0237 – O Impossível Se Prosta Diante da FÉ

 0237 – O Impossível Se Prosta Diante da FÉ

Introdução

Nada vos será impossível.

Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus.

Essas são as duas declarações do Senhor Jesus diante dos “impossíveis” para nós. 

O que é impossível para nós, não é para Deus. 

O que torna o impossível, possível é a nossa fé.

Precisamos crescer na compreensão da fé.

A fé pode crescer

Mateus 17:20  E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível.

Mesmo uma fé pequena pode mover montes. Jesus não disse que sua fé tem que ser do tamanho de uma árvore, pelo contrário, ela pode ser tão pequena como um grão de mostarda. 

A tradução NTLH deste texto diz: “... se vocês tivessem fé, mesmo que fosse do tamanho de uma semente de mostarda...”. A semente de mostarda é a menor de todas, segundo Jesus, mas quando semeada se torna na maior das hortaliças. Jesus afirmou que os pássaros se aninham à sua sombra. Uma breve pesquisa no google diz que a semente tem certa de 2 milímetros e a árvore pode ter 3 metros

A declaração de Jesus é impressionante! “Nada vos será impossível”. Pela fé, podemos subjugar o impossível. Podemos realizar grandes coisas para Deus. Podemos manifestar o poder de cura, libertação e provisão na vida das pessoas.

Precisamos semear constantemente a fé que temos, através de nossa confissão diária da palavra de Deus, até que a plena convicção surja em nossos corações.

A fé vem ao nosso coração pela revelação da palavra viva de Cristo. Ter revelação é ver de acordo com os olhos do Espírito Santo.

será que Deus é capaz?

O pai, do menino endemoninhado, se aproximou de Jesus e disse: “... se tu podes alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos”. Esse pai não tinha fé, ele nem era capaz de crer no poder de Jesus. Ele clamou por ajuda.

Jesus o ajudou.

Você crê que Jesus é capaz de realizar o impossível em sua vida? Se creres verás a glória de Deus.

Um milagre só pode ocorrer quando existe fé envolvida. É a fé que realiza milagres. Quem tinha fé neste episódio de Mateus 17.20? Os discípulos? Não, porque não conseguiram expulsar o demônio. O pai do menino? Também não. O menino? Não, porque estava possuído pelo demônio. Quem tinha fé? Apenas Jesus. 

Jesus sempre tem fé para nos ajudar.

Ele é o autor e consumador da fé. Precisamos conectar nossa pequena fé na grande fé de Jesus. Fazermos isso quando olhamos firmemente para Jesus. Olhar firmemente é “tirar os olhos de outras coisas e fixá-los na palavra e na pessoa de Jesus”. Temos que focar nossos pensamentos, nosso coração, nossa emoção e vontade em Jesus. Temos que considerar Jesus e o que Ele fez por nós. Este olhar firmemente é uma ação contínua. Não se trata de olhar apenas uma vez, ou de vez em quando, mas olhar constantemente.

 Minha parte é não desviar meus olhos da palavra viva, a parte de Jesus é produzir a fé e mantê-la viva em mim, até o meu milagre se manifestar.

Tal verdade se alinha com Romanos 10.17 que diz: “E, assim, a fé vem pela pregação [ouvir], e a pregação [ouvir], pela palavra [rhema] de Cristo”. Ouvir não é esporádico, mas algo contínuo. 

Como eu ouço a palavra? Provérbios 4.10, nos apresenta a maneira certa de ouvir:

Pv 4.20 Filho meu, atenta [prestar atenção] para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos. 21  Não os deixes apartar-se [ser perdido de vista] dos teus olhos; guarda-os [observe, reter] no mais íntimo do teu coração. 22  Porque são vida para quem os acha e saúde, para o seu corpo. 23  Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.

Você é capaz de perceber como sua atenção é “roubada” ao ouvir a palavra de Deus? Por que é assim?

Porque há uma guerra espiritual destinada a desviar sua atenção da palavra de Jesus. Antes de começarmos a ouvir a palavra devemos pedir pelo espírito de sabedoria e revelação. Precisamos atentar para a palavra. Jesus contou exatamente como tudo funciona no mundo espiritual, ao narrar a parábola do semeador. Ele disse m Mateus 13.19  A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.

Não é possível entender a palavra quando meu foco não está nela! A distração é um roubo. Uma mente que divaga constantemente está sob o ataque maligno.

Ser sábio é guardar o “solo de nosso coração”. Como? Ao valorizar a palavra, prestando atenção, inclinando seus ouvidos, não a perdendo de vista.

Tudo aquilo que você ouve constantemente você acabará crendo.

Tudo aquilo que chama a sua atenção, conduzirá sua vida.

Seu foco determina seus sentimentos.

Qualquer coisa que ocupe sua atenção torna-se no mestre.

Sua reação para com a Palavra de Deus é um retrato de seu respeito por ele.

