0249 – O Começo de Uma Nova Vida

 0249 – O Começo de Uma Nova Vida

Introdução

A Páscoa é o início de uma nova vida. Ela é o símbolo de nossa salvação.

Quando ela foi instituída, o Senhor ordenou a Moisés que alterasse o mês do calendário. O mês sétimo se tornou o primeiro. O primeiro mês foi chamado de “abibe” que significa “desabrochar”. Assim como o desabrochar das flores na primavera, Israel começaria uma nova vida, uma nova história. A Páscoa anuncia uma nova vida e, que vida! É a vida de Deus vindo habitar na nossa vida, que tremendo! Trata-se da palavra grega zoe. O que Jesus veio fazer? Dar-nos um código de conduta? Uma religião para seguir? Não. Ele veio para dar zoe em abundância. Em João 10.10 está escrito: “...eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. Jesus veio nos dar a PRÓPRIA NATUREZA de Deus em abundância.

Para Deus o primeiro é sempre o mais importante. Jesus é o primeiro. O primeiro tem de ser de Deus. O primeiro dia, o primeiro dízimo – que são as primícias, o primeiro lugar, a primeira busca. Assim a Páscoa fala do início de uma nova vida. Para Israel, uma vida de escravidão terminava, era tempo de deixar 430 anos de dor e sofrimento. Uma nova esperança era vista no horizonte. Israel sairia livre com todas as riquezas do Egito e saúde em seus corpos. Eles tinham que apenas comer do Cordeiro, era a Páscoa. Jesus é o Cordeiro de Deus que deve ser comigo assado, por inteiro, preparado para a família. Quando você come a Páscoa de Deus, você é salvo. A zoe está em você.

Deus manifestou nove sinais de Seu poder a terra do Egito, foram manifestações espetaculares, mas nenhuma deles libertou o povo do Egito, somente a Páscoa. 

A Páscoa lhe introduz na maior realidade de vida. O maior milagre, o mistério mais profundo, a sabedoria mais elevada.

As Coisas Velhas se Passaram

2Co 5.17  E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.

Esse texto é fabuloso. Quantas verdades estão inseridas nele! Quem está em Cristo te tornou uma nova criatura. As coisas antigas se passaram; eis que se fizeram novas. Deus não remendou o seu espírito, ele foi regenerado. Ele nasceu de novo com a própria natureza de Deus. Foi uma RECRIAÇÃO ou regeneração.

A melhor maneira de compreendermos a Bíblia é comparando escritura com escritura. Assim, gostaria de usar o texto de Apocalipse 21 como ilustração da nova criação.

O livro de Apocalipse é um livro de símbolos. No capítulo 5, por exemplo, João tem uma visão de Jesus como um cordeiro com sete chifres. O cordeiro com sete chifres é apenas um símbolo. Os chifres simbolizam poder, e o número sete significa perfeição. Assim, Cristo é o Cordeiro que possui todo o poder e autoridade. Nesse sentido, podemos dizer que a Nova Jerusalém também é um símbolo. É evidente que literalmente existe a Nova Jerusalém com ruas de ouro, que um dia descerá do céu, mas ela é também um símbolo da nova criação.

O que são as coisas antigas que passaram?

Apocalipse 21.1-7 diz: Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. 

2  Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo.

3  Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.

4  E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.

5  E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.

6  Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida.

7  O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho.

Jerusalém Celestial – A Nova Morada de Deus

Abraão teve duas mulheres em sua vida, Sara, que era sua esposa, e Agar, uma concubina. Paulo diz que essas mulheres são símbolos de coisas espirituais. Agar simboliza o monte Sinai, que representa a lei, e Sara simboliza a Nova Jerusalém, que é o oposto do monte Sinal, ou seja, Sara é a graça (Gl 4.24-26).

O monte Sinal representa a lei, pois toda a lei procede do monte Sinai. Hoje, a vontade de Deus é que saiamos do monte Sinai e permaneçamos no monte Sião. Agar é a lei, e Sara, a graça. Paulo também diz que Agar representa a Jerusalém terrena, e Sara, a celestial.

A Jerusalém terrena que está em Israel está em escravidão porque crê no monte Sinai, a lei. Mas a Palavra de Deus diz que a Jerusalém do céu, a Nova Jerusalém, é Sara. Ela é livre e mãe de todos os que creem. De onde você é? Se você é nova criação, então é filho da Jerusalém celestial.

Você é livre de toda a escravidão. Foi para a liberdade que Cristo te libertou. Não há mais o jugo do pecado, nem o jugo da lei que te prendiam. Você é completamente livre em seu homem interior.

A vida zoe de Deus é luz. Possuir luz é possuir conhecimento de Deus. Em Romanos 6 você deve “saber” que o velho homem que servia ao pecado foi morto com Cristo e você ressuscitou em novidade de vida e vive para Deus. Você não está mais sujeito ao pecado. Você tem que saber disto por revelação em seu coração.

Mesmo hoje os judeus chamam Jerusalém de Ierushalaim. Em hebraico, toda palavra terminada em im é plural; assim, eles declaram no próprio idioma que há duas Jerusaléns, uma terrena e outra celestial.  Nós, porém, somos parte da Nova Jerusalém.

