0248 – Adoração Extravagante

 0248 – Adoração Extravagante

Introdução

Fomos criados para a comunhão com Deus.

Adoração ocorre no espírito: João 4.24 diz:  Deus é espírito; e importa [é necessário] que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

A comunhão existe por meio da adoração. 

A comunhão nos torna iguais a Deus. Você se tornará semelhante aquele que adora. Portanto, a adoração se torna a base de nosso crescimento espiritual. A adoração é muito mais do que cânticos, ela está firmada na obediência à Palavra e ao Espírito Santo. Quando Abraão foi oferecer Isaque seu filho como oferta de holocausto, ele disse: “eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos...). O monte Moriá significa “Javé vê”. Quando Abraão subiu para adorar em obediência, ele viu como Deus via. Abraão viu o cordeiro de Deus, ele viu a Nova Aliança. O poder na adoração é que você é transformado! Você vê com os olhos de Deus. Tudo muda! Seus problemas podem continuar iguais, mas “ao descer do monte” sua visão mudou. Você vencerá todos eles, pelos olhos da fé.

Somos destinados para a comunhão com Jesus (1Co 1.9),  com o Pai (1Jo 1.3) e com o Espírito Santo (2Co 13.13). Deus revela sua intimidade para aqueles que o adoram em espírito e em verdade.

Jesus disse: “É necessário que os adoradores...”. A necessidade não é de Deus, ela é sua! Sem entrar na dimensão do espírito pela adoração, você sempre cultua um Deus desconhecido, como os filósofos de Atenas (Atos 17.23). A filosofia humana lhe dará alguma percepção da vida, mas nunca da eternidade. Alguns estão tão acostumados com a atmosfera desta terra que não conhecem a atmosfera transformado e magnífica dos céus. 

Deus busca adoradores. É fascinante saber que os adoradores estão na mira de Deus. 

Deus busca os que o buscam! Um adorar é aquele cujo coração é voltado para o Pai. Deus se revela para eles, porque sua pureza atrai a Deus. Davi o maior adorador da Bíblia disse nos Salmos 16:2: Digo ao SENHOR: Tu és o meu Senhor; outro bem não possuo, senão a ti somente.

Davi deu 3.400 Kg de ouro como oferta para a construção do Templo de Salomão. Ele tinha muita riqueza, mas disse que “outro bem não possuía”. Quando você adora a Deus, o mundo perde seu valor. O brilho da glória que lhe fascina é a face de Cristo

Sem adorar a Deus você perderá o contato com a realidade espiritual.

Adoração fala de proximidade. Existe um poder na proximidade. Contemplar uma montanha através de um binóculo ou de uma fotografia é muito inferior a estar de pé na base dela. A sensação é outra.  Deus nos chama para perto. Não se adora à distância. Estar próximo de Deus mudará completamente a perspectiva das coisas. A adoração muda você. Do trono tudo é tão pequeno que “seu dedo” expulsa a Satanás, seus medos acabam e suas montanhas são insignificantes.

Deus deseja você próximo. A adoração leva você para um lugar onde o diabo não pode entrar e libera o poder de sua posição.

É a proteção mais absoluta para sua vida e para sua casa. 

Uma Adoração Extravagante

Maria é um exemplo de adoração que não se preocupa com sua compostura e dá liberdade para sua paixão. Ela pode ser criticada pelos homens, mas sua intensidade na adoração ficou registrada nos anais da eternidade. Em João 12.1-9 encontramos 6 atitudes da adoração extravagante de Maria.

João 12.1 Seis dias antes da Páscoa, foi Jesus para Betânia, onde estava Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos. 2  Deram-lhe, pois, ali, uma ceia; Marta servia, sendo Lázaro um dos que estavam com ele à mesa. 3  Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo. 4  Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, o que estava para traí-lo, disse: 5  Por que não se vendeu este perfume por trezentos denários e não se deu aos pobres? 6  Isto disse ele, não porque tivesse cuidado dos pobres; mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, tirava o que nela se lançava. 7  Jesus, entretanto, disse: Deixa-a! Que ela guarde isto para o dia em que me embalsamarem; 8  porque os pobres, sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes.

