0236 – Restaurando o Tabernáculo de Davi

 0236 – Restaurando o Tabernáculo de Davi

Introdução

Nossa declaração profética para 2022 é: o ano da aceleração do Senhor em nossas vidas. Curas esperadas a muito tempo acontecerão. Restauração de casamentos e provisão sobrenatural acontecerão. A aceleração de processos é um milagre. Deus realiza milagres, neles Ele demonstra seu poder, Ele atrai pessoas e desfaz as obras do diabo.

O versículo chave para este ano de aceleração é Amós 9.11-13

11 Naquele dia, levantarei o tabernáculo caído de Davi, repararei as suas brechas; e, levantando-o das suas ruínas, restaurá-lo-ei como fora nos dias da antiguidade; 12  para que possuam o restante de Edom e todas as nações que são chamadas pelo meu nome, diz o SENHOR, que faz estas coisas. 13  Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que o que lavra segue logo ao que ceifa, e o que pisa as uvas, ao que lança a semente; os montes destilarão mosto, e todos os outeiros se derreterão.

Aquele que semeia segue logo ao que colhe, Deus acelerará o processo da colheita, isto é um milagre, certamente. Deus realizará milagres em sua vida. Ele te cerca de favor e misericórdia. Confesse constantemente o Salmo 103.1-5.

Neste tempo de aceleração Deus restaurará em nossa experiência o tabernáculo caído de Davi.  Deus mesmo fará a restauração, não somos nós, é pelo operar da Sua graça mediante a nossa fé. Deus reparará brechas em sua vida. Ele colocará você em lugares nobres, ele lhe dará favor diante dos homens.

Os Dois Tabernáculos – Moisés e Davi

Até a construção do templo de Salomão havia dois tabernáculos funcionando ao mesmo tempo. Cada um tinha sua equipe de sacerdotes e funções específicas. Cada um ficava em um monte. Isto por espaço de tempo de aproximadamente 40 anos! O Tabernáculo de Moisés ficava no monte Gibeom e o de Davi no monte Sião.

Qual o significado espiritual de dois tabernáculos existindo ao mesmo tempo? O que o Senhor quer nos ensinar?

O Tabernáculo de Moisés no Monte Gibeom

Davi colocou Zadoque e seus parentes sacerdotes para ministrarem diante deste Tabernáculo. O serviço deles era oferecer sacrifícios de manhã e à noite no altar de bronze (1Cr 16.40-41). Deixou músicos para ministrarem com instrumentos musicais, címbalos e trombetas.

Assim havia um grupo de sacerdotes no monte Gibeom oferendo as ofertas de holocausto ao Senhor, mantendo as funções designadas por Moisés.

Porém o fato mais importante deste grupo de sacerdotes é que eles ministravam no Tabernáculo onde o Santíssimo Lugar estava vazio! A arca da Aliança, um tipo de Jesus, não estava lá. 

Que verdade espiritual podemos aprender com isto? Por que Deus permitiu todo o serviço sagrado, onde Sua Presença não estava? Mesmo assim, não podemos negar o fato que Deus abençoou a todos que ministravam neste Tabernáculo.

Mas Deus, tinha algo a mais em seu coração, que foi revelado no Tabernáculo de Davi.

O Tabernáculo de Davi no Monte Sião

O Tabernáculo de Davi foi erguido no Monte Sião, a cidade de Davi. Neste local, Davi colocou uma equipe de sacerdotes e levitas tirados da “antiga ordem” que eles conheciam há anos no Tabernáculo de Moisés. 

Ao contrário do Tabernáculo de Moisés e dos sacerdotes do monte Gibeom, esses sacerdotes do Tabernáculo de de Davi NÃO OFERECIAM sacrifícios de animais. Em vez disso, OFERECIAM sacrifícios de louvor e, de alegria e de ação de graças. Eles bendiziam constantemente ao Senhor. É o sacrifício de louvor (Hb 13.15).


No Tabernáculo de Davi não havia o pátio externo, nem os móveis do Santo Lugar, havia apenas a arca no centro de uma tenda. Não havia o ouro e nem a estrutura da tenda da congregação. Mas esses sacerdotes tinham o mais importante, o mais Santo Lugar, e dentro dele a Arca da Aliança. É muito provável que eles se admiravam de tudo o que estava acontecendo.