O verso 3 diz: “Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles”.

Essas coisas já aconteceram. Hoje, Deus tabernaculou conosco em Cristo e, na verdade, até fez de nós sua casa ou tabernáculo. Deus é conosco? Glória a Deus que o Emanuel já veio.  Nós já somos povo de Deus ou isso é algo que ainda acontecerá? Pela Nova Aliança, nós já somos seu povo e Ele é o nosso Deus (Hb 8.10 - Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”).

Não leia tudo isso como se fosse algo para o futuro. Sim, um dia veremos a face de Deus e veremos a Nova Jerusalém, mas hoje tudo isso já é realidade na nova criação. A diferença é que hoje essas realidades são invisíveis. Tudo isso está escrito em Apocalipse 21 para nos mostrar a realidade de 2 Coríntios 5.17. Nós somos a nova criação.

A Maldição Passou

O verso 4 diz que Deus “lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram”. 

Hoje, o Consolador já nos foi enviado e Ele enxuga as lágrimas de nossos olhos. A morte já não tem poder sobre você. Você nunca mais sofrerá o dano eterno da segunda morte. 

Em 2 Coríntios 5.17, diz que as coisas antigas passaram e eis que se fizeram novas. Todas essas coisas que passaram são o resultado da maldição da lei, que é morte, dor e sofrimento. Mas na nova criação, a maldição foi removida. Tudo agora é novo. A maldição foi removida porque somos filhos da graça, a Jerusalém celestial. As coisas antigas são as coisas relacionadas com a Velha Aliança.

No verso 6, vemos a declaração: “Tudo está feito! ” Quem disse isso? Aquele que é o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. E onde Ele disse isso? No Calvário, Ele bradou: “Está consumado! ” Uma vez que estamos em Cristo, nós somos uma nova criação. Deus não diz que os incrédulos são nova criação, mas apenas aqueles que estão em Cristo.

 Se é assim, por que os crentes ainda sofrem todas essas coisas?

 Is 43.18-19 diz: 18  Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. 19  Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo 

Sua vida é o que você decide recordar!

As coisas antigas são sempre a Velha Aliança. A coisa nova a que se refere Isaías é, na verdade, a Nova Aliança. A Nova Aliança é a aliança eterna. Não haverá outra coisa nova.

Eu sei que em todo reavivamento as pessoas dizem que Deus está fazendo algo novo, mas isso é apenas uma força de expressão. Nada pode ser mais novo que a cruz. Quando o Espírito abre os olhos do seu povo para a Nova Aliança, tudo parece novo. No entanto, o que parece novo é apenas a verdade que desde o princípio recebemos. Todo avivamento é apenas a redescoberta das coisas novas.

Nós agora estamos na nova criação, mas ainda temos em nosso corpo e em nossa mente coisas antigas. A Palavra de Deus diz que, pelo fato de considerar e lembrar constantemente das coisas antigas, o inimigo ganha espaço em nossa carne. Quando aceitamos as palavras de condenação, doença e morte, estamos considerando as coisas antigas. Mas o Senhor diz que elas já passaram; entretanto, quando você as aceita, elas permanecem.

Para vivermos a realidade de 2 Coríntios 5.17, precisamos aplicar primeiro o verso 16, que diz:

 Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo. (2Co 5.16)

Paulo diz que não devemos conhecer a ninguém segundo a carne. Não devemos considerar aquilo que somos na carne como a nossa verdadeira condição e realidade. A verdadeira realidade é o que somos em Cristo, e em Cristo somos nova criação.

Deus está dizendo que devemos crer que somos uma nova criação ainda que o nosso corpo, sentimentos e sensações digam que não somos. Mesmo que a nossa experiência humana diga que não somos, não devemos nos ver segundo a carne, nem a nós e nem aos irmãos que estão em Cristo. Quanto mais cremos, mais vemos.

 O que temos de fazer para andar nessa nova criação?

Nós vimos Isaías dizendo que não devemos considerar as coisas antigas, mas agora vejamos o que o apóstolo Paulo nos ensina:

Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus, no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. (Ef 4.20-24).

      A primeira coisa que precisamos entender é a respeito da verdade em Jesus. Existe uma diferença entre fato e verdade. É um fato que seu corpo está doente, mas a verdade é que Cristo levou na cruz todas as nossas enfermidades. O fato é temporário, mas a verdade é eterna. A verdade está em Cristo, e Ele diz que somos uma nova criação.

Depois, Paulo diz que devemos nos despojar do velho homem no que diz respeito ao trato passado, o comportamento antigo, e nos renovarmos no espírito do nosso entendimento, ou seja, renovarmos a nossa mente. Esta é a maneira como nos despimos de nosso velho comportamento e nossa velha experiência, pela renovação do espírito da mente. Comece a pensar de si mesmo como sendo uma nova criação. Comece a renovar a sua mente com a verdade de que as coisas antigas passaram e tudo se fez novo.

