0227 – Não Negocie com Faraó

 



0227 – Não Negocie com Faraó

Textos: Êx 3.18-22, Êx 5.6-14

Introdução

O diabo não pode impedir você de avançar e conquistar, então ele negociará com você.

Satanás é astuto e sabe negociar. O apóstolo Paulo disse em 2 Coríntios 2:11  para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios. Desígnios são os pensamentos do diabo, você sabe identificá-los?

Existe uma batalha em sua mente. E os argumentos do diabo são sutis.

Como Satanás tentará negociar com você pode ser visto na história da libertação de Israel.

AS NEGOCIAÇÕES DE FARAÓ

Na bíblia, Faraó é um tipo do diabo e o Egito um tipo do mundo.

O diabo pode ser tudo, menos bobo. Ele é inteligente e conhece muito bem a natureza humana. Com ele não tem poder de paralisar um homem de fé, ele tentará NEGOCIAR. Você precisa estar preparado para não cair em suas ciladas.

Deus disse para Moisés ordenar a Faraó: “Deixa o meu povo ir.” Mas, em vez disso, Faraó tornou a vida do povo mais dura (Êx 5.6-14).

O que você precisa saber é que no fim da história, você sairá vitorioso e a glória de Deus se manifestará durante todo o caminho.

O que Faraó fez após ouvir Moisés?

  1. Faraó sobrecarregou-os com mais tarefas, exigindo deles a mesma produção de tijolos (Êx 5.6-14);

Essa é uma estratégia comum de Satanás. Sempre que você decidir se consagrar a Deus, Satanás tentará dificultar sua vida. Ele levantará pessoas contra você. Ele tornará as coisas mais difíceis por um tempo. Sua tática é intimidar você a fim de desmotivá-lo. Basta um casal decidir-se por “arrumar o seu casamento” que os problemas aumentam! É assim mesmo, faraó tentará intimidar toda ação de mudança rumo à vontade de Deus.

 O segredo é permanecer firme, pois Faraó perecerá.


  1. Em seguida, acusou-os de estarem ociosos (5.17); 

Faraó detesta que você adore a Deus com os irmãos

Ele sempre dirá: “ir à célula, aos cultos e às reuniões de discipulado é perder a vida”.  

Adorar a Deus é visto como ociosidade para o mundo.


  1. E, por último, falou as capatazes de Israel que as palavras de Moisés eram palavras vãs e mentirosas (5.9);


Faraó deseja impedir que as pessoas ouçam a Palavra de Deus. Ele sabe que ela tem o poder de mudar as vidas. 

A fé vem pelo ouvir a Palavra. Quando as pressões aumentam na sua vida, corra para a igreja!


A Mão Forte de Deus começar a operar sinais e maravilhas

Faraó viu o poder de Deus. O mundo verá o poder inquestionável de Deus através da sua vida.

Como Satanás não pode eliminar o chamado de Deus sobre você, ele inevitavelmente vai negociar com você.

1. Primeira negociação: Sirva a Deus no Egito

“Chamou Faraó a Moisés e a Arão e disse: Ide, oferecei sacrifícios ao vosso Deus nesta terra.” (Êx 8.25).

O diabo não se importa que adoremos a Deus se isto não exigir mudanças! A verdadeira adoração com toda a liberdade que ela produz, exige a dedicação de toda a nossa vida a Deus. Se tentarmos servir a Deus sem sair do país, permitiremos que Satanás destrua todos os nossos esforços. Nunca haverá vitória completa.

Satanás tenta convencê-lo que podemos servir a Deus na mesma prática do Egito, nos costumes anteriores. Ele diz que você pode conciliar as coisas

O pensamento de Satanás é que você não precisa fazer separação. Claro que é mentira! Deus transformou o caos da terra, separando várias coisas. Ele separou as águas da porção seca, o dia da noite, as águas de cima das águas debaixo.  A separação é necessária porque você não é deste mundo e não pode ter comunhão com ele.

Separação não é isolamento. Você é luz e o mundo são trevas. Como pode haver comunhão? 

Ou que comunhão, da luz com as trevas? (2 Co 6.14-16). 

2. Segunda negociação: Sirva a Deus fora do Egito, mas não muito longe

“Então, disse Faraó: Deixar-vos-ei ir, para que ofereçais sacrifícios ao SENHOR, vosso Deus, no deserto; somente que, saindo, não vades muito longe; orai também por mim” (Êx 8.28).

O tempo todo faraó tenta negociar. Infelizmente irmãos negociam e, até,  igrejas inteiras negociam.

Em outras palavras, Faraó está dizendo: pode servir a Deus, mas sem intensidade, não seja fanático. Não precisa ser tão intenso assim.

