesta.


Há um princípio claro no relacionamento com Deus: “Deus só sacia quem tem sede”.  Esse querer é função da sua vontade. Se ele não existir, infelizmente, você terá pouco do conhecimento da vida de Deus.



2º. Fé 

Quem crer em mim, como diz a Escritura...”. Homens e mulheres de Deus são pessoas de fé. Eles são capazes de crer acima dos sentimentos e dos desafios. Sem fé em que Deus recompensa sua busca, você não pode agradá-lo e não obterá nada.


3º. Fale


Liberamos as águas desses rios “falando entre nós”. É da boca que os rios da vida inundam os campos deste mundo, abençoam as famílias, fecundam as sementes e trazem colheita.


Dentro da oportunidade que nos é dada em cada reunião, devemos liberar as palavras certas: as palavras da fé e do espírito. É fácil notar àqueles que não estão liberando seu espírito, eles estão calados, estão estáticos e sem vida. 


4º. Permita que o homem exterior seja quebrantado


Os rios não fluirão de seu interior se sua alma impedir.


Jesus disse: “Se o grão de trigo não cair na terra e não morrer fica só, mas se morrer produz muito fruto”.


A alma é a “casca” que envolve a semente. Ela deve ser quebrantada pelas aflições e pressões a fim de permitir a manifestação dos rios da vida.


A Palavra diz: “Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia” (2 Coríntios 4:16).


O homem exterior é sua alma. Deus usa a dor e aflições para quebrantar o nosso homem exterior. A dor tem esse poder. Somos muito arrogantes nesse homem exterior, ele precisa ser quebrantado para que os rios de água viva fluam de nosso interior.


O vaso de nardo puro precisa ser quebrado. O nardo puro fala dos rios do Espírito é algo essencialmente espiritual. Nós queremos o nardo e não o vaso. Não somos colecionadores de antiguidades. Somos amantes do perfume do nardo.



5º. Evite que seu coração seja ferido


Uma pequena ofensa guardada em seu interior, impedirá os rios de fluírem. 

Nosso coração é extremamente sensível e por isso fácil de ser ferido. Ele é tão sensível que se torna mais vulnerável do que todos os nossos outros sentimentos. 


Feridas em nosso coração são os ressentimentos, as amarguras, a mentira e coisas semelhantes.


Nosso coração é um ser complexo e muito sensível e contaminações em nossos desejos interiores podem bloqueá-lo. 


Mentira - A verdade libera os rios de vida, afinal o Espírito Santo é o Espírito da Verdade. 


Utilizar-se de palavras exageradas, não fiéis à verdade, não precisas, impedem a liberação dos rios.


Evite falar palavras tolas no seu dia a dia. Deus sempre fala palavras com propósito. Deus nunca fala uma palavra desprovida de espírito e vida, apenas para agradar as pessoas. Deus sempre fala a palavra adequada e com propósito.


Jesus deu palavras oportunas a cada pessoa que encontrou:

  • Para Nicodemos falou-lhe sobre o nascer de novo;

  • Para os que queriam segui-lo, mandou-lhes avaliar o preço da torre;

  • Para o jovem rico, falou-lhe sobre o que faltava em sua vida.


Ressentimentos - Falta de perdão e mágoas ferem nosso espírito. Se há correntes de amargura na sua vida, liberte-se perdoando.  Caso contrário as cordas da tristeza te amarrarão. Não permita falta de perdão em sua vida. Eleve o nível do seu amor e perdoe as ofensas.


6º. Evite que sua mente se disperse


Nossos pensamentos devem ser claros e objetivos. Não podemos permitir que nossos pensamentos fiquem soltos.


2 Ts 2:2  “....não vos demovais da vossa mente, com facilidade,...”


Pensamentos repentinos não devem chamar nossa atenção. Não devemos nos desviar da Palavra falada e nem do Espírito.


Nossa mente não deve ser ocupada por questões irrelevantes ou coisas irracionais e sem sentido.


Nossa mente deve ser renovada pela Palavra de Deus. 

Não podemos viver sem luz. A luz traz revelações da vontade de Deus. A luz expõe a condição de nossa alma


Nossa mente deve ser focada.

Nossa mente deve focar a essência das palavras que proferimos.



7º. Evite que seus sentimentos sejam duros


Deve haver unidade entre a palavra que falamos e nossos sentimentos


Quando nossos sentimentos têm alguma reserva em relação às palavras que o espírito deseja usar; bloqueamos o fluir dos rios.


Não servimos ao Senhor nas emoções. Crente emocionais são instáveis e não confiáveis, todavia, temos de soltar nossos sentimentos se queremos liberar os rios de vida.


Se você é tocado para chorar, então chore, se for tocado pelo cântico para bradar, então brade. Se a mensagem tocou seu coração então a expresse através de seus sentimentos.


Seus sentimentos precisam corresponder ao mover do seu interior. Veja o exemplo de Jesus em João 11: 33 


“Jesus, vendo-a chorar, e bem assim os judeus que a acompanhavam, agitou-se no espírito e comoveu-se. 34  E perguntou: Onde o sepultastes? Eles lhe responderam: Senhor, vem e vê! 35  Jesus chorou”.


A casca exterior é muito dura. Se os sentimentos são refreados, o espírito não pode ser liberado. 


Um dos grandes benefícios do derramamento do Espírito Santo é a liberação das emoções. Às vezes você precisará ter uma explosão de alegria para que seu espírito seja liberado ou abrir a boca e gritar, assim como aconteceu na destruição das muralhas de Jericó.



Conclusão


Somos responsáveis pelo liberar dos RIOS de água viva e trazer a glória do Senhor nessa terra. Experimente liberar os rios que estão em seu interior, sua vida será totalmente conduzida para um novo nível de satisfação, alegria, crescimento e maturidade.


Deus continue abençoando muito, você.


Vamos orar?


Perguntas para o Compartilhamento


  1. O que esta palavra falou com você? Compartilhe os seus sentimentos do coração.

  2. O que você se sente desafiado a fazer, após ouvir esta palavra?

Comentários