0222 – 5 motivos para eu e você não ficarmos preocupados

 0222 – 5 motivos para eu e você não ficarmos preocupados


Introdução 

A ansiedade é o pecado que mais nos assedia.

A obra de Deus começa no descanso da paz. A paz foi liberada na cruz e permanece em nós pelo Espírito Santo. 

Gostaria de compartilhar 5 motivos pelos quais eu e você não precisamos ficar preocupados.



1º.) Posso não me preocupar porque “Eu sou Justo”

Para desfrutar de paz, você precisa crer na justificação pela fé. Se a sua consciência for de débito para com Deus, você se esconderá dele, assim como fizeram Adão e Eva após de terem comido o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.

Quando uma pessoa deve para outra, sua consciência lhe condena senão pagar. Somente quando sabemos que nossa dívida foi quitada que há verdadeiro descanso.

Por isso, a justificação precede a paz. Veja Romanos 5.1: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”. 

Quando você tem paz com Deus, por meio de Jesus, o trono de Deus sempre será um trono de graça e não de julgamento, você obterá o favor imerecido em vez do medo da condenação. Você pode se aproximar e não se afastar da Presença de Deus.


2º.) Posso não me preocupar porque: Sei que o Pai Cuida de Mim

Ansiedade vem quando não vejo a Deus como Pai.

Ansiedade é acreditar que minha preocupação mudará as coisas. 

Ansiedade é pensar como os que não tem Jesus.

Jesus nos dá o maior ensino sobre as preocupações e ansiedades que nos sobrevém neste mundo. Eis suas palavras:

Mt 6.24  Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. 25 Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? 26  Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? 27  Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? 28  E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. 29  Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 30  Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? 31  Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? 32  Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; 33  buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 34  Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.

Jesus ensina que é impossível servirmos a dois senhores. Então, precisamos decidir a qual deles serviremos. Se escolhemos a Deus como Senhor, então não devemos andar ansiosos.

A ansiedade revela que o “senhor” Mamon (uma entidade espiritual que governa sobre as riquezas deste mundo) está dominando o nosso coração. 

Se tivermos a revelação de Deus como Pai e Senhor de nossas vidas, não deixaremos que as preocupações deste mundo atribulem nosso coração. 

Todas as áreas de nossa vida estão debaixo do Senhorio de Cristo Jesus. O diabo não tem nada em nós. Mas se você permitir a ansiedade em seu coração, terá aberto uma porta para ele.

O governo do diabo é através da ansiedade.

Jesus disse que o Pai cuida das aves dos céus e cuidará de você muito mais porque você é filho amado.

Jesus mandou observar as flores do campo. Ninguém as planou, ninguém cuida delas, hoje existem e amanhã não mais, mesmo assim, o Pai as veste com beleza e glória. Como ele não fará muito mais por você que é filho amado?

Por fim, Ele disse: “busquem a justiça do reino”. Se você colocar o reino do Espírito em primeiro, você descansará e verá a bondade de Deus providenciando as demais coisas.

3º.) Posso não me preocupar porque: Eu Escolhi a Melhor Parte

A melhor parte é ouvir sobre Jesus.

Quem ouve, enriquece.

Quem ouve, tem milagres.

Quem ouve, possui fé.

Quem ouve, é sábio.

Marta e Maria são exemplos de dois estilos de vida e suas prioridades. A prioridade é uma escolha e não um acontecimento. O evangelho de Lucas narra a importância de escolhermos a “melhor parte”.

Lc 10. 38 Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa. 39  Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos. 40  Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. 41  Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. 42  Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.

Quando você escolhe ouvir a palavra de Cristo, a palavra da graça, você encontrará descanso para sua alma.

Estar agitado e ocupado não é a melhor parte. O Senhor não repreendeu a Marta pelo que ela estava fazendo e, sim, por COMO ela estava fazendo. 

Você pode estar muito ocupado por fora e, em pleno descanso, por dentro.

Faça tudo o que tem que ser feito, sem deixar seu coração sobrecarregado com as preocupações do mundo.

Sempre comece seu dia ouvindo com atenção sobre Jesus, esta é a melhor parte.

A melhor parte é uma escolha e não um acontecimento.

4º.) Posso não me preocupar porque: Eu Sei Quem Está Comigo

Se Deus é comigo, quem poderá me derrotar? O fracasso é apenas momentâneo. É só uma oportunidade para fazer melhor da próxima vez. O fracasso nunca é definitivo, quando sei quem está comigo.

A vitória é certa.

Saber que Deus está comigo me levará a êxito em tudo. Este foi o segredo dos patriarcas, de José no Egito, de Moisés ao libertar o povo, de Daniel no cativeiro e de Davi nas batalhas.

Saber que Deus está comigo é ter a consciência de “sua presença” ao meu lado. É saber que Ele está perto e não longe, isto lhe livrará da ansiedade.

Paulo, pelo Espírito Santo, disse: 

Fp 4.5  Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. 6  Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. 7  E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.

Porque ele está perto (próximo a mim) confio nele e não andarei ansioso.

Quando Ele está próximo, posso deixar minhas preocupações em suas mãos. Ele carrega o peso eu desfruto do descanso.

Davi declarou no Salmo 27, a sua segurança na presença de Deus.

Salmo 27.1 O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei? 2  Quando malfeitores me sobrevêm para me destruir, meus opressores e inimigos, eles é que tropeçam e caem. 3  Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança. 4  Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo.

Dia a dia pratique o “invocar o nome de Jesus”. Converse com o Espírito Santo e procure ouvir “seu coração”. 

5º.) Posso não me preocupar porque: Eu Guardo o Meu Coração

A ansiedade é algo que penetra e cresce no coração. 

Jesus disse:

João 14:1  Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

João 14:27  Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.

Você recebeu a paz de Cristo. É a paz que guardará seu coração.

Na parábola do semeador, Jesus diz que o solo é o coração e a semente é a Palavra de Deus. Um solo cheio de espinhos sufoca e impede os frutos de nascerem, tais espinhos são as preocupações do mundo. Toda a preocupação impede que a semente da Palavra produza os frutos.

Muitos estão estéreis faz anos! Não manifestam a vida interior de Cristo e nem fazem discípulos para Deus, porque permitem que os espinhos fiquem no coração. Liberte-se dos espinhos, ouvindo atentamente a Palavra de Cristo.

A sabedoria que vem do alto nos ensina como manter nosso coração guardado. Você o mantém guardado quando ouve e medita atentamente na Palavra de Deus.

Pv 4.20 Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos. 21  Não os deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-os no mais íntimo do teu coração. 22  Porque são vida para quem os acha e saúde, para o seu corpo. 23  Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.

Amém.

Perguntas para compartilhar:

  1. O que esta palavra falou com você?

  2. Existe alguma coisa que você deve aplicar em sua vida?




Comentários