0238 – Os Vencedores de Deus

 0238 – Os Vencedores de Deus


Desenho de rosto de pessoa visto de perto

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

Introdução

Como Deus trabalha? 

Qual o seu plano de atuação na terra? 

Quem Deus pode usar para efetuar sua obra?

Toda a igreja tem a incumbência de realizar a obra de Deus, manifestando ao mundo a vitória de Cristo sobre todas as coisas. Mas será que Deus poderá contar com todos da igreja?

Na cruz o Senhor Jesus já julgou a Satanás. Agora Deus confia à Igreja a tarefa da execução desse julgamento sobre a terra. Sabendo disso, Satanás começou a persegui-la e matá-la. Mais tarde mudou suas táticas enganando a igreja com mentiras. Ele é mentiroso e homicida. Mas, a igreja não teme nem o seu sorriso nem a sua carranca. A Igreja é a plenitude do Cabeça, Cristo. Não podemos separar a Cabeça de seu corpo. Cabe a nós implantarmos o Reino de Cristo na terra.

Deus Tem Os Seus Vencedores

Sempre que a maioria fracassa, Deus usará alguns poucos para abençoar a muitos.

Ele escolhe um grupo de poucos fiéis para representar a igreja na demonstração da vitória de Cristo. Ele tem seus vencedores em todos os sete períodos da igreja (conforme descritos no Apocalipse). Essa linha de vencedores jamais é interrompida. Os vencedores não constituem uma classe especial. São simplesmente grupos de pessoas que se enquadram no plano original de Deus.

Exemplos:

  • Abraão é utilizado para gerar a Nação de Israel;

  • Israel deveria ser uma nação de sacerdotes, porém Deus só pôde contar com a tribo de Levi;

  • Jesus só pôde contar com os 12 discípulos.

Não se trata da maioria, mas da minoria. É um povo no meio do povo. É um exército de valentes que não recuam mesmo em face da morte.

O Princípio dos Vencedores

“... A Cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus”.  (Cl. 2:19)

As juntas são para o suprimento, ao passo que os ligamentos para consolidação. A Cabeça mantém o corpo unido através dessas juntas e ligamentos. Essas juntas e ligamentos são os vencedores.

Os vencedores devem permanecer sobre o terreno da vitória pela igreja e em lugar da igreja. Têm de suportar sofrimentos e opróbrios muitas vezes. Têm de suportar a imaturidade de muitos, a carnalidade de outros e permanecerem firmes em sua posição para que outros tenham vida.

A Tarefa dos Vencedores

“De modo que, em nós, opera a morte, mas, em vós, a vida”. (2Co 4:12)

Os vencedores estão dispostos à morte da vida da alma e seus prazeres para obterem o melhor de Deus. Sabem que o seu reino não é deste mundo, mas que esperam uma pátria melhor. São os heróis de Deus. Seus escolhidos para realizar implantar o reino de Cristo. Em Hebreus 11:16 diz: Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade.

Enquanto o justo Ló escolheu morar nas cidades de Sodoma e Gomorra, Abraão, o escolhido, habitava em tendas. Os vencedores de Deus não estão preocupados com aquilo que é visível, pois aspiram por algo superior. O mover de Deus na presente geração é o seu caminhar.

Deus planta a cruz no coração de alguns poucos, levando-os a aceitarem o princípio da cruz no meio ambiente como também em seus lares, capacitando-os assim a derramar vida para outras pessoas. Deus precisa de canais de vida para derramar vida aos outros.

Essa tarefa é bem ilustrada em Josué 3 a 4, onde os sacerdotes tiveram que levar a arca (a presença de Cristo) para o meio da morte (o leito do rio que transbordara). Os sacerdotes foram os primeiros a adentrarem e os últimos a saírem. Enquanto estavam parados no leito do rio, todo o povo passou a pé enxuto.  Deus colocou os sacerdotes no lugar da morte para que seu povo pudesse receber vida.

O vencedor de Deus permanece na morte de Cristo para que outros possam receber vida (essa é a tarefa dos vencedores). A luz da verdade precisa primeiro ser transformada em vida neles, antes que seja transmitida como luz aos outros.

Deus diz explicitamente que isto não seria fácil; não obstante, é a única maneira na direção da realização do eterno plano de Deus. Permanecer no fundo do rio, um lugar de morte, até que todos os filhos de Israel passem; fala de como nós também não podemos sair da morte até que o reino finalmente chegue.

Os últimos serão primeiros

“Porque a mim me parece que Deus nos pôs a nós, os apóstolos, em último lugar, como se fôssemos condenados a morte, porque nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos, como a homens”. (1 Co 4:9)

“Apóstolo” pode ser um título de vida ou de morte, depende da posição que ocupam em relação ao corpo. 

Que sejamos capazes de orar: “Ó Senhor, que eu morra para que os outros possam viver!”

A Escolha dos Vencedores

Na história de Gideão descrita em Juízes 6 e 7 encontramos princípios sobre os vencedores de Deus, tanto na escolha de Gideão como dos 300 valentes.

Na Escolha de Gideão

1) Reconhecer a própria incapacidade

É relativamente fácil sermos humildes diante de Deus, mas reconhecer que o meu irmão é superior a mim é extremamente difícil! Humildade verdadeira não é medida diante de Deus, mas diante dos irmãos.

Não existem dois caminhos para Deus te exaltar, somente um e, é através da humildade. 