Nós não somos velha criação e nova criação ao mesmo tempo. O velho homem já morreu. Não há mais velho homem em mim, mas ainda existem hábitos, comportamentos e pensamentos antigos. E como nós os removemos? Não é pela força, pela luta, força de vontade ou por alguma disciplina, mas pela renovação da mente, a renovação do espírito do entendimento. Creia e se veja como um novo homem.

 Como andamos nessa nova criação?

Podemos aprender isso a partir do exemplo do próprio Senhor Jesus. Ele nos mostra como andava em harmonia com aquilo que Ele realmente era e é. Ele é a brilhante estrela da manhã. Ele é o pão da vida, água da vida. Ele é tudo aquilo que o seu coração sempre desejou.

Antes de manifestar o poder de quem Ele era, o Senhor sempre fazia uma declaração, Ele sempre confessava, dizendo: “Eu Sou”. Vemos, por exemplo, a ressureição de Lázaro. Quando alguém morre, temos o pior cenário possível. Nessa situação, qual foi a primeira coisa que o Senhor disse? Eu sou a ressurreição e a vida (Jo 11.25).

O Senhor nem tinha morrido ainda, mas Ele declarou que era a ressurreição. Ele estava certo de quem Ele era. Nós também precisamos chegar a um ponto de renovação da mente em que temos completa convicção que somos nova criação. Eu não espero ser, mas eu sou nova criação em Cristo.

   Porque o Senhor disse que era a ressurreição e a vida, então a ressurreição e a vida se manifestaram e Lázaro foi ressuscitado. Você precisa confessar antes que possa ver. Alguns esperam pelo dia em que não vejam mais enfermidade ou pecado em sua vida para declarar que são nova criatura. Se você não diz, você nunca verá. Confesse primeiro e então você verá (2Co 4.18).

A orientação do apóstolo é que atentemos, consideremos as coisas que são invisíveis, porque estas são eternas. As coisas que vemos são temporárias e passageiras. O que é invisível? A Nova Jerusalém e a nova criação. Mas estas são realidades eternas. O que são as coisas visíveis? A velha criação e a carne. Mas elas já passaram e nos tornamos parte da Nova Jerusalém, a nova criação.

Aprenda a ignorar o que você vê e sente.  Comece a confessar as coisas invisíveis, que são eternas. Deus é invisível, mas é eterno. Nós andamos por fé, e não por vista (2Co 5.7). Comece a confessar aquilo que Deus diz. Ele diz que somos nova criação, e Ele não pode mentir. Então, mesmo que não vejamos, declararemos que somos nova criação, que somos justiça de Deus em Cristo.

 Temos Justiça e Força

Outro exemplo está em João 9. Antes de curar o cego, o Senhor Jesus declarou: “Eu sou a luz do mundo” (Jo 9.5-7). Aquele homem era cego de nascença; assim, ele vivia em trevas, nunca tinha visto a luz. Mas agora o Senhor está prestes a lhe dar a visão da luz; antes, porém, Ele faz a confissão: “Eu sou a luz”.

Ele não disse que era o pão da vida, o que de fato Ele era, e nem declarou que era a água da vida, o que Ele fez em outro contexto, mas Ele disse que era a luz, porque esta era a necessidade naquele momento. Antes de curar o cego, o Senhor fez a confissão.

 Você nunca verá a menos que confesse. Nós fomos feitos à imagem de Deus; se o Senhor fez a confissão antes de ver, nós temos de agir da mesma forma. O Senhor espera que seu povo confesse. Veja o que o Senhor diz em Isaías 45.24 De mim se dirá: Tão-somente no SENHOR há justiça e força; até ele virão e serão envergonhados todos os que se irritarem contra ele. Em Cristo, nós temos justiça e força. E o que acontecerá quando você confessar? As pessoas verão o favor de Deus sobre você, e aqueles que se irritarem com você serão envergonhados. Quando você confessa que, no Senhor, você tem justiça e força, todos os seus inimigos serão confundidos e envergonhados. Lembre-se, porém, de que você precisa confessar. Declare agora: “Eu sou nova criação em Cristo”.

Conclusão

Sinto em meu espírito que o Senhor reservou por esses dias COISAS NOVAS para você. Ele o surpreenderá. Uma nova fase em sua vida se apresentará. Sabedoria, graça e unção serão manifestadas em ti. 

Deus não revisou o plano a seu respeito, mas ele lhe mostrará a próxima fase. 

É tempo de desabrochar.

Quem está em Cristo é nova criatura.

Deus fará uma coisa nova.

O presente é brilhante.

O futuro é glorioso. 

Espere um futuro tão grande que o passado desaparecerá.

Coisas maiores que não temos, teremos.

Amém.

Perguntas para o Compartilhamento

1) Você já experimentou a Páscoa do Senhor? Você é uma Nova Criatura? Vamos confessar juntos a Jesus como Senhor?

2) Existem coisas do passado que ainda lhe incomodam? Você poderia compartilhar conosco para orarmos?

3) Você é o que pensa. Renove seus pensamentos com as declarações poderosas da Palavra de Deus a seu respeito. Existe alguma confissão que você tem tido dificuldades de fazer? Compartilhe conosco qual a razão.

Comentários