  1. Marta servia, Maria procurava uma oportunidade para Adorar

Muitos pensam que o mais importante é fazer algo para Deus. Marta servia a mesa. O pensamento é que basta fazer que Deus aceita. Jamais podemos condenar a atitude de Marta, porque é necessário “ir e fazer” como disse Jesus. Todavia perceba que a MELHOR PARTE é sempre adorar a Jesus. A melhor parte é a INTIMIDADE.

Precisamos mudar nossa perspectiva sobre o “servir a Deus”. Paulo disse: “Deus a quem sirvo em meu espírito” (Rm 1.9). Nosso fazer será eficaz, aceito, será renovado, sem desgaste e reclamação, quando temos INTIMIDADE promovida pela adoração. Adore primeiro e sirva depois.

  1. MARIA UNGIU OS PÉS DE JESUS

Ela ungiu os pés, porque estava aos pés de Jesus. “Estar aos pés” fala de rendição, de anseio, de não ter interesse em nada mais a não ser o Senhor.

“Estar aos pés” nos habilita para riqueza de nossa herança. Em Israel existia a figura do parente remidor. Ele tinha que ser parente próximo da pessoa, tinha que ser consanguíneo, tendo o direito pleno de assumir o lugar do parente. Jesus é nosso parente próximo. Ele se fez homem, à nossa imagem e semelhança. O Criador feito criatura. Que amor! 

Existe na genealogia de Jesus uma mulher que era excluída da vida de Israel. Pela lei, ela jamais poderia ser incluída na salvação de Deus, jamais poderia ser contada como filha de Deus, mas por causa do PARENTE REMIDOR ela foi uma ancestral de Jesus! Seu nome era Rute, a moabita.

Sua sogra Noemi, volta para Belém, depois de habitar nas terras de Moabe onde seu marido e filhos morreram (Belém significa “casa do pão”. Nunca saia do lugar onde a Palavra Viva é pregada, senão seus filhos morrerão). Rute volta com sua sogra e jura fidelidade a ela. Impressionante que do ponto de vista natural ela fez a pior escolha. Ela era jovem e poderia se casar novamente. Todavia, ela foi cativada pelo Deus de Noemi. Abençoadas sejam as sogras que mostram Jesus para sua nora

Chegando em Belém, por uma “conexão divina” Rute foi trabalhar nos campos de Boaz. Noemi soube que Boaz, um solteirão rico era seu parente remidor. Noemia diz para Rute:

Rute 3.1 Disse-lhe Noemi, sua sogra: Minha filha, não hei de eu buscar-te um lar [lugar de descanso], para que sejas feliz? 2  Ora, pois, não é Boaz, na companhia de cujas servas estiveste, um dos nossos parentes? Eis que esta noite alimpará a cevada na eira. 3  Banha-te, e unge-te, e põe os teus melhores vestidos, e desce à eira; porém não te dês a conhecer ao homem, até que tenha acabado de comer e beber. 4  Quando ele repousar, notarás o lugar em que se deita; então, chegarás, e lhe descobrirás os pés, e te deitarás; ele te dirá o que deves fazer. 5  Respondeu-lhe Rute: Tudo quanto me disseres farei.

Obediência sempre traz recompensa. Rute obedeceu.

Leia a história no livro de Rute é de derramar lágrimas! Bem... havia outro parente remidor que tinha precedência em relação a Boaz. Boaz prontamente foi tratar o assunto, porque não poderia rejeitar a atitude de Rute de “estar aos seus pés”. Boaz é uma figura de Jesus. Ele tinha que concluir a história, ele tinha que “consumar todas as coisas”. Boaz tratou o assunto junto aos anciãos de Israel e o homem (parente remidor) recusou casar-se com Rute, porque isso comprometeria sua herança! Que bom que Jesus não se preocupou com sua própria herança de filho, mas nos inseriu nela.

