0230 – A Oração do Tabernáculo

 

0230 – A Oração do Tabernáculo


Introdução

Aprendi esta oração com o saudoso pastor David Yonggi Cho. Ele tem um livro intitulado: “Oração a Chave do Avivamento”. Considerando o histórico deste pastor que edificou a maior igreja do século, é sábio considerar o que ele aprendeu.

Normalmente o que é mais simples e básico na vida cristã é o que mais negligenciamos.

Deus criou o homem para manter COMUNHÃO com Ele. A oração é a forma de nos relacionarmos com Deus. Todo relacionamento exige tempo de investimento. A oração é mais do que obter respostas, ela visa obter experiências com Deus. Quando não recebemos a resposta no tempo que queríamos, exercitaremos todas as faculdades espirituais para aguardá-la.

A oração que é ouvida parte de um coração sincero que fala com seu pai.

O próprio Senhor Jesus quando esteve na terra, priorizou o seu tempo a sós com Deus. Porque Ele sabia que a “o espírito está pronto, mas a carne é fraca”.

Mateus 26:41  Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.

Quem vigia e ora será guardado da tentação.

Fraqueza emocional revela falta de intimidade com o Pai. É muito fácil envolver-se com as diversas solicitações do ministério e esquecer-se da coisa principal que não pode ser retirada.

A Guerra da Concentração Mental

Um dos pontos obstáculos para uma oração efetiva é a falta de concentração mental. A mente tende a divagar ou então está tão agitada quanto uma tempestade. Podemos utilizar um modelo de oração que nos auxilie a focar nossa mente no espírito e na verdade da Palavra.

2 Ts 2:2  a que não vos demovais da vossa mente, com facilidade.

A mente deve ser induzida para o Espírito. Uma maneira muito prática é orar em cada elemento do Tabernáculo, um tipo de Cristo e a Igreja, no “trajeto” do sumo-sacerdote.

Quando os Israelitas saíram do Egito, Deus comandou que o Tabernáculo fosse construído como um lugar de oração e adoração.

A oração tem de ser um hábito em nossa vida.

Os hábitos são as sementes que te levarão à colheita. A rotina possui um valor inestimável em nossa vida.

Se você falhar será em função de não ter desenvolvido um bom hábito. Esse é o segredo da vitória. O hábito é instintivo. O hábito dirime esforços. O hábito o ajuda a decidir com mais facilidade.

Ele cria uma ponte para o futuro desejado.

O Caminho da Oração No Tabernáculo

 

Véu

O Tabernáculo foi a primeira edificação de Deus dada para nós, como um modelo da Igreja, do lugar onde Deus habita.

Nele cada detalhe aponta para Cristo e para a Igreja em toda a sua riqueza de detalhes. Encontramos os princípios espirituais para nossas experiências com Cristo.

Os sacerdotes em seu serviço diário entravam pelo átrio, serviam sobre cada utensílio e caminhavam para os demais no Santo Lugar. Enquanto o sumo sacerdote tinha prática semelhante, porém caminhava para o Santo dos Santos, junto à arca da Aliança.

Minha intenção é ensinar-lhe um modelo simples e poderoso de uma oração. Não desejo criar regras para a sua oração, porque ela tem que ser espontânea, do seu coração, trata-se de uma conversar com o Pai. Mas sei que temos muitas dificuldades em orar com eficiência, assim considero algo muito prático para seu momento de comunhão e oração com o Pai.

Em cada objeto, você gastará alguns minutos, declarando as verdades espirituais relacionadas a ele. Não faça uma oração mecânica, não se trata de uma repetição mágica, mas um relacionamento de amor. Suas palavras têm que sair de seu coração para a glória de Cristo.

Neste momento, coloque uma música instrumental e caminhe através da oração.

Desejo desafiá-lo a utilizar esta oração durante 30 dias, consecutivos. Procure reservar um lugar secreto, procure começar com 30 minutos. O intuito não é você completar toda a oração, mas tocar na vida de Cristo. Se puder siga até uma hora de oração.

 

O Altar de Holocausto – A Cruz

 

O altar de bronze aponta para a Cruz de Cristo. Neste objeto os cordeiros eram sacrificados e o pecado do ofertante era “coberto”, não era removido, apenas coberto pelo sangue. Constantemente se fazia recordação dos pecados, vez após vez. O ofertante matava o animal e o sacerdote o queimava neste altar. Ao fazer isto, ele se enchia de alegria, porque estava em paz com Deus. A cada tipo de pecado, havia um tipo de oferta.

