0232 – Cinco Atitudes do Apóstolo Paulo

 0232 – Cinco Atitudes do Apóstolo Paulo 

Introdução

A derrota de muitos não ocorre por causa dos problemas que lhe sobrevém, mas por causa de sua atitude diante deles.

A atitude é a sua reação diante das circunstâncias. É como você responde. Ela está firmada em seus valores, suas crenças e em seus pensamentos. Alguns veem oportunidades, outros obstáculos.

Diz-se que um empresa de calçados sediada nos EUA enviou um vendedor para avaliar a possibilidade de se abrir uma filial na África. Chegando ao país, o vendedor se decepcionou e ligou no dia seguinte para a empresa: “não adianta tentar abrir uma fábrica aqui, porque ninguém usa calçados. Todos andam descalços”. Depois de 2 anos enviaram outro vendedor e diante do mesmo cenário, ele empolgado liga para a sede dizendo: “Vamos abrir o mais rápido possível uma fábrica aqui, venderemos muito, porque ninguém tem calçados”.

A moral da história é a atitude dos vendedores diante do mesmo problema. Um enxergou fracasso outro oportunidade.

Imitando os Vencedores

Paulo disse: 

1 Coríntios 11:1  Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.

Imitar é seguir os passos de alguém. Você não precisa ser como a pessoa, mas tem que andar em seus passos. Paulo disse aos Romanos que devemos andar nas pisadas da fé de Abraão. A história de tantos homens vencedores e até de derrotados servem de ensino para nós. A sabedoria envolve aprender com os erros e acertos dos outros.

Se você está na vida da igreja a mais de 2 meses, creio que já deve ter ouvido falar do grande apóstolo Paulo. Ele teve a revelação do mistério que estava oculto sobre o propósito de Deus. Foi usado, pelo Senhor, para escrever ¾ de todo o Novo Testamento.

Ele conheceu o Senhor como nenhum outro. Passou quatorze dias nos céus, ouvindo coisas que não puderam ser descritas. Certamente ele é um exemplo a ser imitado.

Ainda, o escritor aos Hebreus 6.12, disse: “Para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daqueles que, pela e pela longanimidade, herdam as promessas.

Ser indolente é ser preguiçoso, vagaroso, procrastinador. A preguiça impede a sua prosperidade, em qualquer área. Diligência é uma coluna da sabedoria. Imite os que pela fé alcançaram as promessas!

As Cinco Atitudes do Apóstolo Paulo

Filipenses 3.4-16 Bem que eu poderia confiar também na carne. Se qualquer outro pensa que pode confiar na carne, eu ainda mais: circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu, quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé; para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte; para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos. Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus.  Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se, porventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá. Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos.

Quero que você observe a atitude de Paulo, vou enumerar de acordo com o texto:

  1. Ele poderia ter confiado na carne, mas decidiu não confiar

A primeira e grande atitude é: EM QUEM VOU CONFIAR.

Paulo podia confiar na carne, você também pode.

A carne se opõe ao Espírito Santo. A carne é fazer as coisas a partir de sua capacidade. Existem duas naturezas em você: a carnal e a espiritual. Você tem dois nascimentos, um natural e outro espiritual. E sempre existirá uma luta entre estas naturezas. 

Como você viverá depende de uma DECISÃO PESSOAL. Assim, como Paulo você precisará DECIDIR. O Espírito não pode decidir por você. Não existe uma força incontrolável que faça você decidir as coisas. Decidir é sua responsabilidade. Não delegue a outros.

Este é o livre arbítrio do homem. Você tem poder de escolha.

Você tem que saber que Deus não aceita nada que tem origem na carne. Nem oferta, nem louvor, nem sacrifício. O que Deus aceita é aquilo que tem origem em Sua vontade. É fazer a vontade de Deus que conta, sempre.

Você não pode vencer a carne, apenas decidindo. Você precisa fazer a vontade de Deus. A vontade de Deus é revelada pelo Espírito Santo em Sua Palavra.

