0235 – Não Se Esqueça dos Benefícios de Deus

 0235 – Não Se Esqueça dos Benefícios de Deus

Introdução - Hb 4.2 (Misture sua fé na palavra)

A fé é nossa única possibilidade de alcançarmos a aceleração dos processos, os milagres que alteram o curso de nossa vida, encurtam o tempo, trazem exaltação e premiação.

Estamos crendo que neste ano, Deus acelerará os processos em nossa vida.

Deus disse para Israel que o sétimo mês deferia ser o primeiro, assim houve uma proporcionalidade de 7. Creio que Deus nos dará 7 meses em 1 mês e 7 anos em um ano, isto é incrível, é uma afirmação louca para a mente natural, mas a esperança enxerga a possibilidade e resolvemos assumir o risco da fé ao confessarmos constantemente.

Nesta primeira mensagem de 2022 desejo compartilhar o tema: Não se Esqueça dos Benefícios de Deus”.

Somos transformados pela renovação de nossa mente. Nossa mente é influenciada pelas nossas lembranças.

Devemos governar sobre nossos sentimentos. Existe um poder na LEMBRANÇA dos feitos de DEUS.

o esquecimento dos discípulos

Os discípulos estavam preocupados porque tinha apenas um pão para a viagem. Como eles poderiam alimentar 13 homens com apenas um pão? Por alguma razão eles haviam esquecido dos dois milagres de multiplicação! Jesus teve que lembrá-los.

Se eles, ao menos, tivessem se lembrado dos feitos de Jesus, a fé os introduziria no descanso, porque Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Se Ele fez algo no passado, Ele faz hoje.

o esquecimento de israel

Nm 14.2  Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto! 3  E por que nos traz o SENHOR a esta terra, para cairmos à espada e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos para o Egito?

Como puderam se esquecer dos feitos de Deus, em tão pouco tempo?

No Egito Deus realizou milagres extraordinários, ao saírem, Deus abriu o Mar Vermelho e destruiu o exército de Faraó. Deus os protegia do calor e dos perigos do deserto, pela presença da nuvem que se transformava em coluna de fogo. Mesmo assim, eles NÃO SE LEMBRARAM e não deram glórias a Deus.

Lembrando das Coisas

Nosso cérebro lembra de fatos ou coisas quando elas “atingem” nossas emoções, é por isso, que traumas, violências, ou momentos de extrema alegria são lembrados. Tudo o que nos acontece se for carregado de emoções é registrado em nossa área permanente do cérebro.

O Salmo 103 é um convide a não esquecermos o que Deus fez por nós. E como podemos "não esquecer"? Podemos quando bendizemos ao Senhor em todo o tempo.

Você é um espírito, possui uma alma e habita num corpo. Seu corpo deseja as coisas desta terra, sua alma é sua mente, vontade e emoções e quando ela se inclina para o corpo surge o que a Bíblia chama de “carne”. Quando a carne se manifesta, abrimos portas para o adversário nos afligir. Deus não pode agir quando andamos na carne, porque ela se opõe ao Espírito Santo. 

Seu espírito foi recriado e o Espírito Santo habita nele. Assim, somos chamados por Deus a andar no Espírito e não na carne.

Nossa alma precisa ser salva a cada instante. É agindo em fé que a salvamos, como diz Pedro:

1 Pedro 1:9  Obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma.

O propósito da fé não é apenas acessar os recursos da graça e dos milagres, mas também salvar a sua alma. Seus pensamentos devem ser salvos, suas emoções e sua vontade.

Muitos filhos de Deus são governados pelas emoções. Eles tomam decisões baseados em algum sentimento de frustração, injustiça e aborrecimento. Infelizmente decidem pelo que sentem na carne.

Normalmente as mulheres são mais emotivas que os homens. São diversos os casos de esposas que tratam as coisas sempre do ponto de vista pessoal e sentimental.

