0223 – Celebre a Paz

 0223 – Celebre a Paz


Introdução 

O que é uma oferta? É algo que tributamos a Deus em reconhecimento de quem Ele é.

Todas as ofertas devem ser através de Jesus. Quando apresentamos Jesus para Deus, Deus sempre aceita. 

Devemos aprender a celebrar o que temos recebido, porque o que você celebra você reconhece e o que você reconhece você aumenta em sua vida. 

Gênesis 4.4 Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta;

Deus se agradou da oferta de Abel, porque ela representa a Cristo. Sempre que “apresentamos” Jesus para Deus Pai, encontramos satisfação e paz. Se Deus “lhe encontrar” sem Jesus, sua oferta não será aceita. Esta foi a razão da oferta de Caim não ter sido aceita. Não são todas as ofertas que Deus aceita!

As Ofertas Anunciam a Cristo Crucificado

Existem 5 ofertas no Velho Testamento (Holocausto, Pelo Pecado, Pela Culpa,  Manjares, Pacífica) todas apontam para o sacrifício de Cristo por nós. 

Em 1 Coríntios, o apóstolo Paulo diz que a mensagem de Cristo crucificado era “pedra de tropeço para os judeus e loucura para os gregos”.

1 Co 1:23-24 mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; 24  mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.

Os judeus não compreenderam como a crucificação de Cristo lhes daria o poder que desejavam e os gregos como poderiam obter sabedoria na crucificação. Eles não puderam, mas nós, pelo Espírito Santo, podemos compreender a Cristo crucificado e obter tanto o poder de Deus quanto a sabedoria de Deus.

A Bíblia diz que esta sabedoria estava oculta em Deus, ao longo dos séculos. No Antigo Testamento, estava oculto, mas agora nos é revelado pelo Espírito Santo. O Espírito Santo nos ensina sobre Jesus, como diz 1 Coríntios 2:7-10: Mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, [...] ; 8  sabedoria essa que nenhum dos poderosos deste século conheceu; porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória; 9  mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. 10  Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; [...].

Cada vez mais, de glória em glória, de revelação em revelação, o Espírito está iluminando os olhos de nosso coração para ver Jesus. Não existe limite, a profundeza de Cristo é inatingível e desfrutaremos dela hoje e por toda a eternidade, amém.

A Revelação da Oferta de Paz

A oferta pacífica ou, de paz, também é chamada de oferta de louvores ao Senhor (Lv 22:29). Esta oferta tipifica a nossa justificação e a paz que temos com Deus por meio do sacrifício da cruz. 

Deus está em PAZ CONOSCO. Que maravilha! Já não há condenação, não há juízo condenatório, podemos desfrutar de VIDA ABUNDANTE.

Ofertas são dadas ao Senhor segundo nosso coração. O valor de cada oferta depende do coração. Acho lindo o poder do reconhecimento e da gratidão que damos ao Senhor, independentemente de alguém nos pedir. Gostaria de chegar a um nível de igreja que não precisaríamos falar para os irmãos trazerem suas ofertas ao Senhor, mas elas seriam parte de sua adoração, de seu reconhecimento.

Levítico 3.1 Se a oferta de alguém for sacrifício pacífico, se a fizer de gado, seja macho ou fêmea, oferecê-la-á sem defeito diante do SENHOR. 2  E porá a mão sobre a cabeça da sua oferta e a imolará diante da porta da tenda da congregação; e os filhos de Arão, os sacerdotes, aspergirão o sangue sobre o altar, ao redor. 

“Sacrifício Pacífico” é o mesmo que “Oferta de Paz ou Pacífica” procedente da palavra shalam que tem similaridade com Shalom, significando: “estar em paz, estar sadio, estar em aliança de paz, viver em paz”.

“Sem defeito diante do Senhor” – Jesus é a oferta perfeita, definitiva e única para Deus. Deus se fez homem. Deus se ofereceu por nós, Ele mesmo, para nos purificar de nossos pecados. O sacerdote examinava o cordeiro e não o ofertante! O sacerdote representa a Deus. Deus viu que o cordeiro era sem defeito.  Jesus foi examinado 3 vezes pelos sacerdotes e 3 vezes pelo governo romano, ninguém achou defeito nele. Se o cordeiro é aprovado, você é aprovado.

Ele porá a mão sobre a cabeça da sua oferta– Trata-se da identificação com o cordeiro. Os pecados do ofertante passam para o cordeiro e a inocência do cordeiro para o ofertante, há uma troca. Como o cordeiro era puro, o ofertante se tornava puro. Impor as mãos sobre a oferta significa que você se identifica com o que oferece. Isso significa que você está declarando sua unidade com a oferta. João diz: “assim como Ele é, nós somos neste mundo” (1Jo 4.17).