O apóstolo João registrou em 1 João 2:17  Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.

Tudo passa... menos aquele que faz a vontade de Deus. Você tem que ter atitude de confiar no Senhor.

O capítulo 3 de Provérbios é fascinante, quantas instruções de sabedoria são reunidas em poucas palavras! Em Provérbios 3.5 lemos:

Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.

Devemos escolher confiar no Senhor, senão confiaremos em nosso próprio entendimento. Existem coisas ocultas, que não entenderemos. Existem perdas que não entenderemos. Todavia, eu devo decidir confiar no Senhor de todo o coração, mesmo quando não entendo o que está acontecendo.

Veja na Bíblia que Deus não responde os por quês? Ele não entra em demandas. Ele espera confiança.

É confiar de todo o coração, quando NÃO ENTENDO, que me faz ver o Seu agir em meu futuro. Ele endireitará minhas veredas.

Não importa o que você está passando, decida confiar no Senhor de todo o coração. Declare sua fé em meio às tempestades. Não permita que a dúvida se transforme em incredulidade dentro de você.

  1. Ele considerou coisas virtuosas do ponto de vista natural, como “coisas sem valor”.

A segunda atitude de Paulo foi CONSIDERAR

Considerar é CONDUZIR SEUS PENSAMENTOS. É governar seus pensamentos. Você tem poder sobre o que pensa.

Seus pensamentos não podem ficar soltos, eles devem ser “cingidos” no conhecimento da Palavra de Deus.

Considerar é uma função da mente. Você precisa considerar o que tem valor para você. E, então, ser íntegro e coerente com eles.

Paulo percebeu que as coisas naturais que lhe davam confiança na carne não eram lucro, mas perda. Elas atrapalhavam seu conhecimento mais elevado de Cristo Jesus. Elas eram inúteis, sem valor. 

Existem coisas que “são inúteis” para alcançarmos o prêmio da soberana vocação. Peça por luz divina para reconhecê-las. E, depois, tenha a atitude de abandoná-las.

O que você está disposto a perder determina o limite daquilo que Deus dará a você.

Moisés estava disposto a abandonar a corte de faraó, por isso Deus fez dele o libertador e líder de seu povo. Elias levou Eliseu a abandonar sua junta de bois para receber a porção dobrada.

Você nunca terá o que não deseja.

Você nunca terá o que não busca.

Jesus disse para os discípulos em Marcos 8:17  Jesus, percebendo-o, lhes perguntou: Por que discorreis sobre o não terdes pão? Ainda não considerastes, nem compreendestes? Tendes o coração endurecido?

No contexto, Jesus havia dito para os discípulos: “cuidado como fermento dos fariseus e de Herodes”. Os discípulos interpretaram que Jesus falava de pão natural. Eles tinham apenas um com eles, durante a viagem no barco. Então o Senhor mostra que a falta de considerar e compreender, pode levar ao endurecimento do coração e se preocupar com coisas insignificantes. Jesus questiona os discípulos sobre quantos cestos sobraram nas multiplicações. Com cinco pães ele alimentou 5mil (uma multiplicação de 1.000 vezes!) e sobraram doze cestos cheios e, com sete pães Ele alimentou 4mil (proporção de 570x) e sobraram sete cestos cheios. Como os discípulos estavam preocupados com ter apenas um pão Jesus poderia multiplicar esse 1 pão para eles com sobra!

Foi a falta de considerar os milagres anteriores que lhes trouxe preocupações com o presente.

Traga à sua lembrança os milagres de Jesus. Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Ele nunca falhou, nunca desprezou quem o buscasse, nunca deixou abandonado que confiou nele.

Por isso, tenha a atitude de CONSIDERAR. Pense... pense corretamente nas coisas.