Ao se sentirem assim, aborrecem tanto a seus maridos, que a única forma de acalmá-las e fazendo o que querem. São carnais, agem segundo as emoções intoxicadas pelos argumentos malignos, falta-lhes a salvação da alma. São as rixosas de Provérbios 21.19: Melhor é morar no canto do eirado do que junto com a mulher rixosa na mesma casa. 

Deus nos dê homens e mulheres sábios, que honram sua liderança e conhecem o coração do Pai. Cremos num tempo de aceleração da "revelação" do Espírito sobre a posição de cada um.

Nossa alma precisa ser salva. Precisamos louvar os feitos de Deus e descansar em Suas promessas.

O Salmo 103

1 Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome.

A vitória que não é celebrada não é recebida. 

A esperança é a alegre antecipação do bem. Devemos celebrar as promessas, porque elas são possíveis em Deus.

O Salmo começa dizendo para nossa alma bendizer. Bendizer é honrar com os lábios. Honrar é falar bem, é reconhecer quem Ele é e o que tem feito. 

Perceba que é o nosso espírito que deve ordenar às nossas emoções. A alma é ordenada a louvar, dar glórias e honrar a Deus, independentemente do que ela sente. "Tudo o que há em mim" é a palavra hebraica qereb  que significa “sede do pensamento e da emoção”. 

Você é responsável pelas suas emoções. Ordene, pela fé, a salvação delas.

Ordene que BENDIGAM a Deus, nosso Senhor, em agirem de acordo com a carne.

Quando você dá graças, você se esquece da dor.

v. 2 Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios.


Tudo o que você celebra entra na sua vida.

E o que Deus fez que deve ser lembrado por nós?

v3  Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades; quem sara todas as tuas enfermidades;

A primeiríssima coisa a se lembrar é que Deus perdoou TODAS as nossas iniquidades, ou pecados. Todas as nossas falhas, erros, pensamentos impuros, desejos carnais, palavras ruins e intenções erradas foram perdoados. 

Quando é que Deus nos perdoou?

O perdão ocorreu quando Jesus derramou seu sangue no propiciatório celestial, diante de Deus. Para nós isto ocorreu faz, aproximadamente 2.022 anos.

Isto significa que não devemos confessar nossos pecados cometidos atualmente? Não. Nós devemos confessá-los por questões de consciência. Minha confissão é a concordância com a Palavra que meus pecados foram perdoados. Minha confissão não perdoa pecados, SOMENTE o sangue de Jesus pode perdoar.

Uma pessoa culpada não tem paz. Quando não há paz na alma, não há lembrança do bem. O profeta Jeremias declarou: 

Lamentações 3:17  Afastou a paz de minha alma; esqueci-me do bem.

Nossa alma precisa se encher sobre o perdão da cruz. Se você não reconhecer que foi perdoado, você se torna em um cego espiritual, como disse o apóstolo Pedro:

2Pe 1.8  Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. 9  Pois aquele a quem estas coisas não estão presentes é cego, vendo só o que está perto, esquecido da purificação dos seus pecados de outrora.

Pedro nos motiva a trabalhar diligentemente para associar à fé, a virtude, o conhecimento, o domínio próprio, a perseverança, a piedade, a fraternidade e o amor. Tais virtudes são frutos da vida do Espírito Santo em nós. Os frutos são produzidos em nosso espírito. A videira é Cristo, nós os ramos, os frutos nascem em nós. Eles são espontâneos. Não precisamos fazer esforços para produzir qualquer fruto, ele é espontâneo.

Observe que a Palavra diz: se nós não temos tais coisas é PORQUE SOMOS CEGOS e somos cegos PORQUE esquecemos da purificação dos pecados do passado.

Davi celebrava o perdão dos pecados:

Rm 4.6 E é assim também que Davi declara ser bem-aventurado o homem a quem Deus atribui justiça, independentemente de obras: 7  Bem-aventurados aqueles cujas iniqüidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos; 8  bem-aventurado o homem a quem o Senhor jamais imputará pecado.

Ser bem-aventurado é ser feliz. O que é mais precioso do que ser feliz? A felicidade existe em nossa alma quando celebramos o perdão dos pecados.