 

Ninguém pode se aproximar do Trono da Graça sem o sangue de Cristo. Foi o sangue derramado que nos comprou do mercado de escravos do pecado.

Agora o sangue de Jesus foi oferecido uma vez para sempre. Nunca mais precisamos de sacrifícios para remoção de pecados.

Em Hebreus 10:14 lemos:  Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados.

Uma única oferta, perfeita, perdoou todos os nossos pecados, passados, presentes e futuros. Exalte a Deus pelo sangue de Cristo.

Diga-lhe que o sangue inocente de Cristo o perdoou completamente. Adore a Deus pelo perdão dos pecados. Pare e pense neste amor por você. Não havia outro jeito de Deus salvá-lo a não ser se fazendo homem como você. Ele veio por causa do amor. Como não adorá-lo. Como não se sentir amado!

Não permita que sua mente divague. Volte com seus olhos espirituais para o Altar da Cruz. Veja Cristo padecendo por você.

Nesta cruz, você foi liberto de toda a maldição de morte, pobreza e enfermidades. Cite o que está escrito: “Jesus se fez maldito na cruz para que a bênção de Abraão chegasse a mim”. Diga que você é filho de Abraão pela fé na justiça de Deus e, portanto, herdeiro do mundo. Você reinará em vida.

Declare em voz alta que você é a justiça de Deus em Cristo. E aguarde alguns segundos para que esta declaração lhe dê uma visão no coração de sua liberdade em Cristo.

O Pai ama você. Diga-lhe que você sabe disto e crê completamente neste amor, mesmo diante de todos os seus problemas.

        Desenvolva a prática de dizer algo de seu coração, para Jesus, como: “Eu te adoro Jesus, e vejo teu sangue fluindo sobre mim, limpando-me de todos os meus pecados e me vestindo de Tua justiça.”

        Agradeça ao Pai pelo Espírito Santo. Foi aqui na cruz que Jesus obteve a promessa do Consolador.

        O Espírito Santo traz o reino de Deus para nós. Fale algumas palavras de amor para com o Espírito Santo. Diga-lhe que você o ama e deseja aprender mais e mais a ouvir a Sua voz. Peça-lhe que te ensine a perceber sua atuação a cada momento.

        Pelo sangue de Jesus você foi livre do império das trevas e constituído rei e sacerdote para Deus. Diga que o Nome de Jesus lhe dá autoridade e neste nome ordene que todas as obras do diabo contra você, sua casa, sua família e negócios sejam desfeitos.

Tenha momentos de espera, não seja apressado! Perceba o mover do Espírito em seu interior. É um tempo de qualidade. Você não está cumprindo um protocolo, você está relacionando-se com Deus.

        Eu não me preocupo pelo meu futuro, eu sou abençoado.

        Você não pode ter nenhuma segurança maior do que o sangue de Jesus, através do sangue você foi ressuscitado com Cristo. O reino dos céus é seu lar, pelo glorioso sangue de Jesus Cristo. Você recebe paz, alegria e justiça, pela fé na graça de Cristo.

A bacia de água

Feito dos espelhos das mulheres. Aqui os sacerdotes lavavam as mãos e os pés antes de entrarem no Santo Lugar, senão o fizessem eles morreriam.

        Antes de se lavarem, eles se viam. Havia revelação da face de cada sacerdote. Isto nos fala da necessidade de sinceridade e honestidade diante de Deus.

Sua consciência deve estar livre de toda a condenação.

Sua obediência à voz do Espírito Santo deve ser completa.

Diante do espelho da água, o Senhor deseja lhe mostrar a necessidade de praticar a Palavra de Deus e crescer em santificação.

A santificação é a beleza de Cristo. É a demonstração de sua beleza em nossa vida.

Jesus disse em João 15.3 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado.

João 13.4  levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela. 5  Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. 6  Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, e este lhe disse: Senhor, tu me lavas os pés a mim? 7  Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois. 8  Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo.