Agora mesmo, ao estudarmos a oferta pacífica, estamos realmente olhando para Cristo crucificado e, poder e sabedoria de Deus serão transferidos para você. Portanto, receba em Nome de Jesus, sabedoria para solucionar problemas em sua vida. Receba poder de vida para sua saúde, para novos avanços, para sua prosperidade. Quando olhamos firmemente para Jesus, temos que desviar nosso olhar de tudo o mais que nos distrai e quando fazemos isto, recebemos FÉ que conduz ao triunfo. Ele é o autor e consumador de nossa fé (Hb 12: 2).

Olhar para Jesus é realmente colocar a fé em ação. Quando você simplesmente olha para Jesus, você está operando com fé, mesmo sem tentar. Quanto mais você Jesus em adoração ou na Palavra, você está sendo transformado na mesma imagem de Jesus de glória em glória pelo Espírito do Senhor (2 Coríntios 3:18). Isto é maravilhoso, isto é profundo e transformador.

“O ofertante a imolará diante da porta da Tenda Congregação” – a congregação aponta para a igreja. A oferta de paz é para ser desfrutada nas reuniões dos santos. É muito difícil para qualquer um de nós desfrutar de Cristo como a oferta de paz em nossa própria casa. Devemos estar na reunião da igreja para ter a posição de desfrutar Cristo como a oferta pacífica. Sabemos que podemos Jesus está em qualquer lugar, todavia, existem coisas reservadas para a reunião dos sacerdotes

“Aspergirão o sangue sobre o altar, ao redor” - O altar representa as sagradas reivindicações de Deus em nossas vidas. Esta é uma imagem de como o sangue de Jesus - nossa oferta perfeita - atendeu e satisfez plenamente as santas reivindicações da justiça e santidade de Deus. Era o ofertante quem matava o cordeiro e, então, o sacerdote aspergia o sangue ao redor do altar. O sangue da oferta pacífica não devia ser levado para o Santo dos Santos, era para ser aspergido ao redor do altar onde a oferta pacífica era oferecida. Deus sempre vê o sangue, mas neste caso, Deus quer que o ofertante, veja o sangue. 

Quando o ofertante olhava para o sangue, imediatamente tinha paz. Justificados pelo sangue temos paz com Deus.

Não só você deve olhar para o sangue, mas você deve apontar o sangue para Satanás também. Ele sempre está nos acusando de nossas falhas. Você deve ter a ousadia de dizer para ele: “olhe para o sangue”, Deus está em paz comigo. Eu vejo o sangue derramado. Você não pode nada contra mim. Você vê o sangue, Satanás? Você não pode me acusar, o sangue de Jesus me perdoou.

Se você aceita a condenação é porque não viu o sangue! E não a paz.

Continuando a Leitura de Levítico 3.3-5

3  Do sacrifício pacífico fará oferta queimada ao SENHOR: a gordura que cobre as entranhas e toda a gordura que está sobre as entranhas, 4  como também os dois rins, a gordura que está sobre eles e junto aos lombos; e o redenho sobre o fígado com os rins, tirá-los-á. 5  E os filhos de Arão queimarão tudo isso sobre o altar, em cima do holocausto, que estará sobre a lenha no fogo; é oferta queimada, de aroma agradável ao SENHOR.

“A oferta queimada ao Senhor”simboliza Cristo recebendo punição da ira de Deus na cruz. Esta é a base de toda a nossa paz. Este é o aroma agradável ao SENHOR.

Quando você participa da oferta de paz, você “exala” o bom perfume de Cristo. 2 Coríntios 2:15 diz: Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem.

Quando você se aproxima de Deus, não precisa estar consciente de seus pecados. Em vez disso, esteja ciente do fato de que toda vez que você se aproxima de Deus, Ele cheira o doce aroma de Seu Filho em você, o que Lhe dá grande deleite e prazer.

“A gordura”- A principal característica da oferta de paz é a gordura do animal. Em hebraico, "gordura" é a palavra " cheleb " e se refere a "riquezas" ou "o melhor". Quando Jesus morreu na cruz por nós, o melhor de Deus morreu na cruz por nós. Aquele que NÃO POUPOU O SEU PRÓPRIO FILHO, o melhor, como não nos dará graciosamente, juntamente com Ele as demais coisas?

Quando alguém trazia uma oferta de paz, o sacerdote deveria cortar a oferta e separar cuidadosamente a gordura dos outros órgãos. A gordura representa a riqueza interior e preciosidade de Jesus. Jesus é lindo por dentro e por fora, e tudo sobre Jesus agrada e satisfaz a Deus Pai. O Pai vê toda a riqueza de Cristo, os tesouros ocultos, Ele sabe o que lhe pertence. E deseja que você participe de tudo.