Ser humilde é falar bem do irmão, como dizem as Escrituras em Tiago 4.10 e 11: Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará. Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Aquele que fala mal do irmão ou julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz.

2) Ter visão celestial

Um vencedor recebe a visão de Deus de ser um canal de vida. Um vencedor não anda a esmo, ele tem a direção da Palavra e do Espírito Santo. Ele sabe onde quer chegar. Ele não negocia valores. Ele não é menino agitado por toda sorte de doutrinas. Ele tem foco, atenção e determinação. Você tem uma visão de Deus para sua vida?

Sem uma visão do propósito de Deus para você, sua consagração será superficial e facilmente negociada.

A visão determina seus alvos e seus alvos determinam seu compromisso com o Reino de Deus. Quando seu coração discernir a visão, sua mente projetará o mapa até seus alvos.

3) Não desobedecer à visão

Não basta termos a visão, precisamos ser obedientes a ela. Pelo que, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial,( At. 26:19).

Existem pessoas que não são desobedientes, elas somente não são obedientes por completo. Obedecer parcialmente é desobedecer.

Os vencedores de Deus são obedientes até o fim. Eles podem sofrer grandes aflições, mas não são destruídos. Paulo disse: 

2Co 4.7  Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. 8 Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; 9  perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos; 10  levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo.

4) Quebrar os Ídolos

Gideão obedeceu a Deus, quebrando os ídolos de seu pai. Ídolo é tudo o que ocupa o lugar de Deus no seu coração. Vivemos numa sociedade consumista e competitiva que transmite uma mensagem: “seu ídolo é seu trabalho”.  

Um vencedor sempre se expõe à luz do Espírito Santo para saber quem está sentado no trono de seu coração.

Se Jesus não for Senhor de 100%, então Ele não é Senhor de nada.

O caso dos 300:

A primeira seleção – em resultado da qual 22.000 retrocederam, porque eram medrosos e tímidos. 

Medo e timidez são resultados da autoconfiança. Vencedores são chamados para uma obra impossível do ponto de vista natural, por isso, não têm medo, pois já desistiram de realizá-la através de esforço pessoal, eles deixam Cristo fazê-la. 

O medo é sinônimo de dependência de si mesmo. 

Um vencedor olha para Cristo e não teme coisa alguma.

Eles sabem que tem o Espírito de Poder e confiam nele.

A segunda seleção – em resultado da qual 9.700 foram desqualificados, porque não eram vigilantes. 

A prova contida na insignificante questão de beber água. Pequenas coisas frequentemente revelam nossa real situação

Somente os que levaram água à boca é que foram aprovados. Todo aquele que tem oportunidade de satisfazer seus desejos, mas se abstém de fazê-lo conhece o “operar da morte” para que outros tenham vida.

Os vencedores vivem alertas. Eles estão dispostos na torre de vigia. Os vencedores, além de não terem medo, sabem discernir o tempo em que vivem.

Jesus disse em Mateus 26:41  Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. 

Vencedores andam no Espírito

Não são subjugados pela carne ou pelo mundo.

Pedro disse

Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. 1 Pedro 1:13

Ora, o fim de todas as coisas está próximo; sede, portanto, criteriosos e sóbrios a bem das vossas orações. 1 Pedro 4:7.

Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar. 1 Pedro 5:8.

O Resultado dos Vencedores

Os vencedores sempre vencem. Assim, Deus cumpre na terra o seu propósito.

Os 300 “lutaram” e toda a nação colheu a vitória

A Promessa de Jesus para os Vencedores

Jesus escrevendo às sete igrejas do Apocalipse anuncia o prêmio dos vencedores, por toda a eternidade:

1.) Eles terão acesso à árvore da vida para alimento;

2.) Eles jamais sofrerão o dano da segunda morte;

3.) Eles terão o maná escondido, bem como uma pedrinha branca e sobre essa pedrinha escrito um nome novo;

4.) Eles terão autoridade sobre as nações;

5.) Eles possuirão vestes brancas e seu nome sendo confessado diante de Deus e dos anjos;

6.) Eles serão coluna no santuário do meu Deus;

7.) Eles se assentarão no trono com Cristo.

Para mim, vale a pena ser um vencedor. 

Quem é vencedor aqui é porque é vencedor lá.

Como Ser Um Vencedor

Apocalipse 12.11  Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida.

A vitória é pelo sangue de Jesus. O Sangue do Cordeiro é para satisfação da justiça de Deus. Quando aplicado na sua vida lhe dá a vitória sobre todas as coisas.

Um vencedor se apropria da verdade que o sangue purificou todos os seus pecados e lhe trouxe justificação. Ao se apropriar do sangue de Jesus, a vida de Cristo se manifesta em vitória.

A palavra do testemunho é a palavra de Deus na sua boca. Diante dos desafios confessamos o que a palavra diz. Vencedores têm prazer em achar a Palavra de Deus em seus lábios.

Não amaram a própria vida da alma. 

Jesus impôs os critérios para os vencedores, que são seus discípulos nesta terra:

Lc 14.33 Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo.

Que o Senhor nos abra os olhos do coração para enxergarmos a eternidade e não sermos ofuscados pelo mundo.

Conclusão

Você aceita o chamado para ser um vencedor? 

Vamos orar.

Perguntas para o Compartilhamento

  1. O que está palavra falou com você?

  2. Existe alguma coisa que você precise praticar a partir de agora?


Comentários