Não havia nenhum véu entre os sacerdotes e a Arca da Aliança. Não havia barreiras. Eles podiam se aproximar do “trono da Presença” de Deus. 

O Tabernáculo de Davi aponta para a obra consumada de Cristo e o acesso livre que temos ao Trono da Graça, pela fé no sangue de Jesus.

Ambos os tabernáculos apontam para Cristo. O Tabernáculo de Moisés era uma ordem antiga, a antiga Aliança, enquanto o de Davi é a “NOVA ORDEM”, a ordem do Espírito.

O véu que foi rasgado

Quando Jesus clamou em alta voz entregando seu espírito nas mãos do Pai, o véu do Templo de Salomão se rasgou de alto a baixo, aquilo que separava os sacerdotes da presença santa de Deus, não existia mais. Veja que o Tabernáculo de Davi foi uma figura deste fato da Nova Aliança.

Deus selou o sacrifício de seu Filho ao rasgar o véu do Templo (Mt 27.51). Os sacerdotes araônicos provavelmente deviam estar diante do véu ao se aproximar a hora do sacrifício da tarde, durante a festa da Páscoa, quando o véu se rasgou de alto a baixo!

O triste na história de Israel é que eles continuaram a oferecer sacrifícios de animais, mantendo a ordem mosaica e o sacerdócio araônico até 70 d.C. (cerca de 40 anos após o Calvário), quando Deus permitiu que o príncipe Tito destruísse o Templo.

Não é triste quando os filhos de Deus ainda hoje tentam acesso às bênçãos do Trono da Graça por meio de sacrifícios pessoais? Tentando merecer tais bênçãos!

Neste Ano Exalte Jesus em Todas as Coisas

A principal característica do Tabernáculo de Davi é o louvor e adoração a Cristo que devemos “carregar” em nossos lábios.

1Cr 15.15  Os filhos dos levitas trouxeram [nasa’] a arca de Deus aos ombros pelas varas que nela estavam, como Moisés tinha ordenado, segundo a palavra do SENHOR.

A ordem apropriada de Deus é esta: que exaltemos Seu Filho. Foi-nos dado este maravilhoso privilégio. Quando exaltamos Seu Filho, tudo em nossas vidas se alinha. A aceleração acontece. As bênçãos fluem livremente.

Quando Davi tentou trazer a arca sobre uma carroça de bois, ele falhou. Mas quando os levitas a colocaram sobre os ombros, Deus os ajudou.

1Cr 15.25 Foram Davi, e os anciãos de Israel, e os capitães de milhares, para fazerem subir, com alegria, a arca da Aliança do SENHOR, da casa de Obede-Edom. 26  Tendo Deus ajudado os levitas que levavam a arca da Aliança do SENHOR, ofereceram em sacrifício sete novilhos e sete carneiros.

Carregar a arca, uma figura de Jesus, sobre os ombros é exaltar a Jesus. Quando você exalta Jesus, Deus o exalta. Deus faz com você o que você faz com Seu Filho Jesus.

É como se a arca carregasse os levitas. Jesus disse para tomarmos o seu jugo, porque ele é leve e suave que traz refrigério e descanso para sua alma. Quando você exalta Jesus, você entra no descanso.

Coloque Jesus SOBRE TODAS AS COISAS.

Trabalhe como para o Senhor.

Ame como ao Senhor.

Submeta-se como ao Senhor.

É para Jesus ser exaltado acima de tudo.

Participarmos do Tabernáculo de Davi EXALTANDO A CRISTO acima de TODAS AS COISAS. 

Se a sua tarefa ou as coisas que você se propôs a fazer são verdadeiramente de Jesus, elas serão fáceis e leves. Há diligência envolvida, mas você não deve se estressar e sentir que o trabalho está estressando você. 

O fardo com Cristo é leve. Ele é aquele que tomou o pesado fardo de nossas dores (Is 53:4). Ele é o portador do fardo pesado.

Jesus entrou no barco dos discípulos e imediatamente chegaram ao destino. Não se preocupe sobre o futuro, apenas se certifique que Jesus está sendo transportado em suas tempestades. O resto é com Deus, ele acelerará seus milagres. 

Amém.


Comentários