A Oferta de Paz é Uma Festa de Alegria

A oferta de paz é uma questão de alegria, conforme Números 10.10: Da mesma sorte, no dia da vossa alegria, e nas vossas solenidades, e nos princípios dos vossos meses, também tocareis as vossas trombetas sobre os vossos holocaustos e sobre os vossos sacrifícios pacíficos, e vos serão por lembrança perante vosso Deus. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.

Dt 27.7 Também sacrificarás ofertas pacíficas; ali, comerás e te alegrarás perante o SENHOR, teu Deus.

A oferta de paz é uma festa e alegria. Justiça, Paz e Alegria estão no reino do Espírito. Apresentar a Cristo como oferta de paz é participar de sua vida, através do sangue e do pão misturado com azeite do Espírito. É renovação e fortalecimento.

Algo único desta oferta, é que todos os envolvidos tinham participação! Os Benefícios da Oferta de Paz – Lv 3 e 7

Lv 7.11 Esta é a lei das ofertas pacíficas que alguém pode oferecer ao SENHOR. 12  Se fizer por ação de graças, com a oferta de ação de graças trará bolos asmos amassados com azeite, obreias asmas untadas com azeite e bolos de flor de farinha bem amassados com azeite. 13  Com os bolos trará, por sua oferta, pão levedado, com o sacrifício de sua oferta pacífica por ação de graças. 14  E, de toda oferta, trará um bolo por oferta ao SENHOR, que será do sacerdote que aspergir o sangue da oferta pacífica.

O próprio Deus

A oferta de paz é a comunhão do povo de Deus com Deus e uns com os outros. A primeira parte que desfruta da oferta de paz é Deus. Toda a gordura, as partes internas dos rins e o apêndice do fígado pertencem a Deus. Todas essas partes internas são a porção de Deus

Tudo o que há dentro de VOCÊ, PERTENCE A DEUS, sobem ao Trono como oferta queimada de aroma suave.

O Sacerdote que Servia

A segunda pessoa a desfrutar da oferta de paz é o sacerdote que aspergia o sangue e oferecia a gordura a Deus. O sacerdote “servo” desfruta da coxa direita e do bolo. O tipo é belo e cheio de significado. A coxa é a força do caminhar. Enquanto você serve ao Senhor, você adquire força. Os fracos são aqueles que não servem no espírito, não estão interessados na obra de Deus.

Todo sacerdote que ministra recebe a força da “coxa direita” de Cristo, para reinar sobre as circunstâncias. Em Apocalipse 19:16 está escrito:  Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES. 

Os bolos falam de alegria e festa. Um culto ao Senhor sempre é um lugar de festa e muita alegria.

Os Demais Sacerdotes

Lv 7. 29  Fala aos filhos de Israel, dizendo: Quem oferecer ao SENHOR o seu sacrifício pacífico trará a sua oferta ao SENHOR; do seu sacrifício pacífico 30  trará com suas próprias mãos as ofertas queimadas do SENHOR; a gordura do peito com o peito trará para movê-lo por oferta movida perante o SENHOR. 31  O sacerdote queimará a gordura sobre o altar, porém o peito será de Arão e de seus filhos. 32  Também a coxa direita dareis ao sacerdote por oferta dos vossos sacrifícios pacíficos.

O terceiro “grupo” que desfrutava da oferta de paz eram os sacerdotes Arão e seus filhos tinham o peito como sua porção. O peito significa o amor que abraçaO sacerdócio pode desfrutar do amor abrangente da oferta de paz. Isso é chamado de oferta movida. A oferta movida significa Cristo em ressurreição. Todos esses pontos são muito significativos.

O peito é uma imagem do amor e do carinho de Jesus. É o amor de Cristo - nossa oferta perfeita, apresentado, ao Senhor na celebração da paz. Não vamos a Deus nos gabando de nosso amor por ele. Não podemos nos alimentar do nosso amor por Jesus, Jesus não pode se alimentar do nosso amor por ele. Mas há nutrição em Seu amor por nós. Portanto, orgulhe-se do amor do Senhor por você!

O Ofertante

A quarta parte a aproveitar a oferta de paz é o ofertante. Quem apresenta a oferta desfruta da carne. Toda a carne é para o desfrute daquele que oferece a oferta pacífica. A carne é o véu que foi rasgado, isto nos fala da separação da lei e da graça, do entendimento que o velho caminho nos separava de Deus, mas o novo caminho foi aberto e nos aproxima de Deus. 

Jesus disse: “a minha carne é verdadeira comida”. Comemos do Senhor ao participarmos da Ceia do Senhor. Ele é quem nos sustenta.

Amém.

Perguntas para compartilhar:

  1. O que esta palavra falou com você?

  2. Existe alguma coisa que você deve aplicar em sua vida?

 

 


Comentários