Movendo as montanhas

Somente a fé move montanhas.

Mc 11.22 (NTLH)  Jesus respondeu: —Tenham fé em Deus. 23  Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês poderão dizer a este monte: “Levante-se e jogue-se no mar.” Se não duvidarem no seu coração, mas crerem que vai acontecer o que disseram, então isso será feito. 24  Por isso eu afirmo a vocês: quando vocês orarem e pedirem alguma coisa, creiam que já a receberam, e assim tudo lhes será dado.

Você tem que crer que recebe, antes de possuir. Podemos dizer, você crê no presente para obter no futuro.

A fé está no “tempo passado” 

A fé é ver da perspectiva de Deus. Efésios 1.3 diz: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo.

Você não será abençoado, você foi abençoado com todas as bênçãos espirituais. Com tudo tem origem no mundo espiritual, no sobrenatural, assim todas as bênçãos envolvem o mundo espiritual e natural. 

A versão de Robert Young de 1862 da Bíblia é uma tradução literal. Ele passou metade de sua vida traduzindo cuidadosamente para o inglês de forma literal. No prefácio ele escreveu que o hebraico tem apenas dois tempos verbais: o passado e o presente, não tem o futuro. Assim, alguns textos bíblicos ganham novo sentido para nós, quando lemos mais próximo do original. Por exemplo, Deuteronômio 28, onde são escritas as bênçãos. 

Vejamos como Deus diz, vou reproduzir apenas 7 versos:

1 E tem sido que, se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, para cuidares de cumprir todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te pôs acima de todas as nações de a Terra,

2 e todas estas bênçãos vieram sobre ti e te alcançaram, porque ouviste a voz do Senhor teu Deus:

3 ‘Bendito és tu na cidade, e bendito és tu no campo.

6Bendito és tu na tua entrada, e bendito és tu na tua saída.

7 ‘Jeová os teus inimigos, que se levantam contra ti, feridos diante de ti; de uma maneira saem a ti, e de sete maneiras fogem diante de ti.

Aleluia! Deus vê tudo consumado. Tudo feito em Jesus. Toda a bênção já foi liberada.

Observemos ainda Gênesis 17.4-6, quando Deus declara o nome de Abrão, primeiramente na versão Revista e Atualizada da Bíblia:

4 Quanto a mim, será contigo a minha aliança; serás pai de numerosas nações. 5  Abrão já não será o teu nome, e sim Abraão; porque por pai de numerosas nações te constituí. 6  Far-te-ei fecundo extraordinariamente, de ti farei nações, e reis procederão de ti.

Observou que as promessas estão no futuro?

Agora na versão YTL (Young):

4 Eis que a minha aliança é contigo, e tu te tornaste pai de uma multidão de nações;

5 e o teu nome já não se chama Abrão, mas o teu nome tem sido Abraão, porque pai de uma multidão de nações te constituí;

6 e eu te fiz muito fecundo, e te fiz tornar-te nações, e reis saem de ti.

Não é precioso? Deus declara tudo como já realizado. Fé é ver 

Um último exemplo para alimentar sua fé... Em Gênesis 17 Deus fala sobre Sara:

Gn 17.16  Abençoá-la-ei e dela te darei um filho; sim, eu a abençoarei, e ela se tornará nações; reis de povos procederão dela.

YTL: e eu a abençoei, e também te dei um filho dela; e eu a abençoei, e ela se tornou nações - reis de povos são dela.'

O fato não havia acontecido para Abraão e Sara, o filho Isaque não tinha nascido, ela ainda continuava estéril, mas para Deus já existia. Deus vê tudo completo, declara realizado em Cristo. 

Para ele, você foi curado.

Para ele, você foi abençoado com toda a provisão.

Para ele, você não é um derrotado, você é mais que vencedor.

Obtendo a Recompensa

Hebreus 11:6  De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.

A dor não move os céus, apenas a fé.

As fases de sua vida mudarão toda vez que você usar sua fé.

Sua fé decide seus milagres.

Conclusão

Você crê que tudo está consumado?

Você é capaz de ver com os olhos do espírito?

Você pode declarar com ousadia a promessa?

Dia a dia tenho confessado o Salmos 103.1-5 faça isso também. 

Amém.

Perguntas para o Compartilhamento da Célula

  1. Existe algum impossível na sua vida? Que tem roubado a paz de você? Compartilhe com o grupo de irmãos;

  2. Ao ouvir a Palavra de Deus você procura prestar muita atenção? Sua mente fica focada na mensagem ouvida? Caso sua mente se desvie facilmente, peça oração para os irmãos;

  3. Deus deu fé para todos nós. Essa fé pode crescer como a semente de mostarda, quando você crê e confessa com seus lábios. Você pratica a confissão da palavra todos os dias? Compartilhe como você faz isso, para ajudar aos demais.




Comentários