Muitos incentivam você A LEMBRAR DOS PECADOS. DEUS incentiva você a LEMBRAR DO PERDÃO.

A Santa ceia é um memorial para não nos esquecermos do benefício do perdão dos pecados.

Davi sendo perseguido entrou na caverna de Adulão e 400 homens amargurados, endividados e em aperto se juntaram a ele. Davi os treinou a serem campeões, matadores de gigantes, homens felizes. Como Davi fez isto?

Ele os ensinou a bendizer o nome do Senhor. Nesta caverna ele escreveu o Salmo 34: 1 Bendirei o SENHOR em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios. 2  Gloriar-se-á no SENHOR a minha alma; os humildes o ouvirão e se alegrarão. 3  Engrandecei o SENHOR comigo, e todos, à uma, lhe exaltemos o nome. 

Que poder de transformação ocorre quando bendizemos ao SENHOR.


v3  Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades; quem sara todas as tuas enfermidades;

Devemos ordenar a nossa alma que bendiga ao Senhor, PORQUE Ele nos CURA.

Viver saudável é uma grande bênção.

A enfermidade entrou em nossos corpos pelo pecado. Deus ungiu a Jesus com o Espírito Santo e com Poder para curar os enfermos oprimidos pelo diabo. Enfermidade não é tratamento de Deus, é opressão do diabo.

Jesus levou todos os nossos pecados e todas as nossas enfermidades. Deveríamos agir com elas da mesma forma que agimos contra o pecado. Você não aceita pecado em sua vida certo? Não aceite também as enfermidades.

1Pe 2.24  carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.

Jesus levou nossos pecados para nos libertar deles. Como levou nossas enfermidades para nos libertar delas.

Celebre a saúde, celebre a cura bendizendo ao Senhor.

v.4  quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e misericórdia;

Redimir é resgatar, libertar. Jesus é o nosso parente próximo que veio nos resgatar da morte eterna. Ele nos salvou. Celebre a salvação. A salvação não é motivo de alegria!

Ordene à sua alma que bendiga a Deus pela salvação eterna.

“Coroa você de graça e misericórdia”

Que precioso! Deus nos cerca (coroa) de favor e de misericórdia.

Bendiga constantemente a Deus porque o favor envolve você como um escudo. Davi confessou:

Salmos 5:12  Pois tu, SENHOR, abençoas o justo e, como escudo, o cercas da tua benevolência.

Salmos 8:5  Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste.

Salmos 65:11  Coroas o ano da tua bondade; as tuas pegadas destilam fartura,

Deus nos cerca de favor, de bondade e nos conduz em fartura.

Você tem que BENDIZER ao SENHOR pelo favor e pela misericórdia. Mesmo que não os veja acontecendo em sua vida. 

É esta atitude de fé que trará à existência tais verdades.

Você sempre terá de acordo com sua fé.

Deus favorecerá você diante dos outros.

v. 5  quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia.

Este texto não foi bem traduzido na RA. Vejamos em outras versões:

RC: quem enche a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a águia.

NTLH: Ele enche a minha vida com muitas coisas boas, e assim eu continuo jovem e forte como a águia.

Fartar é “satisfazer, enriquecer, saturar”.

Do quê?

“De bens”. 

Que bens? Do que é bom, agradável, melhor, feliz, próspero, amável, rico, valioso, generoso, benigno. 

Numa medida de FARTURA, de fazê-lo rir sozinho. De saturar você. De transbordar para todos os lados. De deixá-lo de barriga bem cheia! Isto tudo durante sua vida. Ele deseja conservar sua força até cumprir seus dias.

Bendiga ó minha alma ao Senhor.

Você tem muitas razões.

Você tem pelo que se alegrar.

Por fim, Isaías 40.30,31 diz:

30  Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, 31  mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.

Quem espera com confiança, terá sua juventude renovada.

Conclusão

Ordene, em Nome de Jesus, que sua alma BENDIGA ao Senhor.

Não se prenda nos sentimentos da alma, apenas bendiga ao Senhor e você verá a aceleração do favor.

Amém.


 








Comentários