 

É receber a Palavra de Deus com um coração manso que limpa você. Jesus em João 13 lavou os pés dos discípulos, porque nesta terra nossos pés são contaminados com a poeira da carne. Assim é necessário deixar-se lavar pela Palavra de Deus. Pedro resistiu ao Senhor, inicialmente não permitiu que o Senhor lhe lavasse os pés, assim nos comportamos muitas vezes! Mas se os nossos caminhos não forem lavados pela Palavra, certamente nos desviaremos do propósito do Senhor. Não desfrutaremos da vitória de Cristo.

Diante da luz da vida, a sinceridade sempre será a melhor resposta. Diga para Seu Pai o que você sente, o que está em seu coração.

 

PRATICAR A PALAVRA

Ao ouvir Sua voz, você deve compreender que a obediência ao Espírito Santo é vital. Está escrito em Tiago 1.23:  Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural.

Nada muda senão praticarmos a Palavra de Deus. A obediência não é feita pela sua força, mas pela fé na graça de Cristo. Sua ação é um escolha baseada no desejo de manifestar Cristo.

Existem práticas espirituais essenciais para seu crescimento em santidade, tais como a oração e a confissão da Palavra.

O apóstolo Paulo disse, pelo Espírito Santo, em 2Co 3.18: E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.

Contemplamos ao Senhor na sua Palavra. Você terá revelação, sabedoria e luz na vida, quando permite o lavar regenerador do Espírito Santo pela Palavra de Deus.

É da vontade de Deus, a nossa santificação. Em Hebreus 12:14  lemos: Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.

Devemos seguir a santificação, jamais confiando em nós.

Ser santificado é ser separado. Você não é como as demais pessoas deste mundo, você é cidadão dos céus. Louve a Deus por isso. Diga ao Senhor Jesus que Ele é a sua santificação. Não é o que você faz, mas o que você crê que transformará você.

Se existe alguma área que você sabe que está fora da vontade de Deus, não negue. Fale sinceramente com seu Pai. Não esconda nada. Ele já sabe de tudo! Peça por graça, diga que você não consegue vencer, mas confia na vitória de Cristo. Quem se humilha recebe graça e, graça, é poder.

Muitos não possuem revelação porque admitem uma vida de misturas com as coisas do mundo. Muitos líderes famosos caíram porque eles perderam a santificação, envolveram-se com coisas mundanas e isto lhes afastou da consagração ao Senhor.

Minha santificação é deixar-me lavar pela Palavra do Senhor.

 

O Candelabro de Ouro

Eu digo, “Espírito Santo, Tu és meu sócio majoritário. Tu és o Senhor da ceara.  Eu me rendo a Ti. Dá-me a compreensão, conselho e direção para escolher o caminho certo. Eu necessito de teu poder para realizar a sua obra, eu necessito de tua unção fresca. Por favor, dá-me Teu poder e revelação”.

Na Bíblia está escrito que sem visão o povo perece. Precisamos da luz do Espírito para termos a visão correta.

“Os olhos de nosso coração precisam ser iluminados” porque não vemos. Precisamos pedir pelo Espírito de Sabedoria e Revelação no pleno conhecimento de Jesus.

No candelabro encontramos o azeite do Espírito, é a unção, que mantém as chamas acessas. Sem a unção não temos luz, não saberemos o que fazer.

A comunhão com o Espírito Santo é o mais importante na sua vida. Você necessita da comunhão do Espírito Santo para fazer as escolhas certas, para possuir sua herança e cumprir seu chamado.

O Espírito Santo dará a você o dom que você precisa. Ele determina o dom apropriado.

Davi disse: “Na Tua Luz vejo a luz”. Somente pelo enxergar do Espírito que recebo luz. Quero que Ele decida, quero obedecer a Sua voz.

É o Espírito Santo que me ensina todas as coisas e me informa até sobre o futuro. Ele me dá a visão celestial.

A Presença do Espírito Santo e sua direção são meus bens maiores nesta terra.

A plenitude do Espírito Santo descrita em Isaías 11.2 te envolverá com a unção do:

1 o Espírito do SENHOR,

2 o Espírito de sabedoria e;

3 de entendimento,

4 o Espírito de conselho e

5 de fortaleza,

6 o Espírito de conhecimento e;

7 de temor do SENHOR.

 

Conclusão

Orar é relacionar-se com o Pai, através do Espírito Santo. Orar deve ser um estilo de vida de dependência e exaltação a Cristo Jesus.

Pratique dia a dia. Você encontrará prazer e alegria, na comunhão.

Amém.

 

 

 

 

Comentários