Então, Boaz casa com Rute, compra as propriedades do falecido, suscita descendência em memória do falecido tendo um filho com Rute. O nome do filho foi obede, veja o texto:

Rt 4.17b E lhe chamaram Obede <servo>. Este é o pai de Jessé <eu possuo>, pai de Davi <amado>.

O nome do filho foi: “servo que possui o amado”. Este foi o avô de Davi. Certamente Davi foi influenciado por sua avó Rute para ser o CÉLEBRE ADORADOR DE ISRAEL!

A adoração visa abençoar a você, não a Deus. É a maneira divina de Deus lhe favorecer. 


  1. MARIA ENXUGOU OS PÉS COM SEUS CABELOS

O cabelo significa glória (1Co 11.14,15). Ela estava livre da opinião dos outros. Uma mulher não podia mostrar seus cabelos naqueles dias, ela somente poderia fazer isso para seu marido.


Se você deseja ser um adorador terá que quebrar a formalidade. A formalidade nos impede de receber o melhor de Deus. O fato é que não dá para adorar a Deus se você se preocupa com a opinião dos outros. Davi não se importava. Davi dançava com todas as suas forças diante da arca de Deus. Sua mulher Mical assistia da janela e considerou um vadio:

2 Samuel 6.20 Voltando Davi para abençoar a sua casa, Mical, filha de Saul, saiu a encontrar-se com ele e lhe disse: Que bela figura fez o rei de Israel, descobrindo-se, hoje, aos olhos das servas de seus servos, como, sem pejo, se descobre um vadio qualquer! 21  Disse, porém, Davi a Mical: Perante o SENHOR, que me escolheu a mim antes do que a teu pai e a toda a sua casa, mandando-me que fosse chefe sobre o povo do SENHOR, sobre Israel, perante o SENHOR me tenho alegrado. 22  Ainda mais desprezível me farei e me humilharei aos meus olhos; quanto às servas, de quem falaste, delas serei honrado. 23  Mical, filha de Saul, não teve filhos, até ao dia da sua morte.

Adorar a Deus, de forma desimpedida, pode constranger alguém ao seu lado. Feche seus olhos e “mergulhe fundo”, não se importe.


Por outro lado, enxugar os pés é algo para os escravos. A adoração é que nos TORNA um ESCRAVO DE ORELHA FURADA. Na lei o escravo de orelha furada era alguém eternamente CATIVADO PELO AMOR. 


  1. MARIA OFERECEU ALGO PRECIOSO PARA O SENHOR


Tudo o que tem valor custa.


2 Samuel 24:24  Porém o rei disse a Araúna: Não, mas eu to comprarei pelo devido preço, porque não oferecerei ao SENHOR, meu Deus, holocaustos que não me custem nada. Assim, Davi comprou a eira e pelos bois pagou cinqüenta siclos de prata.


Às vezes você estará louvando e adorando a Deus e surgirá o desejo de dar ao SENHOR. Tal semeadura lhe trará grande recompensa.


  1. MARIA INCOMODOU OS CARNAIS

Judas era carnal.

Existem dois tipos de filhos na Bíblia: os carnais e os espirituais. O raso procura o raso, o profundo procura o profundo. Caim tem que perseguir Abel; Ismael persegue Isaque; Esáu persegue Jacó.


  1. MARIA SERÁ SEMPRE LEMBRADA


O evangelho de Marcos diz que ela quebrou o vaso de alabastro, isso aponta para o quebrantamento do ego. 

Quebrantamento está intimamente ligado à liberação do espírito e da adoração.

Precisamos ser quebrantados diante do Senhor.

Não são as obras que nos fazem conhecidos, mas o perfume que espalhamos. Quem adora a Deus tem um “perfume” que preenche os lugares.

Tal atitude lhe deu memória eterna.


Conclusão

  1.  Você adora a Deus sem se preocupar com a opinião das pessoas ao seu redor?

  2. Existe algo que você precisa obedecer e está demorando em fazê-lo?

  3. Você acredita que é um adorador? Como você poderia ajudar alguém a se tornar um?



Comentários