Certa feita uma mulher expressou seu amor por Jesus derramando um frasco de perfume no valor de um ano de salário (é um valor alto para todos nós!). Judas movido por Faraó (Satanás) disse: “para que este desperdício?”. 

Oxalá, Deus nos dê a riqueza deste mundo para “desperdiçarmos diante Dele”.

À medida de nosso amor por Deus é a mesma medida de nossa compreensão do perdão dos nossos pecados. Quem pouco ama, é porque se considera, pouco perdoado.

Certifique-se em sua vida que o reino de Deus está em primeiro lugar, na sua agenda. Ele vem antes de qualquer coisa: família, trabalho, estudo, etc. Foi Jesus quem disse: buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e sua Justiça. 

Ser discípulo é ir até o fim com Cristo. É sair da sepultura do mundo para uma vida de glória, diante das oposições no caminho.

Jesus apresentou o chamado aqueles que desejam ser discípulos dele, em Lucas 14:33. Ele disse: Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo.

Rejeite a mornidão em servir a Deus. Ser morno é não ir longe demais. Jesus não aprova esta atitude.

Fazer diferença neste mundo é ficar NA DISTÂNCIA QUE o Senhor colocatrês dias de distância. Três na Bíblia fala de algo completo e íntegro, apontando para uma vida de ressurreição em Cristo.

3. Terceira negociação: Sirva ao seu Deus, mas deixe a família fora disso (10.9-11)

“...ide somente vós, os homens, e servi ao SENHOR....” (Êx 10.11). 

Você não pode servir a Deus e esquecer-se de sua família. 

Muitos pais estão barganhando sua família com Faraó. Pais barganham a família quando deixam sua casa entregue à influência do mundo. O Egito não é só a balada, o Egito é o mundo todo. Saiba que seu filho está ouvindo conceitos do mundo na escola, nas amizades, nas músicas, na internet, etc. Não negocie com Faraó a respeito de sua casa. Pague o preço de investir em seus filhos.

Em Marcos 3:27  lemos: Ninguém pode entrar na casa do valente para roubar-lhe os bens, sem primeiro amarrá-lo; e só então lhe saqueará a casa.

Uma família só pode ser saqueada quando o valente (o pai e na ausência deste a mãe) permite.

O inimigo teme famílias inteiras servindo a Deus unidas num só propósito. Por isso, ele faz horas extras para destruir a família. 

A serpente sempre esteve no jardim do Éden, mas só entrou em cena quando Eva foi criada. Ele odeia a família.

O diabo tentará negociar com você, muitas vezes!

4. Quarta negociação: Sirva ao seu Deus, mas deixe os seus bens fora disso

“Então, Faraó chamou a Moisés e lhe disse: Ide, servi ao SENHOR. Fiquem somente os vossos rebanhos e o vosso gado; as vossas crianças irão também convosco” (Êx 10.24).

Deus havia dito: Êxodo 3:21  Eu darei mercê a este povo aos olhos dos egípcios; e, quando sairdes, não será de mãos vazias.

O esforço derradeiro de faraó toca profundamente no coração dos homens, pois toca no dinheiro.

Deixe o dinheiro comigo, diz faraó.

Você não pode servir a Deus senão servi-lo com seus bensUm cristianismo sem coração não é cristianismo. A prova do amor de Deus por nós, foi dar. Dar é a prova de amor.

O mundo nos critica porque adoramos a DEUS com dízimos e ofertas. 

Moisés disse a faraó: (v.25 “ precisamos dar sacrifícios e holocaustos como oferta ao nosso DEUS”).  Ouça bem isto: Você não ADORA a Deus sem suas ofertas. O propósito de Deus em transferir a riqueza do mundo para suas mãos é levá-lo a edificar o tabernáculo.

O povo não saiu do Egito de mãos vazias. Eles despojaram o Egito (3.21,22). Assim será com você.

21  Eu darei mercê a este povo aos olhos dos egípcios; e, quando sairdes, não será de mãos vazias. 22  Cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda jóias de prata, e jóias de ouro, e vestimentas; as quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis os egípcios.

Conclusão

Moisés disse a Faraó “...nem uma unha ficará...” (Êx 10.26b). 

É isto! Não aceite as negociações de Faraó. Permaneça firme no propósito de SERVIR a Deus a caminho de três dias (por completo). Você, sua família e seus bens devem servir ao SENHOR fora do Egito.

Perguntas para o compartilhamento

  1. Existe algo que você tenha negociado com Faraó?

  2. Que atitude você tomará para impedir que Faraó vença? 

Comentários

Postar um comentário