  1. Paulo se esquecia das coisas do passado. Provavelmente das lembranças e erros cometidos.

Esquecer-se do passado é não pensar nele

O que está constantemente em seus pensamentos, determinará sua atitude. 

Não permita que as dores e memórias do passado encerrem você na prisão da derrota. 

Liberte-se de seu passado, pelo sangue de Jesus que faz novas todas as coisas.

“Aquele que está em Cristo é nova criatura, as coisas velhas se passaram, eis que tudo se fez novo”.

Ouça a palavra do Senhor dada ao profeta Isaías 43.18,19: Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que farei uma coisa nova, e, agora, sairá à luz; porventura, não a sabereis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo. 

Deus lhe dá graça para quebrar sua fixação mental no passado e aguardar coisas novas. 

Quebre a corrente do passado pelo perdão e pela gratidão.

Muito antes da psicologia introduzir o conceito de que você é o que pensa, Salomão já havia escrito em Provérbios 23:7  Porque, como imagina em sua alma, assim ele é;...

Você é o que você pensa. 

Você pensa de acordo com o que crê em seu coração.

Você precisa decidir qual estilo de vida deseja viver. Em qual tempo deseja construir seu futuro: no passado ou no presente.

Pense no seu futuro como algo tão grandioso que o seu passado não terá espaço em sua memória.

É necessário renovar a mente em sua essência, em seu fundamento, suas raízes precisam ser santas. Em Efésios 4.23 (e vos renoveis no espírito do vosso entendimento,...)  diz que precisamos RENOVAR o entendimento. Alimentar-se da Palavra de Deus renova sua mente. 

O importante é que temos uma escolha diária com relação à atitude que vamos tomar. Não podemos mudar o passado, não podemos mudar o fato de que as pessoas irão agir de determinada maneira. Não podemos mudar o inevitável. A única coisa que podemos fazer é tocar a única nota que temos, a atitude

  1. Paulo prosseguia para o alvo; avançando para as coisas que estavam à frente.

Uma coisa é esquecer, outra é avançar. 

Sucedeu que, dispondo-se o filisteu a encontrar-se com Davi, este se apressou e, deixando as suas fileiras, correu de encontro ao filisteu (1Sm 17.48).

Davi não esperou Golias se aproximar, ele correu em direção a ele! As portas do inferno não poderão parar você, apenas avance em Nome de Jesus, confiando em Sua graça. Continue fazendo o que tem que ser feito.

Vencedores são alimentados pelos desafios. Calebe e Josué disseram: “como pão podemos devorá-los”. 

As lutas são a prova que você não foi derrotado.

Sempre será cedo demais para desistir. Você nunca será um fracasso, até que desista.

Desafios e problemas nunca acabarão. Se você se tornar um milionário terá desafios de milionário.

Seus desafios são chaves para sua promoção. 

Ser neutro, inerte, dominado pela opinião de outros e fugir de suas responsabilidades impedirão você de alcançar o prêmio.

Todos correm, mas somente um leva o prêmio. Devemos correr de tal maneira, para alcançar o prêmio.

5) Ele andava de acordo com o que tinha alcançado. Punha em prática as revelações recebidas andando na luz delas.

Devemos andar na luz que recebemos. 

Precisamos praticar o que sabemos.

A fé envolve uma atitude de andar firmemente na Palavra de Deus.

Você não é responsável pelo que não sabe, mas quando sabe, deve andar na luz da verdade.

Só existe uma verdade: a Palavra de Deus. O que a contraria é uma mentira.

João diz: Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. (1 João 1:7).

Tenha a atitude de andar pela fé nas verdades reveladas pelo Espírito Santo.

Conclusão

Como o apóstolo Paulo, você deve ter as atitudes certas para ser um vencedor:

  1. Não confie na carne;

  2. Você terá que abandonar certas coisas, se quiser avançar;

  3. Esqueça do passado;

  4. Avance para os desafios;

  5. Ande na luz que você recebeu.

Amém.


Comentários